quarta-feira, 1 de julho de 2015

Guarani de Venâncio 1 x 1 Glória (18/06/2015) parte 23

Câmara de Vereadores de Vacaria RS

Boa noite


Os vereadores aprovaram na sessão de hoje o projeto de lei executivo 68/2015 que autoriza o Município a contratar, temporária e emergencialmente, 01 médico de equipe de saúde para atuar na UBS Jardim dos Pampas. A Unidade atende cerca de 4.000 moradores dos bairros Jardim dos Pampas, Gertrudes, Gaúcha e parte do Vista Alegre. Segundo informações do Executivo, no último concurso realizado pelo Município dois médicos foram aprovados, mas não assumiram o cargo por falta de interesse. O médico atual terá seu contrato encerrado no dia 02 de julho. 


Também foi aprovado, projeto de lei executivo 64/2015 que abre crédito no orçamento municipal de R$ 733.973,88. O recurso é repassado ao Município pelo Fundo Nacional de Saúde  - incentivo do Programa de Melhoria Acesso e Qualidade. 


Por fim, foi aprovada Moção de Apoio a exclusão do termo IDEOLOGIA DE GÊNERO no projeto de lei que dispõe sobre o Plano Estadual de Educação. A Moção será encaminhada ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Edson Brum. Apenas o vereador Jag Souza (PT) votou contra a moção. 

O Câmara Informa de amanhã - transmitido pela Rádio Fátima entre 8h30 e 9h - divulgará as opiniões e debates sobre a Moção. 

Estou à disposição para mais informações.

Giana Pontalti
Assessora de comunicação
54 3232-1003 

Vereadora Sofia Cavedon


Nossas Escolhas - Edição 114 - Junho de 2015
18 estratégias foram retiradas do Plano Municipal de Educação da Capital
Foto Marta Resing
O projeto aprovado nesta Câmara desrespeita o Congresso Municipal realizado para elaborar o Plano. Sofia Cavedon.
Lutando até o fim para que fossem recuperados inúmeros itens retirados doPlano Municipal de Educação (PME), apresentados pelo Prefeito através de Mensagem Retificativa ao projeto, a vereadora Sofia Cavedon conseguiugarantir, via emendas, debates em reuniões e articulações no plenário, a redação de dois importantes pontos do PME, como a manutenção do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado dos 0 aos 21 anos com garantia de educação inclusiva e salas multifuncionais, e qualificar a infraestrutura e a gestão de pessoas para consolidação de oferta de turno integral nas escolas públicas, com financiamento de 100% público, recurso humano com formação específica, com carga horária de trabalho compatível.
Procuradoria da Mulher faz primeira reunião na Câmara
Foto Marta Resing
Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, na quarta-feira (24/6, sua primeira reunião de trabalho. Escolhida para ser a primeira procuradora especial da Mulher na Câmara, a vereadora Sofia Cavedon presidiu a reunião, que debateu os objetivos a serem alcançados e o plano de trabalho a ser desenvolvido neste ano.
Sofia lembrou que o projeto de sua autoria criando a Procuradoria, aprovado pela Câmara em maio passado, havia sido idealizado ainda em 2011, quando ela era a presidenta da Casa. Queremos que a Procuradoria trabalhe e promova ações coletivas, transformando as demandas em políticas de gênero relacionadas à mulher na Câmara Municipal. Serão priorizados três eixos: escuta e ouvidoria; fiscalização e proposição de leis; informação e formação para o empoderamento.
30 de Junho - Dia de Luta Contra a Redução da Maioridade Penal
Divulgacao Movimento
Dia 30 de junho, terça-feira, será um momento crucial da luta pela garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Brasil. Será votada na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda Constitucional no 171, de 1993, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Conselhos de direitos, movimentos e coletivos sociais de várias partes do País.
Em Porto Alegre os atos ocorrerão às 5h30min no Aeroporto Salgado Filho; às 12h, Ato na Esquina Democrática e às 18h30min, reunião da Frente Ampla no SindBancários..
Educadores gaúchos entram em Estado de Greve
Foto Guilherme Santos/Sul21
A vereadora Sofia Cavedon esteve na sexta-feira (26/6) na Assembleia Geral do Cpers/Sindicato, que aprovou o estado de greve da categoria.
Aproximadamente 3 mil educadores aprovaram, em Assembleia Geral, no Gigantinho, o Estado de greve do Magistério Gaúcho.
A partir de agora, as ações de mobilização da base da categoria serão intensificadas através da continuidade da Caravana em Defesa da Educação Pública, que está percorrendo o Estado desde o dia 09 de junho, e de um calendário permanente de mobilizações.
Aula Pública com Leonardo Boff
Divulgacao PT
Expressões sobre Direitos Humanos: mais amor, mais democracia
No Sábado, dia 4 de julho, às 15h, acontece em Porto Alegre a Aula Pública com Leonardo Boff - Expressões sobre Direitos Humanos: mais amor, mais democracia. O encontro será no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção.
O objetivo é promover um grande debate político e de fundo sobre a a sociedade, de forma lúdica, divertida, animada e repleta de expressões culturais.
Novo Plano da Prefeitura não atende àas principais queixas da população de rua
Foto Leonardo Contursi/CMPA
Mais uma vez, a realização de manifestação de vontade e necessidade de ir para uma moradia, está sendo organizada. Só que agora pela Defensora Pública. No Seminário nosso GT escancarou a falta de fluxo, diálogo e consequência nas ações para terem efetividade. Vamos concretizar a demanda e acompanhar as soluções! Sofia Cavedon
Presidente da Frente Parlamentar da Situação Rua, a vereadora comemora o primeiro resultado da Frente: Defensor Público Federal, Geórgio Endrigo Carneiro da Rosa, faz cadastro da demanda de moradia.
Cercamento da Redenção foi debatido no Sarau da Sofia
Foto Marta Resing
Cercas para quê(m)? foi o debate promovido na noite de quarta-feira no Sarau da Sofia realizado no Bar do Marinho, em Porto Alegre.
A vereadora Sofia, que promove há muitos anos os saraus temáticos na cidade, não estava presente ao evento, pois o Plano Municipal de Educação da Porto Alegre estava sendo votado na Câmara Municipal, acabando após a meia noite da quarta-feira (24).
Reforma Política: Bancada do PT se reúne com presidente da OAB/RS
Foto Maurício Macedo
Na terça-feira (23/6), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), Marcelo Bertoluci, e a secretária-geral adjunta Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira receberam os vereadores Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon.
Representando a Bancada do PT de Porto Alegre, os parlamentares ressaltaram a importância da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4650, do Conselho Federal da OAB, que questiona dispositivos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) e da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) e busca ver banidos da legislação eleitoral dispositivos que permitem doações por pessoas jurídicas às campanhas políticas.
Projeto que previa controle público da bilhetagem do transporte coletivo foi rejeitado
Foto Marta Resing
Rejeitada a criação do Sistema de Gestão Pública do Transporte Urbano da capital
Com expressiva maioria na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores da base do governo patrocinaram a rejeição do projeto de lei que instituía o Sistema de Gestão Pública do Transporte Urbano.
O projeto foi derrubado por 17 votos a 8, com nove abstenções, na sessão desta segunda-feira. O sistema passava a administração do transporte coletivo ao poder público.
Terceirizados recebem 24% menos que os trabalhadores formais
Foto Guilherme Almeida/CMPA
Essa iniciativa de retirada é uma reação a este País que vinha construindo direito; é uma reação dos privilegiados de sempre, é uma reação de quem percebe que agora é a hora de construir redistribuição de renda e não apenas distribuição, como vinha se fazendo neste País. E os trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão sabem o que está em risco, pois já vivemos e convivemos com a exploração da atividade-meio, que é a terceirização, e Porto Alegre não está longe disso ? esse debate aqui, nesta Casa, volta muitas vezes. Sofia Cavedon .
O espaço destinado à Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupado, na segunda-feira (22/6), pela Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do RS (Fette-Sul). Na oportunidade, foi abordado o tema da terceirização do trabalho no Brasil, com destaque para o projeto das terceirizações se encontra no Senado Federal como PL 4330/2004.
Sofia visita comunidades da capital
Foto Sandra Ilíbio Braz
Considerando a organização do Movimento Comunitário como uma das principais forças para a luta das demandas da população, a vereadora Sofia Cavedon esteve na sexta-feira (26/6) na Comunidade Hospital, localizada nos altos da avenida Protásio Alves (nº 10.837), onde os moradores lutam há anos pelo direito à moradia.
Cece discute apoio a projeto contra a violência escolar
Foto Michel Cortez/CMPA
Desenvolvido por professores e pensado para atingir mais de 500 alunos de cinco diferentes escolas estaduais, o projeto interdisciplinar Violência e/ou educação: por onde anda a escola? necessita de recursos para sair do papel. Na terça-feira (23/6), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da qual a vereadora Sofia integra, recebeu educadores que colaboram com a iniciativa.
Deles, os vereadores(as) escutaram a explicação da proposta em questão e um pedido de colaboração para que a Câmara apoie os eventos com início no mês de setembro.
PT na Rua toda sexta-feira
Divulgacao Bancada PT
Convidamos a militância para todas as sextas-feiras, do meio dia às 14h, no Largo Glênio Peres, a participar das atividades da Bancada e do Diretório Municipal do PT de Porto Alegre.
Estaremos colhendo assinaturas pela Reforma Política.
Participe e ajude a mobilizar. Todas e todos lá. 
 
  
FACEBOOK TWITTER YOUTUBE FLICKR G+
Gabinete: Câmara de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255/201 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS - (51) 3220.4263/4265
Jorn. Marta Resing/5405 - sofiacavedonpt@gmail.com





Simpool

Folha do Livro

Câmara do Livroarrow1
Compatilheicon-facebookicon-twittericon-googleplus
 
 
 
Folha do Livro nº 2
 
 CRL e Smed promovem Salão do Livro do Adote um Escritor
 A Câmara Rio-Grandense do Livro realizará, nos dias 2 e 3 de julho de 2015, das 9 às 21h, no térreo da Usina do Gasômetro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a primeira edição do Salão do Livro do Adote um Escritor,
Participarão do evento, como expositores, empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro que ofertarão exclusivamente obras dos 128 autores selecionados para participar do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Smed, entre 2011 e 2015, todas com o desconto de 20% sobre o preço de capa. 
No dia 2, será atendida apenas a rede municipal de ensino de Porto Alegre, integrada por 98 escolas.
Para o dia 3, estão convidadas as 120 escolas que participarão, este ano, do Programa Lendo para Valer, desenvolvido pela CRL em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado da Educação, representantes de municípios que já contam ou pretendem implementar programas de leitura nos moldes do Adote um Escritor e do Lendo pra Valer, de escolas, de bibliotecas e quaisquer outros  interessados em adquirir obras de literatura infantil e juvenil de  qualidade a preços reduzidos. 
Os livros que não se encontrem disponíveis ou dos quais não haja um número suficiente para atender todos os pedidos poderão ser encomendados e entregues posteriormente, com frete a expensas do expositor.
A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 2, às 10h, com a presença de representantes da Smed e da CRL, além de convidados. Na ocasião, será lançada a segunda edição do evento Porto Leitura Alegre (PLA), da Smed, que ocorrerá na programação da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, e o escritor Celso Sisto proferirá a palestra Tu te tornas eternamente responsável pelo leitor que cativas.
Mais informações: sonia@camaradolivro.com.br - (51) 3286.4517 ou 9116.9040

 Definida a programação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro
No que se refere a seu espaço físico, a grande novidade da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre -- cuja 61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro--, é que seu teatro, agora denominado Carlos Urbim, volta a funcionar no Cais do Porto, com um amplo palco de fundo retrátil, instalado à beira do Guaíba,eplateia, cuja capacidade será para 600 pessoas, sob o pórtico central.
Na Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos, estarão as barracas dos livreiros, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Professores, a Sala dos Autores, o Cantinho da Merenda, uma praça de alimentação e os estandes institucionais da Petrobrás, que patrocina a  Infantil e Juvenil, e da Secretaria de Estado da Educação, que a apoia.
O tema central da ambientação e da programação da Área Infantil e Juvenil será Alice no País das Maravilhas, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carroll.
O ciclo O Autor no Palco terá encontros, nas manhãs e tardes dos dias úteis, para alunos do Ensino Fundamental, no Teatro Carlos Urbim (Cais do Porto), e, para alunos do Ensino Médio, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS).

Autor no Palco/Ensino Fundamental: Luis Pimentel, André Neves, Mario Pirata, Adriano Messis, Tino Freitas, Kalunga, Marô Barbieri, Cléo Busatto, Anielizabeth, Christina Dias, Mônika Papescu, Anna Cláudia Ramos, Marília Pirillo, Celso Sisto, Ninfa Parreiras, Ivan Zigg, Paulo Venturelli, Cláudio Levitan, Alexandre Brito, Sônia Rosa, Rogério Andrade Barbosa, Dilan Camargo, Léia Cassol, Júlio Emílio Braz, Selma Maria, Marta Lagarta, Ernani Ssó, Pedro Bandeira, Alexandre de Castro Gomes, HelôBachichette e Cris Alhadeff, Sônia Barros, Luciano Pontes, Hermes Bernardi Jr., Fábio Sombra, Luciana Savaget, Georgina Martins
Autor no Palco/Ensino Médio/Anos finais do Ensino Fundamental: Tânia Martinelli, Shirley de Souza, Katia Canton, Ronald Augusto, Manuel Filho, Christian David, Santiago, Sandra Pina, Índigo, João AnzanelloCarrascoza, João Pedro Roriz, Simone Saueressig, 1MarcoHaurélio, Ana Raquel, Jane Tutikian, Valesca Assis, Ricardo Silvestrin, Heloísa Prieto, Juremir Machado da Silva, Altair Martins, Ilan Brenmann, Luis Dill, Airton Ortiz, Cássio Pantaleoni, Rafael Guimaraens e Caio Riter.
O agendamento escolar terá início no dia 17 de agosto. Informações: sonia@camaradolivro.com.br

Feira terá bônus-livros
Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2014 e/ou 2015, projetos de leitura, em escolas públicas, podem se inscrever de 1º a 31 de julho, a fim de obter bônus-livros do Projeto Quintanares para suas turmas.
A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores de literatura.   
Serão selecionados no mínimo 112 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 14 de agosto.
Cada turma será contemplada com bônus no valor de R$30,00 para até 40 pessoas, considerando-se os alunos, o professor responsável pelo projeto e até dois professores que o acompanhem na visitação escolar à Feira.
Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio só poderão adquirir livros dos autores selecionados para participar, entre 2011 e 2015, do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, cuja lista será afixada nas barracas dos expositores previamente credenciados.
Os professores e os alunos da Educação para Jovens e Adultos poderão adquirir livros a seu critério nas barracas dos expositores credenciados da Área Geral, da Área Internacional ou da Área Infantil e Juvenil.
Atenção!
Contará pontos, na avaliação dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pela Câmara Rio-Grandense do Livros e seus parceiros na etapa prévia da Feira:
- Tessituras: Formação de Mediadores de Projeto de Leitura - curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro,  de março a julho.
- Formações para professores que participam dos programas de Leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer, desenvolvidos pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a Smed Porto Alegre e a Seduc, respectivamente.
- Formação de professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (6 de agosto).

Câmara Rio-Grandense do Livro
Projeto Bônus- Livro
Inscrição de professores
Para realizar sua inscrição no Projeto Bônus-Livro, preencha este formulário e envie-o entre 1º e 31 de julho para o e-mailleitura@camaradolivro.com.br:
Nome completo:  
Telefones:   
E-mail particular:
Escola (nome completo):
Cidade:
E-mail da escola:
Telefones da Escola:
Disciplina/nível de ensino com o qual trabalha:  
Nome do projeto de leitura:  
Sinopse:
Justificativa:
Público-alvo:
Objetivos:
Metodologia:
Cronograma:
Avaliação:
Anexar fotos, textos produzidos e qualquer outra informação que lhe pareça importante para a avaliação do projeto.

Você já participou de alguma formação para mediadores da leitura oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro? (   ) sim   (   ) não
Em caso afirmativo, de qual?


..........................., ... de.......................de 2015.
_______________________________________________



 A Arte de Contar Histórias chega à oitava edição
O seminário A Arte de Contar histórias, cuja idealização, coordenação e curadoria são do escritor e contador de histórias Celso Sisto, terá sua oitava edição na programação da 61º Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro. 
Confira a programação:
Dia 6 de novembro, sexta-feira
19h30 às 21h - Tenda de Pasárgada - Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS
De como a memória alimenta a oralidade e a escrita, palestra de abertura
Stella Maris Rezende (RJ)
Narração de abertura: Carmem Lúcia dos Reis Lima

Dia 7 de novembro, sábado - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
9h às 12h
Oficina de Raquel Nader (RJ)

Oficina de Francisco Gregório (RJ) - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
14 às 15h30min
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias
Tenda de Pasárgada
17h às 19h- Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212)
Memória de vozes e de livros, mesa-redonda com Raquel Nader e Francisco Gregório
Mediadora: Ana Carolina Martins da Silva (RS)
Narração de abertura: Milene Barazzetti
19h30 às 20h30 - Tenda de Pasárgada
Sessão de histórias com Raquel Nader e Francisco Gregório

Dia 8 de novembro, domingo - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
9h às 12h
Oficina com GilcaGirardello (SC)
Oficina de Andréa Souza (SP)

14 às 15h30min - Tenda de Pasárgada
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

17 às 19h - Auditório da Livraria Paulinas
Memória de tempos e lugares, mesa-redonda com GilkaGirardelo e Andre Souza
Mediadora: Lívia Petry (RS)
Narração de abertura: Maria Helena Ramalho (RS)

19h30 às 20h30 - Tenda Pasárgada
Sessão de histórias com GilkaGirardello e Andréa Souza

Coordenação geral, curadoria e apresentação de Celso Sisto -escritor, ilustrador, contador de histórias  csisto@hotmail.com



Guarani de Venâncio 1 x 1 Glória (18/06/2015) parte 22

Governo Prioriza Pagamento para os Hospitiais