sábado, 24 de julho de 2010

O Homem que Matou o Facínora - detalhe

Roda Viva


Para: "Roda Viva"
Envie sua pergunta


Ana Beatriz Barbosa Silva
Médica psiquiatra e escritora


Psiquiatras alertam que a maneira de ser e de viver pode contribuir para uma cultura de violência. Na TV e no cinema, psicopatas ganham cada vez mais espaço e seus papéis adquirem quase status de heróis. As manchetes de jornais dão destaque aos crimes, assim como os telejornais exploram o assunto. Corrupção, pedofilia e casos de agressões dividem a atenção dos veículos de comunicação e dos cidadãos.

Ana Beatriz Barbosa é psiquiatra, especializada em medicina do comportamento e estudiosa das questões ligadas à violência. Ela se dedicou ao estudo do funcionamento do cérebro, transtornos e vários outros temas ligados ao comportamento humano. Ana Beatriz Barbosa é autora de sete livros, onde chama a atenção tipos de violência que precisam ser tratados como problema social.

Participam como convidados entrevistadores:
Renato Lombardi, comentarista da TV Record; Ivan Martins, editor-executivo da Revista Época; Cláudia Collucci, repórter de saúde do jornal Folha de S. Paulo e mestre em história da ciência pela PUC de São Paulo e Suzane G. Frutuoso, chefe de reportagem do jornal Diário de S. Paulo

Colaboradores:
Juliana Ferreira Fernandes, publicitária (http://twitter.com/jufernandes); Michel Micas Namora, publicitário (http://twitter.com/micasisses); Simône Noronha, médica (http://twitter.com/simonenoronhaMD) e William Biagioli, produtor audiovisual (http://www.flickr.com/wbiagioli).

Apresentação: Heródoto Barbeiro



Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 21H00.



O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

OS MERCENARIOS' COM Sylvester Stallone e + um grande elenco "Eleito o me...

Gramsci




SEMINÁRIO NA UFF: GRAMSCI E OS MOVIMENTOS


Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares






Apresentação

Seminários e eventos para abordar os mais diversos temas e questões do pensamento de Gramsci têm sido numerosos no mundo e no próprio Brasil. Mas, são praticamente inexistentes os estudos dedicados a focalizar o diálogo fecundo que vem ocorrendo entre as perspectivas abertas por A. Gramsci e os movimentos populares. Na variedade das suas formas e manifestações, os movimentos populares latino-americanos apresentam profundas sintonias com a visão de mundo delineada por Gramsci. Desde final dos anos 60, quando os escritos de Gramsci começaram a ser divulgados no Brasil e na América Latina, observa-se uma crescente referência às suas idéias e categorias. O seminário que queremos realizar, portanto, se propõe a analisar e debater como, ao longo dos últimos 40 anos, as ferramentas teóricas de Gramsci foram assimiladas pelos movimentos populares. Mas, também, como estes conseguiram re-processar as idéias do pensador sardo amalgamando- as com uma inovadora práxis latino-americana, de modo a elaborar uma visão própria de sociedade e delinear um projeto alternativo de mundo.


A estrutura, os componentes e a dinâmica do seminário foram pensados de modo a investigar, de um lado, a relação entre o pensamento de Gramsci e os movimentos populares no recente contexto h istórico brasileiro e latino-americano, e, por outro lado, a focalizar as atenções sobre algumas questões que atualmente vêm sendo particularmente debatidas, como o processo de democratização no Brasil e na América Latina, a construção de um “Estado-ético” popular, a busca de um novo significado de hegemonia, a concepção de uma educação e de uma “escola unitária” alternativa.

Além de articular os aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos e destacar a singularidade dos movimentos populares brasileiros e latino-americanos, o seminário pretende debater também contradições e debilidades, levantar questões críticas e apontar desdobramentos, de modo a contribuir para renovar práticas político-pedagó gicas vigentes e aprofundar o desenvolvimento dos estudos e da pesquisa.

