terça-feira, 29 de setembro de 2015

Glória 2 x 1 São Gabriel (24/06/2015) (50)

Vereadora Sofia Cavedon









Nossas Escolhas - Edição 127 - Setembro/Outubro de 2015


Agenda Sofia Cavedon


Frente Brasil Popular - 03 de Outubro - Dia Nacional de Lutas





O mandato da vereadora Sofia Cavedon apóia e convida para o Dia Nacional de Lutas - 03 de Outubro - Sábado.


Convocatória Nacional das Mobilizações unitárias em todo país no dia 3 de outubro de 2015, deliberada pela Conferência Nacional da Frente Brasil Popular realizada em Belo Horizonte (5/9).


Em Defesa da Democracia, de uma nova Política Econômica e dos Direitos do Povo Brasileiro sobre o Petróleo.


Saiba mais...


Cais Mauá - Pedida suspensão das obras ao Ministério Público de Contas





Na quinta-feira (24/9) o Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Costa Da Camino, recebeu documento que solicita a intermediação do MPC para a suspensão do licenciamento das obras do Cais Mauá.


O ofício foi entregue pela vereadora Sofia Cavedon, autora do documento que aponta inúmeras irregularidades no processo.


Saiba mais...


Leia também: Audiência debate questionamentos a projeto proposto para o Cais Mauá


Lideranças do Morro Santa Teresa rebatem rótulo de local dominado pela violência





Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa realiza coletiva na Câmara Municipal de Vereadores/as.


Por Jaqueline Silveira/Sul21.


Lideranças comunitárias do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa concederam, nesta sexta-feira (25), uma entrevista para mostrar que o local é habitado por trabalhadores e que não é dominado pela violência. A coletiva foi uma reposta à reportagem publicada no jornal Zero Hora no último domingo (20) que, segundo os moradores, rotulou o morro como um lugar dominado pelas drogas, o medo e a criminalidade.


Saiba mais...


Leia também: O Morro Santa Teresa não é crimes, drogas e roubos - Por Vinicius Galeazzi - Artigo publicado em 23/09 no Portal Sul21.


Agapan e a Casa da Estrela





Avançam as negociações para que a Casa da Estrela, localizada no bairro Petrópolis, seja a sede definitiva da Agapan.


Durante a semana ocorreram duas reuniões, acompanhadas pela vereadora Sofia Cavedon e assessoria, que definem os encaminhamentos para a reforma do local, que já nesta segunda-feira (28), receberá uma visita técnica de engenheiros da Smov.


Saiba mais...


Mulheres da América Latina se reúnem no RS neste final de semana





A Primavera pelo Direito ao Corpo e à Vida das Mulheres acontece de sábado à segunda-feira em Santana do Livramento.


A vereadora Sofia Cavedon, procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre, participará do encontro.


Mulheres de ao menos três países da América Latina vão se reunir na divisa entre Santana do Livramento, no Sul do Estado, e Rivera, no Uruguai, a partir deste sábado.


Saiba mais...


Prêmio Educação Sinpro/RS - Votação até o dia 03 de Outubro





Por indicação do mandato da vereadora Sofia Cavedon, a Escola Municipal Porto Alegre (EPA) concorreu e foi classificada para a final do Prêmio Educação RS 2015, promovido pelo Sinpro/RS.


O professor associado ao Sindicato recebeu e/ou receberá em seu email o formulário para votar até o dia 03 de outubro.


Saiba mais...


Eleições para o Conselho nacional de Política Cultural - CNPC





Até o dia 07 de outubro você pode participar do processo eleitoral para a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).


Apoiamos as candidaturas de Vinicius Vieira na Setorial Artes Visuais, eGraciela Maria Reyna de Quijano, na Setorial Literatura, Livro e Leitura.


Saiba como votar...


Criada a Frente Parlamentar Contra Privatizações no RS





Diante da alardeada crise nas finanças do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori parcelou o salário dos servidores estaduais, sugeriu o aumento de impostos e propôs a extinção de fundações públicas, entre outras medidas.


Temerosos sobre quais podem ser os próximos alvos do Executivo gaúcho na busca do equilíbrio das contas, vereadores e sindicalistas lançaram, na tarde desta terça-feira (22/9), no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Frente Parlamentar pela renovação da concessão da CEEE e pelo fortalecimento da CEEE, da Corsan, do Banrisul, da Sulgás e da CRM.


Saiba mais...


Concreches discute isenção de tributos para creches conveniadas





A Comissão Especial de Estudo das Verbas para Creches Comunitárias de Porto Alegre (Comcreches) debateu, na quarta-feira (23/9), a possibilidade de que se conceda isenção de tributos para as associações comunitárias que mantêm creches conveniadas com a prefeitura. A Comissão deverá discutir formas possíveis de enquadrar essas associações como entidades filantrópicas, a fim de que disponham de isenções tributárias já previstas em lei.


A vereadora Sofia Cavedon defendeu que, durante a discussão da proposta de Orçamento Municipal para 2016, a Câmara proponha emendas prevendo a destinação de recursos maiores para as creches conveniadas. "Atualmente, são apenas 55 milhões de Reais em um Orçamento de R$ 6,5 bilhões."


Saiba mais...


Serenatas pela Cultura - Projeto está trazendo resultados importantes na capital





O projeto Serenatas pela Cultura, que vem acontecendo em Porto Alegre desde junho, já começa a colher resultados importantes para a cultura da capital. A informação é da vereadora Sofia Cavedon, autora da iniciativa que conta com o apoio do Sindicato dos Artistas do RS (Sated/RS) e daCia de Arte de Porto Alegre.


Sofia relata que em audiência com o secretário estadual da Cultura, Victor Hugo, foi informada que o Teatro Carlos Carvalho (Casa de Cultura Mário Quintana), que recebeu a Serenatas pela Cultura no dia 09 de julho,reabriu.


Saiba mais...


Situação do Grupo Afrosul Odomodê é debatida na Cece





A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu na tarde desta terça-feira (22/9), para falar sobre a atual situação do Grupo Afrosul Odomodê.


A vereadora Sofia Cavedon afirmou que o tema da cultura é muito caro a todos os porto-alegrenses que buscam a criação de uma identidade cultural. "É preciso que se lute em conjunto para adquirir conquistas e, ao que parece, não há um movimento de ajuda por parte do governo municipal para auxiliar o Grupo a ter uma nova sede", disse..


Saiba mais...






Gabinete: Câmara de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255/201 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS - (51) 3220.4263/4265


Jorn. Marta Resing/5405 - sofiacavedonpt@gmail.com



Deputado Santini no Congresso das Misericóridas

28/09/2015

Santini participa do Congresso das Misericórdias e debate sobre a criação de um centro de saúde para o idoso no RS

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, deputado Ronaldo Santini (PTB), participou entre os dias 23 e 25 de setembro, em Salvador, na Bahia, do XI Congresso Internacional das Misericórdias e 25º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha participou de palestras e debates que trataram do financiamento da saúde pública no Brasil e em outros nações. Comitivas de Portugal, Espanha e de países da América Latina estiveram presentes.
Tópicos como legislação, contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), planejamento estratégico, orçamento, tecnologia da informação, entre outros temas de sustentabilidade hospitalar, foram abordados por renomados palestrantes. Além da aplicabilidade da Lei 13.019/14, que estabelece diretrizes para parceria pública filantrópica.
Outra questão enfocada foi o envelhecimento populacional, com aumento da expectativa de vida. "Esse dado impacta na assistência, que precisa ser ampliada para atender este aumento de demanda", observou Santini.Opainelistas, entre eles a médica sanitarista Marília Cristina Prado Louvision, que é professora doutora da USP, reforçaram a necessidade de o País preparar recursos humanos para enfrentar esta nova realidade. "O modelo de Portugal no atendimento à população idosa, apresentado aqui neste congresso, e na edição de 2014, que tivemos a oportunidade de acompanhar pessoalmente, é um ótimo exemplo a ser seguido", destacou.
A apresentação do chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador técnico do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag) revelou uma excelente informação para os gaúchos. "Ele anunciou que o Cealag projeta a instalação de um centro especializado para atender a saúde do idoso no Rio Grande do Sul. O que para nós é uma grande notícia", disse o deputado.
Palestrantes e congressistas foram unânimes em desmistificar a gestão hospitalar. "Tanto no Brasil, como em Portugal, as santas casas e hospitais filantrópicos são muito bem administradas. No entanto, precisamos aperfeiçoar a política de custeio destas entidades, com objetivo de qualificar ainda mais o atendimento à população", observou o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social de Portugal, Agostinho Branquinho, que representou o governo português no evento.
A realização do congresso foi da Confederação das Misericórdias Brasileiras (CMB) e da Confederação Internacional das Santas Casas, com apoio na organização da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia e da Frente Parlamentar Nacional das Santas Casas. Uma comitiva gaúcha, formada por diretores da Federação das Santas Casas do RS e dirigentes hospitalares marcou presença. Autoridades políticas brasileiras e portuguesas também participaram da troca de experiências, que teve como tema: "Imagem, Gestão e Sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil e de Portugal".

Legenda: Deputado Santini representou a Frente Parlamentar gaúcha no Congresso das Misericórdias
Créditos: Ederson da Rocha MTB 13365
--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini - PTB
Assessoria de Comunicação
Jornalista: Ederson da Rocha - MTB 13.365
51 3210 1903 - 51 9548 3591
Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):



Glória 2 x 1 São Gabriel (24/06/2015) (48)

Outras Palavras











Boletim de atualização - Nº 561 - 28/9/2015







​Guilherme Boulos faz uma proposta à esquerda


Nem Lula-2016, nem novo partido. Para líder do MTST, reconstrução exige trocar palácios pelas ruas, formular novo projeto de país e retomar do “trabalho de base” Entrevista especial à Redação de Outras Palavras (Outras Palavras)



Fiori: Sincronia e Transformação
Para enfrentar crise brasileira, deve-se enxergar dois enormes movimentos globais: uma mudança geopolítica profunda e o declínio simuntâneo do desenvolvimentismo e do projeto liberal. Por José Luís Fiori (Outras Palavras)





Olhar no olho do outro
O outro é, bem ou mal, um semelhante. Aí residem seu valor, seu poder perturbador e seu caráter problemático. O que temo, na proximidade com o semelhante, é o mesmo que temo em mim. Por Maria Rita Kehl, na revista Piseagrama, parceira editorial de Outras Palavras(Outras Palavras)


Bando hostilizou João Pedro Stédile em Fortaleza
Líder do MST reagiu com altivez e serenidade. Mas ato -- que merece resposta imediata -- é outro sinal de que a crise política pode transbordar a institucionalidade e se converter em algo monstruoso. Por Valter Pomar (Blog)




Walter Salles expõe um mestre chinês
Em “Jia Zhang-ke”, diretor brasileiro homenageia cineasta que jamais perdeu simplicidade e modéstia, apesar dos dez longas em que trata seu país com a profundidade de um Rosselini. Por José Geraldo Couto, no blog do IMS (Outras Palavras)

CineDebate: a sobrevivência dos sonhos
Instituto Alana e Outras Palavras realizam nesta segunda, 5 de outubro, projeção de Sonhos Roubados e debate sobre a luta de jovens das periferias para manter alegria e esperança em meio a escombros (Blog)

--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e Twitter




_______________________________________________

Boletimdiplo mailing list

Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br

https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo

Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

Minha dor. Meu grito. Mulheres negras e os espaços de militância.

Like Minha dor. Meu grito. Mulheres negras e os espaços de militância. on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Minha dor. Meu grito. Mulheres negras e os espaços de militância.Essa carta foi escrita na ocasião da organização do primeiro EECUN e da reunião da comitiva nacional em Belo Horizonte – MG. Enviado por  Amália Coelho de Souza via Guest Post para o Portal Geledés Em conversa com uma companheira militante do feminismo negro, como eu mesma, manifestei a minha vontade de me retirar da organização […] Leia mais »

Endometriose: uma doença silenciosa que afeta milhões de mulheres

Like Endometriose: uma doença silenciosa que afeta milhões de mulheres on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Endometriose: uma doença silenciosa que afeta milhões de mulheresÉ uma doença que afeta mulheres em todo o mundo, mas que é ainda muito desconhecida. Mascarada pelos sintomas aparentemente “normais” da menstruação, pode ser uma causa de infertilidade. Do Observador A endometriose é uma doença que afeta cerca de uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva, e que a maioria das vezes tem um […]Leia mais »

O dalai-lama é uma superlua em eclipse total definitivo

Like O dalai-lama é uma superlua em eclipse total definitivo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O dalai-lama é uma superlua em eclipse total definitivoConheci o dalai-lama em 1992, no salão nobre da Prefeitura de São Paulo, convidado da prefeita Luiza Erundina – à época, eu era coordenadora de saúde da Coordenadoria Especial da Mulher da prefeitura, cuja sede era no parque do Ibirapuera. Por Fatima Oliveira Do O Tempo Foi uma solenidade encantadora e marcante como só Clara Charf, que […] Leia mais »

Desenhos impressionantes feitos com caneta bic por artista ganense

Like Desenhos impressionantes feitos com caneta bic por artista ganense on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Desenhos impressionantes feitos com caneta bic por artista ganenseDesde pequenos aprendemos a desenhar com o lápis, porque se errarmos dá para pegar na borracha e apagar.  A caneta fica para escrever coisas muito importantes ou, no máximo, rabiscar coisas pouco importantes. Por Zeca de Oliveira, do Yebothis Com Enan Bosokah, um jovem artista ganense, não foi diferente. Ele aprendeu a desenhar com lápis e usar a borracha para […] Leia mais »

Evangélicos querem “conceito bíblico de família”. Que tal uma pesquisa bíblica?

Like Evangélicos querem “conceito bíblico de família”. Que tal uma pesquisa bíblica? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Evangélicos querem “conceito bíblico de família”. Que tal uma pesquisa bíblica?As divergências nos conceitos entre família é analisada sobre a luz da própria bíblica. Por: Cefas Carvalho, do Potiguar Notícias Como quase todo mundo tomou conhecimento, a comissão especial que discute o Estatuto da Família na Câmara dos Deputados aprovou recentemente por 17 votos favoráveis e 5 contrários ao texto principal do projeto, que define família como “a […] Leia mais »

O pobre está passando dos limites da cozinha: a grande mensagem do filme “Que Horas Ela Volta”. Por Nathali Macedo

Like O pobre está passando dos limites da cozinha: a grande mensagem do filme “Que Horas Ela Volta”. Por Nathali Macedo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O pobre está passando dos limites da cozinha: a grande mensagem do filme “Que Horas Ela Volta”. Por Nathali MacedoO ano de 2015 nos devolveu a esperança de um cinema nacional de qualidade e comprometido com questões sociais que precisam ser discutidas. Estamos falando do filme “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, narra a história de uma empregada doméstica pernambucana vivida por Regina Casé e de sua filha, interpretada por Camila Márdila, e […] Leia mais »

ECA do B, por Eliane Brum

Like ECA do B, por Eliane Brum on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
ECA do B, por Eliane BrumAs crianças negras e pobres do Brasil só são achadas por bala perdida porque não sabem ler o verdadeiro Estatuto da Criança e do Adolescente Eliane Brum, no Racismo Ambiental  Se as crianças negras e pobres tivessem aprendido a ler, não ficariam interrompendo o tráfego com seus corpinhos escuros. Mas vão para escolas públicas bem […] Leia mais »

(Des) Ajuste, reforma, Gênero e Raça ou Até tu Dilma?

Like (Des) Ajuste, reforma, Gênero e Raça ou Até tu Dilma? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
(Des) Ajuste, reforma, Gênero e Raça ou Até tu Dilma?Tenho acompanhado com atenção a atual conjuntura brasileira, principalmente os últimos acontecimentos. O ajuste fiscal, a queda de popularidade, as ações para o impeachment, enfim um conjunto de ameaças que pairam no horizonte encaminhando para um possível retrocesso das recentes conquistas sociais que se tornaram  extraordinárias, face ao tamanho do abismo social existente na sociedade […] Leia mais »

Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí Macedo

Like Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí Macedo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Minha decepção com o machismo do Dalai. Por Nathalí MacedoCresci ouvindo falar das citações famosas de Dalai Lama. Lembro do meu encantamento ingênuo ao ler pela primeira vez – lá pela pré-adolescência, muito provavelmente – Dalai falando sobre o que mais o surpreende na humanidade. Tornou-se, ano a ano de minha adolescência, uma espécie de ídolo. Do DCM Dalai Lama é um guru. Ganhador […] Leia mais »
Copyright © 2015 Geledés Instituto da Mulher Negra
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

Geledés Instituto da Mulher Negra
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências