terça-feira, 7 de maio de 2013

LGBT Congresso Nacional


Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

X Seminário LGBT do Congresso Nacional
Liberdades abram as asas sobre nós
        “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”

O Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), mais uma vez leva, pioneiramente, ao Congresso Nacional temas contemporâneos que afligem a comunidade não apenas LGBT, mas de grupos historicamente estigmatizados. Em sua 10ª edição, o evento este ano abre espaço para uma discussão sobre religião e diversidades e reunirá representantes das diferentes religiões em vigor no Brasil, lideranças dos movimentos LGBTs e outros grupos difamados, além de acadêmicos que se dediquem ao estudo das religiões e/ou das transformações da democracia para discutir o tema “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. O lema do evento é “Liberdades, abram as asas sobre nós”.
Recém excomungado da Igreja Católica por criticar algumas posturas conservadoras da Igreja, Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, será um dos palestrantes do evento. Segundo ele, a discussão que o seminário propõe está em sintonia com a ideia de que essas posturas precisam ser revisitadas para que as liberdades individuais sejam respeitadas. "A religião cristã é um caminho de transcendência que não se choca de maneira alguma com a sexualidade. Pelo contrário, para viver o amor cristão é necessário o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual. O Cristo quando conversou com a samaritana estaria hoje próximo de todos que pertencem ao grupo LGBT", diz.
Segundo o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), autor do requerimento do seminário, abrir esse debate para a sociedade como um todo, mas principalmente aos agentes do setor da religião, é imprescindível nesse momento em que o fundamentalismo vem tolhendo os espaços de discussão dos direitos de minorias: “O seminário será um espaço para debater, dialogar, e aprender com líderes religiosos e especialistas como um direito constitucional – de liberdade de crença – se relaciona com outras garantias constitucionais, partindo da compreensão da própria forma como essas instituições religiosas encaram questões concernentes à orientação sexual e/ou identidade de gênero dos indivíduos. Por sermos uma sociedade formada por diferentes modos de vida, por diferentes religiões, por agnósticos e ateístas, o estado deve assegurar a cada cidadão a liberdade de crença, de não crença, e o direito de livre expressão da sua orientação sexual e/ou da sua identidade de gênero”, diz Wyllys.
Dividido em duas etapas, a programação do seminário acontecerá de manhã, das 9 às 13h, no Plenário 2, com a mesa “ESTADO LAICO NA PRÁTICA E NA TEORIA (Como fica o processo de representação política diante das contradições existentes na Constituição e nas práticas de instituições?)”; e, das 14h às 18h30, no auditório Nereu Ramos, com a mesa “RELIGIÃO E DIVERSIDADES” (Como trabalhar as diferenças culturais para a garantia de um Estado Laico?)”.
O Seminário LGBT do Congresso Nacional este ano é organizado pelas Comissões de Cultura, de Educação e de Legislação Participativa, em parceria com a Frente Mista pela Cidadania LGBT e Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e será transmitido ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados.

Serviço:
Décimo Seminário LGBT do Congresso Nacional – “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. Dia 14 de maio de 2013, das 09h às 13h, no Plenário 02, e das 14h às 18h30 no auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Informações: (61) 3215-5646.


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

Para Lembrar


Para Lembrar


A Justiça Divina

O Jornal Negritude não tem nada com a vida pessoal de ninguém, somente a com vida pública dos políticos e dos governantes. Mas um caso me chamou atenção não vendo o aspecto pessoal mas com uma lição de vida, um acidente envolvendo duas pessoas que acabou culminado com o falecimento de uma, ambos se dirigiam para um motel, num caso de amantes, o rapaz que sobreviveu a sua esposa está esperando um bebe de 4 meses. A lei divina é cruel a traição é fatal no julgamento espiritual. Fica uma lição para quem gostar de pular a cerca enganar o seu companheiro (a).

Para lembrar


Bola Na Arquibancada: Márcio Chagas, melhor árbitro?

Bola Na Arquibancada: Márcio Chagas, melhor árbitro?: Infelizmente o futebol como na vida premia sempre os maus profissionais e para não falar outra coisa. O apito no futebol gaúcho já decidi...