segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Festival Feminista

Festival reafirma direitos femininos e alerta para a violência contra a mulher
15/02/2009 17:15



Valorizar a presença da mulher, reafirmar direitos e ser um grito de alerta para a violência feminina. O maior festival de música nativista do verão 2009, realizado na noite de sábado (14), em Imbé, teve diversas conotações e provocou no público o repúdio em relação à violência. O RS Mulher em Canto foi um festival de músicas sobre mulheres, interpretadas exclusivamente por mulheres, e chamou atenção principalmente para a Lei Maria da Penha. Estatísticas mostram que a cada 17 segundos uma mulher é agredida no Brasil.

Após a abertura do evento, ao som do Hino Rio-grandense, interpretado por Fátima Gimenez, Maria Helena Gonzalez, coordenadora estadual da Mulher, fez um alerta em seu discurso. "Esse festival não é apenas o reconhecimento da importância da mulher. Ele se constitui em um grito de alerta. É uma conclamação ao combate da violência contra a mulher, que não escolhe raça ou classe social. É hora de dar um basta", enfatizou.

Dos 167 inscritos, 12 finalistas foram julgados pela comissão julgadora formada por Geraldo Flach, Vera Pratini de Moraes, Maria Luiza Benitez, Victor Hugo, Cléia Gomes e Maria Helena Gonzalez. Dez participaram no tema "Mulher", e duas com o tema "Lei Maria da Penha". De acordo com Geraldo Flach, o festival primou pela qualidade musical. "As músicas estavam dentro do tema, bem apresentadas no palco. O tema da violência contra a mulher, com certeza, é muito oportuno", afirmou.

No tema "Mulheres", o segundo lugar ficou com a música "Só consigo ser três", interpretada por Greice Morelli. "Da mesma canção", na voz da cantora Analise Severo, ganhou o primeiro lugar. A cantora Marlene Plastro ganhou o tema "Lei Maria da Penha", com a canção "Grito de Maria". "Este festival é um resgate da memória da mulher, que é uma história que deve ser cantada. Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado, que provoca a discussão sobre o tema da violência", disse.

A vice-prefeita de Imbé, Nilza Godoy, agradeceu a realização do evento no município. "Acho de extrema importância que eventos como esse se multipliquem. Agradeço a iniciativa de grandes mulheres, como a governadora Yeda Crusius e a coordenadora da Mulher, Maria Helena Gonzalez, que estão, de uma forma diferente, trazendo o tema violência para a discussão", disse. Também estavam presentes no evento, que integra o Verão Legal RS, a deputada estadual Zilá Breitenbach, o prefeito Darcy Luciano Dias e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savariz.



Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim