quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa

Feliz Páscoa


Poa, 08/04/09

Desde já quero te desejar uma FELIZ PÁSCOA!!

Amor, união, fraternidade, solidariedade e muita reflexão.

Beijos.

Deise Nunes.


--------------------------------------------------------------------------------

00021.gif

Homem preso por atentado ao pudor em Porto Alegre

Polícia Civil prende homem por atentado ao pudor em Porto alegre
08/04/2009 14:30


Agentes da 6ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, comandados pela delegada Márcia Andrade Silva Petri, prenderam nesta quarta-feira (08/4) um homem, de 46 anos, suspeito de praticar atentado violento ao pudor contra um menino de 11 anos. Os policiais cumpriam mandado de busca e apreensão expedido pelo Juizado da Infância e da Juventude.

O indivíduo foi preso na Av. Tramandaí, bairro Ipanema, onde os policiais apreenderam um revólver, calibre 38, de numeração raspada. O detido foi encaminhado ao Presídio Central.

Foragido preso em Porto Alegre

Brigada Militar recaptura foragido em Porto Alegre
08/04/2009 14:50


Nesta quarta-feira (08/4), às 5h35min, na avenida Brasiliano Indio de Moraes, no bairro Iapi, em Porto Alegre, policiais militares do 4º Cia., do 11º BPM, foram despachados para atender ocorrência de arrombamento. Ao chegar ao local, a guarnição abordou e prendeu um individuo, que possui várias ocorrências e encontrava-se foragido da justiça. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Combate ao Racismo

Uma das maiores conquistas na luta por democracia agrária e
combate ao racismo é a regulamentação dos territórios quilombolas.

A história não pode voltar atrás.

Tome partido.



Assine o Manifesto dos Direitos Quilombolas no site:

http://www.PetitionOnline.com/conaq123/petition.html



Acesse a carta da CESE, ajude a divulgar o manifesto e a multiplicar essa ação

Febre Amarela





Neste sábado, dia 11 de abril de 2009, haverá vacinação ininterrupta, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

Posto da Júlio;
PSF Imperial/ Franciosi;
PSF Monte Claro
PSF Barcelos
PAC Borges
UBS Sobopa;
UBS Kennedy;
PSF Cohab
Praça General Daltro Filho;
PSF Km 4.



PSFs do interior:

Capão da Herança – das 9h às 10h45min
Fazenda da Ramada – das 11h às 13h
Raia Gaúcha – das 9h às 10h45min
Capela do Rosário – das 11h às 13h
Escola Lá Rosário (Estrada da Macena) – a partir das 9h

Na próxima semana a vacinação seguirá normalmente nas unidades básicas de saúde da cidade, em horário normal de funcionamento, exceto no Centro Médico Municipal.


Data: 09/04/2009

Viagem do Prefeito Elói á Porto Alegre RS


VIAGEM DO PREFEITO À CAPITAL GAÚCHA


O prefeito municipal, Elói Poltronieri, esteve em Porto Alegre no dia 6 de abril (segunda-feira), para tratar de diversos assuntos. Participou do encontro do Governo do Estado com os prefeitos, onde a governadora Yeda Crusius apresentou ações para amenizar os efeitos da crise, que tem causado redução de repasses federais aos municípios.
Em reunião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Poltronieri conversou sobre a parceria do Projeto Florecer (Intituto Elisabetha Randon), com o Centro Social Marista Irmão Getúlio – CEMAIGE. Nessa parceria, 300 crianças serão atendidas de modo geral no que diz respeito a serviço social. Na ocasião estavam presentes os Irmãos Maristas, Lauro Hocheidt, Provincial dos Irmãos Maristas do RS, e Miguel Orlandi, Coordenador Geral das Obras Maristas, o empresário Raul Randon, a Coordenadora do CEMAIGE, Irmã Edna Rodrigues, e a diretora da Fundação Randon, Maurien Helena Randon Barbosa.
Também esteve reunido com o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, para discutir pendências do Aeroporto Regional de Cargas, e esteve na Secretaria de Agricultura, onde tratou sobre a antiga área da Corlac, com o objetivo de reaver tal área para implantação do novo Distrito Industrial.


Data: 09/04/2009
Fonte: Prefeitura de Vacaria RS

UAMVA elege diretoria em Vacaria/RS


UAMVA ELEGE LIDERANÇA


Às 14h do último dia 4, sábado, ocorreu a eleição da 1ª Diretoria Executiva da UAMVA – União das Associações de Moradores de Vacaria. A entidade surgiu para reunir e congregar as associações de moradores, além de elaborar um levantamento das demandas de cada bairro e buscar soluções de forma coletiva. A primeira presidente eleita é a Dona Iolanda da Silva Silveira, que tomou posse logo após a apuração dos votos, na Câmara de Municipal de Vacaria. Na ocasião estavam presentes diversas autoridades, entre elas o Sr. Waldir José Bohn Gass, presidente da FEGAM-RS, Federação Gaúcha das Associações de Moradores.


Data: 09/04/2009



Fonte: Prefeitura de Vacaria/RS

Reajuste anual ao Municipários de Vacaria/RS

Municipários tem reajuste anual aprovadoFoto: Marcos Colla Duarte
Na Sessão Ordinária realizada pela Câmara de Vereadores na noite de ontem(07) foi aprovado o aumento (revisão geral anual dos vencimentos) para os servidores municipais, o projeto enviado a casa pelo Poder Executivo prevê um aumento de 5% retroativo ao mês de abril e 1% retroativo em outubro. Segundo o Projeto de Lei o Prefeito, vice-Prefeito, Secretários e Vereadores não serão contemplados com o reajuste. Também foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo que concede um reajuste de 10,62% no vale alimentação, passando o beneficio para R$ 125,00



Data: 08/04/2009

Fonte: Câmara de Vereadores de Vacaria/RS

Museu da Brigada

Museu da Brigada Militar está aberto a visitações de escolas
08/04/2009 16:39


O Museu da Brigada Militar está agendando visitações de escolas de ensino médio e fundamental. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (51) 3288-2940, das 9h às 17h.

O Museu da Brigada Militar está localizado na Rua dos Andradas, 498, no Centro da Capital.

Fonte: Ascom BM

Museu da Brigada

Museu da Brigada Militar está aberto a visitações de escolas
08/04/2009 16:39


O Museu da Brigada Militar está agendando visitações de escolas de ensino médio e fundamental. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (51) 3288-2940, das 9h às 17h.

O Museu da Brigada Militar está localizado na Rua dos Andradas, 498, no Centro da Capital.

Fonte: Ascom BM

Drogas incineradas

Polícia Civil incinera mais de 2,6 toneladas de drogas
08/04/2009 17:46


Na manhã desta quarta-feira (08/04), o Departamento Estadual de Investigações sobre o Narcotráfico (Denarc) realizou a incineração de cerca de 2.600kg de drogas. A ação ocorreu na sede da Siderúrgica Riograndense (Gerdau), na cidade de Sapucaia do Sul. Foram incinerados 2.533kg e 693,92g de maconha, 33,7kg de crack, 22,4 kg de cocaína e 2,3 kg de pó branco, além de dez pés de maconha.

Participaram do evento o delegado João Bancolini, diretor do Denarc, o promotor de Justiça Criminal Marcelo Trevizan, o inspetor Gabriel Fidélis Narvaes Neto, da Polícia Rodoviária Federal, o perito quimico-forense Edson Bernardi, do Instituto-Geral de Perícias, e os químicos da Secretaria Estadual de Saúde, Bruno Arno Hoernig e Álvaro Luiz Sabóia Antunes. Também estiveram presentes o major Edison Tabajara Rangel Cardoso, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), e a delegada Patrícia Tolloti Rodrigues, diretora da Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil.





1ª DP de Rio Grande apreende onze máquinas caça-níqueis
08/04/2009 17:53

Nesta quarta-feira (08/04), agentes da 1ªDP de Rio Grande realizaram operação contra jogos de azar e apreenderam onze máquinas do tipo caça-níqueis e mais material utilizado para jogo de bicho. Na Rua República do Líbano, 370, foram apreendidas seis máquinas e na Rua Luis Loréia, sem número, foram apreendidas cinco equipamentos e material para o jogo do bicho. A ação foi coordenada pela delegada Ligia Marques Furlanetto, titular da 1ª DP de Rio Grande.

Debate da Segurança na Escola

Ponto de Vista aborda o tema segurança na escola
O programa Ponto de Vista, sábado, às 09h, na Rádio Fátima vai debater o conteúdo de uma cartilha feita pelo Ministério Público e entregue nas escolas do município

"É válido, foi interessantíssimo e gostaríamos de ter mais vezes o Ministério Público conosco. Nos dá amparo e suporte legal para enfrentarmos todas as questões de violência e indisciplina que vivenciamos atualmente”. A opinião é da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelaim, Silvia Regina, que recebeu na manhã desta terça-feira, 7, a segunda palestra do projeto “Ministério Público na Escola”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Vacaria. O objetivo, segundo o promotor Luís Augusto Gonçalves da Costa, é debater com alunos das redes municipal, estadual e particular assuntos como corrupção e, principalmente, segurança escolar. Ao longo do ano, estão programados encontros em 19 instituições de ensino do Município.

Para Silvia Regina, ao participar de encontros junto à comunidade escolar, o Ministério Público “dá um suporte muito grande para professores e a própria direção junto aos alunos, no contexto de comunidade escolar”. Na avaliação da aluna Tiele de Oliveira Soares, de 14 anos, a palestra foi importante para que os alunos conheçam o trabalho do Promotor de Justiça. “Eu gostaria de ter mais vezes esse tipo de encontro, para que possa entender mais o que o Ministério Público faz pela gente”.

O inspetor Maciel, da Guarda Municipal de Vacaria, destaca que a intenção é passar uma sensação de segurança para que no futuro os alunos sejam mais tranquilos dentro e fora das salas de aula. “Nos sentimos honrados em participar, juntamente com o Ministério Público, desse projeto, ministrando palestras de segurança nas escolas”.

Durante os encontros, são distribuídas cartilhas com o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto aos procedimentos que devem ser adotados em casos de crimes, contravenções e atos infracionais ocorridos nas escolas ou no perímetro escolar.

