quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Empreendedor

Empreendedores individuais ganham mais agilidade

A partir do próximo ano, os mais de 1,8 milhão de empreendedores individuais do Brasil poderão alterar dados ou cancelar o registro via Portal do Empreendedor. A medida foi instituída pela Lei Complementar 139/11, que amplia o Simples Nacional e o Empreendedor Individual (EI). A regulamentação do processo foi aprovada, nesta quinta-feira (8), durante a 4ª Reunião Ordinária do Comitê para Gestão da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim - CGSIM), em Brasília.

A mudança dará celeridade aos processos. Hoje, para alterar ou cancelar o registro, o EI precisa ir pessoalmente a quatro diferentes órgãos: Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e prefeitura. A partir de 2012, será possível resolver tudo por meio do Portal do Empreendedor. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio do Sebrae, está gerenciando os processos necessários a essa mudança. Leia mais.
Charles Damasceno/ASN

Reunião da Redesim foi realizada na última quinta-feira (8), em Brasília

Investimentos em infraestrutura crescerão 54% até 2014, prevê BNDES
A nova edição do boletim “Economia Brasileira em Perspectiva”, divulgada nesta sexta-feira (09/12) pelo Ministério da Fazenda, estima que a demanda doméstica continuará a ser o principal fator de crescimento econômico brasileiro em 2012, situando-se no patamar de 5,6% do PIB, ante 4,7% previsto para esse ano.
A expansão da economia no próximo ano será capitaneada pelo investimento, que, na avaliação da Secretaria de Política Econômica (SPE), que edita o caderno, crescerá mais do que o consumo das famílias no próximo ano. Esse quadro contribuirá para o aumento sustentado da capacidade produtiva do País.
A solidez da economia brasileira em contraste com a atual volatilidade da economia dos países desenvolvidos são enfatizadas pela publicação. Leia mais.

Clique aqui para fazer o download do boletim “Economia Brasileira em Perspectiva”, Agosto/Outubro, 2011


Compromisso do Congresso com as MPEs é enfatizado pelo presidente da Frente


Assista aqui ao vídeo sobre o café da manhã realizado pela Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. O presidente do colegiado, deputado federal Pepe Vargas, destaca que dos 15 leis complementares votadas, cinco dela foram editadas em favor das micro e pequenas empresas.

O ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho participou do evento



 
 

 
Gabinete Regional
Av. Júlio de Castilhos, 3658 - CEP 95010-002 - Bairro Cinquentenário, Caxias do Sul, RS - Tel.:(54) 3025.1301 - Gabinete do Deputado Federal Pepe Vargas - presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa

Gabinete Nacional
Câmara dos deputados, Anexo IV, gabinete 545 - CEP 70160-900, Brasília, DF - Tel.:(61)3215.5545 / Fax:(61)3215.2545 - dep.pepevargas@camara.gov.br - Gabinete do Deputado Federal Pepe Vargas - presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa

Campanha

campanha

Liberdade Religiosa


REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DIA 15 DE DEZEMBRO AS 19:00 NO SINDISPREV – TRAV. FRANCISCO LEONARDO TRUDA, 40 – 12º ANDAR


Diversas Ações precederão a IV Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa em Porto Alegre RS. Na Sexta feira dia 20 de janeiro acontecerá o Seminário  “DEMOCRACIA, PAZ E RELIGIÃO, RESPEITE! onde será lançada campanha orquestrada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos Campanha Nacional com o mesmo nome com a Presença da Ministra Maria do Rosário, a ser confirmada, que terá o intuito de levantar a bandeira de combate a intolerância religiosa no Brasil. Também haverá o lançamento  MAPA DA INTOLERANCIA RELIGIOSA, organizado pelo Ogã Marcio Alexandre Gualberto CEN-RJ, que também se fará presente e da Campanha “ NÃO TOQUE NOS NOSSOS TERREIROS” também de autoria de Márcio.


ENGAJE-SE NESTA LUTA!
ESTA LUTA TAMBÉM É SUA!
ENQUANTO VOCÊ NÃO VEM, OUTROS TERREIROS SÃO VIOLENTADOS E DESRESPEITADOS AQUI BEM PERTINHO DE VOCÊ! OMISSÃO TAMBÉM CRIME!



Relato do ocorrido na atividade religiosa no Reino de Oxalá, município de Alvorada-RS na noite de 07/12/2011.


         Cheguei às 22 horas aproximadamente no Ilê de Mãe Tati de Oxalá, casa religiosa que acompanho na última década, onde 35 pessoas, filhos da casa, tamboreiros e visitas,  participavam do Toque religioso. Alguns já recebiam seus orixás enquanto a alimentação e a alegria pelo encontro criava um ambiente propício como é normal nos batuques desta região. Observei que entre os presentes tinham apenas sete não negros.

         Ao aproximar-se a zero hora do dia oito de dezembro, após a distribuição pelos incorporados de balas, quindins, frutas e similares e no momento de maior frenesi devido ao recebimento de Oxalá pela líder espiritual e os tamboreiros já encaminhavam os últimos toques, o recinto foi invadido por um homem de altura elevada que de forma alterada pelos gritos e acompanhado por dois outros pergunta: “quem é que manda nisto aqui?”, “nesta casa tem alguém responsável?” seguindo expressões agressivas ao ser questionado pelos presentes qual era o motivo daquela invasão. A seguir, o invasor pegou uma bengala e bateu violentamente no tambor que naquele momento já havia sido silenciado pelos tamboreiros devido ao tumulto que acontecia. O clima transbordou. Orixás imploravam, num tom angustiante, aos seus filhos para serem despachados, demonstrando a vontade de liberarem seus “cavalos” para que o centro sagrado fosse defendido. Continuando as ameaças pelos agressores e aos empurrões saíram os três do Ilê de Mãe Tati. Mais uma casa religiosa agredida pelos intolerantes. Após, chamamos a Brigada Militar e por esta não aparecer, tomamos a decisão de ir em caminhada até a 1ª Delegacia de Polícia que estava fechada naquele momento embora seja uma distrital 24 horas. O rosto dos presentes era um misto de dignidade ferida e orgulho por defender a causa de direitos elementares da religiosidade e humanismo. Retornamos ao Ilê e tomamos decisões como a denúncia que ora operamos e procura de reparações por danos morais, físicos e materiais visto que o muro da casa foi derrubado, carro amassado e diversos objetos como relógios e óculos, entre outros, foram danificados.

         Estive no dia 09 de dezembro fazendo boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, assim como mais de uma dezena de participantes da Casa de Mãe Tati fizeram. Propusemos por fim, chamar os Ilês da região para refletir e tomar posição já que o que aconteceu não é algo isolado e faz parte da campanha orquestrada dos racistas que lamentavelmente ainda insistem em dominar pela pregação do ódio. Reafirmo que união dos religiosos é a maior necessidade neste momento.



Antonio Matos
Militante do MNU e presente nos momentos aqui relatados.
Fone: (51) 84280766       

 COMISSÃO ORGANIZADORA DA IV MARCHA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA DO RS
UNIDOS SEREMOS FORTES!!!
BABA DIBA DE IYEMONJA


--
Postado por Bábà Diba de Iyemonjà no Bábà Diba de Iyemonjà em 12/14/2011 09:57:00 AM

Confusão em Terreiro

Relato do ocorrido na atividade religiosa no Reino de Oxalá, município de Alvorada-RS na noite de 07/12/2011.

         Cheguei às 22 horas aproximadamente no Ilê de Mãe Tati de Oxalá, casa religiosa que acompanho na última década, onde 35 pessoas, filhos da casa, tamboreiros e visitas,  participavam do Toque religioso. Alguns já recebiam seus orixás enquanto a alimentação e a alegria pelo encontro criava um ambiente propício como é normal nos batuques desta região. Observei que entre os presentes tinham apenas sete não negros.
         Ao aproximar-se a zero hora do dia oito de dezembro, após a distribuição pelos incorporados de balas, quindins, frutas e similares e no momento de maior frenesi devido ao recebimento de Oxalá pela líder espiritual e os tamboreiros já encaminhavam os últimos toques, o recinto foi invadido por um homem de altura elevada que de forma alterada pelos gritos e acompanhado por dois outros pergunta: “quem é que manda nisto aqui?”, “nesta casa tem alguém responsável?” seguindo expressões agressivas ao ser questionado pelos presentes qual era o motivo daquela invasão. A seguir, o invasor pegou uma bengala e bateu violentamente no tambor que naquele momento já havia sido silenciado pelos tamboreitos devido ao tumulto que acontecia. O clima transbordou. Orixás imploravam, num tom angustiante, aos seus filhos para serem despachados,   demonstrando a vontade de liberarem seus “cavalos” para que o centro sagrado fosse defendido. Continuando as ameaças pelos agressores e aos empurrões saíram os três do Ilê  de Mãe Tati. Mais uma casa religiosa agredida pelos intolerantes. Após, chamamos a Brigada Militar e por esta não aparecer, tomamos a decisão de ir em caminhada até a 1ª Delegacia de Polícia que estava fechada naquele momento embora seja uma distrital 24 horas. O rosto dos presentes era um misto de dignidade ferida e orgulho por defender a causa de direitos elementares da religiosidade e humanismo. Retornamos ao Ilê e tomamos decisões como a denúncia que ora operamos e procura de reparações por danos morais, físicos e materiais visto que o muro da casa foi derrubado, carro amassado e diversos objetos como relógios e óculos, entre outros, foram danificados.
         Estive no dia 09 de dezembro fazendo boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, assim como mais de uma dezena de participantes da Casa  de Mãe Tati fizeram. Propusemos por fim, chamar os Ilês da região para refletir e tomar posição já que o que aconteceu não é algo isolado e faz parte da campanha orquestrada dos racistas que lamentavelmente ainda insistem em dominar pela pregação do ódio. Reafirmo que união dos religiosos é a maior necessidade neste momento.

Antonio Matos
Militante do MNU e presente nos momentos aqui relatados.
Fone: (51) 84280766        
José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
51.95284570 - Vivo
53.99491618 - Vivo
51.84908721 - Oí
51.82490039 - Tim
"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

PANTA REI = (TUDO MUDA)

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubunto" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal - http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

Skype: jassrs62

Campanha

campanha

Unegro

Nova Imagem_.jpg
José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
51.95284570 - Vivo
53.99491618 - Vivo
51.84908721 - Oí
51.82490039 - Tim
"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

PANTA REI = (TUDO MUDA)

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubunto" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal - http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

Skype: jassrs62

Governador Tarso

Governador Tarso inaugura amanhã a pavimentação da ERS-110

O governador Tarso Genro (PT) inaugurou hoje (15), às 15h, o trecho de três quilômetros da obra de pavimentação da ERS-110, entre as localidades Várzea do Cedro e Alziro Ramos, nos municípios de São Francisco de Paula e Jaquirana.


--

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS
Campos de Cima da Serra | Rio Grande do Sul | Brasil
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987 - Centro - Bom Jesus - RS - 95.290-000
contato@bomjesus.rs.gov.br | (54) 3237.1585
Se você não tem interesse em receber as nossas notícias envie um e-mail para comunicacao@bomjesus.rs.gov.br e solicite que o seu endereço seja retirado de nosso mailing. Agradecemos a sua atenção!

Serviço Atendimento Móvel

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência será inaugurado em Bom Jesus 

A partir desta sexta-feira, dia 16, a comunidade de Bom Jesus contará com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu). A cerimônia de inauguração será às 14h, no Hospital Instituto de Educação e Saúde Vida (ISEV), em Bom Jesus.

--

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS
Campos de Cima da Serra | Rio Grande do Sul | Brasil
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987 - Centro - Bom Jesus - RS - 95.290-000
contato@bomjesus.rs.gov.br | (54) 3237.1585
Se você não tem interesse em receber as nossas notícias envie um e-mail para comunicacao@bomjesus.rs.gov.br e solicite que o seu endereço seja retirado de nosso mailing. Agradecemos a sua atenção!

Bom Jesus RS

Terceira Idade de Bom Jesus participou do Baile da Integração, em São Francisco de Paula

No dia 27 de novembro a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de 
Referência em Assistência Social (CRAS), de Bom Jesus, estiveram em São Francisco de Paula acompanhando o grupo da Melhor Idade na escolha da Rainha da Serra Gaúcha 2011/2012.


--

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS
Campos de Cima da Serra | Rio Grande do Sul | Brasil
Av. Manoel Silveira de Azevedo, 2987 - Centro - Bom Jesus - RS - 95.290-000
contato@bomjesus.rs.gov.br | (54) 3237.1585
Se você não tem interesse em receber as nossas notícias envie um e-mail para comunicacao@bomjesus.rs.gov.br e solicite que o seu endereço seja retirado de nosso mailing. Agradecemos a sua atenção!

Edição Extra nº 64

edicao-extra-jornal-n64

Jornal Negritude nº 32

jnegrit32

Sócrates

Jornal Negritude nº 57

jnegritude57

Jornal Negritude nº 57

jnegritude57

Paulo Furtado: Solidão de Primavera

Paulo Furtado: Solidão de Primavera: Da solidão dessa praia, Eu caminho pelas areias, Sem destino, A brisa sopra forte no meu rosto, A saudade de alguém que não conheço, Au...

