terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Appio repudia denuncia contra as empresas de Maçã

“Causa estranheza esta denúncia de trabalho irregular na fruticultura de Vacaria e da Região, feita através de jornais regionais e da capital na última semana. Este setor cumpre a legislação trabalhista, garante retorno aos que não desejam permanecer por toda a safra, garante atendimento na saúde, qualifica hospedagem, alimentação e transporte”. O deputado Francisco Appio foi à tribuna da Assembleia Legislativa para contestar as notícias que ferem a imagem da maçã gaúcha.



“As reportagens passam a idéia equivocada da situação de 12 mil trabalhadores na colheita da maçã, recrutados de várias partes do Estado ou que voluntariamente se deslocam para Vacaria, pela garantia do emprego, em pelo menos três meses do ano. Perguntem aos trabalhadores rurais, que anualmente prestam serviços na colheita da maçã. E se eventualmente houver alguma irregularidade, não significa que todos os 500 produtores tenham que assumir os ônus de quem errou”.



A produção de maçãs nos Campos de Cima da Serra tem pouco mais de trinta anos e já superou a qualidade e produtividade de outros tradicionais países produtores. Pelo menos 10% das 350 mil toneladas produzidas no Estado são exportadas para o exigente Mercado Comum Europeu.



Os setores que defendem a maçã e sua qualificação buscam o aperfeiçoamento constante, através das pesquisas, reconversão dos pomares e ampliação do nível de oferta de empregos.



“Enquanto todos discutem desemprego, Vacaria e Região são obrigados a recrutar na metade sul, os trabalhadores para suas colheitas. No presente momento, mais de 12 mil trabalhadores atuam nos pomares de Vacaria e região, fora os empregos diretos em câmaras frias, classificadoras e embaladoras”, concluiu o parlamentar.



ABERTURA DA COLHEITA DA MAÇÃ EM 13/03/2009 – Vacaria, o município que mais produz e exporta maçãs, realizará pelo oitavo ano a “abertura simbólica” da colheita da Maçã nos Campos de Cima da Serra, para consagrar o trabalho dos empreendedores, operadores e trabalhadores rurais.



1. A comitiva oficial reunir-se-á às 10 horas no CTG Porteira do Rio Grande, interseção da BR285 com BR116, rumando para o pomar na Estrada da Maçã, onde fará a Abertura Oficial da Colheita em Vacaria e Região.



2. Logo depois, retorno ao CTG Porteira do Rio Grande, para a reunião almoço com produtores, autoridades, convidados e imprensa. Na oportunidade usarão da palavra os convidados, bem como o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã e Pêra, Prefeito Municipal, parlamentares e autoridades presentes, abordando produção, comercialização e a importância da maçã na economia regional e estadual.



3. BRDE, BANCO DO BRASIL, BANRISUL, CAIXA RS E SICREDI, os maiores Agentes de Fomento da Fruticultura, garantiram a presença de seus dirigentes.



3. Às 13 horas será servido churrasco de confraternização, pela colheita da maçã Gala, em andamento e pelo início nos próximos dias da colheita da maçã Fuji.



4. Mais informações pelo telefone 51.9866.6188 ou pelo e-mail appio11222@ibest.com.br







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim