sábado, 28 de março de 2015

Glória 2 x 1 Esportivo parte 41

Gestão Pública

Caso não visualize adequadamente o boletim abaixo. Clique aqui.

Notícias do Piratini
Gestão Pública
Nota oficial sobre a Operação Medicaro
A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS), a respeito da segunda fase da Operação Medicaro, deflagrada nesta quinta-feira (26), no município de Santa Maria, informam que:

- A PGE-RS repassou à Polícia Federal as informações que deram início à investigação, ainda no ano de 2013, quando a Procuradoria-Geral constatou indícios de irregularidades na obtenção de orçamentos junto a farmácias de Santa Maria, os quais eram utilizados para instruir pedidos de bloqueios judiciais nas ações que tramitam na comarca.

- A PGE-RS também, no andamento da investigação, remeteu documentos a fim de contribuir na apuração dos fatos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

- A SES/RS e a PGE-RS adotaram medidas administrativas direcionadas a qualificar o cumprimento das ordens judiciais, evitar os bloqueios judiciais e compras de medicamentos neste ano, em sintonia com o andamento das investigações policiais.

- A SES/RS tranquiliza os pacientes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde de que está empreendendo esforços para garantir a manutenção da entrega regular de medicamentos.



João Gabbardo dos Reis, Secretário Estadual da Saúde
Euzébio Fernando Ruschel, Procurador-Geral do Estado
  <Mais notícias>
 
   
Redação - e-mail: redacao@secom.rs.gov.br - Fone: (51) 3213.0701
Enviar para um amigo | Receber por e-mail

Glória 2 x 1 Esportivo parte 40

Porto Alegre 243 Anos

Boletim Informativo 13-15                                    26/03/2015


Porto Alegre apresenta programação variada na semana do seu aniversário

A Prefeitura promove, entre 21 e 29 de março, a 56ª Semana de Porto Alegre. A data, em 2015, comemora os 243 anos de fundação da cidade e homenageia o centenário do cantor e compositor Túlio Piva. Mesmo natural de Santiago, onde nasceu em dezembro de 1914, Piva construiu sua vida e sua carreira artística em Porto Alegre, onde criou obras-primas da música popular brasileira, como “Gente da Noite” e “Pandeiro de Prata”.

O tema da edição 2015 é o “Encontro”, e, entre os pontos altos da programação, está o tradicional Baile da Cidade, que este ano muda de local, para o Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público: um “reencontro” com o coração da cidade. E, em meio a eventos culturais, como a apresentação da Ospa e da Orquestra Villa Lobos ou o show da cantora Gal Costa, no Araújo Vianna, o destaque fica por conta das entregas importantes que acontecem ao longo da semana.

No dia 26, a data do aniversário da cidade, será liberada para o trânsito de automóveis a elevada da III Perimetral sobre a Avenida Bento Gonçalves. Reata-se, assim, a ligação viária entre os bairros Partenon e Jardim Botânico: um “reencontro” entre as zonas Sul e Norte da cidade. No dia 27, a cinemateca do Capitólio será liberada ao público, depois de uma ampla recuperação, que resgatou alguns dos aspectos originais do prédio centenário: um “reencontro” com a História.

Confira a programação e comemore conosco!

Texto: Prefeitura de Porto Alegre

Um escritor apaixonado por Porto Alegre

Fabrício Carpinejar, autor de diversos livros, como os premiados Biografia de uma árvore e As solas do Sol, nasceu em Caixas do Sul (RS) em 1972. E, aos dois anos de idade, mudou-se para Porto Alegre e nunca mais saiu de lá. 

As obras de Carpinejar são inspiradas e permeadas por sua vivência na capital gaúcha. "Escrevo com sotaque", brinca. 

No aniversário de Porto Alegre, comemorado nesta quinta-feira (26.3), veja alguns dos motivos pelos quais Carpinejar considera a capital tão especial.

Leia a entrevista com o escritor.

Texto: Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura
Foto: Divulgação/MinC


Foto: Helenise Brant
Brasil aprofunda intercâmbio cultural com a França
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, desembarcou na capital francesa no dia 19 de março de 2015 para participar da 35ª edição do Salão do Livro de Paris, um dos maiores eventos de literatura do calendário mundial. O evento ocorreu entre 20 e 23 de março e teve o Brasil como país homenageado.
Juca Ferreira participou de reunião com a ministra da Cultura e Comunicação da França, Fleur Pellerin. O encontro, que também contou com a participação do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Renato Lessa, estabelece uma "política de cooperação mais ousada" entre os dois países na área do livro, literatura e bibliotecas. O ministro explicou que o governo se sente responsável por criar ambiente favorável para aumentar o intercâmbio cultural e citou o exemplo da política de tradução, que tem ajudado a tornar escritores brasileiros conhecidos fora do país.
Para o salão de Paris, o Brasil levou um grupo de 43 escritores e escritoras que representam a diversidade da literatura brasileira em sua regionalidade, gênero (masculino e feminino), diversidade étnica e cultural, gêneros literários. Juca Ferreira frisou que o diferencial da cultura brasileira é a sua diversidade: "É aquilo que define nossa posição no mundo, aquilo que universaliza nossa singularidade", salientou.
A seleção de autores também se preocupou em levar à Paris escritores novos e consagrados, todos com obras traduzidas para o francês. A França é o terceiro país que mais se interessa pela tradução de autores brasileiros.


Notícias
Ministério da Cultura busca uma participação social mais ampla e plural
O Ministério da Cultura começou nesta quarta-feira (25/3) uma série de conversas sobre participação social na área cultural. Um dos principais temas discutidos foi a criação do Gabinete Digital no ministério. O debate foi organizado pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI), por meio de um bate-papo transmitido pela internet. Foto de Oliver Kornblihtt (leia mais)

Pontos de Cultura são destaque em debate no Fórum Social Mundial
Na perspectiva do avanço do diálogo com os movimentos sociais e ativistas, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes, participa do Fórum Social Mundial, que acontece em Túnis (Tunísia), de 24 a 28 de março. Nesta manhã, a secretária participou da primeira atividade da Casa Brasil – espaço de debates e atividades dos movimentos sociais e organizações do país. Foto de Midia Ninja (mais informações)

RS | Inscrições abertas para o 43º Festival de Cinema de Gramado
Estão abertas as inscrições para a 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizado no Rio Grande do Sul, entre 7 e 15 de agosto. O evento reúne todos os anos profissionais de cinema de todo o mundo, mantendo seu foco nos cinemas brasileiro e latino-americano. As inscrições vão até o dia 30 de abril para as quatro mostras competitivas: Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Estrangeiros, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Gaúchos. Foto de divulgação (saiba mais)

PR | Seção Infantil realiza evento para celebrar Dia do Circo e do Teatro
A Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná promove, no próximo dia 28 de março, às 10h, evento em comemoração ao Dia Mundial do Circo e do Teatro. Durante toda manhã, haverá palhaços, que vão entreter as crianças com uma série de brincadeiras, como a pintura artística no rosto. A festa também terá comida e música com temática circense. A Hora do Conto, contação de história que acontece diariamente na BPP, também terá edição especial, sobre o universo circense. Está programada ainda uma oficina de confecção de malabares. A entrada é gratuita. Mais informações na Seção Infantil ou pelo número 3221-4980. Foto de divulgação

SC | Rio do Sul comemora 84 anos com eventos ao longo de abril
Abril é um dos meses mais festivos em Rio do Sul. Este ano, a cidade comemora 84 anos de emancipação com uma programação com cerca de 70 eventos. São shows e atividades de música, teatro, dança, esporte, lazer, exposições e feiras, além de um pacote de inaugurações de obras. No dia do aniversário, 15 de abril, será realizada a solenidade oficial no Paço Municipal, em frente à Prefeitura, com um café da manhã gratuito e distribuição de cupcakes a partir das 8h. Foto de divulgação (confira a programação)

RS | Inscrições prorrogadas para III Mostra de Arte em Pequenos Formatos
Informamos que a inscrição de trabalhos no edital III Mostra de Arte em Pequenos Formatos - Marcadores da Arte / Chico Lisboa 2015, a pedidos, foi prorrogada até o dia 10 de abril de 2015. Lembramos que a Associação Chico Lisboa funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Participe! Foto de divulgação (saiba mais)
Grupo de Trabalho vai discutir temas de Cultura e Juventude
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu, nesta terça-feira (24), representantes de organizações da juventude. Na pauta, foram discutidas a atual conjuntura econômica e política dos movimentos sociais do Brasil, a criação de um Grupo de Trabalho interministerial sobre Cultura e Juventude e a importância da participação social e da cultura no amadurecimento da democracia. Foto de Janine Moraes (mais informações)

ANCINE anuncia pacote de editais de apoio à coprodução internacional
Com o objetivo de promover a presença do cinema brasileiro no mercado externo, a Agência Nacional do Cinema – ANCINE preparou para 2015 um pacote de ações de incentivo à realização de coproduções internacionais. Por meio de quatro editais binacionais e de uma linha inédita do Programa Brasil de Todas as Telas, a agência fará investimentos no desenvolvimento e na produção de longas-metragens feitos em parceria com 22 países. Foto de divulgação (mais informações)

SC | Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014 -prazo recurso encerra amanhã
A Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014 reuniu-se no dia 17 de março de 2015 para deliberar sobre as propostas indeferidas unicamente por falta de assinatura na ficha de inscrição e concluiu que, tendo havido o erro de diagramação na ficha de inscrição, ocultando o campo necessário para a assinatura, considerou habilitadas todas as inscrições enquadradas EXCLUSIVAMENTE neste caso, conforme lista final publicada no site da FCC.  Foto de divulgação (saiba mais)

RS | Acervo do Museu de Arte de Santa Maria estará em exposição na Unifra
O Museu de Arte de Santa Maria (MASM) inaugurou dia 25/03 a exposição “Gravuras”, contendo obras de seu acervo.  A exposição “Gravuras” pode ser visitada até 24 de abril, das 14h às 18h na Sala de Exposições Angelita Stefani, localizada no Conjunto III, no Centro Universitário Franciscano, situado na Rua Silva Jardim, nº 1175, prédio 14. Para esta exposição foram selecionadas algumas obras do acervo do Museu de Arte de Santa Maria, em diferentes técnicas, aliadas a processos artísticos distintos e únicos na individualidade de cada artista. Foto de divulgação (saiba mais)

PR | MinC presente na 2ª Semana Municipal de Cultura em Maringá
A representante da Regional do Sul do Ministério da Cultura (MinC), Margarete Moraes, marcou presença na Semana Municipal de Cultura com a realização de palestra nesta quarta-feira (25) sobre o Plano Municipal de Cultura. O encontro reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Cultura, membros do Conselho Municipal de Cultura e artistas. Foto de Roberto Furlan (saiba mais)

SC | EmCenaCatarina terá lançamento estadual em Florianópolis e mostras de teatro em 25 cidades catarinenses
Para celebrar os 15 anos do EmCenaCatarina, maior projeto de circulação de espetáculos de teatro do Estado, o Sesc promove o lançamento estadual da edição 2015, com uma mostra de artes cênicas, nos dias 26 e 27 e 28 de março, em Florianópolis. Serão realizadas apresentações consecutivas das três peças selecionadas para percorrer todas as regiões de Santa Catarina, com entrada franca: “Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”, da Cia. Aérea de Teatro (Florianópolis), “Ronin – Luz e Sombra”, da Cia. Eranos Círculo de Arte (Itajaí), “La Conquista”, da Cia. Dalecirco (Florianópolis). Com este formato de mostra de teatro, o projeto vai passar por 25 cidades catarinenses, de 06 de abril a 08 de maio. Foto de Diogo Andrade / Divulgação (mais informações)

             Editais e Concurso

    Programações Culturais
  • 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, ocorre entre os dias 24 e 28 de março, no Cineclube Torres, em Torres/RS
  • Avenida Cores por Todo Lugar, dia 28 de março a partir das 15h, Vila Flores (Rua Hoffmann, 459), em Porto Alegre/RS
  • Exposição "Iberê Camargo: século XXI", Visitação de 18 de novembro a 29 de março. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre/RS
  • 2ª Semana Municipal de Cultura em Maringá, de 22 a 29 de março na cidade de Maringá/PR. Todos os eventos são gratuitos.

Glória 2 x 1 Esportivo parte 39

Inter de Lages SC

Fernando Henrique, Jefinho e Marcelinho Paraíba entram na seleção da rodada
O goleiro Fernando Henrique, o lateral-esquerdo Jefinho e o meia Marcelinho Paraíba são os representantes do Internacional de Lages na seleção da rodada deste meio de semana do Campeonato Catarinense. Os três ficaram entre os principais destaques da equipe na vitória colorada sobre o Metropolitano, em Blumenau.
Fernando Henrique aparece pela quarta vez na eleição, e já desponta como um dos principais goleiros do campeonato. Jefinho foi eleito pela segunda vez. Contra o Metropolitano, o lateral-esquerdo, que está no clube desde 2014, dominou a bola na defesa, saiu em disparada para o ataque, passou por quatro adversários e só soltou a bola na área do Metropolitano - e para entregá-la a Reinaldo, que marcou o segundo gol da equipe. Marcelinho Paraíba, nome mais frequente na eleição do prêmio Top da Bola (já são oito aparições na seleção da rodada), marcou de pênalti o primeiro gol colorado na partida. 
O prêmio Top da Bola, do qual participam jornalistas de rádios, TVs, jornais e sites que fazem a cobertura das partidas, vai escolher os principais nomes do estadual. O prêmio é realizado pelo Instituto Mapa, com apoio da Federação Catarinense de Futebol e da SCClubes, a associação de clubes profissionais do estado.
Abaixo está a seleção da rodada do meio de semana:
GOLEIRO: Fernando Henrique (Inter)
LATERAL-DIREITO: Luís Felipe (Joinville)
ZAGUEIROS: Bruno Aguiar (Joinville) e Thiago Heleno (Figueirense)
LATERAL-ESQUERDOJefinho (Inter)VOLANTES: Dener (Figueirense) e Naldo (Joinville)
MEIASMarcelinho Paraíba (Inter) e Willian Popp (Joinville)
ATACANTES: Clayton (Figueirense) e Kempes (Joinville)
TREINADOR: Argel Fucks (Figueirense)

Com o Inter brigando novamente pelo título, estadual colorado completa 49 anos
Há exatos 49 anos, o Internacional de Lages atingiu o ponto máximo de sua trajetória sexagenária. J. Batista, Antenor, Leoquídeo, Setembrino e Carlinhos; Dair e Almir; Zezé, Ricardo, Puskas e Anacleto entraram em campo no dia 27 de março de 1966 no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages, para enfrentar o Metropol, derrotar a lendária equipe de Criciúma por 2 a 1 e escrever seus nomes (e também os de craques inesquecíveis, como Roberto Caramuru e Abílio) na história de um clube, de uma cidade - e do futebol catarinense.
O título foi válido pela temporada de 1965, mas foi decidido apenas em março do ano seguinte. Em 2015, ano do retorno do Colorado Lageano à divisião de elite do Campeonato Catarinense após 13 anos de ausência, o clube não tem deixado passar em branco a lembrança dessa conquista. Os uniformes de treino e de jogo da equipe integram uma coleção batizada de "Anos Dourados", uma referência ao Inter campeão de 1965.
Em vez do tradicional branco, a gola e o detalhe da manga da camisa de jogo da equipe são na cor dourada. É dourada também a camisa dos goleiros colorados. Nos uniformes de treino, produzidos em verde, o dourado contorna o escudo do clube.
Quase meio século depois do título, os colorados voltam a sonhar. O Inter de Lages está na quarta colocação - e colado nos líderes - no hexagonal decisivo, que vai definir os dois finalistas do campeonato. Enquanto sonham com nova decisão, os torcedores comemoram a vaga na Série D do Brasileiro, que assegurou o retorno do clube a uma competição nacional (saiba mais neste link), mas, especialmente, a retomada do espaço que sempre lhe coube: o de ser um dos clubes mais tradicionais do futebol catarinense, orgulho e símbolo de identidade de lageanos e serranos.

E MAIS:
- Todas as informações sobre ingressos para Inter x Metropolitano neste link

NOS ANEXOS:
- Da esquerda para a direita, Fernando Henrique, Jefinho e Marcelinho Paraíba (Fotos: Greik Pacheco e Fom Conradi)
- O time campeão de 1965 e o time que briga por uma vaga na final em 2015 (Fotos: arquivo e Greik Pacheco)
 
-- 
Inter de Lages
Imprensa

www.interdelages.com.br