sábado, 25 de fevereiro de 2017

Outras Palavras


http://www.outraspalavras.net
Boletim de atualização - Nº 773 - 18/2/2017



França: eleição dramática, decisiva e imprevisível
Tendência anti-Establishment sacudiu tabuleiro que parecia definido. Cinco candidatos têm chances reais. Eventual vitória de uma esquerda renovada pode ter enorme repercussão global. Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

Tática Goebbels na “reforma” da Previdência
“Repita uma mentira mil vezes”, ensinou o ministro de Hitler. No início do debate sobre a PEC-287 no Congresso, fica claro que governo não tem argumentos sólidos – tentará ganhar no grito. Pode não dar certo… Por Glauco Faria (Previdência, Mitos e Verdades)

Sinop, onde a Amazônia virou asfalto e soja
Latifúndios. Agrotóxicos. Dinheiro, consumo e concessionárias. Índios expulsos e Amazônia devastada. História de uma regressão, em 40 anos. Pergunta: é esse o projeto para o Brasil? Por Mauricio Torres e Sue Branford (Outras Palavras)
 
Como Pedro Parente devasta a Petrobras
Depois de vender ativos estratégicos a preço de banana, presidente da empresa liquida política de "conteúdo local" -- que reergueu estaleiros, estimulou desenvolvimento tecnológico e gerou milhares de empregos qualificados. Por Luis Nassif, no GGN (Outras Mídias)

Francisco: por trás de muita “santidade”, está a pedofilia
Papa prefacia memórias de ex-seminarista molestado e dispara: ultraconservadores católicos armaram rede de proteção para esconder abusos. Por Mauro Lopes (Caminho pra Casa)

Um olhar marxista sobre financeirização e novas tecnologias
Livro de Edemilson Paraná tenta entender o predomínio do capital financeiro e a emergência da "Sociedade da Informação" sem se descolar das lições materialistas do velho barbudo. Por Samuel Silva Borges, no Lavra Palavra (Outras Mídias)

Viagem a Nova Canudos, 120 anos depois
No sertão da Bahia, arraial onde resistiram os seguidores de Antonio Conselheiro foi coberto por represa. Mas numa cidadezinha próxima estão vivas as memórias do conflito, encerrado em setembro de 1897. Por Antonio Jiménez Barca, no El País (Outras Mídias)

Raduan: “Vivemos tempos muito sombrios”
Ao receber o Prêmio Camões, escritor relembra seus entusiasmo com o Portugal da Revolução dos Cravos. Depois, denuncia repressão no Brasil e dispara: "Não há como ficar calado"! Leia íntegra de sua fala. Por Raduan Nassar (Outras Palavras)

Carnaval ao som das Bacantes -- em parceria com Outros Quinhentos
O grito das bacantes guerreiras vai virar grito de carnaval e você poderá cair nos ritos de homenagem a Dionísio, por apenas R$20 (se ajuda a sustentar este site). Por Simone Paz Hernández (Outros Quinhentos)

--
Boletim
de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook
e noYouTube



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim