quinta-feira, 16 de junho de 2016

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 665 - 14/6/2016



Quem aposta no Choque de Civilizações
Ocidente e Islã vivem crises simultâneas. Resposta dos fundamentalistas é ódio ao Outro. Guerras e islamofobia, na Europa e EUA. Massacres, em Paris e Orlando. Por Roberto Savio (Outras Palavras)

Moradores de rua morrem de frio e indiferença
Cinco sucumbiram nos últimos dias em SP; tuberculose e rejeição a animais de estimação nos abrigos mostram limites do Estado. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Pulverização de agrotóxicos: agora também nas cidades?
Congresso ameaça aprovar proposta das empresas de aviação agrícola. Estudos demonstram: método é brutal para populações e natureza; e ineficaz contra epidemias. Por Vilma Reis, no site da Abrasco (Outras Mídias)

Como a PM paulista forjou um “depoimento”
Juristas e peritos analisam vídeo em que garoto "inocenta" policiais por assassinarem seu colega de dez anos. Para eles, além de falseado, documento é prova de crime contra criança. Por Fausto Salvadori Filho, na Ponte (Outras Mídias)

Jornadas de Junho: três anos da grande repressão
Colaborador de Outras Palavras lança livro sobre movimento que sacudiu país. Seu texto, um “manifesto narrativo”, parte da história do fotógrafo Sérgio Silva -- que perdeu olho ao ser atingido por bala de borracha da PM (Blog da Redação)

São Paulo debate: como construir o Bem Viver?
Seminário discute novas concepções de economia e organização social que garantam sustentabilidade. Entre os participantes, Ladislau Dowbor, Ivo Lesbaupin, Leonardo Boff e Ricardo Abramovay (Blog da Redação)

Campo Grande e as crianças invisíveis
Filme de Sandra Kogut expõe desigualdade social brasileira com estética depojada porém perturbadora, na qual o mundo surge um lugar confuso e inóspito. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)
A dificuldade de governar, por Bertolt Brecht
Num poema escrito há oito décadas, a busca dos mecanismos ideológicos que levam tantos a ver a autoridade dos poderosos como algo indispensável. Curadoria e Narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)

--

Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

NPC

Boletim do NPC

Cinco anos da Livraria Antonio Gramsci

15 de junho de 2016
Notícias do NPC

Comunicação em pauta


Notícias do NPC

Comunicação popular: resistência nas favelas


Artigos

Francisco Bosco escreve sobre a cultura dividida e o vaivém do MinC


[Folha de São Paulo - 12/06/2016] De um presidente sem votos, chefe de um partido especializado na realidade das relações de força do Congresso, e não na da sociedade, dificilmente se poderia esperar outra coisa: sem fazer a menor ideia de onde pisava, extinguiu logo o Ministério da Cultura –aquele antro de petistas mamadores da Lei Rouanet– e acabou por se deparar com o mais barulhento foco de resistência a seu governo em suas semanas iniciais. Primeiro, o setor cultural inteiro se manifestou contra o remake do fim do MinC (a versão original foi obra de Fernando Collor). O novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, já na chegada teve que encarar um protesto humilhante dos servidores. Em um primeiro recuo, Temer anunciou que a Secretaria de Cultura sairia da Educação e seria ligada à Presidência. Procurando o que para ele seria unir o inútil ao desagradável, buscou uma mulher para o cargo. Bateu de frente com a recusa pública de ao menos cinco delas. Forçado a retornar ao ponto de partida, decretou a volta do MinC e nomeou um novo ministro, mas as sedes do ministério em todas as capitais do país permaneceram ocupadas, e diversas associações, como a Frente Nacional do Teatro, além de diversos artistas, mais e menos conhecidos, declararam não reconhecer o novo MinC. Para essa parte do setor, não há qualquer diálogo possível com o novo ministério. A reivindicação é única e posta nos mesmos termos do vício de origem de todo esse processo: #foratemer. Leia o artigo completo.
Entrevistas

Glenn Greenwald: “A mídia dominante faz propaganda. Isso me choca como jornalista”


A Comunicação que queremos

Menina palestina de 10 anos usa Iphone da mãe para divulgar o que ocorre em sua região


NPC Informa

Livro “Padrões de manipulação na grande imprensa” é relançado em São Paulo


NPC Informa

Anatel realiza consulta pública sobre limitação de internet


De Olho Na Mídia

“Uma imagem vale mais…”: O impeachment nas capas do “Estadão”


De olho no mundo

Governo Macri notifica Telesur de que emissora deixará de ser transmitida na Argentina


Proposta de Pauta

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil, diz CPI do Senado


De Olho Na Vida

Massacre em Orlando expõe o ódio – lá e aqui


De Olho Na Vida

O massacre da Previdência, segundo O Dia


De Olho Na Vida

Funcionários são forçados a usar fralda para acabar com idas ao banheiro durante horário de trabalho


Democratização da Comunicação

Golpe contra liberdade de imprensa


Democratização da Comunicação

“Observatório da Imprensa”, da TV Brasil, é cancelado


Memória

Muhammad Ali presente!


Dicas

Livro feminista: Reivindicação dos direitos da mulher


Dicas

No Rio, exposições “Diálogo no escuro” e “As meninas do quarto 28”


Pérolas

Por Fiell, repper e morador da favela Santa Marta/Rio de Janeiro

Pérolas

Por Eliane Dias, produtora do Racionais MC’s

Pérolas

Por turma de formação da Escola Nacional Florestan Fernandes

Edição 313
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Livraria Antonio Gramsci
Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br
Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago
Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).

Deputado Estadual Santini Busca Demandas para Vacaria em Brasília

Santini busca demandas para Vacaria em Brasília

Em Brasília, no Ministério do Trabalho, que é liderado pelo deputado federal da bancada gaúcha Ronaldo Nogueira, nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) solicitou o auxílio para demandas do município de Vacaria. As reivindicações foram apresentadas na presença do vereador Marcos Lima (PTB).
O parlamentar pediu a reabertura do Posto Avançado do Ministério do Trabalho no município de Vacaria. “Os trabalhadores não dispõem de um local para a busca e proteção de seus direitos trabalhistas. Hoje Vacaria recebe uma grande quantidade de trabalhadores temporários, envolvidos na colheita de maçã, todos os anos”, argumentou Santini, dizendo que os trabalhadores tem buscado ajuda da Câmara de Vereadores, por isso, Marcos Lima apresentou o pedido.
Além disso, a comitiva também requereu apoio do ministro Nogueira no processo de habilitação à filantropia do Hospital Nossa Senhora da Oliveira do município. “O hospital precisa de novo certificado de entidade sem fins lucrativos do Ministério da Saúde para continuar realizando suas atividades de atendimento à população local e regional através do SUS”, expôs o vereador.
Santini já vem tratando deste tema junto ao Ministério da Saúde, contando com o apoio da assessoria jurídica da Federação das Santas Casas do RS. Juntamente com o vereador Marcos Lima, o deputado considera esta como uma demanda prioritária para o seu gabinete.

Foto: Lucas Basílio – Ascom/MT

--


Gabinete do Deputado Estadual Ronaldo Santini (PTB)
Assessoria de Comunicação
Jornalistas: Ederson da Rocha e Mayara Dalla Libera
(51) 3210 1903 
(51) 9548 3591
(51) 9841 4084
(54) 9666 5533


Acompanhe e siga o deputado Ronaldo Santini (PTB/RS):

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net

Boletim de atualização - Nº 666 - 16/6/2016


As lições e as Lições do Golpe
Teremos de reinventar a participação política e construir uma ideia futura de país – sob pena de ser engolidos por longa noite de fascismo neoliberal. Por Alexandre Pilati (Outras Palavras)

Massacre indígena motiva 77 palavras em um grande jornal
Estadão noticiou em 77 palavras um atentado de fazendeiros que deixou um morto e vários feridos no MS, entre eles um menino de 12 anos, Josiel; em 2013, mataram Denilson, de 15. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

Argentina e Brasil: o mito da “herança maldita”
Em sugestiva coincidência, governos agora no poder nos dois países, adotam política de terra arrasada e demonizam seus antecessores. Fatos desmentem discurso, em ambos os casos. Por Daniel Revah (Outras Palavras)

Quem não cabe no Orçamento da República?
Batalha central do período Temer está começando. Elites alegam que direitos sociais, assegurados na Constituição, são inviáveis. Querem preservar a causa do rombo: juros e privilégios. Por Laura Carvalho (Outras Palavras)

Ourinhos-SP: o fuzilamento do garoto Brian
Em novo crime brutal, polícia paulista atira no pescoço de jovem que fazia brincadeira; depois, apaga cena do crime e destrói câmeras de segurança. Velha mídia cala-se. Por Mauro Lopes, no Jornalistas Livres (Outras Mídias)

Assustadora tentativa de privatizar parques paulistas
Em surdina, governo e Assembleia Legislativa tentam entregar a particulares patrimônio comum habitado por indígenas e quilombolas e utilizado para pesquisa científica e deleite público. Por Raquel Rolnik em seu blog (Outras Mídias)

Moça procura emprego, por Cecília Meireles
Ou: os limites da "bondade" burguesa e dos esforços para mudar o mundo por meio de pequenos gestos, num país cindido há cinco séculos em Casa Grande e Senzala. Curadoria e narração: Alexandre Machado (Blog da Redação)
Outros Quinhentos oferece: alternativas deliciosas
Pograma que garante a sustentação de Outras Palavras presenteia seus participantes com descontos de até 50% e almoços grátis em dois restaurantes de estilos culinários diferentes em São Paulo. Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)
--
Boletim de atualização do site Outras PalavrasA reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo

Indefinição do Partido Progressista de Vacaria RS

A indefinição do nome do pré-candidato a Prefeito nas Eleições Municipais de Vacaria RS está deixando o PP Partido Progressista na nossa opinião perdendo espaço no cenário da disputa eleitoral. Enquanto os outros partidos da disputa já estão com seus nomes na rua e se preparando com os seus projetos de administração, os eleitores de Vacaria não sabem ainda quem é o candidato do PP. Isso demonstra uma indefinição que pode custar caro na disputa eleitoral. O PP que historicamente sempre foi um partido forte em nossa cidade está perdido e sem rumo. Vamos aguardar o que vem pela frente em termos de PP em Vacaria.