segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Arquivo do Jornal Negritude

20/2/09

Notícias da Prefeitura de Porto Alegre

Imagem do Dia
Foto: Fredy Vieira / PMPA
Foto
Saúde da Família: 85,55% dos pacientes que buscam os 68 postos do PSF na cidade resolvem seu problema no próprio local
Notícias
        A MANCHETE
        CARNAVAL 2009
        DESTAQUES
        MAIS SERVIÇOS
        PREVISÃO DO TEMPO
        TEMPO HOJE
        VEJA PAUTAS DO DIA
Notícias da prefeitura na imprensa
Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:
Todas as Notícias
        A MANCHETE

Programa de Saúde da Família supera metas

Mais de 85% dos pacientes que buscam os 68 postos do PSF na Capital resolvem seu problema no próprio local, sem necessidade de procurar por outros serviços de saúde. Das 73.191 consultas médicas realizadas no último trimestre de 2008, somente 10.680 resultaram em encaminhamentos a centros especializados ou à rede hospitalar. O índice de resolutibilidade registrado no período chegou a 85,55%, superando o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 85%. Leia mais…
        CARNAVAL 2009

Imprensa deve retirar credenciais até amanhã

A distribuição dos crachás aos cerca de 700 profissionais de imprensa credenciados para a cobertura do Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco começou ontem e vai até amanhã, entre 14h30 e 18h. A Secretaria da Cultura informa que as credenciais serão entregues diretamente aos solicitantes ou seus representantes autorizados, na sede da secretaria (Avenida Independência, 453).

Saúde vai fiscalizar a venda de alimentos

Dez fiscais estarão na praça de alimentação do Complexo Cultural do Porto Seco durante as três noites dos desfiles dos grupos Especial e de Acesso, dias 20, 21 e 22, e no Desfile das Campeãs, dia 28. “Essa atividade é de fundamental importância para que os foliões tenham uma alimentação saudável e licenciada pelo poder público”, enfatizou o médico veterinário Marcelo Vallandro, da Secretaria de Saúde. Leia mais…

Fogaça confere último ensaio da Restinga

Os desfiles de Carnaval têm início amanhã, e as escolas de samba aproveitam para acertar os últimos detalhes. Após visitar as quadras da Praiana, Império da Zona Norte, Imperadores do Samba e Imperatriz Dona Leopoldina, José Fogaça irá participar, às 23h de hoje, do ensaio da Estado Maior da Restinga. “Vai ser um Carnaval inesquecível, pela evolução das escolas e por algumas mudanças implementadas pela prefeitura”, afirmou Fogaça. Leia mais…
        DESTAQUES

Inscrições para bancas da Feira do Peixe começam em março

Quem quiser ocupar uma das 67 bancas de pescado na 229ª Feira do Peixe pode dar início à organização dos documentos. As inscrições estarão abertas de 9 a 12 de março, no protocolo da Rua dos Andradas, 686, térreo, das 9h às 16h. A promoção é da Smic. Leia mais…

Feira oferece material escolar com preços de 2008

São mais de 2 mil itens com preços até 15% menores do que os praticados no mercado, sem reajuste. Desde 28 de janeiro, passaram pela feira mais de 32 mil pessoas. O faturamento é de R$ 483 mil, com a média de 1,6 mil visitantes diariamente. Para facilitar o pagamento, são aceitos cartões de crédito, com possibilidade de parcelamento em duas vezes sem juros nas compras acima de R$ 80. Até 6 de março, no Mercado Público. Leia mais…

Ações de educação para o trânsito na volta às aulas

Esquetes teatrais, palestras e distribuição de materiais educativos estão entre as atividades que a EPTC irá promover nas escolas. Serão abordados temas relativos ao trânsito, como transporte seguro, respeito à faixa de segurança e atenção na travessia de pedestres. Na quarta-feira, 25, será a vez dos alunos do Colégio Santa Inês, na Protásio Alves, assistirem à palestra sobre transporte adequado de crianças, às 18h.Leia mais…
        MAIS SERVIÇOS

Curso de informática para cegos tem inscrições até amanhã

As aulas são gratuitas e começam em março. Serão duas turmas no Centro de Capacitação Digital da Usina do Gasômetro e duas na Unidade da Restinga, totalizando 20 alunos. As inscrições devem ser feitas das 9h às 11h e das 13h30 às 17h, na Secretaria de Acessibilidade (Rua Siqueira Campos, 1300/202). Se o número de inscritos for maior que o de vagas, haverá sorteio. Outras informações pelo telefone 3289-1141. Leia mais…

Banho liberado no final de semana

Os freqüentadores das praias do Lami e de Belém Novo poderão aproveitar o banho com tranqüilidade, já que todos os postos estão liberados. A informação é da Smam, com base em análise realizada pelo Dmae. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-7515 ou pelo e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br. Confira os pontosLeia mais…

Prefeitura mantém serviços essenciais no feriado


A administração municipal manterá os serviços essenciais no Carnaval. Confira o que estará funcionando.
        PREVISÃO DO TEMPO
        TEMPO HOJE
        VEJA PAUTAS DO DIA
Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.
 criado por jornalnegritude     1:00:04 am — Arquivado em: Porto Alegre — Editar

19/2/09

Uol Cultura


AP
Enquete

Ike e Tina Turner, Beyoncé e Jay-Z

Veja parcerias famosas da música e vote em seu dueto preferido

Axé
Marca do Chiclete com Banana vende de abadás a vinhos

Desde 1974
Livro lembra os Carnavais de Joãosinho Trinta

BBB9
André e Maíra
devem entrar na
disputa?
Lenise Pinheiro / UOL
 Teatro
Lenise Pinheiro retrata bastidores
de “Dois Irmãos”
 Latinos
Mostra “Latitudes” traz obras de Botero e Frida Kahlo a SP
 
 Carnaval de rua
Fim de semana tem desfile de blocos no Rio; veja programação
 
 criado por jornalnegritude     8:30:35 am — Arquivado em: Sem categoria — Editar

Revista Veja

SEXTA-FEIRA
13 de fevereiro de 2009
 
Eurípedes Alcântara

Diretor de redação
Caro leitor,
antes de mais nada, minhas sinceras desculpas pela ausência da newsletter na semana passada. É muito bom voltar a falar com vocês!
 Nesta semana VEJAvolta a iluminar uma questão de fundo da vida pública brasileira, acorrupção endêmica, resistente, praga de mil faces e disfarces que suga a energia criativa e as riquezas geradas pelos brasileiros que trabalham cinco meses do ano apenas para pagar seus impostos. Esse dinheiro deveria chegar aos cofres públicos e ter um tratamento cuidadoso, se não reverencial, pelos governantes e políticos. Infelizmente para nós, não é isso que acontece. Muito pelo contrário. O dinheiro dos impostos que pagamos, a riqueza que deveria estar sendo investida para garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos, é visto e tratado como uma fortuna sem dono da qual se apossa quem for mais cara-de-pau, mais ousado, mais garantido pelas impunidades do cargo que ocupa. Já perdi a conta de quantas vezes escrevi sobre esse assunto em VEJA e quantas vezes nossas denúncias, depois de algum alvoroço inicial, foram varridas para debaixo do tapete. Nesta semana, porém, há esperança de que as coisas caminhem para resultados menos frustrantes. A razão para a esperança é a entrevista concedida a VEJA pelo senador Jarbas Vasconcelos.
 Vale a pena reproduzir aqui a Carta ao Leitor desta edição, que se refere à entrevista do senador. Ela tem o título Jarbas conta tudo.
“É enorme o peso que tem em um processo judicial o depoimento de uma testemunha ocular. Esse tipo de relato, quando dado de boa-fé e sem inconsistências, é decisivo na formação do veredicto. Na política, os testemunhos de personagens com intimidade com os fatos que revelam são igualmente poderosos.
O processo que culminou com o impeachment do presidente da República Fernando Collor, em 1992, começou com um desses depoimentos, a espantosa entrevista que seu irmão concedeu a VEJA em maio daquele ano e que foi estampada na capa com a chamada “Pedro Collor conta tudo”. A Carta ao Leitor daquela edição tinha o título “Depoimento que não se pode ignorar”. Não foi. Dezenove semanas depois das revelações do irmão a VEJA, Collor deixava a Presidência. As Páginas Amarelas desta semana trazem um conjunto de revelações feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos ao repórter Otávio Cabral, 37 anos, quatro dos quais na sucursal de Brasília. Elas constituem um depoimento que também não se pode ignorar.
Com 43 anos de política dedicados primeiro ao antigo MDB e depois ao PMDB, duas vezes governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos relata com a eloquência das testemunhas oculares que seu partido, hoje detentor das presidências do Senado e da Câmara, é uma agremiação que se move apenas por “manipulação de licitações, contratações dirigidas e corrupção em geral”. A entrevista de Jarbas Vasconcelos a VEJA não deixa muitas opções a seus colegas de partido e, por consequência, ao Congresso: processam o senador por falta de decoro parlamentar, imolam-se em praça pública ou vestem a carapuça e mudam seu comportamento. O Brasil precisa acompanhar muito de perto o desenrolar do depoimento do senador a VEJA. Ele tem tudo para ser o motor de um profundo e histórico processo de limpeza da vida pública brasileira.”
Se me alonguei nesse assunto, perdão. Mas a entrevista de Jarbas Vasconcelos reavivou em mim toda a indignação com a corrupção, que nenhum governo ou vigilância da imprensa parece conseguir vencer. Será que conseguiremos algum dia pelo menos mantê-la em níveis menos escabrosos?
 A editoria de Economia traz uma reportagem que tem como maior qualidade a identificação clara, pela primeira vez desde a eclosão da crise financeira internacional, de qual é a prioridade a ser atacada para que as coisas comecem a melhorar ou pelo menos parem de piorar. Essa prioridade é explicada com precisão e até bom humor, uma combinação rara, pelo editor Giuliano Guandalini na reportagem em que afirma: “Sugar do sistema financeiro as assombrações de 2,2 trilhões de dólares em créditos podres é prioridade de Obama e Geithner. Sem isso, os bancos americanos vão à falência e a crise se aprofunda”.
 A reportagem de capa de VEJA é uma incursão comportamental no universo das famílias brasileiras com filhos adolescentes. Suas conclusões são extraordinárias e surpreendentes. Claro, eles continuam respondões, sujeitos às violentas flutuações de humor e ainda não gostam de ser vistos com os pais nos ambientes próprios deles. Mas a novidade é que, mais poderosos, sabidos, educados e digitalmente avançados, os adolescentes brasileiros fazem parte hoje da solução das questões domésticas, e não mais dos problemas.
 Quem gosta de animais vai achar muito útil a reportagem sobre como eles envelhecem em nossa casa, quanto a mais estão vivendo, que cuidados eles exigem para continuar dando a nós e a nossos filhos tanto carinho e alegria por muito mais tempo ainda.
 Imagine um pintor que perde a capacidade de distinguir as cores ou um músico atacado pela surdez. São situações-limite que, potencialmente, podem significar o fim da carreira e a infelicidade. Claro que existem extraordinárias exceções. A mais célebre delas é justamente o maior de todos os compositores, o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), que perdeu a audição e continuou compondo graças a seu “ouvido interno”, a capacidade de alguns músicos de trabalhar mentalmente com as notas a despeito dos sons que são captados por seu sistema auditivo. Tudo isso para dizer a vocês que vale a pena ler o AUTORRETRATO desta edição de VEJA,em que o famoso chef americano Grant Achatz conta como sobreviveu a um câncer na língua que o privou temporariamente do paladar.
 Se você está entre aqueles que sofreram com catetos e hipotenusas na escola, a resenha que Jerônimo Teixeira fez do livro O Instinto Matemático vai ser sua melhor vingança – e quem sabe você também não descobre que sabe mais matemática do que imagina.
Fiquemos por aqui.
Quem preferir a versão original da newsletter com o índice completo pode clicar neste link
Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br
Um forte abraço e até a próxima semana,

Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Destaques de VEJA.com
 Perguntas e respostasEutanásia - os motivos da polêmica
www.veja.com.br/perguntas
 Entrevista exclusivaTom Cruise fala sobre cinema e família
http://veja.abril.com.br/entrevistas/tom-cruise.shtml
 Novo BlogO jornalista Denis Russo escreve sobre sustentabilidade
www.veja.com.br/sustentavel
 Galeria de fotosOs 50 anos da boneca Barbie
www.veja.com.br/galerias
 CinemaTrailer: O Casamento de Rachel
www.veja.com.br/videos
 Em vídeoOperação para redução de estômago
www.veja.com.br/videos

Canais de Oferta:
Assine VEJAagora por apenas
9x R$ 38,55! E mais: A Abril paga uma parcela para você!
 
Assine VOCÊ S/A por apenas 9x R$ 13,00! Não perca!
 
Assine VIP por apenas 9x R$ 10,70! E mais: A Abril paga uma parcela para você!
 
Assine VIAGEM
E TURISMO 
e só comece a pagar só em 07/04!
 
Assine CLAUDIA por 1 ano e a Abril paga uma parcela para você! Aproveite!
 
Assine PLACAR 
agora por apenas 9x R$ 12,00! Confira!
 
 
Ofertas válidas
por tempo
limitado.

Confira as promoções
no site.
 
Quais as vantagens de ser assinante de VEJA?
Você recebe, toda semana,
a mais completa análise
sobre os fatos que marcam
o país e o mundo.
Tem informações úteis
para sua carreira
e sua vida pessoal.
Além disso, só o assinante de VEJA acessa gratuitamente:
• Todas as áreas do VEJA ON-LINE, incluindo informações adicionais das reportagens publicadas na revista;
• Conteúdo integral da VEJA, Veja
São Paulo, Veja Rio e Especiais
a partir das 6 da manhã de sábado;
• Arquivo da revista, desde 1997,
e busca de todas as imagens de
capa de VEJA desde 1968.
Uma fonte riquíssima de pesquisa
para toda a família;
• Seções de Educação, Saúde, Testes,
Em dia e edições especiais on-line.
Você está recebendo esta mensagem pois seu e-mail está cadastrado para receber Informações de Produtos e Parceiros do Terra. Caso seja de seu interesse interromper o recebimento destes e-mails com este conteúdo, envie uma mensagem pararemover@informacao.terra.com.br
Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados