terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ato Show

Repassando,

       Abraços pra lá de felizes,

       Wilson


Assista os emocionantes vídeos, gravados, pelo portal do jornal "O Vale",  durante a madrugada e no momento em que a suspensão foi anunciada: http://www.pstu.org.br/deunaimprensa_materia.asp?id=370

-

Ato show, com Lourdez da Luz, comemora suspensão da reintegração de posse no Pinheirinho 



Cantora de rap Lurdes da Luz se apresenta no ocupação na noite desta terça
Credito: Divulgação
A cantora de rap Lurdes da Luz, vai fazer um ato-show de solidariedade no Pinheirinho nesta terça-feira (17). O ato já estava programado pela liderança do movimento e foi reforçado para a comemoração da liminar que suspendeu temporariamente a reintegração de posse da área.

A cantora de rap participou por 10 anos do grupo Mamelo Sound System e lançou sua carreira solo em 2009. A apresentação está marcada para às 18h, dentro da ocupação na zona sul da cidade.

Suspensão da reintegração de posse

O clima de tensão foi substituído pela festa no acampamento do Pinheirinho. Uma decisão da juíza Roberta Monza Chiari, do Fórum Federal de São José dos Campos, concedeu a suspensão temporária da reintegração de posse no acampamento na zona sul da cidade.

No documento, expedido em regime de plantão às 4h20 desta terça-feira (17), a juíza alega que é de interesse da União solucionar o problema e por isso, a Justiça Federal decidiu intervir. Com essa decisão, as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal ficam impedidas de entrar no Pinheirinho para cumprir a ordem de despejo.



No início da manhã, moradores tomaram a Estrada do Imperador para comemorar a conquista do assentamento. Com carro de som, bandeiras e fogos de artifício, os moradores vibravam de alegria. Um princípio de confusão foi registrado quando um carro atingiu manifestantes.

A via chegou a ficar bloqueada, mas já foi liberada. Dois carros da Polícia Militar circulam pelo local. O clima é tranquilo neste momento em toda a região.

Problemas com transporte

Moradores da região sul de São José dos Campos, onde fica a área ocupada, reclamaram que algumas linhas de ônibus não estavam circulando na manhã desta terça-feira (17), mas com a liberação da área, os veículos voltaram a circular normalmente.

Operação da PM

Homens da Polícia Militar que estavam se dirigindo para a área ocupada na zona sul da cidade voltaram ao Batalhão após o anúncio da decisão. Cerca de 1.750 homens estavam divididos em seis ônibus e dez viaturas. 800 deles são da Tropa de Choque da capital.

De acordo com o comandante do policiamento da região, Coronel Manoel Messias Melo, mesmo que uma nova decisão autorize novamente a reintegração de posse, a ação não seria feita nesta terça-feira (17), já que uma invasão demanda tempo para um novo planejamento.

Grandes proporções

O terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados foi invadido há 8 anos e pertence à massa falida da empresa Selecta, que pertence ao especulador Naji Nahas. No local vivem cerca de 1.600 famílias, cerca de 5.500 pessoas, segundo o Censo da Prefeitura. Com o tempo, o Pinheirinho se tornou um bairro, com comércios e igrejas (veja infográfico abaixo).

Na internet

A suspensão da reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, expedida na madrugada desta terça-feira (17) virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Durante toda a madrugada, o assunto ficou entre os dez mais comentados no Estado de São Paulo.

A partir das 9h, a hashtag Pinheirinho foi uma das dez mais usadas pelos internautas em todo o país, alcançando a 9ª posição nos Trending Topics por quase meia hora. As mensagens se dividiam em apoio aos moradores e também de crítica a decisão da juíza Roberta Monza.

Credito: Renato Ferezim / VNews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Caminhão de som com representantes do movimento discursando

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Credito: Renato Ferezim / Vnews
Moradores tomam conta da Estrada do Imperador, na zona sul de São José dos Campos

Quilombo da Família Silva


Assunto:
 Enc: Atividade Forum Social Temático 2012- dia 28.01 a partir das 14h


 
Atividade no Forum Social Temático 2012.
 
DIA 28.01, SÁBADO, A PARTIR DAS 14H, NO QUILOMBO DA FAMÍLIA SILVA, EM PORTO ALEGRE-RS - Rua João Caetano 1170, Bairro Três Figueiras, próximo ao Colégio Anchieta.
 
 

Estamos divulgando e convocando para a atividade , durante o Forum Social Mundial Temático , atividade autogestionária, proposta pelo Comite Popular da Copa/ Porto Alegre-Centro, conjuntamente, com a Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas, Quilombo da Família Silva (RS), Quilombo da Família Fidelix (RS), Quilombo da Pedra do Sal (RJ), CIMI (Conselho Indigenista Missionário/POA-RS), Odomode, GT-Quilombola - MNU/RS, Ocupação 20 de Novembro- MNLM/POA-RS, LBL (Liga Brasileira de Lébiscas-RS), AGB (Associação Geografos Brasileiros-RS) , Coletivo Catarse, Sintect /RS- (Secretaria de Combate ao Racismo- Sindicato dos Correios e Telegrafos do Rio Grande do Sul).
 
O Tema: A Copa ,os megaprojetos e os direitos dos explorados e oprimidos: a situação indígena, negra, quilombola e popular no Brasil e Porto Alegre.
 
O objetivo é aprofundarmos a articulação de resistência Quilombola, Negra, Indígena e Popular a partir de experiências comuns durante os últimos anos, frente ao aprofundamento dos ataques que se avizinham.
 
O local para atividade, o Quilombo da Família Silva, carrega forte simbologia dessa resistência contra o Racismo e todas as formas de exploração e opressão, portanto, contamos com a importante presença dos compas na atividade.
 
Contatos:
Luix-51-82075044  -  51- 81736942
 
Em anexo Cartaz.
 
 
Onir
GT-Quilombola MNU-RS
MNU de Lutas , Autônomo e Independente-(Grupo de Trabalho Nacional)









Fotos

Fazer o download de tudo
  • cartazforum.jpg

Grande Roqueiro de Vacaria RS Mauro Varela

Teatro Negro

Compas.,

       Segue abaixo matérica (com link para o vídeo) sobre a manifestação organizada pelo grupo de teatro negro "Os crespos", na noite de sábado, em frente à racista Pizzaria Nonno Paolo, em São Paulo. A matéria também faz referência ao ato que aconteceu durante a tarde.

       A idéia de organizar uma série de atividades que culminem em um ato expresivo no Dia Internacional de Combate ao Racismo (21 de março) está ganhando força. Agora, é preciso organizar a história. E, acredito, de imediato é necessário procurar as organizações e movimentos de LGBT e mulheres, para construirmos algo juntos. Vamos nos falando.

        Abraços e saudações,

        Wilson
        Movimento Quilombo Raça e Classe

---------- Forwarded message ----------
From: wilson honorio silva <wilsonhsilva@gmail.com>
Date: 2012/1/9
Subject: Protesto (com vídeo) de "Os crespos" na Pizzaria Nonno Paolo
To: p Jornal - Lu Candido <candido.lu@gmail.com>


Lu,
      Na matéria tem o link para um vídeo produzido pelos "Os crespos" (um grupo de teatro negro) na noite de sábado. Acho que vale divulgar.

      Beijos,

      Wilson



AFROPRESS - Agência de Informação Multiétnica 
Ativistas negros paulistas promovem protesto em restaurante
Por: Redação: Com informações da Folha de S. Paulo - Fonte: Afropress - 8/1/2012
S. Paulo - Ativistas do Movimento Negro promoveram neste sábado (07/12) em frente ao Restaurante Nonno Paolo, na Zona Sul de S. Paulo, atos em protesto pelo caso do garoto etíope, de seis anos, filho adotivo de um casal de espanhóis, expulso do estabelecimento enquanto os pais se serviam.

A expulsão do garoto, que foi encontrado chorando pelos pais numa rua próxima, ocorreu no dia 30 de dezembro do ano passado, e está sendo investigado pela 36ª Delegacia de Polícia do bairro do Paraíso, com base na Lei 7.716/89, que pune os crimes de racismo.

A manifestação se dividiu em dois momentos. Num deles cerca de 20 pessoas portando velas gritaram palavras de ordem contra o racismo. Em outro, um grupo de manifestantes promoveu um panelaço com cartazes com os dizeres "Não ao Racismo".

Presença da Polícia

Sandra Mariano, da Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras, disse que a manifestação transcorreu em clima tranqüilo, exceto pela presença de viaturas da Polícia chamadas pelos donos do restaurante.

Policiais abordaram algumas ativistas e queriam levá-los para a Delegacia exigindo a identificação. Diante do argumento de que isso representava um abuso, já que a manifestação transcorria pacificamente, as viaturas deixaram o local. “As pessoas vinham conversar com agente solidárias”, contou Mariano.

Para a estudante Carina Paola Cardenas, uma das idealizadoras do protesto organizado pelas redes sociais, o objetivo da manifestação foi “mostrar às pessoas que o racismo é uma realidade”. “Não se consegue mudá-lo somente por leis. O que muda isso é a conscientização. Por isso, estamos estimulando o boicote aos estabelecimentos que tenham esse tipo de política de maltratar pessoas seja por causa da raça ou por questão social”, afirmou.

Os manifestantes prometem repetir atos semelhantes todas as vezes que ocorrerem atos de discriminação contra negros.

Para o dia 31 de março – Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial – grupos de ativistas prometem se unir para um megaprotesto contra todos os casos de discriminação, como ocorrido no Hipermercado Extra, da Marginal Tietê – envolvendo três garotos negros – vítimas de ameaças e maus-tratos por seguranças.

O Grupo Pão de Açúcar já indenizou a família de um dos meninos, porém, se recusa a receber o advogado Alexandre Mariano, que defende os outros dois. Mariano denunciou que o Grupo, além de recusar o diálogo, tentou abafar a investigação e o Inquérito Policial, conduzido pelo delegado Marcos Aníbal Andrade, do 1º DP da Penha, foi concluído sem que os responsáveis tenham sido indiciados, embora tenham sido reconhecidos pelos menores.

Recado

Segundo Wilson Honório da Silva, do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, o protesto teve o objetivo de “mandar um recado para a sociedade”. “Estamos cansados de viver em um país onde ser negro é parecer marginal. Estamos propondo transformar o dia 21 de março, que é o Dia Internacional de Combate ao Racismo, num grande ato de protesto a todos esses casos que têm se repetido em S. Paulo”, afirmou.

Os outros casos que devem provocar a mobilização do ativismo negro em S. Paulo são os ocorridos com Edvanda de Carvalho Rodrigues, 52 anos, e sua filha, Aline Carvalho Murça, 27
maltratadas por seguranças no Supermercado Compr e e Bem (do mesmo Grupo Pão de Açúcar) em Itaquera, e Clécia Maria da Silva, a dona de casa que, depois de ser abordada por seguranças de uma loja do Hipermercado Walmart, em Osasco, teve de ser socorrida em um Hospital, em crise hipertensiva.

O inquérito já foi concluído e aguarda-se a manifestação do Ministério Público e da Justiça sobre a denúncia de constrangimento ilegal e injúria racial prevista no parágrafo 3º do art. 140 do Código Penal. No caso do Walmart, a empresa também se recusa a abrir diálogo com a defesa da vítima.

Veja o vídeo da manifestação


- Leitor(a): Professor de História Carlos Machado.

Ativistas negros paulistas promovem protesto em restaurante

Afropress.com - Agência de Informação Multiétnica

Prefeitura de Porto Alegre RS

        A MANCHETE

Fortunati transmite cargo ao presidente da Câmara

O prefeito José Fortunati transmitiu o cargo para o presidente da Câmara Municipal, Mauro Zacher, na manhã desta segunda-feira, 9. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal e teve a presença de autoridades e convidados. Fortunati retorna à prefeitura em 23 de janeiro. Durante os próximos 15 dias, o Legislativo será presidido pelo vereador Haroldo de Souza. Para Fortunati, o período tende a ser tranquilo e os projetos da prefeitura terão andamento adequado. "Tenho convicção de que o Mauro poderá contar com secretários e servidores e fará uma gestão que respeita a liturgia do cargo", afirmou. Leia mais...
        DESTAQUES

Capital terá 80% do esgoto tratado em 2012

A conclusão de duas obras importantes, que estão sendo realizadas pelo Dmae, levarão Porto Alegre a dar um grande salto de qualidade em 2012: elevar o tratamento do esgoto cloacal na Capital de 27% para 80%. Essas obras são o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES). Com a recuperação de sua balneabilidade, o Guaíba será devolvido à população. Quando as obras do Pisa estiverem concluídas, 77% do volume de esgoto produzido em Porto Alegre será tratado. Os outros 3% ficarão por conta do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi. Leia mais...

Manu Chao e Leci Brandão farão shows no Fórum Temático

Em janeiro, a agenda cultural da Usina do Gasômetro ganhará atrações oferecidas pelo Fórum Social Temático, que ocorrerá de 24 a 29 de janeiro, com apoio da prefeitura. As ações incluem atrações em teatro, dança, contação de histórias e oficinas. A Capital será palco de dois shows. Dia 24, terça-feira, a partir das 18h, o Anfiteatro Pôr-do-Sol recebe bandas e artistas como Leci Brandão, Martinália, Jolly Boys, Produto Nacional, W Negro e Música Negra. O segundo ocorre dia 28, sábado, com destaque para a apresentação do músico francês Manu Chao – com Circo Planetário, Rinocerontes, Bandinha Didadó, Grande Teatro Mágico e Gogol Bordello. Leia mais...

Curso de Transformação Socioambiental começa hoje

Começa nesta segunda-feira, às 18h30, o curso que busca proporcionar a homens e mulheres e chefes de famílias uma nova alternativa de emprego e renda para carroceiros e carrinheiros da Zona Sul.  As aulas do Projeto do Centro de Transformação Ambiental são ministradas pela equipe da ONG Solidariedade, com a supervisão técnica da Ufrgs. A primeira turma, composta por 15 alunos, estará reunida na Escola Municipal Aramy Silva, na Rua B, s/n, Vila São Gabriel, Bairro Cristal. Serão sete turmas com carga horária de 60 horas. Leia mais...

Morcegos ajudam a combater mosquitos

A Secretaria do Meio Ambiente, em trabalho de cooperação técnica firmado com o Instituto Sauver, está vistoriando locais de ocorrência de grandes colônias de morcego em Porto Alegre. O objetivo do monitoramento das colônias, que servem de abrigo para as fêmeas darem a luz e alimentarem os filhotes, é verificar o estado dos animais, fundamentais para o controle da população de mosquitos, baratas e cupins. Conforme a coordenadora da equipe de Fauna da Smam, Soraya Ribeiro, em função da falta de conhecimento sobre a importância dos morcegos, muitas pessoas acabam matando estes mamíferos. Leia mais...
        EVENTOS

EJA e transferências de escolas: prazo termina nesta terça

Os interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2012 devem se inscrever até terça-feira, 10, pelo site www.educacao.rs.gov.br. O procedimento é necessário também para quem pretende fazer transferência no ensino fundamental regular para outra escola, caso tenha trocado de endereço. Depois de realizada a inscrição, o aluno deverá efetivar sua pré-matrícula, entre 25 e 31 de janeiro, pelo mesmo site. Nessa segunda etapa, o estudante poderá optar por mais de uma escola nas quais pretende cursar a EJA ou o ensino fundamental regular. Leia mais...

VI Prêmio Joaquim Felizardo será entregue dia 17 de janeiro

A cerimônia de entrega do VI Prêmio Joaquim Felizardo será realizada em 17 de janeiro, no Teatro Renascença, a partir das 20h. Criado em 2007 pela Secretaria da Cultura, o Prêmio Joaquim Felizardo homenageia em diversas áreas os artistas, os intelectuais, as iniciativas, a mídia e os mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. Trata-se de um prêmio dedicado a carreiras, conjuntos de obras, e não à produção em um determinado período, como é o caso, por exemplo, dos prêmios Açorianos de teatro, dança, música, literatura e artes plásticas. Leia mais...

Flores e orquídeas são atrações no roteiro Domingo no Campo

Orquídeas são atrações na próxima edição do roteiro turístico Domingo no Campo, que acontecerá dia 15. Visita a uma granja e passeio a cavalo estão incluídos na programação. O ônibus de turismo sairá às 10h da Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado Bom Fim, na Redenção. A primeira visita ocorrerá na propriedade Orquidário Rincão, ideal para apreciadores e colecionadores de plantas ornamentais. São orquídeas de diferentes cores e espécies, além de Cactus e Suculentas, muito procurados para compor projetos paisagísticos. Leia mais...
        SERVIÇOS

Edital da Casa Mercosul do Turista publicado hoje

A Secretaria de Turismo publicou nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial de Porto Alegre, o edital para contratação de empresa que irá elaborar o projeto executivo da Casa Mercosul do Turista. O espaço será construído a partir do aproveitamento e revitalização da área de 2,5 mil metros quadrados onde funcionava a sede da secretaria, no bairro Cidade Baixa. O investimento para o projeto executivo será de R$ 250 mil e a empresa vencedora da licitação terá prazo de 150 dias para concluir o trabalho. A Casa Mercosul do Turista foi pensada para ser um espaço de apoio e acolhida aos visitantes. Leia mais...

Equipe avalia abastecimento de água da Capital

Diante do cenário de estiagem no Estado e do racionamento de água em cidades da Região Metropolitana, o prefeito em exercício, Mauro Zacher, reuniu as equipes dos departamentos de Água e Esgotos (Dmae) e de Esgotos Pluviais (DEP) e da Coordenação de Defesa Civil (Codec) para avaliar a situação na Capital. Os técnicos confirmaram que Porto Alegre mantém boas condições de abastecimento e que a prefeitura adota amplo planejamento na área, com ações preventivas para manter a necessária infraestrutura. De acordo com a equipe, não há previsão de racionamento. Leia mais...

Fasc abre inscrições para 88 turmas do ProJovem Adolescente

Estão abertas as inscrições para 88 turmas do ProJovem Adolescente em Porto Alegre. A Fundação de Assistência Social e Cidadania, com entidades conveniadas, disponibiliza vagas para adolescentes de 15 a 18 anos para o programa que oferece atividades de socialização, lazer, recreação, esporte e formação para o trabalho e cidadania. Interessados devem se dirigir aos 22 centros de referência de assistência social (Cras) da Fasc. O programa é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Tucanafro

Conferir o post no blog 'Projeto Afro, "Curso de Direitos Humanos e Cidadania para Todos"'
Caros Membros, ja se encontram publicados os modulos: 9, 10, 11, 12 e 13. Convide mais amigos e divulgue o Curso em sua rede de relacionamento. Educaçao é Tudo. Dra. Maria Lima e Prof Sergio Rossetto

Mensagem do blog adicionada por Prof. Sergio Rossetto:

Caros Alunos do Curso de Direitos Humanos e Cidadania para Todos, segue 5 modulos publicados (Modulos 9, 10, 11, 12 e 13). Solicito divulg...

Link da mensagem do blog:
Projeto Afro, "Curso de Direitos Humanos e Cidadania para Todos"

Sobre TUCANAFRO
AFRO-BRASILEIROS DO PSDB - 2011 Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes
230 membros
317 fotos
46 eventos
42 postagens no blog

Para controlar os emails que você receberá em TUCANAFRO, clique aqui

Prefeitura de Porto Alegre RS

        A MANCHETE

Portal da prefeitura recebeu mais de 5,2 milhões de visitas

Os números evidenciam a importância da Internet para a administração municipal: em 2011, o portal da Prefeitura de Porto Alegre - www.portoalegre.rs.gov.br - recebeu 5 milhões e 250 mil visitas, conforme medição realizada com a ferramenta Google Analytics entre 1º de janeiro e 21 de dezembro. Para a definição de visita, o Google Analytics leva em consideração as atividades do usuário (fechar e reabrir o site, avançar e retornar ao site, ficar inativo e voltar à atividade no site) no período de 30 minutos. Em cada visita podem ser visualizadas várias páginas do site (pageviews). As 5 milhões e 250 mil visitas ao portal da prefeitura foram realizadas por 1 milhão e 50 mil visitantes únicos, o equivalente a 75% da população de Porto Alegre. Leia mais...
        DESTAQUES

Caminhadas Turísticas de Verão começam sábado

Aproveitar sábados em Porto Alegre para fazer passeios a pé por espaços que concentram atrativos turísticos da cidade é a proposta das Caminhadas Turísticas de Verão, que serão oferecidas durante os meses de janeiro a fevereiro. As caminhadas ocorrerão sempre em sábados, com início às 10h. Além de conhecer prédios, monumentos, equipamentos culturais e áreas verdes que são atrativos turísticos e fazem parte do patrimônio da cidade, os participantes receberão informações históricas e curiosas sobre os locais visitados que serão passadas por um guia de turismo. A primeira edição será sábado, 14, com o “Roteiro Moinhos de Vento”. Leia mais...

Usina do Gasômetro volta a receber público amanhã

O poder judiciário aprovou o fim da interdição da Usina do Gasômetro, que estava fechada desde 14 de dezembro. O Corpo de Bombeiros havia aprovado na última sexta-feira, 6, as adequações realizadas no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) da Usina. O secretário da Cultura, Sergius Gonzaga, informou que a Usina será reaberta à visitação na quinta-feira, 12. Na inspeção para liberação dos hangares (barracões) das escolas de samba no Complexo do Porto Seco, os bombeiros pediram que fossem trocadas as placas de sinalização internas, que passarão a ser luminosas. Os trabalhos de adequação por parte da Secretaria de Obras devem estar prontos até quinta-feira, 12. Leia mais...

Prefeitura antecipa R$ 2,8 milhões às escolas de educação infantil

O pagamento antecipado de R$ 2,8 milhões para as 198 creches conveniadas à prefeitura foi realizado nesta terça-feira, 10, pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A antecipação dos valores, creditados regularmente no final de cada mês, é resultado de negociação do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto ao grupo de trabalho integrado por representantes de entidades e as secretarias municipais da Educação, Governança, Fazenda, além do Gabinete de Programação Orçamentária. De acordo com o secretário da Fazenda, Roberto Bertoncini, o crédito antecipado é utilizado para fazer frente às despesas das creches no período de férias. Leia mais...

Abertura do Carnaval 2012 ocorrerá dia 22

A cerimônia de abertura do Carnaval de Porto Alegre acontecerá dia 22, e não mais no dia 15, conforme determinação conjunta da prefeitura e da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. A medida se deve aos atrasos no cronograma dos organizadores do evento, que estão concentrados no atendimento das exigências necessárias ao fim da interdição dos galpões do Porto Seco. Após vistoria do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, 10, foi pedida a troca das placas de sinalização, que deverão ser luminosas. A estimativa é de que seja possível agendar uma vistoria definitiva nesta sexta-feira, dia 13. Leia mais...
        EVENTOS

Flores e orquídeas são atrações no roteiro Domingo no Campo

Orquídeas são atrações na próxima edição do roteiro turístico Domingo no Campo, que acontecerá dia 15. Visita a uma granja e passeio a cavalo estão incluídos na programação. O ônibus de turismo sairá às 10h da Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado Bom Fim, na Redenção. A primeira visita ocorrerá na propriedade Orquidário Rincão, ideal para apreciadores e colecionadores de plantas ornamentais. São orquídeas de diferentes cores e espécies, além de Cactus e Suculentas, muito procurados para compor projetos paisagísticos. Leia mais...

Orquestra Villa-Lobos se apresentará na Paraíba

Composta por 42 alunos da Escola Heitor Villa Lobos, a orquestra que leva o nome da instituição viajará pela primeira vez até o nordeste do país. No sábado, 14, o grupo embarca para realizar duas apresentações em João Pessoa. No domingo, 15, a orquestra participará da abertura do Festival de Esportes e Artes com o espetáculo Relicário, já apresentado na PUCRS, em dezembro, mas readaptado em razão do número de participantes e do espaço físico. O trabalho artístico da orquestra possui o nome de Relicário por ser um objeto que guarda uma peça sagrada, trazendo ao palco relíquias da cultura musical, da religiosidade popular e da vida dos integrantes do projeto. Leia mais...

Mauro Zacher visita obras do auditório Araújo Vianna

As obras de modernização do auditório Araújo Vianna foram visitadas nesta quarta-feira, 11, pelo prefeito em exercício, Mauro Zacher. O espaço cultural está com a primeira camada da nova cobertura fixa em fase final de instalação. A iniciativa, parceria entre a prefeitura e a Opus Promoções, devolverá à população uma sala de espetáculos renovada em sua infraestrutura, com climatização, acessibilidade e acústica adequada. Zacher destacou o cuidado nos detalhes da reforma para oferecer um serviço de alta qualidade. “Com as providências de modernização, o Araújo Vianna ganha a dimensão de um dos melhores espaços culturais da cidade”, avaliou Zacher. Leia mais...
        SERVIÇOS

Agentes da prefeitura vistoriam calçadas no Centro Histórico

Uma vistoria para verificar a situação das calçadas na rua Duque de Caxias, Centro Histórico, foi iniciada nesta quarta-feira, 11, pela equipe de agentes do Centro Administrativo Regional que atua nos bairros da região central da cidade. Defronte ao prédio em que funciona a Agência do IBGE, número 1297, foi constatado que a calçada está em fase final da reforma. "Nossa iniciativa está servindo de exemplo para os vizinhos, que também já estão realizando benfeitorias em suas calçadas", disse a responsável pela agência, Ana Lúcia Boni. Ela afixou no prédio um cartaz do Programa Minha Calçada, onde consta a mensagem: "Eu fiz a minha parte. Faça também a sua." Leia mais...

Conclusão do Pisa intensificará ações de Educação Ambiental

Com a conclusão das obras do Projeto Socioambiental (Pisa), prevista para este ano, a Equipe de Educação Ambiental do Dmae prevê uma atuação ainda maior junto ao público, com a conscientização e a importância dos cuidados que todos devem ter com as redes de esgoto da Capital. Segundo o coordenador da equipe Gustavo Falcão, a Educação Ambiental promove ações de conscientização ao meio ambiente. “Para este ano, iremos destacar a importância e o impacto resultante do aumento da capacidade de tratamento de esgotos para 80%. As atividades ressaltam o importante papel do cidadão com relação às ligações de esgoto e à preservação das redes”, esclareceu Gustavo. Leia mais...

Direitos Humanos seleciona bolsistas para Telecentro

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana abriu seleção para monitores do projeto Telecentros.BR. As vagas são destinadas à atuação nos centros de inclusão digital da prefeitura por um ano. O requisito para concorrer é ter entre 16 e 29 anos e estar cursando ao menos o ensino médio. As inscrições podem ser realizadas até 31 de janeiro. Os interessados devem comparecer na Coordenação de Inclusão Digital e Acesso à Tecnologia (Cidat) da secretaria - avenida Padre Cacique, 708, bairro Praia de Belas - ou entrar em contato pelo telefone (51) 3289 7018. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.