quarta-feira, 17 de maio de 2017

Outras Palavras






Boletim de atualização - Nº 810 - 17/5/2017

Wallerstein: Esquerda e Direita no século XXI
As turbulências e reviravoltas políticas que vivemos irão recrudescer. A esquerda só vencerá se souber aliar os que lutam por direitos sociais às forças multiculturais. Este é, hoje, o sentido da luta de classes. Por Immanuel Wallerstein (Outras Palavras)

Estratégias: como vencer o golpe? E depois?Mais ativistas e Novos ativistas e pensadores respondem a uma questão essencial, para o presente e o futuro do país (Blog da Redação)


Ladislau Dowbor | Retomar as conquistas e controlar as finanças
Nalu Faria | Não basta votar e voltar para casa
Priscila Bertucci | Transformar nossos microcosmos

A nova Lei de Migração, em doze perguntas e respostas
Fruto de longuíssimo debate e de raro acordo no Congresso, ela pode livrar o país do anacrônico Estatuto dos Estrangeiros, que remonta à ditadura. Já foi votada, depende de sanção presidencial. Quais suas bases? Por Rodrigo Borges Delfim (Outras Palavras)

CPI da Funai: Assim os deputados querem incendiar o Brasil
Inacreditável: Câmara votará hoje relatório que criminaliza quase cem pessoas pelas demarcações de terras indígenas e pode invalidar as áreas demarcadas após a Constituição. Por Casé Angatu (Outras Palavras)

Um elo entre a ditadura e o agronegócio
Tese de doutorado revela como viveu, sob o regime militar, a Esalq -- uma das principais faculdades de Agricultura do país. Oposição foi aniquilada. Pesquisa científica voltou-se a apoiar a grande propriedade. No Esquerda Diário (Outras Mídias)

“Data Brokers”: eles vendem você na internet
Como enormes empresas, especializadas em comprar, processar e revender dados captados na rede, oferecem seu perfil exato e detalhado aos anunciantes -- e... só a eles? Por Susana Pérez de Pablos (Outras Mídias)

O mito das tecnologias salvadoras
Carros, moda, carne. Nestes e em outros setores, avanços técnicos são reais e poupam recursos. Mas não compensam ameaça dramática representada pela globalização do consumismo ocidental. Por Ricardo Abramovay (Outras Palavras)


Fátima: os sentidos da viagem de Francisco
Para católicos ligados à Teologia da Libertação, Papa alcançou duas vitórias: neutralizou culto apocalíptico e conservador; e lançou um grito pela paz, que ele vê cada vez mais ameaçada por uma conflagração devastadora. Por Mauro Lopes (Caminho pra Casa)



A estranha invasão da Unesp em Marília
PMs entram no campus, intimidam, insultam e destroem cartazes durante assembleia estudantil. Diante da resistência, retrocedem. Um texto da Diretoria Central da Adunesp (Blog da Redação)



Conto e ouço histórias; logo, existo
Aderi ao "podcast". Narrar é nosso jeito de entender quem somos e qual nosso lugar no universo. Quem sabe, de ver com olhos livres. Crônica de Maria Bitarello (Outras Palavras)



--
Boletim de atualização do site Outras Palavras. A reprodução é bem-vinda. Interessados em recebê-lo devem clicar aqui. Para deixar de receber, aqui. Acompanhe nossas novidades também no Facebook e no YouTube_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
https://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Destrava RS

Caravana de Flavio Couto


Bela Imagem


Boa Noite