sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Outras Palavras

http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 737 - 24/11/2016


A Ecologia deles e a nossa
Há mais de 40 anos, filósofo André Gorz alertava: capitalismo tentaria capturar causas ambientais. Antídoto: a ideia radical de que uma boa vida não está ligada a privilégios, mas à construção do Comum. Por Razmig Keucheyan (Outras Palavras)

Ladislau: quem quebrou o Estado brasileiro
Examine os números: gasto social é moderado, enquanto pagamento de juros explode. País entre em crise -- e governo amplia justamente as despesas mais devastadoras. Por Ladislau Dowbor (Outras Palavras)

O que vende o MBL? (II)
Grupo agora hesita: será ventríloquo de um governo deplorável? Ou praticará, como no Paraná, intimidação e violência, rompendo de vez os limites entre a fala e os atos fascistas? Por Fran Alavina (Outras Palavras)

Xi Jinping não perde tempo
Presidente chinês aproveita confusão aberta em Washington, com eleição de Trump, e lança vasta ofensiva diplomática na Ásia, Europa e América do Sul. Por Pepe Escobar (Outras Palavras)

Como chegamos a 12 milhões de desempregados
Por trás das barbaridades cometidas por Dilma e Temer há uma teoria econômica que a mídia reverencia como verdade -- mas que serve apenas aos interesses da oligarquia financeira. Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

Aborto e divórcio: Francisco dá um passo adiante
Igreja continua tratando atos como “pecados”; mas Papa relativiza condenação a quem os pratica. Por que mudança é inédita e muito relevante. Por Mauro Lopes (Caminho para Casa)

Educação na América Latina: a reação conservadora
Influenciadas pela elite financeira, propostas de mudanças no ensino no México, Brasil e Argentina atendem principalmente à meta de formar mão de obra barata. Por isso, multiplicam-se as lutas. Por Caio do Valle Souza, na Calle2 (Outras Mídias)

A Crônica Militante de Lima Barreto chega a Outros Quinhentos

Livro reúne crônicas em que o escritor denuncia miséria político-social de seu tempo. Textos são atuais até hoje. Quem sustenta Outras Palavras pode concorrer a 5 exemplares. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)
--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook

 

_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim