markenting16.jpgMaria Lucia

Agradeço pela sua contribuição me sinto orgulhoso pelos acompanhamento.

Coloquei sua recomendação do livroGente Simplesmente e informação sobre o seu irmão Rômulo Artur da Costa empresário do Furacão 2000 em nosso site para facilitar a visualização ao repassar para conhecimento de todos que acompanham o trabalho da Produção de Cultura Negra da Metrópole Santista.

Clique no link e veja  -  Gente Simplesmente.

Considero gratificante a forma carinhosa que tenho recebido dos admiradores que recebo como afeto.

O RACISMO INSTITUCIONAL é como praga infestada dentro do setor público e chegamos em uma etapa do processo de combate que poucos tem a oportunidade e felicidade de enfrentar o combate ao racismo de frente, fenômeno porque, quem ousa combater o racismo pela falta da informação é o que é mau visto.

O trabalho que desenvolvemos denominado Projeto Quintino de Lacerda, participação de diferentes autores, minha responsabilidade é a de concretizar a Produção de Cultura Negra Convivência Comunitária da Região da Metrópole Santista.

Seguimos o seguinte metodologia.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 10 de dezembro de 1948, pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), instrumento que tem constituído o mais importante marco normativo para o desenvolvimento dos direitos humanos no Brasil e no mundo.  Valorizou o indivíduo, tomado na sua singularidade e como integrante de uma coletividade, na condição de sujeito de um Direito Internacional específico que levou os Direitos Humanos a uma posição relevante na agenda internacional.

a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, assim como outras convenções e declarações em matéria de direitos humanos, aprovadas sob os ideais das Nações Unidas, os organismos especializados e as organizações não governamentais regionais, estabeleceram novas formas e obrigações que todas as nações participantes devem aceitar.
Especificamente a realização da III Conferência Mundial Contra o Racismo Xenofobia e Intolerância Correlatas, que aconteceu em 2001, na África do Sul cidade de Durban, o Estado Brasileiro também participou concordando com o seguinte:

Lembrar os crimes do passado e contar a verdade sobre a história são elementos essenciais para a reconciliação e a criação de sociedades baseadas na justiça, igualdade e solidariedade.

Em relação ao específico o mais novo evento Conferência Internacional Lozano 2013, aconteceu do dia 20 a 22 de fevereiro 2013, em Austin, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
TEMA: Reconfigurando a Negritude: Debatendo o Racismo nas Afro-Américas.

O Estado Brasileiro foi representado pela titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.

TÓPICOS TRATADOS:

Atual momento dos movimentos sociais negros, suas estratégias de mobilização política, as abordagens comparativas e transnacionais ao racismo e políticas de combate ao racismo, a produção cultural, raça e políticas públicas, e negritude e identidade nacional.

Comunidade Negra e Comunidade do Samba da Metrópole Santista, status consagração Patrimônio Cultural Brasileiro, parte do todo da população Negra do Brasil, segmento da cidade de Santos que é considerada vanguarda, pertencente a terra de José Bonifácio o protagonista da abolição dos escravos no Brasil, este ano será celebrado 250 anos do nascimento, Quintino de Lacerda ex-escravo vereador, que neste anos completará 174 anos de seu nascimento e Dr Esmeraldo Tarquinio de Campos Filho que neste ano em 12 de abril, completou 86 anos de seu nascimento, data que é oficializada Dia Municipal do Dr Esmeraldo Tarquinio.

Negros e Sambistas de Santos, referência Nacional, Brasil referência internacional na temática Combate ao Racismo.

A Conferência Lozano Long 2013, foi uma realização da Universidade do Texas em Austin, através do Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS) e do John L. Warfield Center for African and African American Studies (WCAAAS) em colaboração com o Center for Mexican American Studies (CMAS).

Projeto Quintino de Lacerda, manifestação e difusão da Produção de Cultura Negra, integração no processo civilizatório, enfrentamento através da identificação e abordagem do racismo institucional na Metrópole Santista.

Podemos afirmar que o Estado Brasileiro seguindo a lição internacional efetivou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), conjunto de partes interdependentes, que forma um todo unitário cuja finalidade é descentralizar, colocar em prática e tornar efetivas as políticas para o enfrentamento ao racismo e para a superação das desigualdades raciais no Brasil e que tem como marco regulatório:

I - a Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, em cujo Título III (Capítulos I, II e III) foi instituído o SINAPIR;

II - a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída pelo Decreto nº 4.886, de 20 de novembro de 2003;

III - o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), aprovado pelo Decreto n° 6.872, de 4 de junho de 2009.

O SINAPIR tem como finalidade colocar em prática e tornar efetivas as políticas para o enfrentamento ao RACISMO INSTITUCIONAL e superação das desigualdades raciais no Brasil.

A injustiça praticada pelo coordenador da Igualdade Racial e étnica Jorge Fernandes, gera situação psicológica pela forma praticada, porque ele além de ser irmão da Comunidade é amigo da família, atividade profissional de Produção de Cultura Negra não requer um bem apenas para Luiz Otávio de Brito, requer o respeito a Convivência de Comunitária o que diretamente o procedimento do Jorge Fernandes, também prejudica a humanidade porque esta usando o cargo para impedir o direito do desenvolvimento de uma atividade profissional de Valorização Humana perante o processo PolíticoEconômico,Cultural e Social, consequentemente prejudicando que seja facultado o desenvolvimento FísicoMentalEspiritualMoral e Social das Crianças,Adolescentes, Jovens e Idosos em condições de liberdade.

Aproveito para informar que o Estado Brasileiro realizará Seminário Representação Política e Enfrentamento ao Racismo que acontecerá  em Salvador.

Clique na figura e conheça as informações.

barbosa.jpg