terça-feira, 26 de abril de 2011

Paulo Furtado Candidato a Vereador em 1992

Outras Palavras

bibliotecadiplô e OUTRASPALAVRAS
Boletim de atualização de Outras Palavras e Biblioteca Diplô - Nº 53 - 25/4/2011



110425-Leão.jpg

Uma ampla rede de alianças com elites nacionais foi, por décadas, peça-chave do poder norte-americano. Este trunfo está se dissolvendo. Por Alfred McCoy e Brett Reilly

Banda larga, avanços e impasses
Intenção de implantar rapidamente rede nacional é positiva. Mas há concessões demais a empresas privadas e falta garantia de universalização. Da campanha Banda Larga é um direito seu

Por ser maior bancada da Câmara, e ter força de governo, partido pode ser decisivo. Mas sua posição ainda é incerta. Por Iara Vicente

Cultura de margem e cultura oficialDocumentário de Régis Sauder questiona o que separa as escolas ricas de Paris dos bairros populares da periferia de Marselha. Por Bruno Carmelo 

“Sarkozy traçou como objetivo de vida ser o presidente mais impopular da história e tudo leva a crer que essa meta tornou-se uma obsessão.” Por Daniel Cariello

--
Boletim de atualização dos sites Outras Palavras Biblioteca Diplô. A reprodução é benvinda. Interessados em recebẽ-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui.

Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas2.rits.org.br
http://listas2.rits.org.br/mailman/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas2.rits.org.br

NPC

--------------------------------------------------------------------------------

Boletim do NPC — Nº 190 — De 15 a 30/4/2011
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



--------------------------------------------------------------------------------



Notícias do NPC


NPC relança cartilha sobre o "1º de maio: dois séculos de lutas operárias"



Já está pronta a sexta edição da cartilha 1º de MAIO: DOIS SÉCULOS DE LUTAS OPERÁRIAS, editada pelo NPC. O conteúdo é uma recuperação dos 200 anos das lutas dos trabalhadores para conquistar a redução da jornada de trabalho no Brasil e no mundo. "A cartilha contém uma reflexão sobre o momento atual. O ponto central do neoliberalismo hoje é a retirada de todos os direitos dos trabalhadores, dentre eles a conquista das oito horas de trabalho", afirma o coordenador no NPC, Vito Giannotti. Ele acredita que a publicação contribui para a preservação da memória e a continuação da luta dos trabalhadores. "Além disso, é um material de formação útil para todas as categorias", completa.

.

Para adquirir a publicação, basta entrar em contato com o NPC pelos telefones (21) 2220-5618 e 2220-4895 ou pelo email npiratininga@piratininga.org.br.

;
A Cartilha do 1º de Maio custa R$5,00 cada e está à venda na nossa livraria Antonio Gramsci. O preço varia de acordo com a quantidade encomendada.
Clique para conferir o conteúdo e os valores.




Curso de Comunicação Popular do NPC começa no dia 1º de maio

Começam no dia 1º de Maio, as aulas do Curso de Comunicação Popular do NPC. O primeiro encontro será no mesmo local do ato promovido pelos movimentos sociais, no Largo do Santo Cristo. Os alunos terão aula sobre lutas mundiais dos trabalhadores e, em seguida, participarão do ato e da feijoada comunitária. O curso de Comunicação Popular do NPC é realizado uma vez por ano, sempre de 1º de maio a 7 de setembro, com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro.




NPC participa de Encontro de Blogueiros Progressistas do Rio

Está marcado para os dias 6, 7 e 8 de maio o 1º Encontro Estadual de Blogueiros do Rio de Janeiro. O evento será realizado no Memorial Getúlio Vargas, ao lado do Hotel Glória, na Praia do Flamengo. A coordenadora do NPC, Claudia Santiago, participa do encontro no sábado, dia 7 de maio, às 15h. Ela estará na mesa O Plano Nacional de Banda Larga e a universalização da internet, ao lado de Brizola Neto, Sergio Amadeu e Gilson Caroni Filho. Também está confirmada a presença de Altamiro Borges, Arthur William, Benvindo Siqueira, Emir Sader, Jandira Feghalli, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Paulo Ramos, Renato Rovai e Sr. Cloaca.

.

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de abril. A programação completa do encontro e outras informações estão disponíveis em http://rioblogprog.blogspot.com/




1º Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná vai parar nas ruas

[Por Tatiana Lima] No Paraná, a blogosfera ganhou corpo e voz e foi parar nas ruas. Um caminhão de som com uma enorme faixa dizia "SEJA VOCÊ MAIS UM BLOGUEIRO. NÃO À CENSURA". Assim foi a recepção dos participantes do 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Paraná, realizado entre os dias 9 e 10 de abril, em Curitiba.

Clique aqui para ler o texto completo




NPC ministra curso de oratória para mulheres em Vitória

Vito Giannotti, coordenador do NPC, esteve no final de semana dos dias 16 e 17 de abril em Vitória, no Espírito Santo, para ministrar um curso de oratória exclusivamente para mulheres sindicalistas. Participaram cerca de 15 professoras do Sindicato dos(as) trabalhadores(as) em educação pública do Espírito Santo (SINDIUPES).





Radiografia da Comunicação Sindical


Vito Giannotti participa de lançamento de site do Sindmetal SJC

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região apresentou seu novo site na noite de terça-feira, 19 de abril. Cerca de 100 pessoas estiveram na sede da entidade para o lançamento, que contou com a participação especial de Vito Giannotti, coordenador do NPC, por meio de teleconferência.

.

Vito, que estava no Rio de Janeiro, parabenizou o Sindicato pelo novo site e falou sobre a necessidade de os movimentos dos trabalhadores utilizarem todas as ferramentas de comunicação para a construção de uma nova sociedade. "É preciso usar sim os sites, twitter, facebook, mas não podemos nos esquecer das velhas ferramentas, como boletins e jornais. Temos de utilizar todos os instrumentos e combater aqueles que chamo de "Cavaleiros do Apocalipse", que são a Veja, Folha, Estadão e Globo", disse Giannotti no telão.

.

A ideia do Sindmetal SJC é tornar o site uma ferramenta mais interativa, de fácil navegação e mais bonita para o trabalhador. Dentre as novidades, está a disponibilidade dos jornais do Sindicato em PDF; interatividade cm redes sociais, como twitter e facebook; visita virtual à colônia de férias; e uma seção multimídia, na qual será possível ver vídeos de mobilizações e áudios de entrevistas, além da galeria de fotos e de charges. Para conhecer, acesse: http://migre.me/4lRhP





SEPE-RJ lança cartilha sobre ataques do governo Cabral à educação pública

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) lançou, em março, a cartilha Seu plano é culpar o profissional e sua meta é privatizar a educação!. O objetivo é criar mais um instrumento de informação para combater os incessantes ataques promovidos pelo governo de Sérgio Cabral. De acordo com a apresentação do material, a educação do estado do Rio foi classificada como uma das piores do país na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O governador Cabral, então, resolveu dar início ao Plano de Metas para a Educação, com o objetivo de pôr o Estado entre os cinco melhores do Brasil. Acabou ignorando uma verdade conhecida por todos os profissionais da educação: o governo estadual é responsável pelo descumprimento do direito de todo cidadão a uma educação pública, de qualidade e gratuita.

Clique para ler a cartilha.





A Comunicação que queremos


Portal da Cidade de Deus comemora 2 anos




Neste dia 19 de abril, o Portal Comunitário da Cidade de Deus completou dois anos. A página reúne diversas instituições que trabalham na favela, e vem servindo para a prestação de serviços. Moradores(as) acessam o Portal em busca de oportunidades de emprego, compra e aluguel de casa e informações sobre o que está acontecendo na comunidade. O idealizador do projeto, Celso Alvear, entende que o portal comunitário é um meio para as pessoas se conhecerem melhor e construírem um coletivo.
No dia 16 de outubro de 2010 a equipe lançou o jornal A notícia por quem vive, fruto de um curso para incentivar a produção de um veículo pelos próprios moradores da Cidade de Deus. Claudia Santiago, do NPC, participou do curso.
Conheça o Portal da Cidade de Deus em http://www.cidadededeus.org.br




Documentário conta história da Rádio Comunitária Santa Marta

Está no youtube o documentário que estudantes da PUC-Rio fizeram sobre a Rádio Santa Marta. A emissora comunitária fica localizada na favela de mesmo nome, no bairro Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Confira em http://www.youtube.com/watch?v=bnY8478LBuM





Proposta de Pauta


Minicom abre consulta pública sobre regras para emissoras educativas

O Ministério das Comunicações vai mudar os procedimentos para concessão de emissoras educativas no país. Para isto, deu início a uma consulta pública que ficará disponível para sugestões e críticas na página do ministério até 30 de abril. A seleção dos interessados em operar o serviço será precedido por um aviso de habilitação, como é feito com a radiodifusão comunitária. Hoje, estão em funcionamento 764 emissoras educativas em todo o Brasil, sendo 459 rádios e 305 TVs. Outras informações na página do MiniCom: http://www.mc.gov.br

[Fonte: Comunique-se]





Democratização da Comunicação


Lançada a frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão

Na terça-feira, 19 de abril, foi criada a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação (Frentecom). A proposta é pautar no Congresso Nacional a reformulação no marco regulatório do setor. A Frente é formada por 190 deputados federais de dez partidos, com o apoio de mais de 70 entidades da sociedade civil. De acordo com a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora da Frente, é necessário um "novo marco regulatório, que acompanhe os avanços tecnológicos e as necessidades da sociedade". No dia 28 de abril, haverá uma audiência pública com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

O manifesto da entidade pode ser lido em http://frentecom.wordpress.com/

[Fonte: Observatório do Direito à Comunicação]





De Olho Na Mídia


Folha ataca "Amor e Revolução", novela do SBT sobre a ditadura
[Publicada em 25.04.2011 - Por Sheila Jacob] A Folha de S. Paulo ficou enfurecida com o relato real que a novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago, levou ao ar no dia 7 de abril. O depoimento que enfureceu o jornal paulista foi o de Rose Nogueira, que citou a Folha da Tarde ao descrever as crueldades que sofreu durante o período.


.
Revista Veja mostra suas garras em artigo sobre educação
[Publicado em 25.04.2011] Em artigo publicado na revista Veja em 11 de abril, o economista Gustavo Ioschpe ataca as organizações de trabalhadores da educação e os próprios professores que vêm denunciando o descaso com o ensino público de qualidade no país e lutando por salários dignos e melhores condições. "Incorporamos a ideia de que o que é bom para o professor é, necessariamente, bom para o aluno. E isso não é verdade. [...] Quando ouvir um membro desses sindicatos se pronunciando, portanto, é mais seguro imaginar que suas reivindicações prejudicam o aprendizado do que o contrário".

.

Zero Hora ignora Fórum da Igualdade e faz publicidade de encontro da direita
[Publicado em 25.04.2011 - Fonte: JornalismoB] Na mesma data, 11 e 12 de abril, foram realizados, em Porto Alegre (RS), dois eventos opostos: o Fórum da Liberdade e o Fórum da Igualdade. O primeiro defende há 24 anos a livre competição, o mercado livre, o Estado mínimo e todos os preceitos do neoliberalismo. Já o segundo nasceu exatamente como contraponto ao Fórum da Liberdade, e, na primeira edição, debateu a democratização da comunicação. Vito Giannotti, coordenador do NPC, participou do encontro, debatendo o tema "Democratização da Democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?".


De Olho Na Vida


Gegê: criminoso ou criminalizado?




.

Nos dias 4 e 5 de abril ocorreu o processo judicial que absolveu o militante popular Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, depois de longos oito anos.Foram mais de 50 dias de prisão e depois anos de liberdade contida.

.

Mas afinal, quem é Gegê?

.

Nascido em Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, é representante típico da desigualdade social marcante no país: proveniente de família pobre, numerosa, negra e indígena, de trabalhadores rurais dos latifúndios do sertão nordestino, migrante em São Paulo, trabalhador subalterno. Desde cedo aprendeu que, sem o enfrentamento político, não há superação dessa condição histórica. Gegê viveu e sofreu a luta rural, o movimento estudantil, o sindicalismo e a ditadura militar, que lhe rendeu duas prisões em 1969 (com 19 anos), além da triste memória da perda, nos porões da ditadura, de companheiros de esperança.
[...] Criminoso ou criminalizado? Basta olhar para ver que a criminalização atinge todos os movimentos sociais, a exemplo do MST ou de professores grevistas. Afinal de contas, que crime Gegê cometeu? O crime de apostar na organização popular na luta pelos direitos humanos, pela cidadania, pela dignidade.
Confira o texto completo de Lygia Viégas, publicado na Caros Amigos.

.

Abril Vermelho: sem terra de Minas aderem ao abril vermelho


[Publicado em 26.04.2011-Por NPC] Em defesa da reforma agrária, trabalhadores rurais acampam em frente à Assembleia e preparam III Encontro dos Movimentos Sociais. Leia o texto completo.




MST recebe Medalha Tiradentes na ALERJ pela luta por Reforma Agrária


Foto por Henrique Fornazin



[Por Sheila Jacob] O auditório da ALERJ ficou lotado para a entrega da Medalha Tiradentes ao MST na quinta-feira, dia 14 de abril. Bonés e bandeiras vermelhas coloriram o plenário Barbosa Lima Sobrinho na cerimônia que homenageou o Movimento pelos 25 anos de luta e resistência. A iniciativa foi do deputado estadual Paulo Ramos (PDT-RJ), que ao final recebeu uma bandeira do MST das mãos da coordenadora nacional, Marina dos Santos.
Após a homenagem, os manifestantes ocuparam a escadaria da Assembleia em defesa da Reforma Agrária e em lembrança dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Da ALERJ o grupo seguiu em marcha até o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para entregar suas reivindicações.
Leia o texto completo em nossa página.



Geógrafo denuncia violência contra trabalhadores rurais no Rio de Janeiro

[Por Paulo Alentejano] O que está acontecendo em Campos dos Goytacazes e arredores, no norte do estado do Rio, é mais um caso de violência contra os trabalhadores rurais e um atentado contra a reforma agrária. Em nome dos interesses de grande empresários e especuladores de terras, trabalhadores são expulsos de suas terras. A produção de alimentos é eliminada e o pouco que foi realizado em matéria de reforma agrária é destruído.

