sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Susepe diploma apenados em caxias do Sul

Susepe entrega diploma de curso profissionalizante para apenados de Caxias do Sul
09/01/2009 14:03

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou nesta quinta-feira (08/01), na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS), a entrega do certificado de conclusão do curso profissionalizante de instalador hidráulico para 21 apenados que cumprem pena em regime fechado no local.

Ministrado pela Cooperativa dos trabalhadores Mar de Dentro (Cootran Sindical), em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Susepe, através do Departamento de Tratamento Penal (DTP), as aulas para os presos tiveram uma carga horária de 120 horas. A iniciativa faz parte de um projeto de capacitação de detentos, inserido no Programa Estruturante da Secretaria de Segurança Pública, Cidadão Seguro – Projeto Recomeçar, que trata da ressocialização de apenados, que disponibilizou em 24 presídios do Estado, 20 cursos profissionalizantes como este de instalador hidráulico.

Representante da direção da PICS no evento, o agente penitenciário Jorge Boeira Suriz, destacou em discurso aos presentes, a importância de iniciativas como essa, que possibilitam aos detentos saírem do presídio com uma formação profissional, que pode lhes garantir um emprego numa atividade em crescimento no país, a construção civil, que necessita de mão-de-obra especializada. O agente também destacou que os 21 apenados escolhidos, passaram por uma triagem na penitenciária, que observou o bom comportamento dos mesmos, para a garantia de acesso ao curso.

Já os representantes da Força Sindical, Marcelo Furtado e Cláudio Correa, destacaram que cursos profissionalizantes como estes ajudam a melhorar a auto-estima do apenado, e vão ao encontro do que pensam, que os presídios devem ganhar um perfil escolarizante.

Durante a entrega dos diplomas, houve uma pausa para a apresentação do grupo Geração Pagode, formado por seis apenados da PICS que participaram do curso, e que apresentaram uma música composta por eles baseada na oportunidade que lhes foi ofertada. Construindo Caminhos chamou a atenção dos presentes com versos como: Além do Curso de Hidráulica/ Muita coisas eu aprendi/ Todas as aulas que participei aqui/ A dedicação dos professores/ Foi fundamental para mim/ Então posso dizer/ Para que hoje estou aqui. Também no decorrer do evento, ocorreu a premiação de um detento do regime fechado da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, que foi premiado com o segundo lugar na categoria poesia, num concurso literário nacional.

Estiveram presentes na solenidade, o delegado penitenciário da 7ª Delegacia Penitenciária, José Carlos Moreira dos Passos; as técnicas do trabalho prisional da Susepe, Elaine Marques e Gislaine Viecili Castilhos; a coordenadora do Curso, pedagoga Alice Falcão; o secretário municipal de segurança de Caxias do Sul, Coronel Álvaro Moreira do Nascimento; o diretor da guarda municipal da região, Sebastião Freitas da Silva; o administrador do presídio de Guaporé; Dirion Luiz Bittencourt Pedroso; representantes da Academia Caxiense de Letras; entre outras autoridades e convidados.

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim