sábado, 30 de abril de 2016

Outras Palavras

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 648 - 27/4/2016



Feitiçaria, golpe e fim de ciclo
Como em certos rituais indígenas, sistema político busca purgar seus fantasmas... e se acomodar. Mas tal farsa só é possível porque um projeto político está esgotado. Por Ricardo Cavalcanti-Schiel (Outras Palavras)

A velha mídia, o impeachment e o Fla-Flu que não houve
O que revela, a respeito do impeachment, a opinião dos intelectuais ouvidos pela Folha. Por que o jornal escondeu tema de seus leitores. Por Edneide Genaro e Robson Gobioneta (Outras Palavras)

Por que a Marcha da Família está de volta
Entre silêncios e conchavos, governos do PT abandonaram o combate no campo cultural. Bancadas reacionárias o encamparam, em sentido inverso. Resultado foi o Domingo Maldito. Por Berenice Bento (Outras Palavras)

As “téles” querem a Internet para poucos
Se for efetivada, cobrança por pacotes de dados punirá que abre rede ao público e premiará empresas que se recusam a investir na robustez e velocidade dos serviços. Por Fabricio Solagna e Manuela D'Ávila (Outras Palavras)

E as ocupações de escolas chegam ao Rio…
Que reivindicam os estudantes fluminenses. Como reorganizaram a rotina de 64 escolas, assumindo tarefas, criando grupos de trabalho e organizando debates sobre Educação e o país. Por Maurício Fidalgo, na Vice (Outras Mídias)

No calvário de Rafael, retrato da polícia contra os negros
Garoto preso em junho de 2013 por portar desinfentante é novamente abordado, espancado e levado a Bangu. Depoimentos da PM estão repletos de contradições, mas Judiciário mantém prisão. Por Luiza Sansão, na Ponte (Outras Mídias)

O porteiro e o presidente
-- A gente adora acumular coisa inútil e aí não sobra espaço pro necessário. -- E como descobrir o que é necessário, seu Antônio? -- Ah, isso a gente vai aprendendo, presidente. Por Daniel Cariello, nas Cartas da Guanabara (Outras Palavras)

--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Inter de Lages SC

Para

Inter de Lages SC

Para

Geledés

recebendo as atualizações do Portal Geledés.
Portal Geledés
Para sair desta lista, clique aqui.

Geledés

Em defesa dos direitos humanos. Combate ao racismo, preconceito, discriminação e violência contra a mulher.

A cozinheira baiana que se tornou amiga e defensora de Lula

Like A cozinheira baiana que se tornou amiga e defensora de Lula on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
cozinheira-do-lula-2
Tia Zélia conquistou o coração do ex-presidente com pratos da culinária baiana durante seu segundo mandato. Hoje eles trocam recados de força para enfrentar os dias que ameaçam a democracia do País Por Maria Carolina Trevisan Enviado para o Portal Geledés A baiana Maria de Jesus Oliveira Costa, 62 anos, conhecida como  “Tia Zélia”, sempre foi admiradora do ... Leia mais »

Quem é bela, recatada e do lar?

Like Quem é bela, recatada e do lar? on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
10426258_647594612012606_1325077882168013484_n
Comecei a ler “mulher, raça e classe” da Angela Davis e logo nas primeiras páginas, ainda que o primeiro capítulo seja um levantamento da relação entre senhores e homens e mulheres escravizadas vi o quão atual são suas palavras pra essa onda de feminismo que temos hoje, mesmo que a obra tenha sido escrita em ... Leia mais »

Feirante vira aposta das passarelas na SPFW: ‘venho de uma realidade diferente’

Like Feirante vira aposta das passarelas na SPFW: ‘venho de uma realidade diferente’ on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
FOTOS-da-modelo-Naira-Lilian
Naira Lilian vende galinhas e sonha com Victoria’s Secret Por  GILBERTO JÚNIOR, do O Globo Logo em sua primeira temporada, Naira Lilian fechou exclusividade com estilista de moda praia Lenny Niemeyer, dona de um dos desfiles mais badalados da São Paulo Fashion Week. Um efeito Cinderela e tanto. Aos 19 anos, a modelo se divide, ... Leia mais »

Em discurso, deputado afirma que “mulheres de verdade” não querem ser empoderadas

Like Em discurso, deputado afirma que “mulheres de verdade” não querem ser empoderadas on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
deputado-flavinho
Ao se colocar contra a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, Flavinho (PSB/SP) disse que, em vez de empoderamento, as mulheres querem ser “cuidadas”. Ele afirmou ainda que as parlamentares feministas não sabem o que é ser “amadas”. Assista ao vídeo Do Revista Fórum Depois de muita discussão, o plenário da ... Leia mais »

14 reportagens internacionais que mostram por que o impeachment de Dilma é ilegítimo

Like 14 reportagens internacionais que mostram por que o impeachment de Dilma é ilegítimo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
dilma-posse
Veículos internacionais de grande circulação descrevem “situações bizarras” que aconteceram na Câmara dos Deputados e que culminaram no encaminhamento favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O entendimento é unânime. Trata-se de um duro golpe à democracia brasileira. Por Paulo Teixeira, do HuffPost Brasil As reportagens destacam o fato de Dilma ser uma das poucas figuras não ... Leia mais »

Le Monde: “Desprezo social se instalou no coração dos brasileiros”

