quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cerâmica de Gravataí


Adversário do Glória


- Estivemos no Hotel Pampa de Vacaria e tivemos a oportunidade de visitar a delegação do Cerâmica de Gravatai. Uma bem organizada que vem com certeza disputar uma vaga na chave do Glória. Alguns nomes famosos do futebol brasileiro fazem parte do Cerâmica o ex-Zagueiro do Grêmio Luis Eduardo, o ex-lateral do Grêmio Paulo Cesar Magalhães, o Técnico Leocir que jogou no juvertude e outras equipes do futebol gaúcho.
Paulo Furtado
Editor

Movimento Negro

Eldorado do Sul, 09 de julho de 2009.

A quem serve um CONNEB sem a participação dos Estados?

Estamos chegando ao momento de realizar uma das mais importantes etapas do Congresso Nacional de Negras e Negros Brasileiros – CONNEB.

Na Assembléia do Rio Grande do Sul iremos discutir temas como:

· As POLÍTICAS Públicas de Superação e Combate ao Racismo no Brasil e no Mundo;

· Saude da População Negra;

· Trabalho;

· Educacao;

· LGBTT; e

· Participação do Povo Negro nos espaços de poder.

Durante todo este período, desde 26 de agosto de 2006 (Reunião na Cidade do Rio de Janeiro/RS onde foi fechado o acordo entre as Entidades Nacionais) até a data de hoje, vários foram os momentos de construção coletiva do grande momento que será a Assembléia Final do CONNEB, que deverá acontecer na cidade de Salvador/BA, com a presença de mais de 1500 delegados, observadores e convidados, tirados nos 26 Estados e no Distrito Federal, para aprovar o Documento Final do CONNEB, que apresentará ao Estado Brasileiro o Projeto do Povo Negro para o Brasil.

A quem serve um CONNEB, sem o verdadeiro debate com as bases do movimento social negro brasileiro?

A pouco tempo atrás, um determinado setor do movimento dizia que o CONNEB não teria resultados e de uma hora para outra quer fazer as coisas a toque de caixa, sem a presença das bases do movimento e querendo impor seu pensamento sobre o conjunto da construção coletiva.

A quem serve um Projeto do Povo Negro para o Brasil, sem a presença do pensamento coletivo?

Porque trabalhar para não deixar vir ao Rio Grande do Sul o conjunto dos 600 delegados a qual a Assembléia deve ser construída?

O que não deixaram acontecer em 02 anos, querem realizar em 02 semanas.

Por tanto, queremos reafirmar que onde tem UNEGRO Tem CONNEB com debate coletivo e participativo.

Por tanto, mantemos nossa posição apresentada na reunião do dia 08 de julho do corrente, de realizarmos um levantamento antes da chegada dos Companheiros da Comissão Executiva Nacional do CONNEB, no próximo dia 13 de julho, no RS, para verificar todas as estruturas para a Assembléia Nacional Etapa Estadual do RS, para que possamos receber com qualidade e oportunizarmos o debate das políticas no plenário e não nas reuniões de organização e mobilização.

Se os representantes deste setor não concordam com a construção coletiva, que tornem publicas suas posições e não tentem transferir seus descompromissos para aqueles que trabalharam e trabalham o CONNEB e defendem a mobilização e a participação de Todos e Todas.

Por tanto, solicito ao pessoal da Comunicação do Estado do RS, que divulgue a convocação de reunião proposta para amanhã, dia 10 de julho, sobre pena de mostrar aquém esta Comunicação está a serviço.

Que sejam chamados para esta conversa, todos os setores consultados como apoiadores para confirmarem ou não as estruturas assumidas.

Queremos SIM um CONNEB em 23 de julho, que possa dar conta da presença e mobilização geral dos Estados, mas se isto não for possível pelo curto tempo de mobilização dos Estados, que realizemos as Assembléias Estaduais ainda no mês de julho e construamos a presença dos 600 delegados no RS.

Sem medo do debate de Plenário e pela construção e pela participação de Todos.

Atenciosamente;

José Antonio dos Santos da Silva – UNEGRO

Membro da Coordenação Política Nacional e Estadual do CONNEB.

__._,_.___

Esforço Concentrado

Resultado da Operação Esforço Concentrado da Brigada Militar
09/07/2009 13:21


Nessa quarta-feira (08/7), das 15h às 21h, a Brigada Militar realizou em 448 municípios do Rio Grande do Sul mais uma edição da Operação Esforço Concentrado, com a atuação dirigida no combate e repressão às drogas, fiscalização de veículos e inspeção de locais de risco, onde foram utilizados 2.229 policiais militares e empregadas 668 viaturas.

O resultado desta Operação foi:
- Prisões realizadas: 26;
- Termos Circunstanciados: 27;
- Apreensão de seis armas de fogo e três armas brancas;
- Inspeção em 44 bares e em 25 estabelecimentos bancários;
- Veículos recolhidos: 164;
- Veículos recuperados em situação de roubo ou furto: 05.

Fonte: Ascom/ BM

Infoline


Rua: Ramiro Barcelos,703
Vacaria/RS
Tel:(54)3232-2544

Fotos com A Comissão Técnica do Cerâmica de Gravatai





Fotos no Pampa Hotel de Vacaria com ex-atletas do Grêmio Luis Eduardo e Paulo Cesar Magalhães da Comissão Técnica do Cerâmica de Gravataí.

Boletim Informativo

Morte


Morreu nesta terça-feira, (07/07), Eduardo Villanova da Silva Tigre, filho de Vilson Tigre e neto de Etelvino Marques. O comerciante de 37 anos que morava em Cachoeirinha foi baleado após reagir um a um assalto. Eduardo não resistiu aos ferimentos e faleceu à caminho do hospital, conforme notícia abaixo:





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Fantastico

Pessoal,
Por incrivel que pareça, todos os genios só floresceram em
países que potencializaram seus dons e talentos. Me lembro
quando garoto numa aula de bilogia, a professora dizia;"somos
o reflexo do ambiente que frequentamos, ou seja, se você geneticamente
é dotado de uma habilidade natural, mas, habita num ambiente que
desqualifica de nada vai adiantar suas habilidades" .
Com tudo isso quero concluir dizendo podem dizer o que quiserem sobre os
americanos, mas, que eles ao longo dos anos, desde que o mundo é formado
por pessoas, qualquer que for genial em qualquer habilidade nos EUA deslancha,
não poderia ser diferente com Michael Jackson até no funeral as pessoas que o interpretaram
reforçam a minha tese! Qualquer dúvida acesse:http: //www.youtube. com/watch? v=LeBpr_s3QFE&feature=related
Abs
Helder

Ponto Web

Comentário do Leitor

luciana neris ivi deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Semana contra as Drogas":

oi gostaria mais detalhe, estou planejando uma semana contra as droga por isso se possivel gostaria de receber algumas orientaçoes.
desde ja muito obrigado
Luciana



Postado por luciana neris ivi no blog Jornal Negritude em 8 de Julho de 2009 12:11

Segundona da TV COM

09 de julho de 2009 | N° 16025AlertaVoltar para a edição de hojeGAUCHAO
Segundona na TVCOMCom transmissão exclusiva da TVCOM, começa hoje a fase semifinal da Segundona Gaúcha. A partir das 17h, Pelotas e Brasil-Fa entram em campo, no Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas, para estrearem na terceira fase da competição. Os dois times ainda não se enfrentaram na Segundona deste ano.

As dificuldades foram as mesmas na véspera do confronto. Os dois técnicos tiveram que comandar treinamentos em ginásios cobertos em razão da chuva que caiu em Farroupilha e Pelotas durante boa parte do dia. O técnico Beto Almeida, do Pelotas, tem uma dúvida no gol. Deve definir hoje se Roger ou Bruno começará a partida. O time conta com os atacantes Dauri e Sandro Sotilli como destaques.

Com exceção de Odair e Toledo, afastados da equipe há algum tempo com lesões graves, o técnico Celso Freitas, do Brasil-Fa, contará com todo o grupo para a partida na Zona Sul. Ele espera que seu time suporte a pressão que o Pelotas irá exercer em seu estádio.

O Pelotas tem um retrospecto melhor nas duas fases da Segundona gaúcha. Outros três jogos serão disputados hoje: Porto Alegre x Três Passos (15h), Riograndense x Panambi (15h) e Glória x Cerâmica (19h30min).



Fase quente
NÃO PERCA
Até o final da Segundona, a TVCOM transmitirá 12 partidas ao vivo. Além do jogo de hoje, que precede a cobertura especial do canal da decisão da Recopa, está confirmada a transmissão para o fim de semana.
- HOJE
17h – Pelotas x Brasil-Fa
- DOMINGO
19h – Brasil-Fa x Riograndense-SM
REGULAMENTO
Oito times dividem-se em dois grupos, em jogos de turno e returno. Os dois primeiros de cada passam à fase final, onde será realizado novo quadrangular. Campeão e vice garantem vaga no Gauchão 2010.
OS GRUPOS
Grupo 7
Riograndense
Panambi

Pelotas
Brasil-Fa
Grupo 8
Glória
Cerâmica
Porto Alegre
Três Passos

Fonte: Zero Hora

Propaganda na Internet

09 de julho de 2009 | N° 16025
AlertaVoltar para a edição de hoje
REGRAS DE PROPAGANDA
Reforma eleitoral proíbe muros e libera internetAs eleições do ano que vem deverão ter novas regras. A Câmara aprovou ontem o texto da minirreforma. Pela proposta, ficou liberada a propaganda na internet, em portal do partido ou do candidato, nas páginas de relacionamento da rede, como Orkut e Twitter, em blogs e por meio de mensagens eletrônicas. O texto precisa de aprovação do Senado.

O projeto também autorizou a pré-campanha para a realização de prévias, reuniões em locais fechados e entrevistas em que a pessoa pode se anunciar como candidata. Os debates no rádio e na TV – e agora também na internet – para governador, senador e presidente da República, que são os cargos majoritários, poderão ser realizados com a presença de no mínimo dois terços dos candidatos, não sendo mais necessário o comparecimento de todos, como ocorre atualmente. A exigência inviabilizava muitos debates, visto que candidatos de partidos nanicos às vezes discordavam das regras dos confrontos para evitar a sua realização.

Se a liberação da propaganda na internet foi total no que se refere a partidos, candidatos e pessoas físicas, houve uma proibição de uso desse veículo por parte de empresas ou órgãos da administração direta e indireta da União, Estados e municípios. A multa para quem desobedecer à determinação vai de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Será permitido o uso da internet para a doação de valores para as campanhas por pessoa física, por intermédio do crédito, limitada a 10% da renda bruta anual. Veículos e imóveis que forem emprestados a um candidato não poderão ter valor superior a R$ 50 mil. O PSOL foi derrotado na tentativa de restabelecer a propaganda política em muros. Estão liberados cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, manifestou preocupação com o acesso, pela Justiça Eleitoral, das propagandas veiculadas na internet.

– As fronteiras ficam bem flexíveis. O acesso ao que foi veiculado é fundamental para checar se houve abuso – disse.



Algumas mudanças*
DOAÇÕES OCULTAS
- Continuarão permitidas as doações para campanhas via partidos políticos, em que se perde o vínculo entre doador e beneficiado
- Doações de entidades esportivas ficam proibidas, enquanto as de cooperativas privadas serão permitidas. Doação de bens próprios passa a ser permitida, até R$ 50 mil
PROPAGANDA DE RUA
- Será vedado o aluguel de muros para publicidade
PROPAGANDA IMPRESSA
- Candidato poderá veicular até 10 propagandas num mesmo veículo na campanha, estampando o preço pago pelo anúncio
PROPAGANDA DE TV
- Fica proibido o uso de imagem ou voz de candidatos adversários. O nome de candidatos a vice ou a suplente deve aparecer em tamanho não inferior a 10% do nome do titular
PRÉ-CAMPANHA
- Serão permitidas a participação em programas de TV e rádio, a realização de encontros em ambiente fechado e prévias partidárias antes do início oficial da campanha
PARTICIPAÇÃO EM INAUGURAÇÕES
- Será proibida para todos os candidatos no período de três meses que antecede a eleição
PUNIÇÕES E FISCALIZAÇÕES
- Partidos que apresentarem problemas na prestação de contas apenas terão suspensão dos repasses do Fundo Partidário de forma considerada “proporcional ou razoável”
DÍVIDAS DE CAMPANHA
- Acaba a inelegibilidade de candidatos que terminarem a campanha com dívidas
JUDICIÁRIO
- Apenas resoluções editadas pela Justiça Eleitoral até 5 de março do ano eleitoral terão validade
- Os processos de cassação de mandato devem ser concluídos em até um ano
NORMAS DE VOTAÇÃO
- Fica proibido o porte de telefone celular e máquinas fotográficas dentro da cabine de votação
- O eleitor deverá apresentar título de eleitor e documento com foto
Fonte: *Segundo o texto-base aprovado, antes da votação de destaques

Entrevista Vereador Osnir Domingues


Entrevista com Vereador Osnir Domingues

- Tem tempo para se dedicar a defesa e inocente feita por uma meia dúzia de loucos, esses a comunidade vai tomar conhecimento quando a comunidade vai tomar conhecimento quem são, quando a comunidade tomar conhecimento quem são os quatros envolvidos pasmem os senhores não preciso falar nada, viver sendo denunciando e sendo denunciado, e agora recentemente mais denuncias e próprio promotor veio a uma emissora de rádio eu não fiz nada. O promotor veio no rádio disse estou sendo acusado de uma coisa que não devo e se o próprio Ministério Público é alvo de denuncia caluniosa e imagine eu. Se eu morrer tem três que não vi a hora de entrar aqui dentro.
JN: Vereador Osni o porquê o Senhor Demorou em fazer a defesa e ficou exposto?
Vereador Osnir: - Paulinho, de eu não ter manifestado anteriormente, aquele ditado você sabe que foi denunciado, mas você não foi ouvido só denunciado, não me deram direito a defesa então entrei praticamente inocente, porque não sabia o que estava se tratando, é o caso aquele o ultimo, a saber, é o corno. E depois que fui procurar as pessoas que se envolveram lamentavelmente fui usada, lamentável. Cometeram um erro comigo, um outro me disseram que eu ia pra rua, eu me apavorei acabei denunciando inocente, foi que a minha assessora me falou. Só que voltei atrás, não eu fui usada, perguntei a essa pessoa, eu te prometi botar para rua, bom nunca me prometeu bater para rua, bom nunca me prometeu botar para rua, alguma vez te assediei? Não nunca me assediou, alguma vez fiz injustiça de tirar dinheiro, não é a não que controla meu dinheiro e aí eu também tenho direito segui as orientações do Dr. Fernando segui orientação dele, e agi de forma mais correta.
Reportagem Paulo Furtado
http://jornalnegritude.blog.terra.com.br

Mensagem

DE UM SER SUPERIOR






PARA VOCÊ!!!




Para: Você
Data: Hoje
De: DEUS
Assunto: Você
Referência: A vida


Olá, eu sou Deus. Hoje eu estarei cuidando de todos os seus problemas para você. Eu não precisarei da sua ajuda.
Assim sendo, tenha uma ótimo dia.
Amo você.



P.S.: E lembre-se...
Se a vida te trazer uma situação que você não consegue lidar, não tente resolvê-la por você mesmo(a)!
Gentilmente, coloque na caixa APDF (Algo Para Deus fazer). Eu pegarei e colocarei dentro do MEU TEMPO. Todas as situações serão resolvidas, mas em MEU TEMPO, não no seu.
Assim que esta situação for colocada nesta caixa, não se preocupe mais com ela. Em vez disso, foque em todas as coisas maravilhosas que estão presentes hoje em sua vida.
Você poderia enviar isto para um(a) amigo(a)? Ficaria grato! Não posso interferir em algo que dei de presente à humaninade.. algo chamado LIVRE ARBÍTRIO, mas ficaria realmente muito feliz se pudesse passar esta mensagem adiante..
Você não faz idéia de como esta mensagem pode tocar vidas!
Agora vou indo. Novamente, tenha um ótimo dia!


DEUS

Deus têm visto suas lutas.
Deus diz: elas estão chegando ao fim!
Uma benção está vindo em sua direção. Se você crê em Deus.

Você têm 20 minutos para contar a 10 amigos que você os ama. Te amo!!
















Alessandra Velozo
Consultora de Seguros
Telefax (22) 27718038 Cel: 99229496
ID*55*8262

Stepan


Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link


Deu no Jornal do Brasil

Rá-tim-bum, Amir! (Heloisa Tolipan)

Ao lado de amigos de fé, irmãos, camaradas, como Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso, Camila Pitanga, Renata Sorrah, Marcos Palmeira, Adriana Esteves, Letícia Spiller, entre outros, o mineirinho de Guaxupé, o diretor Amir Haddad, aniversariante do dia, que faz 72 anos, vai cortar o bolo, na sede do Tá na Rua, na Lapa, grupo teatral fundado por Amir, no início dos anos 80. Depois de soprar as velinhas, ele irá receber de presente o título de Cidadão Honorário do Rio. A honra foi aprovada pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador e ator Stepan Nercessian.

[+] Veja o vídeo

Segundo Mandato em Defesa da Transparência

Desde a posse, no dia 1º de janeiro deste ano, o segundo mandato do vereador Stepan Nercessian defende mais transparência no Poder Executivo e na Câmara Municipal.
Eleito pelos vereadores para a vice-presidência da Mesa Diretora, Stepan propôs a realização de um diagnóstico para uma reforma administrativa da Câmara. A Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi escolhida para a tarefa. O objetivo é levantar informações para apontar soluções que modernize e reduza os custos da Casa.
Com uma maior produção legislativa, a Câmara aprovou o seu primeiro Código de Ética, após 20 anos de tentativas frustradas.
Entre os projetos apresentados neste primeiro momento pelo vereador destaca-se o que torna obrigatório a realização de audiência pública antes do reajuste de tarifas nos transportes públicos. A proposta tramita nas comissões e em breve será apreciada em plenário.
Após forte resistência de um grupo de vereadores e muita polêmica, o projeto que proíbe a prática do Nepotismo na cidade do Rio de Janeiro foi rejeitado.
Mantendo o seu estilo de atuação, o vereador Stepan usou a tribuna para reafirmar a importância da independência dos poderes. O parlamentar criticou o fato de dois projetos, um que cria a nota fiscal eletrônica e o outro que trata dos benefícios tributários para os call centers, receberem emendas do Poder Executivo.
O vereador cobrou o acordo firmado com a Prefeitura de destinar R$ 500 mil para emendas apresentadas por cada parlamentar. Ele indicou dez instituições que desenvolvem trabalho de interesse social para a cidade e em comunidades carentes, sem fins lucrativos, para o recebimento de uma subvenção social, mas até o momento o dinheiro não foi liberado.
A proposta de colocação de obras artísticas em edifícios a serem construídos com área igual ou superior a quatro mil metros quadrados, apresentada pelo parlamentar foi rejeitada.
A comunidade italiana no Brasil aprovou a iniciativa de estabelecer o dia 25 de abril como a data de comemoração da imigração italiana para a cidade do Rio de Janeiro. Na justificativa do projeto, o vereador ressaltou a vitória dos valores democráticos e a superação de um triste período da história italiana.
Outro momento importante deste primeiro semestre foi a discussão do projeto do Poder Executivo para a contratação das Organizações Sociais (OS’s). O vereador Stepan votou com o funcionalismo, mas apesar da mobilização e protesto dos servidores a proposta foi aprovada.
Stepan manteve a ligação com as comunidades e a cada dia vem ampliando seus contatos, inclusive na região metropolitana. Por iniciativa do vereador, a Câmara realizou debate sobre a criação do Estatuto da Igualdade Racial com a participação de militantes do movimento negro. O espetáculo ‘As últimas palavras de Jesus’, encenado em frente a Câmara, que já faz parte do calendário turístico-religioso da Semana Santa no Rio, reuniu grande público.
Figuras representativas da cidade receberam a homenagem do mandato. A Câmara aprovou a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao advogado, ex-deputado federal e defensor dos perseguidos políticos durante os Anos de Chumbo, Modesto da Silveira e também ao ator, diretor de teatro e criador do grupo ‘Nós do Morro’, Guti Fraga.

O título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro foi entregue ao ator e diretor de teatro Amir Haddad, fundador do grupo ‘Tá na Rua’, nascido em Guaxupé, Minas Gerais.


Recesso Parlamentar

Com o período do recesso legislativo na Câmara Municipal, as atividades no plenário estão suspensas até o dia 04 de agosto. Neste período o boletim eletrônico do vereador Stepan Nercessian não será editado.

Encontros com o Professor












Danúbio Gonçalves



Camerata Brasileira


Data: 16/07/2009 - 19h30min
Local: StudioClio
(José do Patrocínio, 698)


Distribuição de senhas a partir das 18h30min


Entrada Franca!

Visite nosso site!




Na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, Ostermann recebe o artista plástico Danúbio Gonçalves. Na canja musical, Camerata Brasileira. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio. Até lá!




Saiba um pouco mais


Danúbio Gonçalves nasceu em Bagé, em 30 de janeiro de 1925. Foi para o Rio de Janeiro com dez anos. Lá estudou e conviveu com o meio cultural mais efervescente do país, quando freqüentou o atelier de Cândido Portinari e de Roberto Burle Marx, estudando na Fundação Getúlio Vargas com Axl Leskoshek e Carlos Oswald. Aos 19 anos, realizou em Bagé sua primeira exposição individual.
Aos 23 anos, recebeu dois prêmios no 53° Salão Nacional de Belas Artes.
Em 1948, participou em Porto Alegre de uma exposição com Glênio Bianchetti, Clóvis Chagas e Glauco Rodrigues, com repercussão que identificou os participantes como o Grupo de Bagé.
Entre 1949 e 1951, residiu em Paris, freqüentando curso livre na Academia Julien e em diversos museus da França, Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Em 1951, retornando a Bagé, participou da fundação do Clube de Gravura de Bagé.
Com a série Xarqueadas, Danúbio recebeu o Prêmio Viagem ao País, do 2° Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), Danúbio tem realizado periodicamente importantes exposições individuais (1963, 1968, 1976, 1982, 1992). Em 1971, no Museu de Arte Moderna da Bahia; 1976, Museu Guido Viaro, de Curitiba, e Museu de Arte Moderna de São Paulo; 1987, Museu de Arte de Santa Catarina; 1992, Galeria L’Oeil de Boef, Paris.
Danúbio tem participado com frequência da Bienal Latino-Americana de Porto Rico.
Esteve presente em outras nos Salões e mostras Estampas Del Brasil, Viña del Mar, Chile, 1954; Salão de Arte Rio-grandense de Porto Alegre, 1961 (Medalha de Ouro); 1° Salão Cidade de Porto Alegre, 1963 (1° prêmio); World Prints Entrants, Museu de São Francisco, Califórnia, 1973; Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo, 1974; Centenário de Van Gogh, Paris, 1984; La Jeune Gravure Contemporaine et sés Invites du Brésil, Paris, 1987; Atelier Livre 30 Anos, 1991; RS Litografia Hoje, Margs, 1994.
Em 1953, mudou-se para Porto Alegre. Lecionou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde foi diretor por 15 anos.
Em 2005, foi homenageado pela Prefeitura de Porto Alegre e integrou o projeto Encontros com a Arte no Paço como convidado.


Canja musical


O choro ganha espaço na canja do Encontros com a Camerata Brasileira. No repertório atual da banda, obras de Pixinguinha, Baden Powell, Hermeto Pascoal, Jacob Do Bandolim, Sivuca, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim, além de composições próprias.










Agradecimentos
Patrocínio Apoiadores Realização