terça-feira, 10 de novembro de 2015

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (80)

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (79)

Glória 2 x 1 Guarani de Venâncio Aires (78)

Outras Palavras

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 578 - 7/11/2015




Imagine depois do aquecimento global
Por que a mudança climática pode aterrorizar um planeta já conflagrado. Como ela provocará escassez, migrações em massa, falência dos Estados e guerras. A Conferência de Paris evitará o caos? Por Michael Klare (Outras Palavras)

Na crise da mineração, oportunidade para América LatinaTragédia de Mariana exige repensar aposta do país na produção primária. Nosso texto aponta as razões sociais, econômicas e ambientais para fazê-lo sem demora. Por Raul Zibechi (publicado originalmente em 30/10/15) (Outras Palavras)

Outras Palavras, Outras Culturas, Outra Educação
Emergência do pensamento em rede abre portas para um encontro com culturas pré-modernas. Elas têm chaves que talvez nos permitam religar universal ao singular. Por Bia Machado (Outras Palavras)

Automação: a ambígua Revolução dos Robôs
Novo estudo sugere: nos próximos vinte anos, máquinas inteligentes eliminarão um terço dos trabalhadores – e poderão gerar crise social inédita. Há alternativas, porém. Por Antonio Martins (Blog)

Na construção civil, a face cruel da TerceirizaçãoGrandes construtoras burlam responsabilidade trabalhista contrando aliciadores de mão-de-obra. Operários enfrentam salários baixos, condições precárias e, às vezes, condições análogas à escravidão. Por Igor Ojeda, no Repórter Brasil (Outras Mídias)

Enem, Educação, Hipocrisia

Grita contra “feminismo” no exame revela: Brasil consagra Direitos Humanos em dezenas de pactos, mas rejeita-os na prática quando se trata de defender grupos vulneráveis. Por Mariana VilellaRenata Ferraz e Vanessa Pinheiro (Blog)

Mulheres encarceradas, outra face do machismo
#‎AgoraéQueSãoElas: Número de presas está disparando no Brasil. Condenações devem-se a obsessão punitiva e desconsideram tanto irrelevância dos "crimes" quanto situação vulnerável das mulheres Por Juliana Carlos (Blog)

Hilda Hilst: Poemas aos homenos do nosso tempo
#‎AgoraÉQueSãoElas‬: Outras Palavras engrossa a corrente com uma escritora de voz feminina poderosa, que se indaga “Dizer que coisa ao homem, Propor que viagem?” Por Hilda Hilst (Blog)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Geledés

Você está recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.


Rihanna teria desistido de se apresentar no Victoria’s Secret após modelo negra ser substituída

Like Rihanna teria desistido de se apresentar no Victoria’s Secret após modelo negra ser substituída on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Rihanna teria desistido de se apresentar no Victoria’s Secret após modelo negra ser substituídaSegundo rumores, cantora não ficou satisfeita com substituição de Jourdan Dunn por Kendall Jenner Do Diário de Pernambuco  O cancelamento da participação de Rihanna no Victoria’s Secret Show levantou vários rumores nas redes sociais. Apesar de a revista People ter afirmado, em primeira mão, que a cantora optou por focar na finalização de seu próximo […] Leia mais »

Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e Gentili

Like Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e Gentili on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e GentiliA filósofa francesa realizou um estudo sério; se for pra criticar, ao menos façam comentários sérios e embasados, sem impedir ou rebaixar a reflexão por Djamila Ribeiro, do Carta Capital  Na última semana assistimos a um grande show de horror no Brasil. Uma questão na prova do Enem que trazia uma frase da filósofa francesa […] Leia mais »

Como esta roupa íntima pode ajudar a manter milhares de meninas africanas na escola

Like Como esta roupa íntima pode ajudar a manter milhares de meninas africanas na escola on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Como esta roupa íntima pode ajudar a manter milhares de meninas africanas na escolaQuando a designer de produto Diana Sierra estava na faculdade, ela fez um estágio em Uganda, na África. Lá, algumas garotas  a confidenciaram que era muito difícil ir à escola durante o período menstrual, pois era raro (e caro) encontrar absorventes. Sendo assim, elas simplesmente deixavam de assistir as aulas. Do Hypeness De acordo com a UNICEF, uma em […] Leia mais »

Não Tenha Medo de Amar

Like Não Tenha Medo de Amar on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Não Tenha Medo de Amar– Amiga, ele foi tão legal e romântico comigo, você acha que posso me apaixonar? – Depende do quanto você está disposta a descobrir se realmente quer isso. Texto: Gabriela Vallim / Ilustração: Vinicius de Araújo, do Alma Preta  Quem nunca procurou uma amiga para juntas tentarem identificar as reais intenções de um companheiro também denominado como amigo […] Leia mais »

A primavera das mulheres

Like A primavera das mulheres on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A primavera das mulheresMaria Diana, de 25 anos, saiu de casa no último dia 30 para protestar no centro de São Paulo. O mesmo aconteceu com Fernanda Mello, no Rio de Janeiro. E Letícia. Pollyana. Tábata. Maíra. Foram milhões de mulheres, juntas, ocupando o asfalto de capitais do Brasil nos últimos dias. Como flores de uma forte primavera, […] Leia mais »

Secretário do Rio de Janeiro que agrediu ex-mulher não considera que seja um caso da Lei Maria da Penha

Like Secretário do Rio de Janeiro que agrediu ex-mulher não considera que seja um caso da Lei Maria da Penha on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Secretário do Rio de Janeiro que agrediu ex-mulher não considera que seja um caso da Lei Maria da PenhaO secretário-executivo de coordenação de governo do Rio e pré-candidato à prefeitura da cidade, Pedro Paulo Carvalho (PMDB) negou que o episódio em que agrediu sua ex-mulher, Alexandra Marcondes, tenha sido um caso da lei Maria da Penha. Por Larissa Baltazar, do Brasil Post  “É importante a gente distinguir um descontrole em um episódio, uma […] Leia mais »

“Na escola, diziam que eu devia ser boa de cama por ser negra”

Like “Na escola, diziam que eu devia ser boa de cama por ser negra” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
“Na escola, diziam que eu devia ser boa de cama por ser negra”A estudante Monique Evelle sofreu preconceito por ser mulher e negra. Agora, ajuda a recuperar meninas infratoras Por GRAZIELE OLIVEIRA, do Época  Uma princesa negra, de cabelos crespos livres e que sempre vencia no final – o que não necessariamente significava casar-se com o príncipe. Essa era a personagem principal das histórias que Monique Evelle ouvia […] Leia mais »

Feminismo de guerra

Like Feminismo de guerra on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Feminismo de guerraAo cobrir o corpo, mulheres se sentem protegidas do assédio Por Adriana Carranca, do O Globo  De passagem pelos Emirados Árabes Unidos, conheci uma jovem da qual só pude ver os olhos, tendo o restante do corpo coberto pelo niqab. Eu a convidei para um café. Gostaria de ouvir sua versão sobre opressão feminina. Ela concordou, […] Leia mais »

O PL 5069/2013 e suas distorções

Like O PL 5069/2013 e suas distorções on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
O PL 5069/2013 e suas distorçõesNeste momento de aguda contradição entre sociedade civil e Estado, em que voltamos a sentir o sabor das medidas provisórias e dos projetos de lei “feitos e votados às pressas” convidei a psicanalista Ludmila Frateschi para assumir, nesta semana, minha coluna na Boitempo. Endossamos, desta maneira o movimento #agoraéquesãoelas. Resposta coletiva por meio da qual […] Leia mais »

#AgoraÉQueSãoElas: ‘A gente quer as mesmas leis do mundo dos homens’

Like #AgoraÉQueSãoElas: ‘A gente quer as mesmas leis do mundo dos homens’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
#AgoraÉQueSãoElas: ‘A gente quer as mesmas leis do mundo dos homens’#AgoraÉQueSãoElas é uma semana de mulheres ocupando os espaços masculinos de fala. Estou temporariamente cedendo o meu espaço e quem vai falar é a minha amiga Carol Patrocinio​. Por Carol Patrocinio, no Blog do Hilário Jr. Uma das pessoas mais lindas, inspiradoras de luta e legais que eu conheço, sem mais: Por Carol Patrocinio: Eu poderia começar […] Leia mais »

Troféu Fuzil de Ouro: No Mês da Consciência Negra, Rui Costa receberá o troféu do grupo Reaja ou será MortX. É o luto contra o “Pacto da Morte Negra”.

Like Troféu Fuzil de Ouro: No Mês da Consciência Negra, Rui Costa receberá o troféu do grupo Reaja ou será MortX. É o luto contra o “Pacto da Morte Negra”. on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Troféu Fuzil de Ouro: No Mês da Consciência Negra, Rui Costa receberá o troféu do grupo Reaja ou será MortX. É o luto contra o “Pacto da Morte Negra”.A Mamapress recebeu do movimento “Reaja ou Será Morto, Reaja ou será Morta”, a Nota Pública dirigida ao governo da Bahia e considera: No Mamapress Que o descaso com que as autoridades do país tratam os movimentos sociais no Brasil, ao não ouvi-los, quando denunciam os assassinatos e chacinas cometidas por policiais e milícias paramilitares nas periferias brasileiras, é […] Leia mais »

Nota pública: Conclusão do inquérito sobre o assassinato do menino Eduardo de Jesus é uma aberração, diz Anistia Internacional

Like Nota pública: Conclusão do inquérito sobre o assassinato do menino Eduardo de Jesus é uma aberração, diz Anistia Internacional on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Nota pública: Conclusão do inquérito sobre o assassinato do menino Eduardo de Jesus é uma aberração, diz Anistia InternacionalA Anistia Internacional repudia o resultado do inquérito policial sobre a morte do menino Eduardo de Jesus, de 10 anos, ocorrida no dia 02 de abril de 2015, no Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro. Da Anistia  A Divisão de Homicídios conferiu legitimidade à ação de policiais militares que mataram uma criança […] Leia mais »

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Like Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao abortoHomens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores nesta semana, ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero. Ou seja, promoverem uma ocupação de seu espaço para que elas falassem por si. Portanto, de segunda a domingo (8), mulheres de diferentes origens, histórias e regiões […] Leia mais »

A cada sete dias, um homossexual relata agressão em SP

Like A cada sete dias, um homossexual relata agressão em SP on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
A cada sete dias, um homossexual relata agressão em SPA cada sete dias, a Polícia Civil registra ao menos uma ocorrência de violência física ou verbal contra homossexuais na capital paulista, segundo dados deste ano da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Para evitar a subnotificação de delitos, todas as delegacias do Estado agora são obrigadas a informar a motivação discriminatória […] Leia mais »
Copyright © 2015 geledes
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no Portal Geledés.

geledes
Rua Santa Isabel 137 - 4º andar
São PauloSP 01221-010
Brazil

Add us to your address book


sair desta lista    atualizar preferências