Like Le Monde: “Desprezo social se instalou no coração dos brasileiros” on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
cg0afxswwaal2n5
Em uma matéria do jornal Le Monde desta terça-feira (26), o historiador Laurent Vidal analisa a atual crise brasileira. O especialista relembra fatos do passado do país para explicar o contexto atual e afirma que a solução vai além da saída da presidente do poder. Do DCM Ao jornal francês, Laurent Vidal, que leciona na Universidade de La Rochelle, explica que ... Leia mais »

Grande contributo de Papa Wemba

Like Grande contributo de Papa Wemba on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
_89427919_gettyimages-523817272-1
A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, destacou, na segunda-feira, o contributo do músico congolês  Papa Wemba na divulgação da cultura da África Central. Do Jorna de Angola  Em comunicado de condolências pela morte do artista ocorrida na noite de sábado, Carolina Cerqueira diz que Papa Wemba deixa uma marca indelével na herança musical da África ... Leia mais »

Seis países africanos podem erradicar o paludismo até 2020

Like Seis países africanos podem erradicar o paludismo até 2020 on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
20433_artigo_042105rbm3
A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2020 seis países africanos erradiquem a malária. A informação consta de um comunicado publicado esta segunda-feira, Dia Mundial da Malária. Do África 21 Um dos objetivos do programa da OMS de luta contra a malária para o período 2016-2030 é erradicar a doença em pelo menos ... Leia mais »

Cultura Africana

Like Cultura Africana on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
cultura_africana
A cultura africana tem uma principal característica: a diversidade. A África é o continente habitado há mais tempo em todo o planeta, é o ponto de origem do ser humano e, durante todo o tempo de evolução agregou uma enorme quantidade de idiomas, com mais de mil línguas diferentes, assim como religiões, regimes políticos, condições ... Leia mais »

Estão roubando o pouco que conquistamos

Like Estão roubando o pouco que conquistamos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
Complexo-Do-Alemao-cable-car-750x410
Esta matéria de Cleber Araújo Santos é a terceira de uma série de matérias de opinião sobre o impeachment por comunicadores populares que estamos publicando aqui no RioOnWatch Do Combate Racismo Ambiental  Cleber Araújo Santos, de 40 anos, foi nascido em Monte Pascoal na Bahia. Hoje, como morador do Complexo do Alemão, através das redes sociais mostra a ... Leia mais »

Países africanos entre os que mais crescem no mundo

Like Países africanos entre os que mais crescem no mundo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
fmi23
Três países africanos figuram na lista dos dez países que registaram maior crescimento económico no mundo, anunciou ontem o Fundo Monetário Internacional (FMI). Do Jornal de Angola No relatório de Abril, o FMI precisou que sete destes dez países se situam na Ásia  e que a média de crescimento destes países varia entre 6,6 por ... Leia mais »

Passistas do Salgueiro idealizam roda de conversa sobre racismo e preconceitos

Like Passistas do Salgueiro idealizam roda de conversa sobre racismo e preconceitos on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
samba_pretinha_620
Aos 26 anos e com mais de duas décadas desfilando pelo Salgueiro, a passista Rafaela Dias teve a ideia de promover um debate sobre o racismo. Do SRZD Observando relatos de amigas sobre preconceito e a difícil superação do trauma, Rafaela, passista da Academia do Samba há 10 anos, contou ao SRZD Carnaval que idealizou uma ... Leia mais »

Conferência propõe legislação que criminalize a violência contra LGBT’s

Like Conferência propõe legislação que criminalize a violência contra LGBT’s on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
preconceito_-_faixa_criminalizar_homofobia-cc_0
A proposta é a aprovação de uma lei contra a homofobia, aos moldes da legislação contra o crime de racismo Por Joana Darc Lima Do EBC A Conferência Nacional de Políticas Públicas de LGBT debateu, na terça-feira (26), o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. A professora ... Leia mais »

Para Verissimo, golpistas perderam o senso do ridículo

Like Para Verissimo, golpistas perderam o senso do ridículo on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
foto1694-1
Escritor Fernando Verissimo destaca o “açodamento” para contestar a ofensiva internacional de Dilma Rousseff contra o golpe: “Os ministros do Supremo Celso de Mello e Gilmar Mendes se apressaram a declarar que, ao contrário do que a Dilma poderia dizer na ONU, o impeachment em curso estava longe de ser um golpe. O Senado mandou ... Leia mais »

Racismo aterroriza estudantes portugueses na Polónia

Like Racismo aterroriza estudantes portugueses na Polónia on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
image
O medo e a tensão estão a crescer entre os estudantes portugueses na Polónia. Os incidentes com grupos de movimentos nacionalistas não param. Há relatos de alunos obrigados permanecer nos quartos durante um fim de semana para evitar confrontos com polacos com ideais racistas e xenófobos. Por Inês Schreck Do Jn O episódio ocorrido em Rzeszow, ... Leia mais »

Ator Luís Miranda comenta caso de racismo: Sou negro, nem por isso sou garçom

Like Ator Luís Miranda comenta caso de racismo: Sou negro, nem por isso sou garçom on Facebook share on Twitter Google Plus One Button
20160427142557275147u
No início do mês, o artista ficou irritado após ser chamado de garçom por uma cliente No  Diario de Pernambuco O ator Luís Miranda, conhecido por fazer parte do elenco de Mister Brau, da Globo, comentou o caso de racismo que sofreu em um restaurante do Rio de Janeiro. No início do mês, o artista ... Leia mais »