quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Exposição de Gatos Gigantes




São Paulo recebe exposição de gatos gigantes

Qua, 20 Jan, 04h49

Por Redação Yahoo! Brasil

PUBLICIDADE

Você já viu um cachorro correr de medo de um gato? Nunca? Então você precisa conhecer os felinos da raça Maine Coon, que chegam a pesar mais de 10 quilos e a ter até um metro de comprimento - o triplo do tamanho dos gatos comuns. É de dar medo em muito cachorrão valentão.

Uma exposição com esses gatos gigantes, originário das florestas do Maine, no Nordeste dos Estados Unidos, será aberta ao público de São Paulo nos dias 30 e 31 deste mês de janeiro. A mostra será realizada no Maison Garden, no Tatuapé, Zona Leste paulistana.

O Maine Coon está no Guiness Book como o maior felino doméstico do mundo. Apesar do tamanho e aspecto selvagem, os gatos dessa raça, fruto de uma criação responsável, são muito dóceis, companheiros e carinhosos, segundo seus criadores. Com um miado que mais se assemelha a um trinado, parece conversar com seu dono, anda com guia e é muito inteligente. Eles comem rações específicas para a raça. Uma fêmea come de 80 a 100 gramas por dia, enquanto um macho come de 100 a 140 gramas. Se forem bem cuidados, podem chegar a 15 anos de vida.

"Não há como não se apaixonar por esses gatões. Eles são incríveis", afirma Glória Linares, criadora da raça desde 2002 e vice-Presidente da AMACOON (Associação da Raça Maine Coon no Brasil).

"A exposição dos Maine Coons tem o objetivo de agregar valor ao nosso espaço, que também oferece diversos serviços diferenciados e quer reforçar, ainda mais, os serviços para animais de estimação", diz Fernando Dentinho, diretor-executivo do Maison Garden.

O local é de fácil acesso e fica a 15 minutos caminhando do metrô Tatuapé.

Serviço:

Mostra de Gatos da Raça Maine Coon

Endereço: Av: Salim Farah Maluf, 1880 - Tatuapé - S.Paulo
Quando: 30 e 31 de janeiro
Horário: Das 11h às 17h
Informações: (11) 2605.8550 ou www.maisongarden.com.br
Entrada franca

Amistoso do Glória contra o Panambi


Leão treina visando amistoso de sábado

A equipe comandada por Paulo Porto treina esta semana visando o amistoso de sábado às 16:30h contra a SER Panambi que será realizado no Altos da Glória.
O treinador deverá promover algumas alterações na escalação em relação à que entrou em campo para jogar contra o Cristal. No treinamento de ontem, Vagson ganhou a vaga de Fabrício na lateral-esquerda, Rodrigo Couto passa a integrar o meio campo no lugar de Edimar e Lucas substitui Silvano e forma a dupla de ataque com Simovick.
O amistoso de sábado será o último teste da equipe antes da estréia na Segundona, que ocorre no dia 31 deste mês, contra o Cerâmica Atlético Clube em Gravataí às 16:30h.
A direção ainda está na busca por um meia esquerda e um atacante.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/gloriadevacaria

por Neto Ferreira

Ruy Carlos Ostermann


Uma pedra à mesa e o laptop
Ruy Carlos Ostermann


As pedras são objetos (se retirados da natureza e colocados em outro lugar) como este aparelho desconcertante em que escrevo com perfis iluminados e muitas teclas provocativas. Trata-se de um objeto sólido de basalto obscuro à minha frente, rolado de algum canto. Como requer força e apreensão firme, imagino uma considerável carga de trabalho para colocá-lo aqui na sala, sobre a mesa, como a possibilidade de um conflito com outros objetos bem mais delicados –folhas de papel, dois livros, e esse desconcertante laptop no qual mais deleto do que escrevo.

Uma pedra como essa poderá interferir menos no pensamento do que um laptop. Ela está fechada nos seus significados, libera apenas um que impede a minha ocupação da mesa, posto que está ali, maior do que tudo o mais, e silencioso.



Penso no Bez Batty que ama as pedras e especialmente os basaltos que procura nos rios e nas encostas e chega mesmo a fazer pequenos acordos com trabalhadores que arrancam pedras no solo para mais facilmente edificar suas construções. Anda a procura de uma pedra muito especial, de coloração ainda não vista, rara formação do solo a se revelar como encanto e surpresa. Teria o Bez trazido essa pedra roliça e posto na minha mesa, sem que ninguém da casa percebesse se não eu mesmo, como mais um enigma da manhã?

Não faz sentido, não seria o fiel depositário de uma tamanha descoberta e nem faria sentido que eu, tão desprovido desse talento das mãos e do olhar, e não ele, tivesse a sabedoria de dar voz e sentimento àquela pedra.

Fica como mais uma descoberta sem revelação.

IML de Vacaria RS passará por Reformas

Prédio do IML de Vacaria deve passar por reformas
Caso não sejam tomadas medidas, instalações podem ser interditadas.

A Prefeitura de Vacaria assinou termo de cessão com a Secretaria de Segurança Pública, onde o governo do Estado será o responsável pela área do Instituto Médico Legal, pelo período de cinco anos.
Funcionando junto ao cemitério Santa Clara, o IML está em condições precárias, necessitando de melhorias urgentes principalmente, nas redes elétrica e de esgoto. O Ministério Público já anunciou que caso não sejam tomadas medidas a curto prazo será solicitada a interdição do local, passando, então, as necropsias a serem feitas em Caxias do Sul.
Através do termo de cessão, o governo estadual pretende em breve iniciar as obras de melhorias em parceria com a Prefeitura de Vacaria.
A Secretaria de Segurança irá destinar os recursos e o município participará com a mão-de-obra. Já o setor administrativo do IML irá funcionar junto ao prédio do IPE, na rua Júlio de Castilhos, em frente a Coordenadoria Regional de Educação. Em 2008 a Prefeitura de Vacaria destinou um terreno na rua Flamino Moreira, ao lado da Junta de Conciliação do Trabalho para a construção do prédio do Instituto Geral de Perícias – IGP.



Rádio Fátima AM (Jornalismo), 21/01/2010, 08h06

Entidades Irão Receber Renda do Rodeio


Entidades receberão parte da renda da bilheteria do Rodeio



Quatro entidades devem ser contempladas. (foto: Ladimir Fabis) Em uma decisão tomada nessa semana, a organização do 28º Rodeio Crioulo Internacional deve repassar a entidades assistenciais do município 5% da renda da bilheteria do evento para que utilizem no seu trabalho realizado junto a comunidade de Vacaria. A iniciativa já repercutiu entre a coordenação dessas entidades.
A presidente do Rotary Club Vacaria dos Pinhais, Tânia Borges Visentin, destacou que já tiveram a experiência de uma parceria com o CTG Porteira do Rio Grande, que acabou rendendo recursos para a implementação do projeto de um banco ortopédico.
Já a Liga Feminina de Combate ao Câncer, outra entidade a ser contemplada, deve colocar integrantes na portaria do parque de exposições Nicanor Kraemer da Luz para realizar um trabalho de recepção e informação ao visitante que chegar ao Rodeio Crioulo Internacional.
Também devem receber parte desse repasse a Associação Pró Renais Crônicos de Vacaria e o Rotary Club de Vacaria.

Confira também nosso hotsite do Rodeio de Vacaria!



Rádio Fátima AM (Jornalismo), 21/01/2010, 08h54

Corredor da Maçã

Depois da aprovação e publicação da Lei 13.369/2010 (Maçã e Suco de Maçã na Merenda Escolar), o novo desafio está no PL 235/2009, tramitando na Assembléia Gaúcha. Se for aprovado o projeto que estabelece um “corredor fitossanitário para a maçã e pêra”, apresentado pelos deputados Jerônimo Goergen e Francisco Appio, nenhuma produção estrangeira das frutas e derivados (Mercosul ou qualquer origem), transitará pelo Estado, sem análise de pragas. Para a proteção dos pomares gaúchos, o Executivo criará um “corredor protegido para o trânsito das frutas”. Faz parte do esforço para a erradicação da principal praga que ameaça nossas macieiras, a Cydia Pomonella, existente na Argentina. A Embrapa dirige ações que integram poder público e privado, para erradicar a doença. Macieiras foram erradicadas, árvores nas áreas urbanas foram derrubadas e a fiscalização intensificada. Appio buscou parceria com Jerônimo Goergen, que tem experiência bem sucedida com o corredor fitossanitário para arroz, trigo, aveia, cevada e outros grãos, na Lei 12.427. Ambos apresentaram o PL 235/2009, que se encontra atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, aguardando Parecer.



Veja o PL 235 e sua Justificativa, a seguir:



Art. 1º – Fica proibida a comercialização, a estocagem e o trânsito de maçã e pêra e seus derivados importados de outros países, para consumo e comercialização no Estado do Rio Grande do Sul, que não tenham sido submetidos à análise de resíduos químicos de agrotóxicos ou de princípios ativos usados, também, na industrialização dos referidos produtos, bem como, não tenham sido submetidos à análise de pragas que podem incidir nas frutas, em especial a Cydia Pomonella.

Art. 2º - Fica criado o corredor fitossanitário, visando proteger os pomares de maçã e pêra localizados no Rio Grande do Sul, de pragas como a Cydia Pomonella. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, Deputado Jerônimo Goergen e Deputado Francisco Appio.

JUSTIFICATIVA

Os produtores de maçãs no RS, principalmente os localizados na serra gaúcha, estão preocupados com a constante incidência da praga Cydia Pomonella nas frutas importadas da Argentina. Tal praga age com vigor nas maçãs, inutilizando-as para o consumo humano. O parlamento gaúcho mobiliza-se no sentido de buscar soluções para combater estes hospedeiros. Em conjunto com o setor, propõe a implantação de um corredor sanitário com o objetivo de fiscalizar e conduzir a entrada de maçãs e também de pêras importadas no Estado, verificando sua sanidade.

A medida enquadra-se nos moldes da Lei Estadual 12.427, que dispõe sobre a comercialização, estocagem e o trânsito de arroz, trigo, feijão, cebola, cevada e aveia e seus derivados importados de outros países, para consumo e comercialização no Estado do Rio Grande do Sul, obrigando a pesagem e exames fitossanitários destes produtos.

O município de Vacaria é o maior produtor de maçã do Rio Grande do Sul, respondendo por mais de 50% da safra do Estado. Junto com Santa Catarina, o RS é o Estado que mais produz a fruta no país. A Cydia Pomonella é uma constante ameaça a pomicultura, já que afeta as culturas e acarreta sérios prejuízos aos produtores, causando inclusive danos ao meio ambiente devido ao uso de produtos tóxicos para seu combate. O ministério da agricultura já faz importante trabalho para a erradicação da praga, porém é necessária uma ação localizada que possa trazer mais efetividade neste combate, com a intervenção estadual no controle da fiscalização. Neste sentido o corredor sanitário seria uma eficaz opção. A maçã produzida no Rio Grande do Sul além de ser comprovadamente de alta produtividade, também apresenta extrema qualidade, sendo inclusive uma grife até mesmo internacional, temos que criar mecanismos para proteger esta qualidade de nosso produto, resguardando os produtores para que tenham manutenção de mercado e renda.

Sala das Sessões, deputado JERÔNIMO GOERGEN – deputado FRANCISCO APPIO.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Polícia conclui Inquérito Morte de Brigadiano

Polícia conclui inquérito sobre morte de policial em Jaquirana
Os três acusados da autoria do crime foram ouvidos nesta quarta-feira,20/01, pelo delegado Carlos Alberto Defáveri

O delegado de polícia Carlos Alberto Defáveri interrogou nesta quarta-feira,20/01, no Presídio Central,os acusados da morte do policial militar de Jaquirana Valdecir Candido Luiz.
A Delegacia de Polícia de Jaquirana vai remeter nesta quinta-feira,21/01, à Justiça, o inquérito policial do crime ocorrido em 25 de dezembro no centro da cidade, em frente a Estação Rodoviária.
No dia 30 de dezembro, após intensas investigações que levaram à identificação do trio, a DP Jaquirana protocolou o pedido de prisão temporária, decretada pela Juiza de Bom Jesus no mesmo dia.
Os três homens foram presos dias depois, já em Viamão, em uma abordagem a suspeitos feita pela Brigada Militar.
Segundo o delegado,não há dúvida alguma que os indivíduos fugiram da IPEPE em Charqueadas, antes do Natal, dia 23, logo após terem recebido progressão para o regime semi-aberto, com ajuda de outro criminoso de Caxias do Sul.

Na cidade serrana, praticaram roubos a mão armada e fugiram para Jaquirana, onde a familía de Fábio Junior tinha uma propriedade.
Dia 25, já em Jaquirana, devido ao carro roubado estar com pouca gasolina, resolveram assaltar um casal que estava na Gruta Nossa Senhora de Lurdes, na RS 110, levando outro veículo e dinheiro.

Esconderam-se numa propriedade rural saindo às 17 horas, para abastecer o carro e fugir para Porto Alegre.
No centro da cidade, houve a abordagem dos policiais militares e a morte do PM Valdecir Cândido. Dois criminosos reagiram e um deles tomou a arma do policial desferindo um tiro a queima-roupa.
Os bandidos fugiram, na fuga estourou um pneu e esconderam-se nos matos, reaparendendo dois dias depois, para assaltar um casal de aposentados no camping Princesa dos Campos, fugindo novamente, desta vez levando uma camioneta F1000 cabine dupla.

Segundo os relatos feitos pelos próprios criminosos ao Delegado, com a camionete chegaram ainda no mesmo dia em Porto Alegre, onde venderam a camionete e as armas dos PMs e praticaram mais crimes até serem presos.

EDSON VIEIRA DE JESUS (26, de Canoas-Rs) ADILSON EDEMAR CAMARGO DE MATOS (39, natural de Tuparendi mas residente em Esteio) e FÁBIO JUNIOR DE FREITAS (29, Caxias do Su), serão indiciados por homicídio qualificado e cinco roubos à mão-armada.

O inquérito também provou que quem disparou o tiro no PM foi Adilson Edema Camargo de Matos , que após tomar a arma do policial, o executou com um tiro na lateral do peito.




Rádio Fátima AM (Jornalismo), 21/01/2010, 08h33

PMs Temporários

Estado inicia a partir de hoje formaturas de PMs Temporários
21/01/2010 09:29


A partir desta quinta-feira (21) o governo do Estado, por meio da Brigada Militar, inicia a formatura dos 212 policiais militares temporários que concluíram o Curso de Habilitação de Policial Militar Temporário. A ação está alinhada ao projeto de Recomposição de Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ) .

Os militares temporários selecionados e contratados como Soldado Temporário vinculam-se, obrigatoriamente, ao Regime Geral da Previdência Social, sujeitando-se, no que couber, às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar. A contratação é feita pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano.

São requisitos para participar do certame ser brasileiro, possuir ilibada conduta pública e privada, ter concluído o serviço militar obrigatório das Forças Armadas em período não superior a três anos antes da data de abertura das inscrições ao processo seletivo, ter sido licenciado no mínimo no comportamento Bom, não ter sido punido pela prática de falta grave na forma do regulamento disciplinar da Força a que servia, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter concluído o ensino fundamental, possuir Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria e não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função Policial Militar.

As formaturas dos novos policiais militares temporários estão previstas de acordo com o seguinte calendário:

CRPO FO (21/1) - 19h/2º RPMon - Santana do Livramento
CRPO VRP (22/1) - 9h/Em frente à Igreja Matriz de Rio Pardo
DLP-CPC (22/1) - 10h/Departamento de Logística e Patrimônio
CRPO Central (22/1) - 10h/Auditório da Escola Técnica da Polícia Militar (ETPM) de Santa Maria
CRPO Missões (22/1) - 10h30/Sede do 14º BPM - São Luiz Gonzaga
CRPO Planalto (26/1) - 10h/Sede Social da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) - PASSO FUNDO
CRPO Sul (29/1) - 10h/Sede do 4ºBPM - Pelotas

Fonte: Ascom BM

Sossela Comemora Recuperação de Cadeira






Sossella comemora recuperação de cadeira do PDT no Parlamento gaúcho



O deputado Gilmar Sossella afirma que o Estado e o PDT ganham muito com o ingresso de Ciro Simoni no Parlamento gaúcho. Médico radiologista com experiência política acumulada como prefeito de Osório e deputado estadual, Ciro Simoni passa o ocupar a sétima cadeira na bancada trabalhista na Assembleia Legislativa. A vaga foi recuperada por votação unânime pelo TRE que cassou ontem (20) o mandato do primeiro suplente, Coffy Rodrigues, que trocou o PDT pelo PSDB

Sossella destaca as qualidades do agora deputado Ciro Simoni:

"O deputado Ciro Simoni é um companheiro coerente, ético e está identificado com as bandeiras do trabalhismo. Com certeza ganhamos um grande reforço em nossa caminhada pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul ", afirma o líder municipalista.

Sossella esteve mobilizado pela recuperação da vaga do PDT no Parlamento gaúcho. Desde que o deputado Rossano Gonçalves renunciou o mandato para eleger-se prefeito de São Gabriel, a bancada trabalhista contava com apenas seis parlamentares, já que Coffy Rodrigues, mesmo no PSDB, assumiu a vaga do PDT.

Conforme Sossella, a bancada trabalhista sofreu inúmeros prejuízos neste período. O mais recente ocorreu durante a CPI da Corrupção, onde o PDT esteve representado por apenas um deputado, diferente da compoisção original que deveria ser com dois parlamentares.

"Comemoramos o resultado do TRE por entender que a vitória é do cidadão que votou nas propostas do PDT", enaltece Sossella.

CPERS Realiza Encontro


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
CPERS realiza Encontro Internacional Resistindo ao Neoliberalismo: Uma Outra Educação é Possível

O CPERS/Sindicato promove no próximo dia 27 o Encontro Internacional “Resistindo ao Neoliberalismo: Outra Educação é Possível”, evento aberto ao público e que ocorre paralelo ao Fórum Social Mundial. Com participação de especialistas internacionais em Educação, trazidos especialmente para o Encontro, a iniciativa visa discutir as experiências e práticas na área educacional do Brasil, Argentina, Cuba, Inglaterra e México.

Em comum, fora o Brasil, estes países possuem índices de 100% de alfabetização e o setor, excetuando Cuba, sofre forte assédio da iniciativa privada, principalmente dos grandes grupos econômicos, para adotarem práticas de gestão neoliberais, em detrimento de suas tradições democráticas de ensino. Todos eles contam também com sindicatos e entidades da sociedade civil, semelhantes ao CPERS/Sindicato, que resistem aos planos e políticas privatistas e embora as condições de luta sejam desiguais, os trabalhadores em Educação têm obtido vitórias e conquistas significativas.

Os painéis do evento serão realizados no Salão São José, do Centro de Eventos Plaza São Rafael, na avenida Alberto Bins, 509, a partir das 14 horas e culminarão com a inauguração do Símbolo Internacional da Resistência ao Neoliberalismo na Educação, obra do escultor Valdomiro Motta, a ser instalada no hall da sede do CPERS/Sindicato.

PROGRAMAÇÃO

14h: Abertura

14h30: Atividade cultural

Apresentação de Pedro Munhoz, cantor e compositor

15h: Painel

Painelistas:

• José Clóvis de Azevedo / Brasil: Doutor em Educação, pesquisador e coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista IPA. Foi Secretário de Educação de Porto Alegre (1997-2000) e Reitor da Universidade Estadual (UERGS) (2001/2003).

• Alberto L. Bialakowsky / Argentina: Professor titular e pesquisador em sociologia / Instituto de Investigações G. Germani da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Presidente de ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia).

• Martin Powell-Davies / Inglaterra: Professor desde 1986. Editor do periódico Classroom Teatcher. Secretário do Sindicato Nacional dos Professores da Inglaterra e País de Gales (National Union of Teachers / NUT). Candidato da oposição de esquerda à presidência do NUT em 2009 e também em anos anteriores.

• María Auxilio Heredia Anaya / México: Foi acadêmica da UAM e participou do Sindicato Único dos Trabalhadores da Universidade Autônoma da Cidade do México.

• María Isabel Domínguez / Cuba: Doutora, Diretora do Centro de Investigações Psicológicas e Sociológicas (CIPS) de Havana.

Debates

17h30: Inauguração do Símbolo Internacional da Resistência ao Neoliberalismo na Educação.

Fonte: Site CPERS Sindicato