segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reforma na Praça

REFORMA DA PRAÇA INICIA EM JANEIRO


Na terça-feira,(21) a administração municipal assinou contrato com a empreiteira I.E.E Instaladora Elétrica Ltda., de Igrejinha, RS, para a realização da primeira etapa da reforma da Praça Daltro Filho. A obra compreende a construção de dutos subterrâneos para energia elétrica e a colocação de nova iluminação, além de posterior limpeza, reaterro e compactação das valas para pavimentação do piso.

A fiscalização da obra, bem como a sua liberação, será realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. O prazo para a execução completa é de 4 meses, a partir da ordem de serviço que marca o dia 3 de janeiro de 2011, para o início da obra.

O valor do contrato para construção da nova rede elétrica da Praça é de R$ 200.755,35.
Fonte: Prefeitura de Vacaria RS

Retirada da Santa da Catedral de Vacaria RS - Site da Prefeitura

RETIRADA DA SANTA


Nesta quinta feira(23) uma equipe de técnicos com auxilio de um
guindaste trabalhou na tentativa de remover a imagem que fica no alto da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, no centro de Vacaria.
Acompanhados pelos olhares atentos da população, não mediram esforços no sentido de executar a arriscada tarefa, sem danificar a estátua de gesso e concreto que foi colocada lá ainda na década de 50.
Com cerca de 5 toneladas, a imagem está comprometendo a estrutura da igreja de pedra em estilo gótico que é ponto
turístico e um dos símbolos do município.
Ao final da tarde por várias vezes o guindaste tentou içar a imagem que permaneceu imóvel.
Frustradas as tentativas, por volta das 18 e 30 horas e equipe recolheu o guindaste e se retirou.
Nesta manhã de sexta-feira(24) os trabalhos foram retomados e a expectativa da empresa responsável
é de que até o meio dia o trabalho de retirada da santa esteja concluído.
Fonte: Prefeitura de Vacaria RS

Data: 24/12/2010





Trabalho de Remoção da Santa

Começa trabalho de remoção da imagem de Nsa. de Oliveira de cima da Catedral

A data de hoje, quinta-feira, dia 23 de dezembro de 2010, é para ficar na história de Vacaria e na lembrança dos vacarianos e das pessoas que vieram de outras localidades, pois, por volta das 10 horas da manhã, uma equipe de técnicos em guindastes da empresa Vanin, de Caxias do Sul, iniciou os trabalhos da retirada da imagem de Nossa Senhora da Oliveira de cima da Catedral Diocesana.

Até ás 18 horas de hoje, os funcionários da empresa tentaram em vão tirar a imagem do lugar. A mesma está colocada sobre uma base de concreto com ferros e cimento no meio das duas torres da Catedral, desde o ano de 1952. Portanto, há 58 anos.

Segundo informações, a imagem foi colocada no lugar a pedido de Nicolau Chedid, para pagar uma promessa feita pela saúde de seu filho.

Os funcionários da empresa Vanin, com uma espécie de furadeira, retiraram mais da metade do concreto em volta dos pés da imagem e acionaram o guindaste até a capacidade de 12 mil quilos para içá-la. Porém não houve um movimento sequer.

Conforme informações de Ricardo, engenheiro-chefe da equipe da empresa Vanin, como o guindaste não pode ficar erguido devido força dos ventos que podem tombar o caminhão, o trabalho de remoção da imagem da santa continuará amanhã, sexta-feira, dia 24, a partir das 7h30min da manhã.

Indagado pela nossa reportagem se a estrutura da imagem não está comprometida e que ela sem estar amarrada ao guindaste poderia cair, Ricardo disse que não e, que amanhã, o primeiro trabalho dos funcionários é soltar a base de concreto na frente da imagem como foi feito ao redor dela, para que então o guindaste possa içá-la para cima e posteriormente trazê-la para baixo para ser colocada no lugar reservado para a mesma.

Desde quando iniciaram os trabalhos até o final do dia, centenas de pessoas sentadas em cadeiras de praia ou até mesmo no gramado dos canteiros da praça Daltro Filho, acompanharam o trabalho da equipe tomando chimarrão e discutindo sobre se a imagem deveria ou não ser removida.

Ainda segundo informações extra-oficiais, a empresa teria cobrado 10 mil reais para realizar o trabalho de remoção da imagem.

Na foto, um técnico da empresa retirando concreto da base da imagem.


Data: 23/12/2010 - 20:08
Fonte: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

Avó abusa da Neta parte 2

PC faz prisão preventiva por tentativa de estupro

A Polícia Civil de Vacaria efetivou, na manhã dessa sexta-feira, dia 24, a prisão preventiva de um homem de 64 anos, suspeito da prática de estupro contra vulnerável, uma criança de 12 anos de idade, sua neta.

Segundo investigações, o homem abusava da menina há pelo menos desde os 10 anos de idade.

O mandado de prisão foi requerido pelo delegado Anderson Silveira de Lima, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Vacaria e contou com o apoio dos delegados Alencar Carraro e Vítor Fernando Boff.

O inquérito será encaminhado à Justiça nos próximos dias.


Data: 24/12/2010 - 15:53
Fonte: Delegacia de Polícia de Vacaria

58 Anos Depois imagem é Retirada da Catedral de Vacaria RS

Depois de 58 anos, imagem de Nossa Senhora da Oliveira é removida de cima da Catedral

Exatamente ás 11h50min da manhã dessa sexta-feira, dia 24, a imagem de Nossa Senhora da Oliveira que estava fixada entre as duas torres, em cima da Catedral Diocesana desgrudou-se e foi trazida ao solo pela equipe de técnicos da empresa Vanin, de Caxias do Sul.

Os trabalhos que iniciaram ainda na manhã, de ontem, quinta-feira, dia 23, ainda não foram concluídos pois ainda falta colocar a imagem ao lado direito da igreja entre a Catedral e a Casa Canônica.

A referida imagem que desde o ano de 1952 (há 58 anos) foi colocada em cima da igreja a pedido de Nicolau Chedid, para pagar uma promessa feita pela saúde de sua filha, ao descer pelo guindaste causou emoções diversas nas pessoas que desde as primeiras horas da manhã de hoje acompanhavam os trabalhos.

Uns choravam, outros riam de felicidade por estar mais perto da imagem e aplaudiram muito quando a imagem ficou, ainda presa pelo guindaste, quase na porta de entrada da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira.

Este, certamente será um dia para ficar na lembrança de muitos vacarianos e das pessoas que vieram de outras localidades para ver o trabalho de remoção da imagem.


Data: 24/12/2010 - 16:03
Fonte: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

Avó abusa da Neta

A Policia Civil de Vacaria deteve um homem de 64 anos, suspeito de manter relações sexuais com a neta de doze anos. Segundo as investigações, ele abusava da menina há cerca de dois anos.

O mandado de prisão foi solicitado pelo delegado de Proteção à Criança e ao Adolescente de Vacaria, Anderson Silveira de Lima. A prisão contou com o apoio dos delegados Alencar Carraro e Vitor Fernando Boff.

O homem foi levado ao presidio, que está hoje com 297 detentos, sendo que a capacidade é para 114. A cela feminina de quem tem capacidade para cinco mulheres, está com 21 detentas.
por Fábia Schüler - Fatima e Maisn vac (Rádio Fátima AM), dia 27/12/2010 às 07:54

122.041 ocorrências no Estado do RS

Estado contabiliza, em quatro anos, 122.041 ocorrências a menos em delitos graves
26/12/2010 13:42
Nos últimos quatro anos, durante a gestão da governadora Yeda Crusius, a Secretaria de Segurança Pública contabiliza uma significativa melhora no setor, tomando-se por base os Indicadores de Criminalidade, acompanhados diariamente pelo órgão. São 122.041 ocorrências a menos em delitos de maior gravidade - homicídios, latrocínios, roubos e furtos, roubos e furtos de veículos, extorsão e extorsão mediante sequestro, estelionato, delitos de corrupção, posse e tráfico de entorpecentes.

“Em quatro anos, são 122.041 pessoas que pelo menos deixaram de ser vítimas de um ou mais desses delitos, alguns irreparáveis, o que constitui-se num excelente resultado preventivo, que é busca permanente de todos os órgãos da Segurança Pública”, enfatiza o titular da pasta, general Edson de Oliveira Goularte.

Conforme demonstra o secretário, a partir de 2006, quando o registro era de 358.115 ocorrências, houve gradativa redução desse total. “Em 2008, foram cerca de 15.554 ocorrências a menos; em 2009, novamente uma redução de 42.007 ocorrências e, em 2010, persistindo a mesma tendência dos 11 primeiros meses do ano, chegaremos a 66.480 ocorrências a menos. Isso totaliza, nos quatro anos de governo, a expressiva marca de 122.041 ocorrências a menos”, comemora.

Para o general, o resultado se deve, em primeiro lugar, ao fato de “o Governo dar a verdadeira importância que a área, há muito tempo, vinha merecendo, com base nas indicações da própria sociedade”. Por intermédio do Programa Estruturante Cidadão Seguro, com recursos para investimentos de R$ 486 milhões, ressalta o secretário, foram inúmeras ações voltadas para um amplo reaparelhamento e fortalecimento da Brigada Militar, Policia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Motim no Presidio de Vacaria RS


Policial que estava na guarita foi apedrejado por detentos (Foto: RD Fátima)
O princípio de motim ocorreu por volta das 14h10min dessa terça-feira, 22/12, no Presídio Estadual de Vacaria. Um rapaz, que passava na rua jogou dois pacotes para o interior da penitenciária. Um dos pacotes caiu no pátio, onde estavam os detentos e não foi localizado. Outro caiu próximo a guarita, que teve um policial apedrejado quando tentou pegar o pacote, que tinha dois carregadores de celular e 330 gramas de maconha.

A situação foi controlada com o reforço de efetivo da Brigada Militar. O comandante do 10º Batalhão, Major Vilmar Araldi informou que foram necessários efetuar dois disparos para arma não letal para controlar o motim.

O rapaz que jogou os dois pacotes para o interior do presidio já foi identificado, através de uma câmera de videomonitoramento que foi instalada na esquina da rua Presidente Kennedy com a Campos Sales. O presidio de Vacaria está hoje com 293 detentos, sendo que 20 são mulheres. A capacidade do prédio é para 114 presos.
por Fábia Schüler - Fatima e Maisn vac (Rádio Fátima AM), dia 23/12/2010 às 07:46

Retirada da Santa da Catedral de Vacaria RS - Jornal Pioneiro de Caxias do Sul

Religião | 26/12/2010 | 16h07min

Imagem de santa em Vacaria deve ser colocada definitivamente entre igreja e casa paroquial

Estátua de Nossa Senhora da Oliveira foi removida do alto de igreja porque estava causando rachaduras

Kelly Isis Pelisser | kelly.pelisser@pioneiro.com
Compartilhar6

Depois de 58 anos no alto da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, a imagem da santa padroeira do município foi removida na sexta-feira. A santa em concreto de cinco metros de altura, estava causando rachaduras no prédio da igreja.
Leitores enviaram fotos da remoção da estátua para o canal Leitor-Repórter. Confira! Você também pode participar

A operação, com uso de um guincho, se iniciou na quinta, às 10h, e só foi concluída às 13h de sexta. Conforme o pároco da Catedral, Monsenhor Germino Pagno, a princípio, engenheiros acreditavam que a estátua devia pesar cinco mil quilos.

Mas, depois constatou-se que o peso chegava a cerca de 10,8 mil quilos. Na época, a santa foi colocada em partes no alto da igreja.

— A estátua estava comprometendo a estrutura da igreja. Há uma rachadura de cima a baixo nas paredes. Como a igreja não tem vigas de sustenção e a imagem não estava lá originalmente na construção do templo, definimos pela remoção — explica o Monsenhor.

A imagem, que estava numa altura de 22 metros, foi instalada em 14 de fevereiro de 1952 devido a uma promessa de um morador da cidade, Nicolau Chedid. A santa foi colocada provisoriamente ao lado das escadarias da igreja na calçada.

Depois, ela ficará num espaço entre o templo e a casa paroquial, onde será construído um pedestal, revestido em pedra moura. A partir dessa semana, segundo o pároco, será avaliado como se dará a reforma das paredes rachadas da igreja. 
Fonte: Pioneiro de Caxias de Sul RS

Nossa da Senhora da Oliveira Retirada do Alto da Catedral


Imagem ficará em frente à Catedral por alguns dias (Foto: RD Fátima)
Com a presença de centenas de pessoas, depois de 58 anos, às 11h48min desta sexta feira, 24/12, a imagem de Nossa Senhora da Oliveira foi retirada do alto da Catedral de Vacaria. Ao descer, a imagem foi aplaudida por diversas vezes.

O trabalho que iniciou na quinta-feira, 23/12, às 10 horas só foi concluído um dia após o previsto, tendo em vista a dificuldade encontrada pela empresa Alphino, de Antonio Prado, na retirada do cimento que havia no pedestal onde foi colocada imagem, que foi colocada no alto da igreja em 1952, a pedido de Nicolau Cheditt, para pagar uma graça alcançada devido a um problema de saúde do filho dele.

Com o pedestal a imagem pesa 10 mil 510 quilos, conforme constatado por funcionários da empresa de guinchos Vanin, de Caxias do Sul, que utilizou um guindaste de 13 metros para fazer a retirada.

Conforme o Pároco, Monsenhor Germino Pagno, inicialmente Nossa Senhora da Oliveira irá permanecer na calçada em frente a catedral , não será colocada no pedestal feito ao lado da catedral, porque haverá a necessidade de ser realizada uma outra operação com um guincho de menor porte, em virtude do fio da rede elétrica que passa em frente a igreja.

Clique aqui e confira as imagens em Galeria de Fotos
por Fábia Schüler - Fatima e Maisn vac (Rádio Fátima AM), dia 24/12/2010 às 14:52

Retirada da Santa da Catedral de Vacaria RS Blog do João Amaro

sábado, 25 de dezembro de 2010

COLUNA DE SABADO NO CORREIO

RETIRADA DA SANTA- O dia 23 de dezembro vai ficar na história de Vacaria como o dia em que Nossa Senhora da Oliveira trocou de lugar. Sinceramente, para mim essa história de abalar a estrutura é conversa para boi dormir, mesma conversa com relação ao trânsito em duplo sentido. Por falar em Santa, acho que é oportuno fazer algumas considerações sobre restauração da Catedral e o entorno. Quero dizer que sou católico e temente a Deus, mas não posso compactuar com o uso de dinheiro público para reformar uma igreja que pertence a uma religião, sob pena que amanhã termos que reformar outras igrejas de outras religiões. Por outro lado, se a igreja é da comunidade, os imóveis construídos com o dinheiro dos fiés também são, e, sendo assim, por que não usar os valores dos imóveis que são alugados pela Diocese? Afinal, temos prédios e temos salões todos alugados e para onde vai esse recurso? Cabe lembrar ainda que alguns imóveis são isento de tributos como IPTU. NO PAPEL LINDO, MAS NA PRÁTICA NADA- A propaganda da atual administração que foi distribuída recentemente possui material de primeira qualidade e bom gosto. Mas como o papel aceita tudo podemos descartar muitas coisas, pois ali há propaganda que não é verdade, mas é paga às custas do dinheiro do povo. Esqueceram de dar créditos de algumas obras aos verdadeiros autores. Esqueceram de colocar no encarte fotos da nova Vacaria ou de obras que realmente tenham feito. Devemos lembrar que a cada nova chuva é um espetáculo os alagamentos. Esqueceram também de mostrar a falta de material nas escolas ou até de relacionar o numero exato de apadrinhados políticos com cabide de emprego, ou a falta de médico e de remédios. Esta Vacaria do encarte não é a cidade que eu resido e conheço. PLACAS ERRADAS II- Recebi uma ligação e um e-mail da defensoria publica de Porto Alegre devido ao meu comentário na coluna passada. De maneira cordial e educada o responsável ponderou e me enviou as devidas explicações sobre o fato comprovando que o local foi devidamente autorizado pelo Executivo. PLACAS II- Com relação ao comentário passado, quero dizer que tenho o maior respeito pela Defensoria Pública e pelos defensores públicos daqui da cidade e sei da relevância de seus serviços, entretanto, meu comentário queria apenas mostrar minha indignação contra todo e qualquer privilégio seja a quem for, da pessoa mais humilde a mais alta autoridade. Sou contra este abuso praticado pelos deputados aumentando seus salários de maneira vergonha. Também sou contra vaga livre em estacionamento para o presidente da Câmara de Vacaria, para promotores, farmácias e idosos em excesso ou para quem quer que seja. Afinal a nossa Carta Magna diz que somos todos iguais. COLÍRIO DE NATAL- O ClicRBS colocou no ar o ensaio fotográfico feito aqui no município no mês de novembro, com paisagens locais que, segundo a RBS, mais de cinco milhões de pessoas vão acessar o ensaio em todo Brasil e pelo mundo. Esta é uma boa resposta àqueles que disseram que não traria visibilidade para nossa terra. DESTAQUES- Na noite de quarta-feira foi realizada a entrega dos troféus ao agraciados, Paulo Ossani, Omar Secchi, Biosul, Você na Banda, Revista Previsão, Jairo Borges, Gian Carlo Barros, Osvaldo Grigolo, Quantum Automação, Morangos Rizzotto, Pastoral da Criança, Cededica, Green Pepeer Pub, Jocasta Doyle, edição do Colírio, Plínio Boeira e Centronor. Todos agraciados por suas ações diferenciadas em prol da nossa cidade. Feliz natal a todos que me dão a honra da leitura!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A retirada da santa prevista para o dia de ontem não se confirmou, a empresa contratada.
Para realizar esse serviço trabalhou o dia todo e não logrou êxito.Segundo o responsável pelo serviço hoje o serviço será concluído.

REVISTA DA PREFEITURA.

A administração municipal elaborou um material publicitário de alta qualidade e caro para divulgar suas obras; ao analisar do ponto de vista publicitário tudo perfeito.Acontece que, a revista é uma espécie de propaganda enganosa uma vez que trás em suas paginas uma seria de imagens que nada tem com a realidade dos fatos.Conversei com varias pessoas que receberam que me questionavam sobre o material dizendo que aquilo era uma grande mentira.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fonte: http://joaoamaroborges.blogspot.com

Retirada da Santa da Catedral de Vacaria RS

Apesar de não ser católico, mas como o fato foi histórico da retirada da santa da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, que esteve por muito tempo na parte superior daquele templo cristão. 
Foi uma cobertura stressante nós não conseguimos observar da retirada da imagem, mas como a nossa equipe é unida uma pessoa do Jornal Negritude por força do seu trabalho na Praça Daltro Filho conseguiu registrar o fato histórico. Mas foi até interessante para nós fechar os nossos dez anos de luta na comunicação alternativa. Apesar que no nosso entender estamos na cidade errada que alguns não compreendem o nosso trabalho e tentam nos menosprezar o que a gente faz, mas faz parte do processo.  Mas temos uma parcela de pessoas que vivem em Vacaria e admiram e gostam do nosso trabalho, pelo profissionalismo e seriedade que cobrimos os fatos e respeito ao leitor internauta vacariano, sempre que foi de praxe levamos a qualidade da informação e da cobertura. Fizemos o posssivel dentro da nossa limitação e estrutura de equipamento. Buscamos sempre nos superar e no talento buscar levar a você a história de uma cidade pequena do interior do RS, das suas qualidades e defeitos. Vamos continuar na luta não interessa, as sacanagens que nos fazem por de trás das cortinas dos palcos, das fofocas maldosas dos invejosos e negativos, da pequenez daqueles que o cérebro só tem sujeira e maldade. Nós levamos a nossa comunicação para os espíritos bons que querem construir uma Vacaria decente, um lugar bom de viver, que querem construir uma cidade de igualdade, respeito e sem discriminação.