Leia aqui





"Vou dizer uma coisa, senhor coordenador, eu vou ficar no teu pé", diz moradora da Vila Autódromo, em audiência na Alerj


Foto: Alexandre Magalhães





Homenagem aos advogados do Núcleo de Terra da Defensoria Pública, promovida pelo mandato do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL)

.

"Quero pedir ao novo coordenador de Regularização Fundiária e Segurança da Posse da Defensoria Pública, Francisco Horta, que não deixe morrer o trabalho do Núcleo de Terras. O que esses meninos fazem todos os dias é defender gente trabalhadora que dá sua força de trabalho a um sistema que chupa o sangue da carne dos trabalhadores para depois pagar a eles um salário de fome. Um salário incapaz de dar um teto, de garantir uma moradia a suas famílias. Temos que ter coragem apesar do medo do futuro. Por isso vou dizer uma coisa, senhor coordenador, eu vou ficar no teu pé".

.

Jane Nascimento, da comunidade Vila Autódromo




De Olho No Mundo


Ignacio Ramonet lança livro sobre a explosão do jornalismo

O jornalista francês Ignacio Ramonet acaba de lançar o livro A Explosão do Jornalismo, que por enquanto está disponível apenas em francês. A obra mostra a esperança que o autor deposita na blogosfera, nas redes sociais e num novo jornalismo que se associe a elas. Ele busca, por exemplo, caminhos para associar a blogosfera a publicações que funcionem como nós na rede - pontos de convergência, debate e colaboração permanente entre blogueiros e outros comunicadores. Também especula sobre as maneiras de oferecer, aos novos meios e seus "neo-jornalistas", condições de sustentabilidade material. Ao longo dos últimos 15 anos, Ramonet foi, talvez, o analista mais destacado da mercantilização e pasteurização da imprensa. Ex-diretor da edição francesa do Le Monde Diplomatique, ele abriu as páginas do jornal a textos sobre a associação crescente entre a imprensa e grandes empresas. Ramonet concedeu, ao jornal francês L´Humanité, ampla entrevista sobre seu novo livro. Confira no blog Outras Palavras.




Justiça italiana condena Thyssenkrupp de Torino pela morte de 7 operários em 2007

Em 6 de dezembro de 2007, sete funcionários da empresa morreram em um incêndio na fábrica ThyssenKrupp Acciai Speciali Terni de laminação a frio.

.

Na semana passada, a segunda corte de Turim, no norte da Itália, presidida por Maria Iannibelli, condenou Harald Espenhahn, chefe da planta da Thyssenkrupp da cidade, a 16 anos e meio de prisão. Também foram condenados Gerald Priegnitz, Marco Pucci, Raffaele Salerno e Cosimo Cafuerri a 13 anos e meio e Daniele Moroni a 10 anos e 10 meses. Os jurados acolheram a solicitação da promotoria e confirmaram a acusação de homicídio voluntário para o chefe e de cooperação no homicídio para os outros gerentes.

.

[Com informações de La Repubblica]





NPC Informa


MiniCom lança enciclopédia colaborativa sobre comunicação
O Ministério das Comunicações lançou no início de abril uma enciclopédia colaborativa virtual sobre comunicação. O objetivo da WikiCom é propiciar um canal de comunicação com explicações simples, claras e objetivas sobre os assuntos de interesse do ministério.
Todos os interessados podem colaborar criando novos verbetes, atualizando os já existentes ou mesmo fazendo correções.
Para conhecer, acesse http://wikicom.mc.gov.br




Festival abre inscrições de filme sobre globalização

O Festival internacional Globale estará no Rio de Janeiro de 22 a 30 de agosto. O objetivo do evento é divulgar filmes e promover debates sobre a globalização. A proposta é exibir obras audiovisuais de gênero e formato livres em salas de cinema, escolas, universidades, centros culturais e cineclubes, em diferentes pontos do grande Rio.
Os interessados devem inscrever seus filmes dentro de um dos cinco eixos temáticos: "Territorialidades"; "Meio ambiente e Conflito"; "Terrorismo poético, Cidade Global, Ações midiáticas contra hegemônicas" e "Muros e Furos".



A ficha de inscrição preenchida deve ser enviada junto a uma cópia em DVD do filme finalizado até o dia 30 de abril, no seguinte endereço: Rua do Riachuelo, 161/ 615 - Centro - CEP 20230-010.
Para informações, inscrições e convocatória, visite o blog oficial do festival: www.festivalglobalerio.blogspot.com. Ou então, escreva para globalerio@yahoo.com.br.

.
[Fonte: Boletim Cinema Nosso]




Ibase lança coleção sobre Economia Solidária

O Ibase lançou a coleção Fluxos e Informações na Economia Solidária. São quatro cartilhas que têm como objetivo o fortalecimento do setor, especialmente redes e cadeias solidárias. Com tiragem de mil exemplares cada, as publicações devem ser utilizadas como material didático em oficinas e também na prática do dia-a-dia de empreendimentos solidários. O projeto se deu em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) e teve o patrocínio da Petrobras. Para ler as publicações, acesse o link: http://pt.scribd.com/collections/2942203/Colecao-Economia-Solidaria





Imagens da Vida


25 de abril de 1974 - Portugal faz a Revolução dos Cravos




.

[Por Helder Castro - de Lisboa] A revolução que pôs fim à ditadura em Portugal, que adotou o cravo como símbolo, e que deu decisivo impulso à independência das então colônias, completa hoje 37 anos. O 25 de Abril de 1974 é evocado nesta segunda-feira um pouco por todo o país. A crise econômica, financeira e política que Portugal atravessa dá à data uma nova importância.

.

Os sinais na rádio, o cravo e as marcas políticas

No dia 24 de abril de 1974, um grupo de militares instalou secretamente um posto de comando do MFA no quartel da Pontinha, em Lisboa.

O sinal secreto para o avanço do movimento foi dado às 22h55, com a transmissão radiofónica da música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho. Um segundo sinal, também por via da rádio, chegaria às 0h20, com a música "Grândola, Vila Morena", de José Afonso.

O movimento avançou durante a madrugada para o controlo de vários pontos estratégicos no país, como o Aeroporto de Pedras Rubras, no Porto, as instalações da televisão RTP no Porto e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Foi do Terreiro do Paço que as forças comandadas pelo capitão Salgueiro Maia seguiram para o Quartel do Carmo, onde se tinha refugiado o então chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, tendo obtido asilo no Brasil, onde vigorava o regime militar.

O cravo vermelho, que um soldado durante o 25 de Abril de 1974 colocou no cano da sua espingarda, tornou-se a imagem de um dia que mudou Portugal.





Memória


Te recuerdo, Amanda




.

Ouça: Te recuerdo, Amanda

.

Henrique Acker Victor Jara foi detido na Universidade do Chile, junto com grande quantidade de estudantes e professores. Foi identificado e encaminhado para o Estádio Nacional. Contam que Jara teve suas mãos esmagadas na tortura e depois foi fuzilado. Os gorilas tinham muita raiva dele, porque suas canções viraram hinos da geração que viveu a época da Unidade Popular, no Chile.





Dicas


Textos do escritor russo Tolstói são manifestos contra os ricos e a Igreja

.



.

A coletânea Os Últimos Dias, publicada pela Companhia das Letras, reúne cartas, trechos de diário, discurso e ensaios elaborados entre 1882 e 1910 pelo célebre escritor russo Liev Tolstói. Os textos reunidos atacam os pilares do poder, sendo verdadeiros manifestos contra a hipocrisia da sociedade. Tolstói escreve em seu diário que seu dever é "desmascarar a mentira dos ricos e revelar aos pobres o engano em que eles os mantêm". Segundo ele, as pessoas vivem num luxo absurdo, "enriquecendo-se com o trabalho de pobres humilhados e protegendo a própria riqueza com guardas, juízes, sentenças, e o clero, em nome de Cristo, aprova, consagra e abençoa essa vida".
Por suas opiniões, foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa, que, para ele, tinha abandonado os princípios da religião. Rico proprietário de terras, Tolstói também se rebelou contra sua classe. É que mostra suas opiniões aqui reunidas.
[Fonte: Portal Vermelho]




Caros Amigos - edição de abril já nas bancas

.



.

Já está nas bancas a edição 169 da revista Caros Amigos, que em abril comemora 14 anos de existência e resistência. Esta edição contém um encarte especial sobre a vida e a luta dos povos do deserto, uma espetacular reportagem realizada no Saara Ocidental. Outra reportagem denuncia as manobras da poderosa indústria farmacêutica para explorar o povo brasileiro, vender remédios que foram proibidos em outros países e cobrar, aqui, os preços mais altos do mundo. A revista apresenta também três entrevistas exclusivas. Uma é com a urbanista Raquel Rolnik, que conta como a especulação imobiliária impede que o povo exerça o direito à moradia. Outro entrevistado é o intelectual norte-americano Noam Chomsky, que desmonta a farsa das intervenções nos países árabes. Também o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) fala sobre os preconceitos existentes no Congresso Nacional e defende o casamento civil para todos.
Confira essas e outras reportagens, artigos e análises na Caros Amigos deste mês.




Clipe Ecos do passado
Belíssimo clipe Ecos do Passado, do coletivo de hip-hop LUTARMADA, lembra os dias sombrios da ditadura civil-militar no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=X9c8VhCLD78


Pérolas


Charada: O que é, o que é?


Asquerosa e tendenciosa total

Uma Revista que mais parece uma revisteca...

Seus superiores são uma elite podre

Suas matérias são pseudo-matérias;

Chama às mentiras que cria, de denúncias

Já recebeu apelidos carinhosos:

Panfleto fascista

Defensora do apartheid

A pupila dos olhos do PiG (Partido da Imprensa Golpista)

Adooora acabar com o Chê e o Paulo Freire

Tem pacto com o DEMonio

E dança no ritmo das psdBESTAS

Tem saudades da ditadura...