Neste sentido, é de se considerar que a realização desse seminário é uma iniciativa originada no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Pol� �tica e Educação (Nufipe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e parceiro de movimentos populares. Desde sua criação, em 2002, de fato, Gramsci e os movimentos populares têm sido “a mente e o coração” do nosso Núcleo, a partir dos quais temos organizado diversas atividades de extensão, cursos, pesquisas, orientação de monografia, de dissertação, de teses e diversas publicações, como pode ser observado pelos registros no Diretório de Grupos de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisas, CNPq. Em Gramsci, e autores sintonizados com o seu pensamento, o Nufipe encontra seus referencias teóricos fundamentais. E, nos movimentos populares, os interlocutores principais que lhe inspiram a pesquisa e a práxis político-pedagó gica. Além de regional e nacional, o seminário tem um alcance internacional, não apenas pelas diversas relações e parcerias que o Nufipe vem estabelecendo dentro e fora do Brasil, mas porque “Gramsci e os Movimentos Populares” só podem ser compreendidos plenamente nesse grande circuito. Esperamos, com isso, aprofundar os vínculos entre o mundo acadêmico e a dinâmica dos movimentos populares, entre o pensamento de Gramsci e a práxis político-pedagó gica latino-americana.

Prof. Dr. Giovanni Semeraro
Programação

Auditório Florestan Fernandes – Campus do Gragoatá, bloco D

Dia 13/9

■18h - Solenidade de abertura
■18h30 - Conferência de abertura: Prof. Dr. Atilio Boron (Argentina) e Prof. Dr. Carlos Nelson Coutinho (UFRJ). Coordenador: Prof. Dr. Giovanni Semeraro (Nufipe/UFF)

------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- -----
Dia 14/9

■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Marcos Del Royo (Unesp), Profª Drª Rosemar y Dore (UFMG), Prof. Dr. Luiz Augusto Passos (GPMSE/UFMT) . Coordenador: Prof. Sérgio Turcatto (Nufipe/UFF)
■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
■18h às 20h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Fabio Frosini (Itália), Prof. Dr. Luis Tapia (Bolívia), Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF). Coordenador: Vitor Fraga (Nufipe/UFF)
■20h30 - Atividade cultural

------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- -----
Dia 15/9

■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Marcos Marques (Nufipe/UFF) , Profª Drª Artemis Torres (GPMSE/UFMT) , Profª Drª Roberta Lobo (UFRRJ), Profª Drª Valéria Correia (UFAL). Coordenador: Rodrigo Lima (Nufipe/UFF)
■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
■18h às 20h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Joseph Buttigi eg (EUA), Prof. Dr. Alvaro Bianchi (Unicamp), Prof. Dr. Luiz Alberto Gómez de Sousa (UCAM). Coordenador: Néliton Azevedo (Nufipe/UFF)
■20h30 - Atividade cultural

------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- -----
Dia 16/9

■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Antonio Brand (UCDB), Profª Drª Adonia Prado (UFF), Prof. Dr. Percival Tavares (Nufipe/UFF) , Profª Drª Lia Tiriba (UFF). Coordenador: Diego Chabalgoity (Nufipe/UFF)
■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
■18h às 20h30 - Conferência de encerramento: Prof. Dr. Guido Liguori (Itália), Prof. Dr. Alvaro Oviedo (Col�?mbia), Prof. Dr. Giovanni Semeraro (Nufipe/UFF) . Coordenador: Prof. Drª Martha D�?Ângelo (Nufipe/UFF)
■18h às 20h30 - Atividade Cultural




__._,_.___
-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Debate Segurança Pública

Secretário em exercício debate Segurança Pública com prefeitos de 40 municípios gaúchos
23/07/2010 20:35


Segurança Pública com base em resultados. Com este tema o secretário em exercício da SSP, Rubens Edison Pinto palestrou durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), no Salão da Sociedade Irmãos da Opa, na cidade de Taquari, distante 94 Km de Porto Alegre. Estiveram presentes os prefeitos e representantes dos 40 municípios que integram a entidade.

Antes da manifestação do secretário, a organização do evento abriu espaço para os representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público e Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari. O delegado João Alberto Selig, titular da Delegacia de Polícia Regional (19ª DPR), sintetizou as atividades da corporação na área sob responsabilidade dele, ressaltando as dificuldades ainda existentes quanto ao número disponível de servidores. Logo depois, o coronel Antonio Scussel, comandante do CRPO-VT – Comando Regional de Policiamento Ostensivo – Vale do Taquari, responsável por 38 municípios da região, relatou a queda dos índices de criminalidade, segundo ele “em função do aumento de 392 para 540 novos policiais militares (148), e das 38 novas viaturas disponibilizadas pelo Governo do Estado para serem utilizadas.

No espaço aproximado de 50 minutos e utilizando recursos técnico-visuais, o secretário em exercício da SSP ofereceu uma síntese global das ações de Segurança Pública desenvolvidas nos últimos três anos e meio, segundo ele o “diagnóstico e planejamento de ações integradas”. Rubens Edison Pinto afirmou que “o investimento em Segurança Pública passou a ser prioridade do Governo do Estado a partir do déficit zero alcançado”. E enumerou o enfrentamento dos desafios propostos por meio de projetos de gestão: 15 milhões de reais na contratação de 8.230 novos servidores; mais de 92 milhões e meio de reais investidos na aquisição de veículos (renovação da frota); recomposição de vagas prisionais através da construção e reforma de presídios, além de iniciativas de ressocialização de apenados. Por fim, investimentos em Inteligência com vistas à Copa das Confederações e Copa do Mundo nos anos de 2013 e 2014, respectivamente.

Presídio de Lajeado

Responsável por 60 por cento das vagas prisionais na região do Vale do Taquari, o presídio de Lajeado é motivo de preocupação por parte dos prefeitos, comunidade e de questionamentos da Imprensa de toda a região. Segundo o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (COREDE-VT), o Governo do Estado encaminhou a destinação de uma área para a construção da nova unidade prisional, em parceria com a prefeitura de Lajeado e recursos do Governo Federal. A obra representa a criação de 600 novas vagas para corrigir a defasagem de um presídio com capacidade para 120 detentos e que, no momento, abriga o número de 340. Porém, ocorreu o embargo das obras, em função da uma aldeia indígena instalada nas proximidades, em iniciativa da FUNAI. Além disso, questões ambientais e interesses da população que mora na vizinhança, impedem que o projeto avance.

Revista Veja




23 de julho de 2010

Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.

VEJA.com - veja@abril.com.br



Edição da semana (n° 2175 - 28 de julho de 2010)

Família
O poder do perdão
Assumir o erro, repudiá-lo e demonstrar arrependimento, de um lado, e ser capaz
de afastar a sensação de injustiça causada
por uma ofensa, do outro – eis a equação
de uma das atitudes morais mais nobres
e emocionalmente complexas já criadas
pela civilização ocidental

• Índice da edição




Entrevista
No comando do futebol do Flamengo, Zico diz não aceitar bandido
STF
Lentidão da Justiça
livra Paulo Maluf
de acusações





Aviação
Decolagem autorizada
Embraer recebe encomendas
no valor de 9 bilhões de dólares Justiça
Mentir é crime sexual?
Israel condena árabe que se passou
por judeu para conquistar mulher




Eleições I
Vice de Serra acertou ao se espantar com
a ligação de membros
do PT com as Farc
Eleições II
Biografia de Marina Silva traz episódios saborosos sobre a vida da candidata do PV





Cinema
Mensalão em Sucupira
Em O Bem Amado, Odorico Paraguaçu
faz conluios com a esquerda corrupta Guia
Sobrou. E agora?
Acertar na quantidade exata de cada refeição
é tarefa praticamente impossível




Maílson da Nóbrega
Desindustrialização e
a volta do Jeca Tatu
Roberto Pompeu
de Toledo
A urna e a escola





Destaques on-line

Na era do 3D
Saiba como aproveitar os novos recursos
dessa tecnologia e descubra o que vem por aí





Teste
Linguagem canina – Conheça os sinais
corporais que os cães usam para
se comunicar e descubra se você sabe
entender o seu bicho
Temas em Foco
Derrotada na Copa, a seleção começa a desenhar seu futuro nesta semana com a promessa de renovação. Conheça os jogadores que podem participar dessa transformação.





Vídeo
Casa do Futuro – Assista a reportagem
em vídeo sobre uma casa digital onde várias
tarefas são realizadas por sistemas inteligentes
Game sem controle
A convite de VEJA.com, seguidores de nosso perfil no Twitter testam a tecnologia que dispensa os controles manuais nos jogos.





Colunistas
Blog
Reinaldo Azevedo
Mais Farc, mais PT


"Por que existe tanta resistência em cuidar
do binômio PT-Farc? Os vínculos existem"

Radar on-line
Lauro Jardim
Reforço aquático


"A CBDA vai captar 1 milhão de reais em incentivos fiscais para promover competição "
Coluna
Augusto Nunes
Jingle malandro


"É Lula apoiando Collor,/é Collor apoiando Dilma..."
Sustentável
Denis Russo
Terceira fronteira


Genética
Mayana Zatz
Polêmica


Consultório
Betty Milan
Ter ou não ter?


