quarta-feira, 15 de julho de 2009

96 Anos do Cruzeiro de Porto Alegre


CRUZEIRO, HÁ 96 ANOS UMA GLÓRIA DO ESPORTE GAÚCHO

--------------------------------------------------------------------------------

00 de de 0000 - 00h00min

--------------------------------------------------------------------------------

Numa fria noite de 14 de julho de 1913 nascia o Esporte Clube Cruzeiro


Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro despontou durante décadas como a terceira força do futebol gaúcho. Considerado um dos clubes mais simpáticos da Capital gaúcha, o Cruzeiro destacou-se no futebol e na prática do esporte amador, principalmente no basquete e no atletismo. É o único clube da Capital Gaúcha que já foi Campeão Estadual da categoria principal em cinco modalidades esportivas: futebol, basquete, futsal, vôlei e atletismo.


Campeão Porto-Alegrense de futebol em 1918, 1921 e 1929, o Esporte Clube Cruzeiro desfrutou sempre de elevado conceito, sendo por isso considerado pela dupla Gre-Nal como um dos seus adversários mais perigosos. Foi Campeão Gaúcho em 1929, ao derrotar o Guarany de Bagé na decisão.
Além de ser reconhecido durante décadas como a terceira força esportiva do Estado, o Cruzeiro sempre se caracterizou por crescer contra os clube grandes, tornando-se para estes um adversário temido e respeitado. Sua história está ligada à própria vida do futebol no Rio Grande do Sul. Na década de 40 foi o único time que enfrentava com igualdade de forças o famoso e temido Rolo Compressor. Na década de 40, o Cruzeiro foi Vice-Campeão de Porto Alegre em 1942, 45 e 47, além de ter conquistado os títulos do Campeonato Extra de 1943, da Taça Cidade de POrto Alegre (contra a dupla Gre-Nal) em 1943 e 1947.


Ao longo de seus 96 anos de existência, sempre despontou como um pioneiro. Assim foi em 1914, quando criou as categorias inferiores(infanto-juvenil e juvenil), os filhotes. E não demorou muito tempo para sugerir à presidência da Liga de Futebol Porto-alegrense que fosse organizado um campeonato só para meninos, lançando a idéia de que fosse organizado um campeonato só para meninos lançando a idéia de que fosse fundada a Liga Infantil de Futebol.
Foi também o Cruzeiro que em 1917 propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos, a exemplo do que já ocorria em São Paulo e Buenos Aires. Mais tarde, na temporada de 1941 inaugurou o estádio da Montanha, o mais moderno da época e na inauguração venceu o poderoso São Paulo Futebol Clube por 1 a 0. Em 1944 tornou-se o primeiro clube gaúcho a contratar um técnico estrangeiro, o húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla Flamini e Lombardini, italianos que haviam atuado com sucesso na Argentina.
Em 1941, o clube assinalava mais um grande feito ao inaugurar o Estádio da Montanha, considerado na época como um dos mais completos e modernos do País. Com a inauguração do novo estádio, na “Colina melancólica”, o Cruzeiro foi tomando vulto, foi se engrandecendo a aumentando ainda mais a sua galeria de glórias.

Este espírito pioneiro se fez sentir também em 1953, quando fez a sua primeira excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo, a viajar tão longe. Além de um saldo positivo de vitórias, trouxeram na bagagem um grande feito: o de terem empatado com o Real Madri, na época penta campeão europeu e considerado o melhor time do mundo, em seu próprio estádio.
A excursão serviu para consolidar o seu prestígio no estrangeiro, prova disso é que em 1960 o Cruzeiro voltava à Europa para uma nova gira. Pelo êxito, esta excursão não ficou nada a dever à primeira e, na volta, os estrelados traziam para o Brasil o título de Campeões do Torneio de Páscoa de Berlim, o primeiro título intercontinental de um clube gaúcho. O Torneio da Páscoa era um dos mais importantes da época na Europa. Basta dizer, que afora o Cruzeiro, apenas um clube estrangeiro conseguiu tira-los dos alemães. Este clube foi justamente o Real Madri.