Serra e Guaporé

Sossella busca informações sobre estrada que liga União da Serra e Guaporé
Na manhã desta quarta-feira (14) o deputado Gilmar Sossella (PDT) esteve reunido no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) com o diretor de infraestrutura rodoviária, Milton Cypel, e comitivas de União da Serra e Guaporé, que vieram para buscar o auxílio do parlamentar pelo acesso asfáltico na VRS 831 que liga os dois municípios, passando por Vila Oeste e Pulador.
O pedido das lideranças locais é manter o projeto original - protocolado no DAER em 1995 - que prevê a ligação de União da Serra a Guaporé, onde não consta alteração do traçado. Cypel explicou que a obra está no terceiro lote dos acessos municipais na posição 99. A previsão para iniciar a pavimentação é em 1º de janeiro de 2014. “Está é a previsão do quadro orçamentário do Estado, talvez com a entrada de novos recursos a obra possa ser adiantada, mas no ano de 2014 todas estas obras do grupo três serão iniciadas obrigatoriamente”, afirmou o diretor.
Sossella presidiu a Comissão Especial sobre os Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e buscou recursos para as obras de ligação asfáltica. “Essa é uma das nossas bandeiras, poder levar asfalto aos municípios, atendendo as necessidades da população e elevando o crescimento e desenvolvimento do Estado”, ressaltou o parlamentar.
Estiveram presentes na reunião as lideranças de União da Serra (representantes da comunidade Teresa Pulga e Neri Pavoni, o membro do diretório do PDT, Francisco Pulga, os vereadores Jamir Grisa e Eliete Faccio) e os representantes de Guaporé (vereadores Ademir Damo e Adalberto de Almeida, o presidente do PDT, Mário Marocco, e membros da Associação de Moradores, Irineu Gusatti e Pedro Antônio Fachinello).
*Com informações de Evelyn Berndt
Foto: Divulgação / Evelyn Berndt
Legenda: Sossella no DAER com cinco municípios entre eles União da Serra e Guaporé

Nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Vacaria RS



Integrantes da nova mesa diretora (foto: divulgação)
O vereador Amadeu Almeida Boeira(PSDB)da chapa 01, foi eleito presidente da Câmara para o exercício 2012. A escolha ocorreu em uma sessão extraordinária realizada nesta terça-feira,13/12. A chapa 02 era liderada pelo vereador Leandro Borges de Lima(PMDB). Cada uma das chapas recebeu cinco votos e a idade dos concorrentes favoreceu Amadeu Boeira.

No discurso o novo presidente da Câmara de Vereadores afirmou que pretende dar espaço aos demais componentes da mesa diretora. Nesta quarta-feira Amadeu Boeira participará de um encontro com o prefeito para debater o repasse dos recursos para a compra do restante do prédio aonde se encontra o plenário da Câmara. A compra já foi negociada,porém, falta a autorização do Executivo. Esta será a quinta vez que Amadeu Boeira é eleito presidente do Legislativo.

O vereador Leandro Borges de Lima poderia ter vencido a eleição caso tivesse o voto da vereadora Elisabete Ritter de Vargas Silva que também é do PMDB. Porém, a vereadora integrou a outra chapa. Durante entrevista a Rádio Fátima, Leandro disse que foi candidato por uma indicação da executiva e portanto o partido deverá tomar providências em relação ao posicionamento da vereadora.

Mesa Diretora

PRESIDENTE – Amadeu de Almeida Boeira
1º VICE PRESIDENTE – Elisabete Ritter de Vargas Silva
2º VICE PRESIDENTE – Antonio Carlos Soares Almeida
1º SECRETÁRIO – Osnir José Domingues
2º SECRETÁRIO – Dagmar Dengo
por Aldoir Santos. Fátima (Rádio Fátima AM), dia 14/12/2011 às 09:25

Eleição na Câmara de Vereadores de Vacaria RS

ELEIÇÃO DA CÂMARA.

Aconteceu na noite de ontem a eleição da nova presidência da casa, como já era previsto deu empate. A chapa da situação contou com os votos de Osnir Domingues e de Elizabete Vargas; apesar do fechamento de questão das executivas de seus partidos ele preferiram se manter fiel ao PT e ao prefeito Elói.A votação na verdade deu empate,e ai prevaleceu o regimento interno que favorece o mais velho, no caso Amedeu Boeira. A posição da vereadora apenas confirma aquilo que todo mundo sempre soube; ou seja, a vereadora sempre esteve ao lado do atual prefeito, mas agia nos bastidores, sem assumir seu apoio. Apesar das negativas a sua intenção de assumir a direção do PMDB era na verdade uma jogada para entregar o partido ao PT coligando com o atual prefeito.A direção do partido reafirma a posição e diz que a vereadora não vai ter legenda para concorrer na próxima eleição.Por outro lado, o vereador que votou com o prefeito apenas cumpriu com seu dever, pois ele deve seu mandato ao prefeito e a sua base na câmara além de seu mandato o vereador tem vários CCs e muitas indicação de FG e indicações de chefias.

