sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

4/3/09

Veja Porto Alegre


 03 a 08 de março de 2009
 
 62 

Encontre na cidade:   Restaurantes | Bares | Comidinhas | Cinema
1
5084aa
SHOWS
Deep Purple no Bourbon 
Sucesso nos anos 70, a banda volta ao Brasil com o show 40th Anniversary Tour. Em Porto Alegre, serão duas apresentações, segunda (2) e terça (3). O repertório inclui as músicas do último álbum, Rapture of the Deep.
2
5084aa
CINEMA
Sean Penn em Milk 
O ator acaba de ganhar o Oscar de melhor ator no papel de Harvey Milk. O longa narra a trajetória deste político que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro gay a ser eleito para um cargo público.
3
5084aa
RESTAURANTES
Koh Pee Pee 
Eleito o melhor restaurante da cidade por VEJA Porto Alegre, o Koh Pee Pee tem decoração que reproduz o interior das moradias tailandesas. No cardápio, pratos com ingredientes frescos como o khao pad goong, um arroz frito com legumes e camarão.
4
5084aa
CINEMA
Quem quer ser um milionário? 
O filme foi grande campeão no Oscar - saiu da cerimônia com oito estatuetas, incluindo as de melhor filme e direção. O longa tem estreia prometida na sexta-feira (6).
5
5084aa
SHOWS
Frejat em voo solo 
O cantor se apresenta no Teatro Bourbon Country, quinta (5). Integrante do Barão Vermelho, ele segue com turnê da carreira solo, lançando seu novo CD Intimidade Entre Estranhos.
6
5084aa
TEATRO
Não Sou Feliz, Mas Tenho Marido 
A comédia protagonizada por Zezé Polessa está em cartaz sexta (6) e sábado (7) no Teatro do Bourbon Country. No monólogo adaptado, a atriz apresenta uma visão irreverente sobre o casamento.
7
5084aa
SHOWS
Elas Cantam no SESC 
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o SESC preparou uma programação especial, na qual “elas” comandam o show. No sábado (7), Izmália Ibias e Marisa Rotenberg (foto) e bandas são as atrações.
8
5084aa
TEATRO
Por Um Fio 
O espetáculo em cartaz no Teatro do Bourbon Country, domingo (8), reúne onze histórias do livro homônimo, escrito por Dráuzio Varella. Regina Braga e Rodolfo Vaz interpretam os textos que falam da passagem do tempo e da vida.
9
5084aa
CINEMA
O Menino da Porteira 
O cantor Daniel interpreta o peão Diogo, boiadeiro calado, mas que encanta a todos quando se põe a cantar. Ao tocar uma boiada para outra fazenda ele conhece Rodrigo, o menino da porteira. Estreia prometida para sexta (6).

 
 O que éEsta newsletter informa o melhor da programação de gastronomia, lazer e entretenimento do Porto Alegre
  
 criado por jornalnegritude     1:13:58 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Delegacia da Mulher

Titular da Delegacia da Mulher participa de debate sobre Lei Maria da Penha03/03/2009 16:05
A Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, titular da Delegacia da Mulher (DM), em Porto Alegre, participará, nesta quinta-feira (05) de um debate sobre a Lei Maria da Penha – Fundamentos e Aplicação, no Plenarinho da Assembléia Legislativa. O evento – que inicia às 18 horas, com previsão de término às 21 horas – terá como palestrante Maria Berenice Dias, advogada e ex-desembargadora. 
A deputada federal Manuela d’Ávila coordenará a mesa de debates onde deverão estar presentes, além da delegada Nadine, da DM,  Osnilda Pires, juíza do Juizado Especial de Violência contra a Mulher; Rúbia Abs da Cruz, coordenadora geral da THEMIS; Rosimari Castilho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Jussara Cony, superintendente do Grupo Hospitalar Conceição.
Fonte: Ascom PC
 criado por jornalnegritude     1:09:45 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Operação Caixa Forte

Operação Caixa-Forte inspeciona 416 estabelecimentos bancários no RS03/03/2009 18:43
A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Brigada Militar, realizou nesta terça-feira (03/03) a Operação Caixa Forte, que abrangeu 193 municípios gaúchos e mobilizou 407 servidores em 216 viaturas. No período, foram realizadas ações de inspeção e fiscalização em 416 estabelecimentos bancários e em 3.886 veículos.
Os demais números da operação são os seguintes:
- Boletins de Ocorrência registrados – BO/COP: 04;
- Veículos autuados: 07;
- Veículos recolhidos: 01;
Operação Caixa-Forte é realizada junto a estabelecimentos bancários e/ou que realizem transações financeiras, tem por objetivo de inibir a ocorrência de furtos, roubos a estabelecimentos bancários e demais delitos correlatos. A operação é realizada permanentemente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, nos períodos de início e final de mês.
Fonte: PM-3/BM
 criado por jornalnegritude     1:07:00 am — Arquivado em: Secretaria da Segurança Pública do RS — Editar

3/3/09

Dia da Mulher

Aqui nossa homenagem às mulheres que fazem o NPC
Mulheres que brincam. Mulheres ques estudam. Mulheres que dançam que fotografam e escrevem. Mulheres que amam. Mulheres que lutam. Que dizem sim quando querem. E não quando é preciso. São estudantes de Comunicação, jornalistas, professoras e sindicalistas. São as mulheres do NPC.
Viva o 8 de Março. Um dia de lutas!
—–Anexo incorporado—–
_______________________________________________ boletimnpc mailing listboletimnpc@boletimnpc.listas.ws http://boletimnpc.listas.ws/mailman/listinfo/boletimnpc-boletimnpc.listas.ws
 criado por jornalnegritude     6:50:11 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Dia Internacional da Mulher

Aqui nossa homenagem às mulheres que fazem o NPC
Mulheres que brincam. Mulheres ques estudam. Mulheres que dançam que fotografam e escrevem. Mulheres que amam. Mulheres que lutam. Que dizem sim quando querem. E não quando é preciso. São estudantes de Comunicação, jornalistas, professoras e sindicalistas. São as mulheres do NPC.
Viva o 8 de Março. Um dia de lutas!

—–Anexo incorporado—–
 criado por jornalnegritude     6:45:36 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Opinião

Passados 60 dias do Governo do Prefeito Elói Poltronieri é muito dificil fazer uma avaliação positiva ou negativa. Mas já podemos observar alguns problemas a serem resolvidos. A questão das filas e do atendimento na área da saúde. Os alagamentos na Avenida Borges de Medeiros quando ocorre fortes chuvas e com as bocas de lobo obstruidas por lixos é claro que infelizmente a população não coopera na limpeza. A questão da sinaleira na frente do Baile Serrano na Avenida Militar que não está no seu funcionamento normal somente pisca. Segundo o Secretario da questão urbanista seria para não haver engarrafamento de veículos. Me pergunto e a vida das crianças que estudam no Colégio Nossa Senhora da Oliveira que são colocadas em risco, esperamos que não ocorra acidentes. A sinaleira poderia funcionar normalmente nos horários de entrada e saida dos alunos. Fica aqui a nossa sugestão.
Paulo Furtado
htpp://jornalnegritude.blogspot.com
http;//paulofurtado.blog.terra.com.br
 criado por jornalnegritude     6:38:00 am — Arquivado em: Editorial de Opinião — Editar

NPC

 


http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC
Boletim do NPC
— Edição Especial: 8 de março
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais 



 
Greve de operárias russas, em 1917, está na origem do 8 de Março

 




Quais os acontecimentos que levaram a marcar o 8 de março como dia de luta mundial das mulheres? 



Como surgiu a história das 129 mulheres queimadas vivas, em Nova Iorque , no ano de 1857, numa fábrica que nunca existiu, numa data inventada? E quais os interesses de se criar este mito? Para responder essas perguntas, no ano passado o NPC fez nova edição do Caderno O Dia da Mulher nasceu das Mulheres Socialistas – lançado pela primeira vez em 2004.






A cartilha mostra a origem histórica deste dia, no começo do século XX: a luta das mulheres socialistas juntamente com outras mulheres que limitavam suas lutas à conquista do direito de voto. O dia 8 de Março foi consagrado por uma greve de operárias russas em 1917 que, sem o prever, foi o estopim da grande Revolução Russa. 



 


Logo em seguida, em 1919, a 3ª Internacional declarou este dia como o dia mundial da luta das mulheres.

 

O texto de Vito Giannotti, apoiado em fontes históricas, desmistifica a versão que todos nós já ouvimos, escrevemos ou até contamos para nossos filhos. O caderno gera debates e é útil para fazer avançar a consciência e a luta de mulheres e homens contra a exploração da mulher e toda a sociedade machista.





















 criado por jornalnegritude     2:20:51 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

2/3/09

Onda Jovem

 


Link para o portalIvan da Silva 
Boletim Onda Jovem nº 71  -  26 fev 09  -  Territórios
   
 Um portal para quem quer saber de juventude 
Victor Dragonetti
Jovem Talento
Victor Dragonetti
Muralhas de Jericó
Desorientado e desanimado – mas ainda com um resto de esperança –, um pequeno grupo de alunos e professores saiu batendo de porta em porta, no ano passado, em busca de ajuda para salvar a sua escola, cujo fechamento já estava anunciado.Com classes de ensino médio e fundamental, a Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, localizada na rua Jericó, Vila Madalena, em São Paulo, luta para se manter existindo.
O jornalista e educador Gilberto Dimenstein conta essa história.

   
 




Educadora desenvolve pedagogia para regiões violentas

Folhapress
Fábia Hafermann
O meio em que se vive
 
   
 
em iniciativas relacionadas à juventude. Para saber mais sobre essas práticas, clique aqui!
Saiba mais sobre os Objetivos do Milênio!
 
   
 
Onda Jovem é patrocinada por:
 
Se você não deseja mais receber esse boletim, clique aqui.
Instituto Votorantim 
ONDA JOVEM é um projeto de comunicação social produzido por
 
   
   

 criado por jornalnegritude     8:53:25 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Revista Veja

  
  28 de fevereiro de 2009


Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação
Caro leitor,
atendendo a pedidos de alguns leitores que preferem a versão com o índice completo da revista sem meus comentários, passo a publicar aqui no começo o link.
 Na volta dos feriados do Carnaval tomei a decisão, em conjunto com os editores executivos, de mudar a reportagem de capa que tínhamos planejado. A idéia original era colocar na capa a reportagem sobre a iminente votação pelo Senado do projeto que prevê a instituição de cotas raciais nas universidades federais. Preferi dar como capa uma reportagem ousada sobre as razões que nós brasileiros temos para estar otimistas com o desempenho da economia brasileira em 2009.
 
 “Otimismo contido”, ressalta a reportagem, “mas ainda assim reflexo realista de uma situação radicalmente melhor do que a enfrentada pela maioria dos países em sua luta para navegar sob as intempéries da crise.”
 Com ajuda de alguns dos mais brilhantes economistas brasileiros, o editor executivo de Economia, Marcio Aith, chegou a uma lista com uma dezena de razões para estarmos otimistas com a possibilidade de atravessar a crise mundial de 2009 apenas com pequenos arranhões – e com chances boas de emergir em 2010 com crescimento robusto:
1) Reservas de 200 bilhões de dólares intocadas depois de seis meses de crise
2) Bancos competentes, regulados, com baixa exposição a riscos e provisionados contra calotes
3) Ausência de bolhas de crédito e imobiliária, com potencial de crescimento real nesses setores
4) Mercado interno forte, crescendo em poder de compra e em proporção da população
5) Matriz energética mais “verde” do mundo, com independência do petróleo importado
6) Estabilidade política, em que a democracia foi entronizada como patrimônio nacional
7) Estabilidade econômica e arcabouço regulatório imperfeito mas previsível
8) Maior exportador de alimentos do mundo, o que garante vendas externas volumosas em qualquer cenário
9) Mercado externo diversificado, com compradores em todo o mundo e mercadorias de crescente valor agregado
10) As mesmas projeções que apontam estagnação no mundo projetam crescimento do PIB do Brasil em 2009
 
 No campo político, nossa melhor reportagem desta semana, que também concorreu para a capa, trata da luta de políticos pelo controle da chave do cofre. Exatamente como denunciado pelo senador Jarbas Vasconcelos, explodiu na semana passada uma briga de morte entre políticos do PT e do PMDB pelo controle de um fabuloso monte de dinheiro público, uma riqueza bem especial pois de fácil manipulação e difícil controle. Trata-se do Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários da estatal Furnas e da Eletronuclear. A razão da cobiça? Apesar de também ser bancado com dinheiro público, o patrimônio do Real Grandeza é tecnicamente privado. Isso permite que seus dirigentes manipulem investimentos de 6,5 bilhões de reais sem a fiscalização de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU). Sopa no mel.
 A reportagem sobre cotas vai dar polêmica na certa. Aparentemente, trata-se de uma reparação histórica aos negros descendentes de escravos no Brasil a idéia de dar-lhes acesso privilegiado às universidades federais, em detrimento do mérito acadêmico de cada indivíduo. A questão não tem solução fácil e sobre ela o Senado Federal dará seu voto nas próximas semanas. Abordamos a questão em todas as suas facetas e concluímos que, sempre que o denominador comum foi a raça, as sociedades em todos os tempos históricos e geográficos produziram aberrações e injustiças ainda maiores do que as que pretendeu consertar.
 Aliás, a meu ver, mais duas reportagens poderiam também ter sido elevadas à categoria de capa. Uma delas explica os novos e surpreendentes contratos de divisão de bens entre casais que estão se popularizando no Brasil. A outra é uma investigação sobre o recrudescimento das ações criminosas dos militantes do MST no interior de São Paulo e em Pernambuco, prenúncio de como esses grupos de fora-da-lei podem infernizar o país a partir de 2010 caso as eleições presidenciais apontem como vencedor um nome menos simpático a suas retrógradas bandeiras.
 
 Imperdíveis também as Páginas Amarelas com o eterno rei do futebol, Pelé, que se vê como “o exemplo” para as atuais gerações de craques desse esporte. Aos 68 anos, longe da bola desde 1977, o rei ainda desfruta fama mundial que rivaliza com a de nomes meteóricos como Barack Obama, presidente americano, com quem Pelé promete, magnânimo, “tomar um café assim que ele estiver mais calmo”, como fez com John Kennedy, Richard Nixon e Bill Clinton. Este é o Pelé.
São esses, caro leitor, os assuntos que mais me motivaram a comentar. Espero que tenham gostado.
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br
Um forte abraço e até a próxima semana,

Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

  
Destaques de VEJA.com
 Acervo Digital- Edições especiais e extras estão disponíveis
- E mais o Busca avançada
www.veja.com.br/acervo
 Perguntas e respostasImposto de Renda 2009
www.veja.com.br/perguntas
 Em vídeo- Cirurgia bariátrica
- Uso de protetor solar
www.veja.com.br/videos
 Série de vídeosEducação
O que fazer depois da faculdade
www.veja.com.br/videos

 
Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item “Esqueci minha senha”. Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados
 criado por jornalnegritude     8:27:41 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Dois assassinatos na Serra

02/03/2009 | N° 10362

EM DIA

Dois assassinatos na Serra

Luís Antônio Ferreira, 40 anos, foi achado morto com uma facada na perna ontem de manhã, num alojamento na Capela do Segredo, no interior de Ipê. A outra morte foi de Marli Marques da Silva, 25, assassinada a tiros na Rua Dianir Sartório, no bairro Industrial, em Vacaria. A polícia tem suspeitos dos crimes. Um corpo foi localizado no Arroio Burati, entre Bento Gonçalves e Farroupilha, na tarde de ontem. Até o fechamento desta edição, a pessoa ainda não havia sido identificado.
Fonte: Jornal Pioneiro