Mas o time alvi-azul brilhou também na Argentina, em 1961, quando após exitosa campanha trazia para o Brasil o título de Campeão do 1° Torneio Internacional de Páscoa de Mar Del Plata.
Mas, as glórias do chamado Clube dos 18 não se limitaram apenas ao futebol, já que o Cruzeiro despontou durante décadas como a maior força do atletismo gaúcho, além de se destacar sobremaneira na prática do voleibol e principalmente do basquete, onde despontou como o maior clube do Rio Grande do Sul, alcançando a soma de 13 título estaduais de basquete, além de ter sido o primeiro representante gaúcho na Taça Brasil de basquete.
Ainda na área do futebol, que tanto lhe deve e ao qual muito contribuiu ao longo de sua existência, o Cruzeiro,que havia conquistado os títulos da cidade de 1918 e 1921 e de campeão da cidade e do Estado em 1929, com um time formado na quase totalidade por alunos universitários e estudantes da Escola Militar de Porto Alegre, sagrou-se também o grande Campeão da Taça Farroupilha, certame realizado para assinalar o centenário da Revolução Farroupilha. O último título foi conquistado em 1970, quando sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado, com o técnico Sergio Moacir Torres Nunes.

O Cruzeiro desde a sua origem revelou grandes craques e muitos atletas que passaram pelo Cruzeiro ao longo deste 96 anos chegaram à Seleção Brasileira, como Aníbal Candiota, Moderato Wisintainer (primeiro gaúcho a jogar uma Copa do Mundo em 1930), Juvenal Amarijo, Luizinho, Irno, Claudio Danni, Alfredo Mostarda, Picasso, Valdir de Morais, Airton Ferreira da Silva, Ortunho, Batista e tantos outros grandes jogadores que já vestiram a camisa Estrelada como Espir Rivaldo, Marne Demeneghi, Mario Andrade, Jorge Andrade, Hermes, Henrique, Arlem, Pio, Vieira, Cacildo, Marino, Arceu, Miguel, Bido, Pio, Canavieira, Bezerra, Antunes (irmão do Zico), Jarbas, Daizon e João Pontes, Laoni Luz, Julio César, Heraldo, Paraguaio, Serginho, Nicola, Chico Spina, Lettieri, Itamar, Doraci, Claudio Leite, Marcelo Rosa, Djair, Vergara, Paulo Santos, Pinga, Manú, Jair Gomes, Elton Correia, Zé Luís, Michel Bastos, Diguinho, Rafael Sobis...e muitos outros. Agora surge uma nova geração de talentos. Em 2008 o Cruzeiro foi Vice-Campeão Estadual de Juniores.




--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Cruzeiro de Porto Alegre

96 anos do Esporte Clube Cruzeiro de Porto Alegre


JANTAR FESTIVO DOS 96 ANOS

--------------------------------------------------------------------------------

00 de de 0000 - 00h00min

--------------------------------------------------------------------------------

O glorioso e amado Esporte Clube Cruzeiro completa 96 anos de história nesta terça-feira, dia 14 julho. Para comemorar esta data, será realizado um jantar festivo, a partir das 20h, na churrascaria Vinhedos, na avenida São Pedro 977. Os convites estão à venda na secretaria do Cruzeiro ao preço de r$ 15,00 ou na hora do evento, na própria churrascaria Vinhedos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da secretaria do Cruzeiro, (51) 3024-6520.

Fonte: Cruzeiro de Porto Alegre

Corte Árvores Nativas em Vacaria RS

Condema debate novas regras para corte de árvores nativas
Destinação correta de lâmpadas fluorescentes também foi debatido entre os conselheiros

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente estiveram reunidos nessa terça-feira, 15/07. Pelo menos dois assuntos foram focos do encontro. Um deles, é o recolhimento de lâmpadas fluorescentes. De acordo com o Tribunal de Contas, o recolhimento destes produtos em empresas é ilegal, pois gera ônus aos cofres públicos. Atualmente, a Prefeitura de Vacaria paga R$ 0,42 por lâmpada destinada corretamente às empresas que fazem o recolhimento. Por este motivo, esse serviço poderá ser oferecido apenas para a comunidade em geral. Os responsáveis por indústrias deverão buscar meios de fazer a destinação correta através de empresas de reciclagem destes produtos. Segundo a presidente do Conselho, Jane Zanella está sendo estudada uma parceria para que os encaminhamentos de lâmpadas das empresas de Vacaria possam ser feitos corretamente através do Departamento de Meio Ambiente.
Outro assunto discutido foi as novas normas para o corte de árvores araucárias e nativas. A partir do mês de agosto, as pessoas que precisarem retirar árvores plantadas deverão procurar o Departamento Municipal do Meio Ambiente, para buscar o licenciamento. Segundo o diretor, Edgar Ditmar, a procura por cortes de árvores é grande, tanto no perímetro urbano, quanto nas comunidades rurais. Em entrevista à Rádio Fátima ele relatou que atualmente são cerca de 15 pedidos de cortes na zona urbana de Vacaria, a maioria refere-se à situações de risco, onde pinheiros ameaçam as residências.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 15/07/2009, 09h31

Gripe Suina de Vacaria RS

Vacaria registra mais um caso suspeito da gripe A
Um rapaz que esteve na Argentina já foi liberado do isolamento , mas seus três filhos estão sendo monotirados diariamente

Um Morador de Vacaria começou apresentar os sintomas da Gripe A quando retornou na semana passada de uma viagem que fez a Argentina. Permaneceu no isolamento até o ultimo domingo , mas os seus três filhos continuam sendo monitorados diariamente pela vigilância epidemiológica de Vacaria. O responsável pelo Centro de Referencia da nova gripe médico Ronaldo Cunha Dias informa que o caso do morador de Vacaria ainda é tratado como suspeito porque o resultado do material enviado ao laboratório vai demorar em torno de quinze dia. O Secretário Estadual da Saúde Osmar Terra admite que o Rio Grande do Sul terá nos próximos dias uma epidemia da gripe A , especialmente pela entrada diariamente no Estado de caminhões vindos da Argentina e do Chile onde milhares de pessoas estão com o vírus . Em Vacaria a vigilância epidemiológica também está realizando um trabalho de orientação junto as empresas de transporte que tem motoristas que viajam para os demais Países do Mercosul . Ate o momento a Secretaria Municipal da Saúde registrou três casos suspeitos da gripe A .

Rádio Fátima AM (Jornalismo), 14/07/2009, 11h00

Restauração da Catedral de Vacaria RS

Começam tratativas para restauração interna da Catedral
Representante de empresa de restauração esteve nessa quarta-feira em Vacaria para analisar estrutura do prédio.

Diversas lideranças de Vacaria estiveram reunidos nessa quarta-feira com o Bispo Diocesano Dom Irineu Gassen, o Bispo Emérito Dom Orlando Dotti, Monsenhor Germino Pagno e o diretor da empresa ARS Restaurações LTDA, de Salvador do Sul, Ermindo José Schuh para tratar assuntos referentes à restauração interna da Catedral Nossa Senhora da Oliveira.
Para o diretor da ARS é necessário fazer além de um levantamento, uma pesquisa que possa identificar as formas originais das paredes, pois só no teto ainda estão as pinturas originais. Em entrevista à Rádio Fátima, Ermindo José Schuh destacou que a restauração da parte interna pode levar até dois anos.
A empresa ARS Restaurações possui cinco equipes de trabalho, mas nenhuma delas está disponível. Por este motivo, a restauração da Catedral poderia ser iniciada somente no próximo ano.
De acordo com o Monsenhor Germino Pagno, mais uma vez será necessário o apoio da comunidade, principalmente para viabilizar financeiramente a restauração.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 09/07/2009, 08h06

Glória enfrenta o Porto Alegre no Parque Lami


POA e Glória, às 15h, no Parque Lami


Time defende a liderança do grupo(foto:arquivo) O técnico Bagé definiu nesta terça-feira no gramado do estádio Passo d'areia o time que enfrenta o Porto Alegre hoje,15/07,às 15h, no Parque Lami. O treinador apenas deverá promover uma mudança em relação a equipe que vinha jogando. Existe a possibilidade do ala Anderson ser substituído pelo também ala Luis Fernando. A alteração é de ordem tática. O zagueiro Alexandre retorna ao centro da defesa bem como o volante Ivanildo na condição de volante.
Nas demais posições o time é o mesmo que vem jogando e obtendo bons resultados.
A arbitragem será de Anderson Daronco auxiliado por Carlos Selbach e Edson José Arnhold.
A Rádio Fátima transmite a partir das 13h30min.
Acesse www.redesul.am.br/gloria


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 15/07/2009, 07h47