Todoprosa
Sérgio Rodrigues
Tweetuivo


Blogs da redação
Futebol
Blog da Copa
Balanço de 2010


Eleições
Política
Dilma: 7ª multa


Cultura
VEJA Meus Livros
Ferreira Gullar


Variedades
Dez Mais
Final infeliz


Variedades
Diz o Estudo
Câncer



Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Estado Libera Recursos

Governo do Estado libera recursos para reformas do prédio do DML em Porto Alegre
24/07/2010 10:37


O governo do Estado autorizou, nessa sexta-feira (23), a Secretaria de Obras Públicas a iniciar o processo de reforma no prédio do Departamento Médico Legal (DML), em Porto Alegre. As obras estão orçadas em R$ 417,1 mil. Os recursos são destinados à melhoria das condições de atendimento aos familiares das vítimas que necessitam dos serviços do necrotério.

A ação prevê reformulação interna para a melhoria dos serviços de necropsia no pavimento térreo do DML. A reforma abrangerá a intervenção em área de 610m², compreendendo todas as dependências dos serviços de necropsia, incluindo os executados no auditório do segundo pavimento do prédio, com área de 132m². Também será realizada a impermeabilização de dois terraços, abrangendo 148m², em uma área total de 890m². A partir do início dos trabalhos, o prazo para conclusão da obra está previsto para 120 dias.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Morte do filho da atriz Cissa Guimarães

A morte do fllho da atriz Cissa Guimarães traz a luz do debate novamente da corrupção da Policia Militar do RJ que recebeu propina para aliviar o assassino do voltante, que atropelou o filho da atriz. As mudanças nas leis de trânsito devem ser debatidas num país sem estrutura, sem organização e sem vergonha querem sediar Copa do Mundo e Olimpíadas. Infelizmente o Rio de Janeiro que era o cartão postal do país hoje é a péssima imagem do Brasil, é a vergonha nacional onde até aquele idiota do Silvester Stalone fala mal do nosso país parece que é tudo igual. Mas tem Estados brasileiros sérios e éticos. Mas precisamos mudar tudo infelizmente o Governo Lula somente tem a revolução na tese do programa do PT ainda as coisas continuam igual bagunçada como sempre foram, muita corrupção até no PT os mensaleiros continuam soltos e rindo da cara do povo brasileiro.

Mano na Seleção

A CBF pagou mico de circo anuncio Muricy Ramalho que õ Fluminense não aceitou quebra de contrato e convidou Mano Menezes que deixa o timão. Mano é um bom técnico espere que consiga aguentar a pressão

Estamos de Aniversário

Hoje completo 46 anos de idade, estamos trabalhando neste blog, levando as informações necessárias para vocês. Esperamos que talvez 47 anos estejamos em Porto Alegre, o presente que eu queria era voltar a morar na capital do Estado.

Mano Menzes Novo Treinador da Seleção

Um dia depois de Muricy Ramalho ter se recusado a assumir a Seleção Brasileira, a CBF acertou com um novo técnico. Trata-se de Mano Menezes, que deixa o Corinthians para comandar o projeto que vai culminar com a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mano confirmou que aceitou a proposta da CBF em entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado, após dirigir o treino do Timão.

- Gostaria de comunicá-los que, como já estão sabendo, recebi o convite da CBF para assumir o comando da Seleção Brasileira. Tive uma conversa longa com Ricardo Teixeira e aceitei o convite dele - afirmou o treinador.

- Todo o Brasil, a partir de agora, eu digo oficialmente que aceito o convite para ser o técnico da Seleção Brasileira - completou Mano.

Mano Menezes iniciou carreira como técnico em 1997, dirigindo o Guarani-RS. Porém foi em 2004 que ele despontou para o cenário nacional ao conduzir o modesto XV de Novembro-RS a ser semifinalista da Copa do Brasil. No ano seguinte já estava no Grêmio, dirigindo o Tricolor na campanha de volta à elite do futebol nacional. O título da Série B do Brasileiro foi conquistado com a famosa Batalha dos Aflitos. Ainda pelo Grêmio foi campeão gaúcho em 2006 e 2007. Também em 2007 foi finalista da Copa Libertadores, com os gremistas caindo na decisão diante do Boca Juniors.

Depois do Grêmio, Mano Menezes assumiu o Corinthians em 2008 e conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2009 levou o Timão a ser campeão paulista e da Copa do Brasil.

Mano Menezes repete assim a História de Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira. Ambos, quando treinavam o Corinthians, foram chamados para assumir o Brasil e aceitaram a proposta.


.Fonte: Yahoo