quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Portal Geledes

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Teu corpo não é estranho

Like Teu corpo não é estranho on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Teu corpo não é estranhoEu nunca vi um corpo como o meu na TV. Mal via pessoas como eu. Estudava em escola particular com um monte de meninas brancas, e na aula de natação, uma delas gritou: “sai daí, Jessyca, com essa bunda cheia de estria! Ninguém quer ver não”. Nem sabia o que era isso, e daí veio […] Leia mais »

Seguro-desemprego muda a partir do próximo dia 28

Like Seguro-desemprego muda a partir do próximo dia 28 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Seguro-desemprego muda a partir do próximo dia 28Sindicatos criticam falta de disposição do Planalto para negociar regras POR GERALDA DOCA, do O Globo  BRASÍLIA – A partir do próximo dia 28, os trabalhadores que recorrerem ao seguro-desemprego já serão enquadrados nas novas regras da medida provisória (MP) 665, que restringe o acesso ao benefício. O Ministério do Trabalho assegurou que o sistema […] Leia mais »

A vida é loka, por Sérgio Vaz

Like A vida é loka, por Sérgio Vaz on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A vida é loka, por Sérgio VazEsses dias tinha um moleque na quebrada  com uma arma de quase 400 páginas na mão. Uma minas cheirando prosa, uns acendendo poesia. Um cara sem nike no pé indo para o trampo com o zóio vermelho de tanto ler no ônibus. Uns tiozinho e umas tiazinha no sarau enchendo a cara de poemas. Depois […] Leia mais »

PMs de São Paulo matam uma pessoa a cada 10 horas

Like PMs de São Paulo matam uma pessoa a cada 10 horas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
PMs de São Paulo matam uma pessoa a cada 10 horasEm 2014, PMs mataram 926 pessoas no Estado de SP; são 5 mortos por PMs a cada dois dias | Arte Junião Em 2014, foram 693 casos de “mortes sob intervenção policial” e outros 223 de homicídios dolosos (intencionais) cometidos por PMs, no trabalho ou fora dele. No mesmo período, 75 policiais foram mortos no […] Leia mais »

Ministério da Saúde começa distribuição de teste oral de HIV

Like Ministério da Saúde começa distribuição de teste oral de HIV on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Ministério da Saúde começa distribuição de teste oral de HIVResultado sai em 30 minutos; governo estima que 150 mil pessoas possuem o vírus sem saber no País Do Agencia Patricia Galvão  O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (6) que começou a distribuir o teste oral para diagnóstico de aids à rede pública de Saúde do País. Para o exame é extraído, com uma haste, […] Leia mais »

Harvard, Stanford e outras universidades renomadas oferecem 8 cursos online e gratuitos

Like Harvard, Stanford e outras universidades renomadas oferecem 8 cursos online e gratuitos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Harvard, Stanford e outras universidades renomadas oferecem 8 cursos online e gratuitosJá imaginou ter um diploma de Harvard, Stanford, Columbia ou Berkeley no currículo? Com a ajuda da internet, isso é possível.  por Luiza Belloni no Brasil Post O site educacional Veduca oferece diversos cursos dessas e de dezenas de outras renomadas universidades internacionais e nacionais. Basta escolher o curso e começar assistir às aulas, que são totalmente gratuitas. […] Leia mais »

Depois do consumismo, o quê?

Like Depois do consumismo, o quê? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Depois do consumismo, o quê?A grande ferramenta de controle social da pós-modernidade está em crise. Mas para superá-la, não bastam discursos. O decisivo é reinventar experiências e laços sociais Por George Monbiot Do Outras Palavras Uma mulher entra numa grande loja de varejo. Sufocada pelas prateleiras abarrotadas, música melosa, cartazes de ofertas, consumidores indiferentes que perambulam pelos corredores, ela e […] Leia mais »

Beyoncé fala de preconceito racial em vídeo de bastidores do Grammy Award

Like Beyoncé fala de preconceito racial em vídeo de bastidores do Grammy Award on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Beyoncé fala de preconceito racial em vídeo de bastidores do Grammy AwardBeyoncé postou em seu site oficial um vídeo do behind the scenes de sua performance no Grammy Award deste domingo (8). Nele, o assunto preconceito racial é discutido. “Meus avós marcharam com Dr. Martin Luther King nos anos 1960 e meu pai foi parte da primeira geração de pessoas negras a ir para escolas totalmente brancas. Meu […] Leia mais »

Trouxeste a chave?

Like Trouxeste a chave? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Trouxeste a chave?A turma dos maduros, ao menos na idade, entende muitíssimo de portas. Principalmente daquelas duronas que insistem em não abrir. Não por ter faltado senhas, orações, murros, pé de cabra. Pois, na vida de todos, vários sonhos, projetos, boas intenções simplesmente não ultrapassam o umbral que os levariam a trilhar um corredor linear e iluminado. […] Leia mais »

A fala lamentável de Rui Costa e o genocídio negro institucionalizado

Like A fala lamentável de Rui Costa e o genocídio negro institucionalizado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A fala lamentável de Rui Costa e o genocídio negro institucionalizadoRevolta e causa indignação um governador eleito pelo PT endossar sem investigação a ação da polícia, historicamente autoritária e não raro agindo fora da lei. Por Maria Frô  No Correio Nago O uso de metáfora futebolística de modo tão inapropriado só aumenta a gravidade de como está sendo conduzida a ação do governo baiano diante da […] Leia mais »

Para a Forbes, modelo transexual Lea T está entre as mulheres que mudaram a moda italiana

Like Para a Forbes, modelo transexual Lea T está entre as mulheres que mudaram a moda italiana on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Para a Forbes, modelo transexual Lea T está entre as mulheres que mudaram a moda italianaA modelo Lea T apareceu na edição mais recente da revista americana Forbes como uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana. O motivo para a brasileira figurar a lista, de acordo com a publicação, está, principalmente, no fato deLea T ter sido a primeira transgênero a posar para uma grande grife. Por Andréa Martinelli no […] Leia mais »

ONU Mulheres e universidades lançam parceria pelo fim do trote violento contra gênero e raça

Like ONU Mulheres e universidades lançam parceria pelo fim do trote violento contra gênero e raça on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
ONU Mulheres e universidades lançam parceria pelo fim do trote violento contra gênero e raçaMobilização faz parte da iniciativa O Valente não é Violento, vinculada à campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”.  Primeiras aulas públicas se iniciarão em São Paulo, em fevereiro, na Cásper Líbero e na USP Do Onu Mulheres No marco da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim […] Leia mais »

Todo menino é um rei…” exceto se o menino for, preto pobre, periférico ou favelado

Like Todo menino é um rei…” exceto se o menino for, preto pobre, periférico ou favelado on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Todo menino é um rei…” exceto se o menino for, preto pobre, periférico ou favelado“… A vida que eu sonhei no tempo que eu era só Nada mais do que menino. Menino pensando só No reino do amanhã. A deusa do amor maior Nas caminhadas sem pedras. No rumo sem ter um nó…”. (Roberto Ribeiro – Todo menino é um rei). por *Sheila Dias via Guest Post  para o Portal Geledés Questões […] Leia mais »

Proibição ao suicídio assistido é derrubada no Canadá

Like Proibição ao suicídio assistido é derrubada no Canadá on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Proibição ao suicídio assistido é derrubada no CanadáMedida entrará em vigor dentro de um ano No Jornal do Brasil Nesta sexta-feira (6), a Suprema Corte do Canadá derrubou a proibição ao suicídio assistido por médicos. A medida reverte uma decisão feita em 1993, e permite a prática consencual a adultos que sofram doenças consideradas incuráveis, porém a doença não precisa ser terminal. A […] Leia mais »

O mais antigo dicionário africano BANTÚ em 1651, Kikongo-Latim-Espanhol

Like O mais antigo dicionário africano BANTÚ em 1651, Kikongo-Latim-Espanhol on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O mais antigo dicionário africano BANTÚ em 1651, Kikongo-Latim-EspanholEste artigo consiste em quatro seções. A primeira seção apresenta um grande intelectual moderno Africano, o falecido “Ne-Kongo” ou simplesmente o “Kongo” Mbuta MANUEL ROBOREDO, e o co-autor principal DO MAIS ANTIGO DICIONÁRIO BANTÚ DO MUNDO, publicado em 1651 em três línguas: Kikongo – Latin -espanhol. Manuel Roboredo não teve tanta sorte como o seu […] Leia mais »

Para lembrar os 70 anos de Bob Marley, Ponto de Equilíbrio faz show inesquecível no Circo Voador com direito a uma música inédita!

Like Para lembrar os 70 anos de Bob Marley, Ponto de Equilíbrio faz show inesquecível no Circo Voador com direito a uma música inédita! on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Para lembrar os 70 anos de Bob Marley, Ponto de Equilíbrio faz show inesquecível no Circo Voador com direito a uma música inédita!Grupo brasileiro monta setlist baseado na carreira do cantor e aproveita para anunciar o lançamento de um novo CD, que deve sair neste primeiro semestre No Heloisa Tolipan * Com Yuri Hildebrand Na comemoração dos 70 anos que Bob Marley faria no último dia 6 caso ainda estivesse vivo, nada melhor que uma festa ao som […] Leia mais »

Somatic Archiving Symposium – February 25-26

Like Somatic Archiving Symposium – February 25-26 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Somatic Archiving Symposium – February 25-26Somatic Archiving Symposium 25-26 February 2015, @ Medea, Malmö University and Malmö Slottsträdgården No Livingarchives This is an open invitation to attend a performance and discussion event around the body, somatics and archiving – registration details below. The “somatic” refers to a deep layer of the body, radiating outwards through physical and affective exchanges with the […]