Cadernos Negros

SURGIRAM ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO CADERNOS NEGROS VOLUME 34
TENTAMOS RESPONDER A SEGUIR:

QUANDO?
Dia 17 de dezembro de 2011, sábado, das 17h às 19h.

COMO?O lançamento neste ano ocorrerá dentro de outro evento, a Feira Preta, que completa dez anos de existência e é uma iniciativa que vem crescendo a cada ano.

POR QUÊ?Na Feira sempre houve espaço para os livros e para a literatura. Neste décimo ano de Feira o lançamento de Cadernos Negros vem somar com essa postura.

DE QUE MODO?
Ao adquirir o livro (R$ 20,00, fazendo depósito em conta) e enviar seu nome e R.G. para o e-mail cn34@quilombhoje.com.br, colocaremos seu nome na lista de convidados do Quilombhoje. Você poderá participar do lançamento sem precisar pagar o ingresso da Feira no dia 17/12, sábado. Lá você vai retirar o livro. O lançamento ocorrerá das 17h às 19h no espaço Reflexões da Feira e o Quilombhoje terá um estande durante toda a Feira. A Feira se inicia às 13h e terá diversas atividades e expositores. No espaço Reflexões ocorrerão outros lançamentos de livros e leitura de poemas.
Garanta o seu livro e sua entrada. O número é limitado.
POSSO PEGAR O LIVRO EM OUTRO MOMENTO?Podemos mandar pelo correio. Aí tem a taxa da carta/sedex.

POSSO ADQUIRIR O LIVRO EM OUTRO MOMENTO?
O Quilombhoje estará com um estande nos dois dias de Feira (a lista só será válida no sábado). Após isso você poderá solicitar o livro pelo correio ou adquirir em lugares como o Museu Afro.

ONDE VAI SER A FEIRA E O LANÇAMENTO?
Centro de Exposições Imigrantes - Metrô Jabaquara.

Maiores informações: (11) 7196-1500, a partir das 11h.
Conta: Banco do Brasil, ag. 2947-5, cta 3921-7.
site da feira: http://www.feirapreta.com.br/

 




Livro: Cadernos Negros volume 34 - contos afro-brasileiros; Preço: R$ 20,00. 21 autores.
Autores e textos:

Ademiro Alves (Sacolinha)
Adversário Íntimo


Adilson Augusto
Na Ponta da Língua

Claudia Walleska
África-Brasil

Conceição Evaristo
Lumbiá
Ei, Ardoca

Cristiane Sobral
O Tapete Voador

Cuti
Que Horas São?

Débora Garcia
O Anjo

Denise Lima
Baobás

Elizandra Souza
Antes que as Águas da Cabaça Sequem

Esmeralda Ribeiro
A Moça

Fátima Trinchão
A Bênção, meu Pai

Fausto Antônio
O Escuro das Palavras


Guellwaar Adún
A Solidão de Soledade

Henrique Cunha Jr.
Operação Limpa

Jairo Pinto
Armandinho, RG Desconhecido

Luís Carlos ‘Aseokaýnha’
A Grama


Mel Adún
Menininha

Míghian Danae
Família

Miriam Alves
O Velório

Onildo Aguiar
Tambores do Filho do Homem

Thyko de Souza
Nasce uma Lenda

Paulo Furtado: Poema para Ivone

Paulo Furtado: Poema para Ivone: Esta é a ultima que te escrevo Ivone, Estou te escrevendo de uma forma diferente, Através de um modesto poema, Das luzes da cidade, Do p...

Jovem Atingido por Faca

Nessa terça-feira, 13/12, por volta das 18h15min, Erito Cristiano da Rosa Silveira, de 20 anos foi atingido no peito por um golpe de faca, desferido por um colega de trabalho, quando retornavam do serviço de colheita do alho. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 3 horas desta madrugada no Hospital de Vacaria. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) onde será submetido à necropsia.
por Fábia Schüler , dia 14/12/2011 às 08:29
Fonte: Rádio Fátima AM