O promotor Luís Augusto classifica as duas primeiras palestras como bastante produtivas. “Conseguimos passar um pouco dessa semente, da paz nas escolas. É isso que pretendemos ao longo deste ano, em todas as nossas visitas, passar a mensagem de paz e de esperança. Que todos podem vencer na vida e que a escola é um ambiente para estudo e para evoluir o ser humano”.


Rádio Fátima (Jornalismo), 09/04/2009, 15h17

Febre Amarela

Febre Amarela: A partir de agora Vacaria incluída na área de risco

A partir do próximo sábado dia 11/04 todas as Unidades Básicas de Saúde estarão oferecendo a imunização. Foi solicitada a Secretaria Estadual de Saúde aproximadamente 80 mil doses que devem ser disponibilizadas à população de Vacaria.

Nessa manhã Vacaria passou a integrar o mapa de risco para a Febre Amarela. A medida é preventiva visto que o município está ladeado por cidades com indícios da doença. Segundo Secretário Municipal da Saúde a confirmação já era esperada, Paulo Gilberto Silva fala que a partir do próximo sábado dia 11/04 todas as Unidades Básicas de Saúde estarão oferecendo a imunização. Foi solicitada a Secretaria Estadual de Saúde aproximadamente 80 mil doses que devem ser disponibilizadas à população de Vacaria.
Paulo Gilberto fala que a intenção é imunizar o maior número possível de moradores já no sábado, pois além dos postos de saúde, equipes volantes estarão disponibilizando as doses.
Em Campestre da Serra o cronograma de vacinação iniciará pelo interior a partir de terça-feira 14/04. Secretário Municipal de Saúde fala que as vacinas virão da 5° Coordenadoria de Saúde em Caxias do sul, Rogério Panassol reitera que cerca de 3mil doses serão disponibilizadas a população do municipio.
Secretário de Saúde de Campestre avisa que caso a demanda não seja atingida até a sexta-feira dia 17/04 as vacinas estarão a disposição na segunda-feira dia20.
Fazem parte da área de risco nos Campos de Cima da Serra os seguintes municípios: Pinhal da Serra, Muitos Capões, Esmeralda, Ipê, Antonio Prado, Lagoa Vermelha além de Campestre e Vacaria.

Rádio Fátima (Produção), 09/04/2009, 10h18

Dorothy Stang

Dorothy Stang
Escrito por Frei Betto
Abr-2009


Em fevereiro fez quatro anos que a irmã Dorothy Stang, 73, missionária da congregação de Notre Dame, foi assassinada com seis tiros à queima-roupa, em Anapu (PA). Conheci-a em meados dos anos 1970, quando preguei retiro espiritual no Maranhão, do qual ela participou.


A inserção de Dorothy no conflito fundiário na Amazônia teve início em 1982, quando o bispo Dom Erwin Krautler (também ameaçado de morte), da prelazia do Xingu, a indicou para trabalhar na pequena localidade de Anapu, cortada pela rodovia Transamazônica, na qual o fracasso dos projetos mirabolantes da ditadura militar deixou um rastro de miséria e conflitos. "Ela queria dedicar a vida às famílias isoladas que estão na miséria. Daí eu indiquei a Transamazônica leste, o trecho entre Altamira e Marabá. E para lá ela foi", conta o bispo. Com área de 11.895 km² e cerca de 8 mil habitantes, Anapu é marcada por conflitos decorrentes de disputas de terras.


Desde os anos 80 intensificaram-se, naquela região, o desmatamento da floresta, sobretudo na área conhecida como Terra do Meio, agravando a disputa entre grileiros, madeireiros, posseiros e pequenos agricultores. Inspirada em Chico Mendes, Dorothy empenhou-se na criação de reservas extrativistas. "Os moradores que estavam nesses lugares sempre eram retirados porque chegava alguém e dizia que já era dono daquela terra", lembra Toinha (Antônia Melo), do Grupo de Trabalho Amazônico em Altamira (PA), amiga da religiosa assassinada. Dorothy lutava por projetos de desenvolvimento sustentável e pelo direito de os pequenos produtores terem acesso à posse da terra.


Em junho de 2004, em Brasília, Dorothy depôs na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a Violência no Campo, quando denunciou a impunidade como fator de agravamento dos conflitos. Toinha afirma que Dorothy era "uma mulher comprometida com a justiça, com as causas sociais, com o meio ambiente e o desenvolvimento responsável".


Dorothy nasceu a 7 de junho de 1931, em Dayton (Ohio), nos EUA. Veio para o Brasil em 1966. Em Coroatá (MA), trabalhou com as Comunidades Eclesiais de Base integradas por pequenos agricultores. Devido ao avanço do latifúndio, muitas famílias abandonaram suas terras e migraram para o Pará. Dorothy as acompanhou.


Seu apoio aos assentamentos baseados na agricultura familiar, voltados às atividades extrativistas de subsistência e reduzido impacto ambiental, provocou a ira de grileiros e latifundiários da região. Quando uma área de Anapu foi destinada ao projeto conhecido como PDS (Pólos de Desenvolvimento Sustentável), os grileiros a invadiram e ameaçaram as famílias, obrigando-as a se retirar.


O promotor do Ministério Público do Pará, Lauro Freitas Júnior, declarou não ter dúvidas de que o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e o pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, fizeram um consórcio para financiar o assassinato da missionária Dorothy Stang. "É necessário ir além da morte. O que está por trás não é só o mandante, mas toda uma estrutura que não envolve só o estado do Pará, mas todo o Brasil", disse dom Tomás Balduíno, um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e seu presidente até 1999. As duas principais causas de crimes na zona rural, como o assassinato da irmã Dorothy Stang, são a tradicional impunidade dos latifundiários e a falta de regularização da posse da terra. Uma das grandes dívidas do governo Lula é a tão esperada e prometida reforma agrária!


Em maio de 2008, o fazendeiro Vitalmiro Moura, o Bida, levado a júri pela segunda vez, foi absolvido. A sentença não é definitiva, permite recursos. No primeiro julgamento, ele havia sido condenado a 30 anos de prisão. O pistoleiro Rayfran das Neves Sales, réu confesso, foi condenado a 28 anos de reclusão. Confirmou-se, mais uma vez, uma característica perversa do sistema judiciário brasileiro: neste país quem não é pobre goza de plena imunidade e impunidade.


Rayfran das Neves mudou seu depoimento 14 vezes! A demora em processar os responsáveis foi fundamental na construção da impunidade. O resultado do júri demonstra a importância de se federalizar casos emblemáticos de violação dos direitos humanos, como quer a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Assim, seria possível evitar que autoridades judiciárias e o júri fiquem vulneráveis às pressões locais. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido de federalização do caso Dorothy Stang.


O pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, passou um ano e três meses na prisão e fugiu após ser beneficiado com habeas corpus concedido pela STF (Supremo Tribunal Federal). Felizmente foi preso no dia 29 de dezembro de 2008, quando, de novo, tentava se apropriar ilegalmente de terras em Anapu.


Segundo a CPT, 819 pessoas, entre 1971 e 2007, morreram vítimas de conflitos agrários no Pará. Desses crimes, apenas 92 resultaram em processos. Desses processos, 22 foram ao Tribunal do Júri: só seis mandantes foram condenados. Apenas Taradão está preso.


Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Marcelo Barros, de O amor fecunda o Universo – ecologia e espiritualidade, que a editora Agir faz chegar esta semana às livrarias.

=================================================================================================================

Absolvição de envolvido na morte de Dorothy Stang é anulada
(1'50'' / 328 Kb) - O Tribunal de Justiça do Pará anulou, nesta terça-feira (07), o julgamento que absolveu o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida. Ele é acusado pelo Ministério Público do estado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang. Os desembargadores do tribunal determinaram a prisão imediata do fazendeiro até o novo julgamento, que ainda será marcado.

A Justiça entendeu que o julgamento deveria ser anulado, porque a defesa usou uma prova ilegal ao exibir um vídeo com o depoimento de outro participante do crime para inocentar o fazendeiro.

O coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e advogado da família de Dorothy Stang, João Batista Afonso, destacou a importância da decisão do tribunal:

“Segundo dados da CPT, são mais de 800 assassinatos aqui no Pará, nos últimos trinta anos, sem que um mandante esteja cumprindo pena atrás das grades. A absolvição do Vitalmiro Bastos era um resultado mais do que escandaloso. Então, a anulação do julgamento é um passo importante nessa luta contra a impunidade dos mandantes de assassinatos no campo do Pará.”

A defesa do fazendeiro informou que vai recorrer da anulação do julgamento e que vai pedir habeas corpus.

Na mesma sessão, os desembargadores anularam também o julgamento de Rayfran das Neves, que foi condenado a 27 anos de prisão como executor de Dorothy. Para os desembargadores, os jurados não consideraram que Neves praticou o crime visando a promessa de recompensa. Se isso tivesse ocorrido, a pena de Rayfran poderia ser maior.

A missionária americana foi executada em fevereiro de 2005, no município de Anapu, no estado do Pará.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.
====================================================================================
NOTA: O yahoo PARECE QUE NÃO ENTENDEU QUE NÃO VIVEMOS MAIS NA DITADURA.
EM DEZENAS DE LISTAS DE DISCUSSÃO QUE A CARTA O BERRO PARTICIPAVA
FOI SUSPENSA SEM NENHUMA ALEGAÇÃO. ASSIM COMO O RECEBIMENTO DAS LISTAS.






-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Projetos capacitação de detentos

Governo do Estado apoia projeto de capacitação de detentos
08/04/2009 18:57


Por meio de parceria entre o governo do Estado, através da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e o Serviço Social da Indústria (Sesi), está sendo implantado o Projeto Cozinha Brasil, para qualificação profissional de detentos. O acordo beneficia em torno de 500 apenados nesta fase inicial do projeto, lançado nesta quarta-feira (8), no gabinete do superintendente penitenciário, Paulo Roberto Zietlow, em Porto Alegre.

Na primeira etapa, uma unidade móvel - moderna e equipada - percorrerá sete casas prisionais. A meta, até 2010, é atender todas as unidades do sistema prisional do Rio Grande do Sul. A coordenadora estadual do Projeto Cozinha Brasil, Erminda Torres, destacou o trabalho efetivo desenvolvido pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, que, ao garantir recursos superiores a R$ 20 mil como contrapartida do Estado ao programa, assegurou o benefício no Rio Grande do Sul.

Desta forma - enfatizou a coordenadora -, o governo gaúcho promove inclusão social através da capacitação profissional. "Defendemos a reintegração do preso através do trabalho. Este projeto é uma alternativa educativa para enfrentar o ócio dos presídios e oferecer, através de uma ação cidadã, um ofício ao apenado " salientou Erminda.

Inédito no sistema prisional, o projeto piloto foi implantado em 2008 no Presídio Modulado de Montenegro, no Vale do Caí, beneficiando 25 apenados do regime fechado. Posteriormente, dois cursos contemplaram 105 detentas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier e 57 detentos do Presídio Central, em Porto Alegre.

O assessor técnico do Comitê de Ação Solidária, Gilson Oliveira, representou Tarsila Crusius no evento, que contou também com a presença, pelo Sesi, da coordenadora do Cozinha Brasil no Rio Grande do Sul, Rosângela Lengler.

Fonte: Site do Estado

Página Rural

Edição 08/04/2009







20:09 » DF: suinocultores pedem inclusão do setor na Política de Garantia de Preços Mínimos
19:58 » SP: perdas na safra de trigo argentina serão determinadas até o final do mês
19:56 » DF: Comissões do Senado vão discutir impacto da legislação para o agronegócio
19:52 » DF: setor de telecomunicações bateu recorde histórico em 2008
19:42 » DF: renda agrícola de 2009 reage e pode cair menos do que o esperado
19:26 » RS: Projeto Escola no Campo reúne representantes de 14 municípios na Cotrijal
14:12 » DF: cooperativas podem ser grandes exportadoras de lácteos, diz presidente da OCB
19:08 » PR: Cooperjovem deverá ser implantado em Castro e Ponta Grossa
17:02 » PR: IV Festa do Imigrante de Carambeí comemora 98 anos da imigração holandesa
18:56 » PR: Superintendência da Agricultura cria grupo para agilizar exportações
18:26 » DF: trigo é destaque na Agrobrasília 2009
18:11 » DF: Acre terá polo para subvenção de borracha e castanha-do-brasil
18:05 » SC: Valtra Dresch realiza venda recorde de tratores pelo programa Mais Alimentos
18:04 » GO: colheita do Lavoura Comunitária de Joviânia será dia 13
18:02 » DF: PGFN e Banco do Brasil assinam contrato para cobrança de R$ 8,2 bilhões, informa a CNA
17:57 » MA: Estado lança publicação sobre espécies maranhenses para biodiesel
17:54 » DF: Embrapa e UniCeub lançam edital conjunto para incubação de empresas
17:53 » ES: Seag apóia implementação do Plano de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca da Serra
17:34 » PR: Pessuti visita obra do primeiro moinho de trigo da Cooperativa de Rolândia
17:32 » PR: queda do ICMS traz transparência ao mercado de feijão no Estado
17:29 » PR: suinocultura no Estado poderá ter cadastro on-line
17:25 » BA: animais que participarão de vaquejada de Candeias serão fiscalizados
17:23 » RS: duas mil toneladas de peixes devem ser comercializadas durante Semana Santa no Estado
17:04 » DF: Agrobrasília será palco de Dia de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária – Silvicultura
16:54 » PB: Feira do Produtor é antecipada na Emater
16:48 » SP: FMC e Alfapress anunciam os vencedores do Prêmio Atuando com Responsabilidade de Jornalismo 2009
16:33 » BA: seminário divulga políticas públicas para a agricultura familiar
16:31 » GO: Seagro promove curso de processamento de soja
16:25 » MG: Emater dá curso para jovens rurais do Sudoeste do Estado
16:19 » PR: produtores do pré-território do Noroeste pedem apoio para construção de laticínio
16:17 » SP: Assocon apresenta resultado da 1ª Pesquisa sobre Intenção de Confinamento para 2009
16:11 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro do algodão hoje na Bolsa de Nova York
16:10 » SP: Brasil destina 5,6 mil t de embalagens vazias de agrotóxicos no primeiro trimestre
16:07 » EUA: confira fechamento do mercado futuro do trigo nas bolsas de Chicago e Kansas
16:15 » RS: granizo e ventos causam prejuízo aos produtores de arroz do Estado
16:04 » EUA: confira o fechamento do mercado futuro da soja na Bolsa de Chicago
16:19 » RS: Afubra inicia implantação de projeto de recolhimento de óleo de fritura
16:00 » DF: IICA e Abong realizam a 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social
15:06 » SE: Estado disponibiliza crédito para agricultores do semi-árido
15:03 » SE: produtores de Canindé e Glória recebem crédito para agricultura e pecuária
14:59 » RS: tecnologias para o bem estar as aves em debate no 21º Congresso Brasileiro de Avicultura
14:57 » ES: produtores rurais recebem orientações sobre reserva legal em Marilândia
14:51 » RN: governadora Wilma volta a intermediar benefícios para fruticultores do Oeste
15:58 » PB: Estado acelera implantação do programa para o cultivo do girassol
14:47 » DF: safra cresce 16% no Rio Grande do Norte
14:45 » DF: Acre terá polo de subvenção de borracha e castanha-do-brasil
14:44 » PA: Feira do Peixe Vivo abastece a semana santa de Paragominas
14:42 » ES: Senar ensina técnica de inseminação artificial para produtores rurais
14:39 » RJ: Norte Pioneiro do Paraná busca reconhecimento como território de café
14:36 » RS: ministro Cassel e secretário Machado participam de reunião na Fetag
14:36 » MT: comissão planeja o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura
14:34 » BA: apicultores de Gentio do Ouro expandem produção
14:31 » MG: sai lista de jurados da ExpoZebu 2009
14:23 » MT: Seder participa do FCO Itinerante
14:20 » GO: GoiásFomento financia usina de álcool em Acreúna
14:19 » SP: Emerson Fittipaldi será palestrante do Ethanol Summit 2009
14:13 » EUA: congressista americano propõe obrigatoriedade de veículos flex
14:12 » RJ: Rio das Ostras promove cursos para produtores rurais
14:10 » RJ: feriado aquece a economia do setor pesqueiro no Estado
14:08 » PR: Expo Londrina mostra que setor produtivo tem espaço para crescer
13:57 » MG: produtores de cebola aumentam área plantada e produtividade
13:54 » MG: abertas inscrições para o 4º Prêmio Criatividade Rural
13:46 » RS: definida data da Expoagro Afubra 2010
13:35 » MT: Guilherme Dias fará palestra no lançamento do 3º Circuito Aprosoja/MT
12:50 » DF: publicada portaria sobre renegociação de débitos rurais inscritos na dívida ativa da União
11:48 » DF: governador Aécio Neves discute com ministro Mantega dívida dos cafeicultores mineiros
12:43 » SP: Leilão Raridades Mangalarga movimenta R$ 905,7 mil
12:19 » PR: Associação Brasileira de Limousin destaca médias de preços da raça na Expo Londrina
12:06 » DF: Inmet prevê chuva em Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e Acre
12:04 » PR: novo Charolês entra em pista amanhã na Expo Londrina 2009
11:55 » SP: produção de ovos de chocolate deve crescer quase 5% em 2009, diz Abicab
11:15 » GO: Circuito Estradafora Monsanto chega a Rio Verde no dia 16
11:07 » DF: intercâmbio apresenta experiências do IICA no Brasil
10:12 » SP: curso em Botucatu aborda produção in vitro de embriões bovinos
09:52 » SC: Araquari recebe hoje Seminário Regional do Maracujá
09:44 » PR: Curitiba sedia 4º Congresso Internacional de Bioenergia, em junho
09:15 » DF: confira agenda do ministro da Agricultura




Ver todas notícias







INDICADORESFUTURO
Índice Venc. Valor %
Açúcar Jul 16,59 +0,06
Álcool . . .
Algodão . . .
Bezerro . . .
Boi Gordo Abr 79,50 +1,08
Café Mai 126,70 +0,52
Etanol . . .
Milho Mai 22,10 0,00
Soja Mai 22,65 +0,87

Índices: 08/04 - Fonte: BM&F
Para saber mais clique aqui

FÍSICO
Índice Praça Valor %
Açucar SP 47,04 -0,30
Algodão SP 109,84 +0,07
Arroz RS 27,68 -0,44
Bezerro MS 650,14 +0,42
Boi Gordo SP 79,25 +0,28
Café SP 263,93 -0,71
Etanol PR . .
Milho Camp. 21,09 +0,23
Soja PR 47,13 +0,38

Índices: 08/04 - Fonte: CEPEA
Para saber mais clique aqui
ARTIGOSAgrobrasília mostra evolução do Cerrado

Parece que foi ontem que os primeiros corajosos agricultores chegaram ao até então árido e desabitado cerrado brasiliense. O pouco conhecimento sobre o lugar e uma primeira impressão ruim não foram suficientes para desanimar aqueles pioneiros. Morar em barracas de lona, enfrentar chuva e sol sem ter um retorno garantido, investir recursos próprios em um sonho que poderia ser - e foi - chamado por muitos de devaneio, e tantas outras intempéries foram enfrentadas a pulso firme e muito suor.

Leia mais MULTIMÍDIA




ES: Seag inicia implantação do Programa Morango Saudável


Para garantir a qualidade do morango capixaba, o Secretário da Agricultura do Espírito Santo, Ricardo Santos, assinou um termo de cooperação técnica com as prefeituras de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. A iniciativa é mais um passo para a implantação do programa Morango Sustentável, que visa manter a fruta dentro das normas sanitárias vigentes.


Ver vídeo




Caso não queira mais receber nosso boletim de notícias, envie um e-mail para paginarural@paginarural.com.br com assunto "DESCADASTRAR E-MAIL".

Boletim Stepan



Stepan anuncia medidas para modernizar a Câmara do Rio

O vereador Stepan Nercessian anunciou medidas para a modernização da Câmara de Vereadores. A intenção da nova mesa diretora é criar condições de trabalho para os servidores, rever contratos, licitações, cargos e encargos, dar maior transparência ao trabalho legislativo e, segundo o parlamentar, “fortalecer o regime democrático”.





Câmara elege o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro votou, nesta terça-feira (7), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa. Os 49 vereadores presentes escolheram sete membros efetivos e três suplentes.

[+] Saiba Mais



Câmara promove o espetáculo “As últimas palavras de Jesus”

Fazendo parte do calendário turístico-religioso da Semana Santa no Rio, a Câmara Municipal promoveu, nesta quarta-feira (8), o Auto “As últimas palavras de Jesus”. A Câmara aprovou essa e outras encenações, ao longo do ano, por um projeto de autoria do vereador Stepan Nercessian.



[+] Saiba Mais






--------------------------------------------------------------------------------

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email site@stepan.com.br ao seu catálogo de endereços.

Contatos com a SSP

Contatos das Assessorias de Comunicação da SSP
09/04/2009 10:26


Para facilitar e tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e seus organismos vinculados (Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários), principalmente aos finais de semana e feriados, informamos os telefones celulares funcionais das respectivas assessorias, assim como fones convencionais e e-mails para outras demandas durante a semana.

Solicitamos aos profissionais da mídia para que busquem sempre com as assessorias a intermediação das demandas junto às fontes de cada instituição. Ressaltamos também que ao pé da página inicial do site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ), no banner Cadastre-se, pode ser efetuado o registro para recebimento do mailing diário de notícias da Secretaria.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA ( www.ssp.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Jornalista Amilton Belmonte
Fone: (51) 3288-1919/3288-1994 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8670 *
e-mail: comunicacao@ssp.rs.gov.br

POLÍCIA CIVIL ( www.pc.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Fones: (51) 3288-2380/3288-2381 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8445-9454 e 8445-9748
e-mail: imprensa@policiacivil.rs.gov.br

BRIGADA MILITAR ( www.brigadamilitar.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Tenente-Coronel Valmor Araújo de Mello
Fones: (51) 3288-2930/3288-2932 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8501-6577 e (51) 8501-6575
e-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS ( www.susepe.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Marco Antonio Vieira
Fone: (51) 3288-7285/3288-7289 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8443-6887
e-mail: imprensa@susepe.rs.gov.br

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS ( www.igp.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Maria da Graça Kreisner
Fone: (51) 3288-5165 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8627
e-mail: comunicacao@igp.rs.gov.br

* Aparelho programado para receber apenas chamadas identificadas

Estado mantém Regime de Plantão

Estado mantém regime de plantão no feriado de Páscoa
09/04/2009 11:48


Os órgãos estaduais funcionarão em regime de plantão durante o feriado de Páscoa. Abaixo, as informações de órgãos de serviços públicos:

Segurança Pública
Telefones de Emergência
190 - Brigada Militar
193 - Corpo de Bombeiros
197 - Polícia Civil
198 - Comando Rodoviário da Brigada Militar
181 - Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança
0800 518 518 - Denarc, para denúncias envolvendo tráfico de drogas. Atendimento 24 horas.

Banrisul - Fecha na sexta-feira (10). Durante o feriado, os clientes terão acesso aos canais eletrônicos oferecidos pelo Banco: caixas eletrônicos, Agência Virtual (www.banrisul.com.br), Banrisul Celular e Banrifone.

Ceasa - Fecha na sexta-feira. No sábado funcionam os setores de flores e atípicos (carnes e peixes), das 8h às 11h.

CEEE - Central de Teleatendimento 24 horas à disposição dos clientes, na área de abrangência da empresa, pelo telefone 0800 721 2333. A ligação é gratuita.

Centro de Informação Toxicológica - Plantão pelo telefone 0800 721 3000.

Centro Estadual de Vigilância Sanitária - Plantão pelo Disque Vigilância, telefone 150.
Corsan - A Companhia Rio-grandense de Saneamento funcionará em regime de plantão. Em caso de emergência, deve ser acionada a Unidade de Saneamento de cada município.

Cultura
Casa de Cultura Mario Quintana - abre na sexta-feira, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 12h às 21h. Os restaurantes terão atendimento normal.
Cinemateca Paulo Amorim - sessões normais nos três dias.
Museu Julio de Castilhos - abre sexta e sábado, das 10h às 18h.
Museu de Arte do RS - aberto na sexta-feira, no sábado e no domingo, das 10h às 19h.
Memorial do Rio Grande do Sul - aberto no sábado, das 10h às 18h.
Museu de Comunicação Social - sexta-feira e sábado, das 9h às 18h; no sábado, o serviço de pesquisa estará disponível até as 12h.
Daer - Atividades serão reforçadas nas estações rodoviárias e na fiscalização nas estradas. O telefone do Daer na Estação Rodoviária de Porto Alegre é (51) 3228-5232.

Fepam - O Serviço de Emergência Ambiental funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana. O atendimento é feito pelo telefone (51) 9982-7840.

Fonte: Site do Estado

Polícia prende gerente da gangue "bala na Cara"

Polícia Civil prende gerente da gangue “bala na cara” na Capital
09/04/2009 12:13


Agentes da 15ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre prenderam em flagrante, nessa quinta-feira (09/04), dois supostos participantes da gangue “bala na cara”, da Vila Bom Jesus, em Porto Alegre. Após investigação, que durou cerca de um mês, a polícia, cumprindo mandado de busca e apreensão, prendeu um homem, de 27 anos, e uma mulher, de 41 anos. Ela é suspeita de ser a gerente de uma gangue que trafica drogas na Vila Bom Jesus.

Na residência onde foram encontrados os suspeitos, a polícia apreendeu dois revólveres, calibre 38, com numeração raspada, 341 pedras de crack, um computador, uma televisão, dois DVDs, celulares e um videogame. Segundo a polícia, o homem e a mulher serão indiciados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O homem foi encaminhado ao Presídio Central e a mulher para a Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

Fonte: Ascom/ PC

Feliz Páscoa

Formatura de PMs

Brigada Militar realiza formatura de patrulhas rurais e PMS Temporários
09/04/2009 15:25

Nesta quinta-feira (09), às 10h, na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, foram realizadas solenidades alusivas às formaturas dos cursos de babilitação de Policiais Militares Temporários e de Patrulhamento Rural, ambos coordenados pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região Sul (CRPO/Sul), sob a supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar (DE). Também ocorreu a entrega de equipamentos e armamentos para emprego em atividades de policiamento ostensivo, oriundos do Processo de Participação Popular (PPP). Estiveram presentes nos eventos o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Lauro Binsfeld, os presidentes de COMUDEs, Sindicados Rurais e os presidentes das Câmaras de Vereadores da Região Sul.

O curso técnico profissional de Patrulhamento Rural, com 27 formandos, foi coordenado e executado pela equipe de instrutores do CRPO/Sul, com aulas ministradas no Centro de Treinamento Tático Policial - Ninho da Águia (Chácara Boca do Arroio) e Fazenda Casa Grande em Pelotas. Foram ministradas aulas desenvolvidas através de metodologias que privilegiam a participação, experiências e vivências profissionais e pessoais, tendo como eixo de orientação a análise da realidade social e da função da segurança pública no Estado Democrático de Direito. O curso de Patrulhamento Rural vem a preencher uma lacuna na segurança da comunidade rural, com a preparação de PMs para o enfrentamento dos ilícitos da zona rural, incluso o abigeato, atendendo uma das metas do atual comando da Corporação.

O Programa de Militares Estaduais Temporários de 2009 (PM Temporário) teve concluído mais um curso de Habilitação de Policial Militar Temporário, realizado na área do comando do CRPO/Sul. O curso teve a duração de 400 horas aula, onde os 29 formandos de várias regiões de Estado do Rio Grande do Sul desenvolveram atividades práticas e teóricas, possibilitando dessa forma um implemento nas atividades de policiamento ostensivo nos municípios da região de ação do CRPO/Sul. Após as solenidades o coronel Binsfeld realizou uma reunião com os oficiais do CRPO/Sul para deliberar informações sobre a corporação e desejar uma Feliz Páscoa a todos.

Fonte: Ascom BM

O Boticário


Rua Marechal Floriano,405
Vacaria/RS
Tel: (54)32313520
www.boticario.com.br

Obras Prisionais

Obras prisionais têm 104 processos em andamento
09/04/2009 10:31


O governo do Estado tem 104 processos em andamento para obras de construção, ampliação e reformas no sistema prisional. A afirmação foi dada pelo secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, durante reunião da Força-Tarefa (FT) do Sistema Prisional, nesta quarta-feira (8), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Goularte ressaltou os principais focos da FT, que são agilidade nos processos de obras, busca de áreas para construção e exame de prédios públicos desativados, para reforma e utilização como albergue, além de criação de módulos penitenciários não-convencionais.

O secretário da Segurança explicou que o subgrupo da FT que trata das unidades pré-moldadas já está preparando os editais para licitação. Segundo ele, já estão definidos que os módulos, com 384 vagas em cada um, serão instalados nas áreas das Penitenciárias Moduladas de Charqueadas e de Montenegro. No início de 2010, estas unidades abrirão, juntas, 768 novas vagas no regime fechado.

Investimentos

O diretor de Obras da Secretaria de Obras Públicas (Sops), Odir Bacarin, relatou a situação de todos os projetos da área prisional em andamento na pasta. Segundo ele, entre abril e maio vários projetos, entre construção e reforma, estarão liberados e encaminhados para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para início do processo de licitação. Bacarin citou como exemplos a Penitenciária de Arroio dos Ratos (com recursos do Estado), a Penitenciária Estadual de Lajeado, a adaptação de módulo no Albergue de Osório, o Albergue de Carazinho e o Presídio de Cachoeira do Sul.

Usando o slogan do governo do Estado - "Coragem para fazer!" -, o superintendente adjunto da Susepe, Mario Santa Maria Júnior, enfatizou que há 15 anos não se investia em obras no sistema prisional. Explicou que a criação da FT demonstra que o governo está preocupado e investindo no setor. Representantes do subgrupo da área da saúde prisional relataram a criação de cinco equipes de saúde nos municípios de Charqueadas (3), Montenegro e Santa Vitória do Palmar, todas em 2008. A previsão para 2009 é de mais 12 equipes, inclusive em Porto Alegre.

Fonte: Site do Estado

Fotos dos Arquivos do Jornal Negritude





Infoline