Produz um lixo cultural - não reciclável .

.

Adivinhou?

Ah, não VALE, essa tava fácil, né?

Pra quem não adivinhou:

Veja a resposta logo abaixo:

.

VEJA quanta mentira!

VEJA é PiG em ação!

VEJA é prejudicial à saúde!

VEJA que porcaria!
.
Por Sheila Teixeira, enviada por e-mail ao NPC.




Novos artigos em nossa página


Bernardo Kucinski: o poder da imprensa e os abusos do poder

[Por Bernardo Kucinski] Todos sabemos que a imprensa pode destruir reputações, derrubar ministros e às vezes um governo inteiro. Foi uma campanha de imprensa, liderada por um grande jornalista, Carlos Lacerda, que levou Getúlio ao suicídio em 1954. Vinte anos depois, nos Estados Unidos, o presidente Richard Nixon renunciou por causa de denúncias da imprensa. Nos dois episódios, o poder havia recorrido a métodos criminosos para eliminar ou intimidar oponentes políticos. Ao revelarem esses abusos, derrubando a parede de segredo que os protegia, jornalistas exerceram uma das funções sociais que legitimam a imprensa como ator importante numa democracia.
O texto é o prefácio do livro Regulação das Comunicações - História, Poder e Direitos, de Venício Lima. Leia o texto completo.



País precisa repensar com urgência a radiodifusão
[Por Venício Lima] Como inexiste a fiscalização do Estado no que se refere ao cumprimento daquilo que é proposto, as empresas vencedoras simplesmente não cumprem a proposta. A reportagem de ontem [27/3] da Folha revela agora um outro lado do total fracasso das licitações: não há nenhum controle do Estado em relação a quem de fato se candidata, vence ou coloca em operação uma emissora de rádio e televisão. Leia o texto completo.



Lula, Dilma e o futuro do Brasil

[Do Blog do Emir Sader] Os brasileiros foram decidindo, ao longo dos últimos anos, o tipo de país que queremos. Lula tornou-se o presidente de todos os brasileiros, ancorado em um modelo econômico e social de democratização do país. Reformulou o modelo econômico e o acoplou indissoluvelmente a políticas sociais de distribuição de renda, de criação de emprego e de resgate da massa mais pobre do país. Dilma pretende consolidar essa hegemonia também no plano político. Mas a questão essencial, aberta, sobre o futuro do Brasil, não se dará nesses planos: o modelo econômico, submetido a difíceis e inevitáveis readequações, será esse, com aprofundamento e extensão das politicas sociais. A possibilidade do governo consolidar sua maioria e de se intensificar e estender a sangria da oposição, é muito grande. Leia o texto completo.



Trechos do comentário do sociólogo Moacyr Pinto ao texto de Emir Sader
Publicado em 25.04.2011. Clique aqui para conferir.


Novas entrevistas em nossa página


Vito Giannotti: A luta política tem que combinar o jornal, a rádio e a TV com a internet
Vito Giannotti, coordenador do NPC, esteve nos dias 7, 8 e 9 de abril no Paraguai para participar do seminário "A atualidade do pensamento e obra de Rosa Luxemburgo na América Latina". Em entrevista, Giannotti analisou a comunicação e o continente latino-americano; lembrou como nos últimos anos os setores poderosos concentraram esforços para controlar a informação; disse que os meios populares devem ter financiamento estatal e que as concessões de Rádio e TV devem ser redistribuídas. Segundo ele, os governos progressistas e semi-progressistas começam a entender a importância das comunicações. "O ideal é que os movimentos sociais tenham um jornal diário, e que seu conteúdo fale do que passa com as pessoas no seu dia-a-dia", afirma.
A entrevista completa, em espanhol, está disponível em http://www.baseis.org.py/base/leermasDestac.php?noticia=346



Entrevista com Carlos Latuff, o cartunista político

[Por Diário Liberdade/Portugal] Carlos Latuff, cartunista brasileiro, retrata em suas charges questões políticas globais como o conflito histórico entre judeus e palestinos; e, recentemente, desenvolveu uma série de imagens sobre os protestos civis contra o ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak. Reconhecido em diversos festivais de cartum no mundo, Latuff é respeitado pela sua criatividade e ativismo político. Latuff nos concedeu esta entrevista exclusiva ilustrada com seus desenhos e com uma matéria da TV Brasil, na qual veiculou a posse de seus cartuns nas mãos dos manifestantes do Egito em janeiro de 2011. Confira.





Expediente


Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130

Tel. (21) 2220-5618www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

.

Coordenação: Vito Giannotti

.

Redação: Sheila Jacob

Edição: Claudia Santiago

Web: Luisa Vieira Souto

.



Colaboraram nesta edição: Eduardo Sá (RJ), Eduardo Stotz (RJ), Henrique Acker (RJ), Kátia Marko (RS), Marília Gonçalves (RJ), Taiguara Giannotti (Itália), Tatiana Lima (RJ) e Sheila Teixeira.





--------------------------------------------------------------------------------

Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.


--------------------------------------------------------------------------------


ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
NPC relança cartilha sobre o �1º de maio: dois séculos de lutas operárias�
Curso de Comunicação Popular do NPC começa no dia 1º de maio
NPC participa de Encontro de Blogueiros Progressistas do Rio
1º Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná vai parar nas ruas
NPC ministra curso de oratória para mulheres em Vitória

Radiografia da Comunicação Sindical
Vito Giannotti participa de lançamento de site do Sindmetal SJC
SEPE-RJ lança cartilha sobre ataques do governo Cabral à educação pública

A Comunicação que queremos
Portal da Cidade de Deus comemora 2 anos
Documentário conta história da Rádio Comunitária Santa Marta

Proposta de Pauta
Minicom abre consulta pública sobre regras para emissoras educativas

Democratização da Comunicação
Lançada a frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão

De Olho Na Mídia
Folha ataca �Amor e Revolução�, novela do SBT sobre a ditadura





Sansão e Dalila

Paulo Furtado

Summer Magic with Naomi Campbell Thrillicious

Vereador Chimia deixa Base Aliada da Via Popular

Vereador Chimia deixa base aliada do governo municipal

O vereador Valdemir Lira de Lima, o Chimia do PTB (FOTO), confirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira, dia 25, que não faz mais parte da base aliada do governo municipal.

Chimia concorreu pelo PTB, partido que participa da Via Popular e que elegeu dois vereadores nas últimas eleições municipais. O vereador Chimia ocupa a presidência do Legislativo vacariense, sendo eleito com votos de vereadores que apóiam a Administração Municipal.

O vereador confirmou que está descontente com fatos que estão acontecendo na Administração Municipal, principalmente nas áreas da saúde e de obras e que suas reivindicações não são atendidas.

O prefeito municipal Elói Poltronieri, afirmou em entrevista que não esperava esta decisão, pois o partido do vereador Chimia, o PTB, ocupa uma secretaria e diversos cargos de confiança na Administração.

Segundo o prefeito, esta foi uma decisão pessoal do vereador e que o partido vai continuar ocupando seu espaço.

Ainda esta semana, a direção do PTB de Vacaria, deverá realizar uma reunião de sua Executiva para analisar a situação que foi criada pelo vereador.

A base do governo municipal no Legislativo tem o apoio de quatro vereadores: Dagmar Dengo, do PDT, Amadeu de Almeida Boeira, do PSDB, Antônio Almeida, do PPS e de Osnir Domingues, do PP.


Data: 25/04/2011 - 15:45
Fonte: Betão Carneiro/Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

União da Vila IAPI



Posted: 25 Apr 2011 03:51 PM PDT
Não demorou para a União da Vila do IAPI definir a voz que conduzirá a escola pela avenida. Tão logo oficializou o desligamento de Kaubi (leia o post anterior), anunciou em seu blog Renan Ludwig como intérprete para 2012.
Cria do Esporte Dá Samba e revelado pela Restinga no Carnaval 2008, Renan desfilou este ano pela Imperatriz Dona Leopoldina e pelos Bambas da Alegria, de Uruguaiana.
Neste pré-Carnaval, o jovem talento teve seu nome no meio de uma polêmica sobre estar ou não com um pé nos Bambas da Orgia. É que ele apoiava a chapa 1, derrotada nas eleições da escola, enquanto negava a intenção de deixar a Imperatriz. A laranja e preto, que elege seu presidente no próximo dia 29, ainda não tinha renovado seu contrato.
Aliás, em Uruguaiana, Renan arrancou elogios da crítica carioca por seu desempenho na avenida.
Outros nomes foram cogitados para assumir o microfone da Vila, como o de Césinha.

Posted: 25 Apr 2011 12:41 PM PDT
Deve ter dueto no carro de som do Estado Maior da Restinga no Carnaval 2012. Kaubi, intérprete da União da Vila do IAPI, estaria de mudança para a escola da Zona Sul para cantar ao lado de Wander Pires.
Embora não oficialize a contratação ainda, Kaubi admitiu ter conversado com a Restinga. O acerto deve ocorrer esta noite.
— Gosto do intercâmbio e considero que seria um grande aprendizado —comentou Kaubi ao Samblog, ao declarar não ter problemas em dividir o microfone com Wander.
A Vila, inclusive, já foi comunicada das tratativas e declarou não contar mais com o intérprete na escola. Entre as possibilidades, pode estar buscando Césinha, da Imperatriz Leopoldense.
Além de Wander (que também é intérprete da carioca Porto da Pedra e da paulistana Vai-Vai), Kaubi somaria seu trabalho ao de Sandrinho Gessé, que deve seguir como diretor de harmonia do Estado Maior da Restinga.
Posted: 25 Apr 2011 12:00 PM PDT
Imperadores do Samba arrancou. A escola dá a largada amanhã, dia 27, para sua tradicional Quarta Nobre. Por enquanto, o ensaio ocorrerá somente na última quarta-feira de cada mês, até outubro.
A festa começa às 21h, na quadra da vermelho e branco (Avenida Padre Cacique, 1567), com ingressos a R$ 5 e grupo show dos Imperadores.
Posted: 24 Apr 2011 09:37 PM PDT
Nesta segunda-feira, às 20h30min, no Porto Seco, os presidentes das escolas de samba filiadas à Associação das Entidades Carnavalescas (AECPARS) terão uma reunião plenária motivada por declarações do presidente eleito dos Bambas da Orgia. Cleomar Rosa dissera, no sábado, na Rádio Guaíba, que sua escola fora favorecida pelos controladores da cronometragem no desfile de 2011.
Cleomar retratou-se, explicou que se equivocou e que, diante das planilhas da Coordenação de Desfiles, reconheceu que nada houve de anormal. Durante o domingo, houve desdobramentos.
A Praiana alimentou esperanças de ficar no Grupo Especial, pois se fosse confirmada a ocorrência de atraso dos Bambas no desfile, seria a azul e branco a desclassificada. Voltou a valer o que estava escrito.
Na plenária, Cleomar vai se retratar, como fez na madrugada na Rádio Gaúcha. E o resultado oficial do Carnaval está mais uma vez confirmadíssimo.
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Dia do Trabalhador em Vacaria RS


A InterSindical da qual fazem parte 17 sindicatos de Vacaria, a administração municipal, e as rádios Fátima e Mais Nova FM, promovem no domingo, 01/05, o primeiro Ato Show do Trabalhador. O evento inicia às 14h no Mercado Público Municipal com entrada franca.

Haverá shows, caminhada pela vida, ações de prevenção realizadas pela secretaria da saúde, exposição de empresas e sorteio de diversos prêmios como cadernetas de poupança e video game. Neste dia também haverá passa livre no transporte urbano que será antecipado do dia 28 de maio.

Já estão confirmados os shows das bandas 2001 e Só Batidão. Conforme acordo da administração municipal e a empresa Trans-Fátima, o passe livre de maio será antecipada para domingo para oportunizar que todos moradores possam participar do Ato Show do Trabalhador.
por Neto Ferreira (Rádio Fátima AM), dia 26/04/2011 às 11:01


Glória perde em Carazinho

quinta-feira, 31 de março de 2011


Deu zebra!


O improvável aconteceu. Para estupefação geral, o até então invicto Glória perdeu para o Atlético por 2 a 1, ontem à tarde, em Carazinho. A derrota diante do pior do campeonato pode custar, além da própria invencibilidade, a liderança da chave ao Leão, dependendo do resultado do Avenida, que joga hoje.

Contra um time absolutamente desesperado, a um passo do rebaixamento, era de se esperar que o Glória, mesmo fora de casa, se garantisse. Em campo, porém, não foi o que se viu: o jovem time do Galo não se intimidou diante do melhor da Segundona e fez das fraquezas forças para superá-lo. E conseguiu. Serginho, aos 28 minutos, abriu o placar, que Gabriel ampliou no começo da segunda etapa. Lourival “Rambo” descontou. As informações são do portal ClicRBS.

No domingo, o Glória viaja novamente, desta vez a Rio Pardo, onde encara o Riopardense.

Os gols de Juventude 1 x 2 Internacional pelo Gaúcho 2011.

As Dalilas da Minha Vida


Sansão foi traído por Dalila a mando dos Filisteus para descobrir o segredo da sua força. Eu passo por experiências semelhantes, minhas paixões frustradas e sem continuidade. Traições e ódios eternos, paixões não correspondidas, fofocas e ciúmes, desilusões amorosas. Quando acho que finalmente encontrei a mulher da minha vida mais uma traíra que finge ser malucas, alternativas e roqueiras, mas no fundo é careta e metida a elite, como todas as patricinhas vacarianas que não sabem fritar um bife e nem cozinhar, que não tem experiência de vida são as filhinhas da mamãe e do papai. Pobrezinha falam para alguns achando que o mundo as escuta. Faz história e não aprende nada são agressivas e não tem nada de humano e bom senso. fingem ser que não são mas não passam de Dalilas traidoras e fingidas. Mas a vida é assim o mundo  pequeno de uma cidade pequena. A história sempre se repete os arrogantes que caem na depressão, no vicio das drogas e finalmente caem na lona nocauteados pela vida e pela justiça divina. Alguns das elites que acham imortais e que gostam de humilhar os seres do bem, no reino da maldade que se escondem atrás do nome de Deus. A terra das Dalilas da elite e dos Sansões que se acham fortes e invencivel. Não sabe eles que a justiça tarda mas não falha.