quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Morre a Mulher Gato





Vida RealMorre a Atriz Eartha Kitt
06/01/09
Por Fernanda Furquim
Eartha no papelde Mulher-Gato
A atriz e cantora faleceu no dia 25 de dezembro, aos 81 anos. Eartha lutava contra um câncer de cólon. Apesar da doença, continuou trabalhando até o mês de novembro, quando gravou um especial para o canal público PBS de Chicago, o qual deverá ser exibido em fevereiro de 2009.
Nasceu Eartha Mae Kitt em 17 de janeiro de 1927, na Carolina do Sul. Filha de mãe afro-americana que trabalhava em uma plantação de algodão, Eartha revelou à imprensa, quando ficou famosa, que nasceu após sua mãe ter sido violentada pelo filho do dono da fazenda, homem branco de descendência alemã.
Criada por Anna Mae Riley que dizia ser sua mãe, Eartha mudou-se para Nova York após ter sido mal tratada por várias familias com as quais conviveu durante a infância. Com a morte de Anna Riley, Eartha passou a viver com sua tia Mammie Kitt, que a atriz acreditava ser sua mãe biológica.
Eartha iniciou sua carreira de cantora em 1948, integrando o Katherine Dunhan Company, uma companhia de artistas, cantores e dançarinos negros. Em 1950, Orson Welles a escalou para o papel de Helena de Tróia na montagem de "Dr. Faustus". Eartha chegou à tevê em 1954 com participações em teleteatros e programas de variedades. Em 1965, iniciou suas participações em séries de tevê, como A Lei de Burke, Os Destemidos e Ben Casey. Mas ela é mais lembrada pelos fãs de séries como a substituta da atriz Julie Newmar na série Batman.
Com a entrada da personagem Batgirl, a produção de Batman escalou uma nova atriz para interpretar a Mulher-Gato, personagem que tinha uma relação não resolvida com o herói. Eartha Kitt foi a escolhida ficando famosa como a mulher-gato negra. Algo que não agradou os fãs na época.
Foto recente da atriz
Ao longo dos anos, teve participações em séries como The Protectors, Police Woman, Miami Vice, New York Undercover, Living Single, no desenho American Dad, entre outras. Entre seus trabalhos mais recente está o desenho "A Última Onda do Imperador", no qual seu rosto também serviu de inspiração para o traço da personagem Yzma.
Eartha casou-se em 1960 com William O. McDonald, do ramo imobiliário, com quem teve uma filha, Kitt McDonald. Divorciou-se em 1965.
Em 1956, publicou sua primeira autobiografia, "Thursday´s Child". A segunda autobiografia foi lançada em 1976 sob o título de "Alone with Me" e, a terceira, saiu em 1989 sob o título de "I´m Still Here: Confessions of a Sex Kitten".
Sucesso na Broadway, Eartha gravou vários álbuns ao longo de sua vida, sendo mais conhecida pela música "Santa Baby".
A atriz e cantora tem um site oficial e um fã clube na Internet.
Fonte: RetroTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim