terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Operação Esforço Concentrado

Operação Esforço Concentrado efetua cinco prisões e fiscaliza mais de 16 mil veículos no RS
19/12/2008 20:43

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Brigada Militar, realizou nesta sexta-feira (19/12) mais uma edição da Operação Esforço Concentrado, que abrangeu 447 municípios gaúchos.

Durante as ações, desenvolvidas no período entre 12h e 18h, foram utilizados 1.231 servidores em 531 viaturas. Ao todo, ocorreu a prisão de cinco pessoas, foram fiscalizados 16.036 veículos e recuperados 23 que estavam em ocorrência de furto e/ou roubo.

Confira os demais resultados da operação:

- Apreensões de CNH: 23;
- BO/COP elaborados: 15;
- Inspeções em bares: 213;
- Inspeção em casa noturna: 02;
- Inspeções em desmanches: 05;
- Termos Circunstanciados – TC: 10;
- Veículos autuados: 428;
- Veículos recolhidos: 29;
- Estabelecimentos bancários fiscalizados: 412.

A Operação Esforço Concentrado têm por objetivo atuar na redução dos 12 indicadores de criminalidade, ocorrendo em dias e horários que não coincidam com as demais operações, e em locais de real ou potencial incidência dos indicadores, apurados por estudo estatístico continuado do Comando-Geral da Brigada Militar.

Fonte: PM3/BM

Policia Fortalece operações

Policia Civil fortalece operações no litoral e serra no Natal e Ano Novo
23/12/2008 15:39

Por meio da Operação Estrela no Verão, que integra a Operação Verão Legal RS 2009, do Governo do Estado, a Polícia Civil estará em ação na orla marítima e nas regiões da Fronteira-Oeste e das Hortênsias com várias equipes de plantonistas e de investigação nas delegacias durante o feriadão de Natal e Ano Novo. Esta movimentação de agentes e delegados iniciará às 8 horas desta quarta-feira (24/12) e terminará às 8 horas da manhã do dia 02 de janeiro, sexta-feira. No litoral norte, as delegacias estarão reforçando o setor de investigações.

A Delegacia de Polícia (DP) de Cassino, da 7ª Delegacia de Polícia Regional (DPR) em Rio Grande, cumprirá neste período mandados de busca e apreensão, no sentido de inibir o tráfico de drogas naquele balneário. O titular da DP, delegado Elione Luiz Lopes, informou que reforçará o plantão com mais cinco agentes. A região recebeu duas viaturas locadas para complementar as ações dos policiais.

O diretor da 23ª Delegacia de Polícia Regional (23ª DPR), delegado Heraldo Guerreiro, recebeu mais 12 viaturas que serão distribuídas nas delegacias do litoral Norte. Durante o feriado equipes permanecem em prontidão para iniciarem, imediatamente, as investigações de crimes hediondos. Os agentes farão barreiras nas cidades para identificar foragidos da Justiça.

Já na Fronteira-Oeste, o coordenador da Operação Fronteira Segura, delegado Sezefredo Lopes, também reforçará os plantões com mais três delegados. Este reforço, juntamente com os delegados atuais, será responsável pela supervisão dos flagrantes. De acordo como o delegado Sezefredo, neste período ocorrem mais abigeatos do que o normal, principalmente os furtos e roubos de ovelhas, por serem mais fáceis de transportar. Também será dado um acompanhamento, nas rodovias federais, aos turistas uruguaios e argentinos que ingressam no Brasil. Este reforço será feito nas vias que passam por Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel, Bagé, Santana do Livramento, Santa Margarida e Cachoeira do Sul.

As delegacias das cidades de Gramado e Canela têm nas festas de fim de ano o período de maior movimento. Em Canela, uma equipe de policiais uniformizados acompanhará toda a programação de Natal do município e haverá um reforço especial no cartório. Em Gramado os agentes da volante prestarão assistência ao plantão e orientarão os turistas sobre perda de documentos e registro de ocorrências.

Dicas de segurança para um Natal e Ano Novo tranqüilos
1) Para as compras de Natal evite levar dinheiro, prefira cartões de crédito;
2) Bolsa e sacolas devem ser carregadas à frente do corpo;
3) Evite circular com jóias ou outros objetos de valor;
4) Fica-se vulnerável se as duas mãos estiverem ocupadas com pacotes de presentes;
5) Em lugares movimentados evite abrir carteiras e nem conte dinheiro;
6) Se observar que há alguém lhe seguindo entre numa loja ou chame um policial;
7) Não deixe pacotes à mostra dentro de veículos. As compras devem ser colocadas no porta-malas do carro;
8) Álcool e direção não combinam. Se beber, não dirija.

Fonte: Ascom PC