domingo, 9 de outubro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 710 - 03/10/2016


Eleições 2016: um desastre e seus significados
Seduzida pelo poder, esquerda afastou-se de seu eleitorado e entregou aos conservadores o voto anti-establishment. Foi massacrada. Será hora de reinventá-la? Por Antonio Martins (Outras Palavras)

Nem tudo é desolação: a vitória dos candidatos indígenas
Várias etnias ganham representação nas Câmaras e até em prefeituras; entre os eleitos estão vereadores Terena, no MS, da região onde há mas violência contra os povos originários no Brasil Por Alceu Castilho (De Olho nos Ruralistas)

A política (bem louca) de privatizações de Temer
Em conflito com parte de sua base, governo tenta mostrar "determinação" de vender ativos públicos -- e o faz em condições inéditas de favorecimento aos mega-grupos econômicos. Por Paulo Kliass, em Carta Maior (Outras Mídias)

Amira Haas: o olhar rebelde de uma jornalista judia
Ela optou por viver em Gaza e denuncia ao mundo a realidade nos territórios palestinos ocupados. Em entrevista, debate o recrudescimento da violência por Telaviv, o desespero dos jovens, as possíveis alternativas. Por Alexandra Lucas Coelho, no Público (Outras Mídias)
A notável resistência dos Policiais Pensadores
Cresce e espalha-se pelo país movimento que não vê polícia como inimiga do povo. Eles rejeitam uso gratuito da violência e pedem desmilitarização, nova formação dos policiais e fim da "guerra às drogas". Por Ingrid Fagundez, na BBC (Outras Mídias)

Em Brasília, novo sinal da estupidez rodoviária
Antes livres, vias da capital entupiram-se na última década, devido à obsessão pelo automóvel. Uma obra do governo do Distrito Federal pode tornar o cenário ainda pior. Pelo Movimento Nossa Brasília (Blog da redação)

Entre a luta de classes e a indiferença ao Outro
Autor de "Jacques e a Revolução" revê sua obra, que reestreia em 7/10, no Rio: “quis examinar a dominação do ponto de vista humano”. Por Ronaldo Lima Lins (Outras Palavras)

Confirmado: indústria do álcool teme a maconha legal
Da série: "os interesses por trás do proibicionismo". Nos EUA, cervejarias e distribuidores de vinho reconhecem que querem evitar concorrência, e financiam campanhas contra legalização. Por Lee Fang, no The Intercept (Outras Mídias)

Afeganistão invadido, a capital do ópio
Como os Estados Unidos, a pretexto de lutar contra o Talibã, fortaleceram os "senhores da guerra" tribais e os estimularam a multiplicar por trinta a área de cultivo de papoula. Por Paulo Meirelle (Blog do Reginaldo Nasser)

O golpe e a palavra em suspenso
Nunca foi tão verdadeira a sentença do poeta Torquato Neto: “Leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar primeiro é o homem, mesmo que seja o boi”. Por Rosemberg Cariry (Outras Palavras)

Comidas e tragos do Brasil, presentes em Outros Quinhentos
Sabores brasileiros ganham forma de cachaça artesanal e de cozinha baiana em sorteios e descontos especiais para membros do financiamento coletivo de Outras Palavras. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)
--Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
 


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim