sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Revista Veja

20 de fevereiro de 2009



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação Caro leitor,

A extraordinária entrevista que o senador Jarbas Vasconcelos deu a VEJA repercutiu de diversas formas na semana que passou. Ao silêncio constrangido da cúpula do partido, que simplesmente se paralisou diante das revelações de corrupção feitas pelo senador, sobrepôs-se a indignação da sociedade brasileira. Quem melhor traduziu o sentimento das pessoas de bem foi um editorial de jornal, conforme registrou a Carta ao Leitor: "Ao comentar a repercussão da entrevista de Jarbas junto à cúpula do PMDB, o jornal O Estado de S. Paulo, em editorial, deu-lhe contornos definitivos: "Com sua murmurada resposta, o baronato partidário passou o proverbial recibo ao denunciante, elevando inadvertidamente os seus argumentos à categoria de constatação de uma realidade objetiva"."


Como não podia deixar de ser, apesar dos feriados do Carnaval, que teoricamente sugeririam um tema mais leve, a capa de VEJA trata desse "caso de amor" dos políticos corruptos com nosso dinheiro. A reportagem fala da repercussão da entrevista de Jarbas Vasconcelos e termina apontando alternativas práticas de efeito imediato para a contenção do assalto cotidiano aos cofres públicos nos níveis municipal, estadual e federal.

Uma emocionante reportagem relata como estão sofrendo com a crise os dekasseguis, brasileiros de ascendência japonesa que fizeram o caminho inverso dos avós e voltaram ao país asiático em busca de oportunidades. Eles são as primeiras vítimas da crise financeira no Japão.


As Páginas Amarelas trazem a intelectual americana Camille Paglia, autora de livros instigantes como o famoso Personas Sexuais. Camille veio passar o Carnaval em Salvador para saborear um pouco mais da personalidade que ela elegeu como sua paixão, a cantora Daniela Mercury. Mas Camille Paglia não é fã de Madonna? Era. Sobre a pop star americana, Camille diz nas Amarelas: "Madonna está um monstro. São inacreditáveis aqueles braços grotescamente musculosos e mãos que parecem garras". É pouco. Espere até ler o que ela disse sobre Angelina Jolie.


A editoria de Artes & Espetáculos traz uma excelente reportagem sobre os novos escritores "regionalistas" do Brasil e explica por que eles não gostam dessa classificação. São craques das letras como o amazonense Milton Hatoum que conseguem ser universais "cantando a própria aldeia".

Bem, esses foram os assuntos que escolhi para comentar. A revista tem muitas outras reportagens de enorme interesse. Basta conferir a versão original da newsletter com o índice completo neste link.

Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br

Um forte abraço, belo Carnaval para você e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação




Destaques de VEJA.com

Carnaval
Acervo digital e galerias de fotos
www.veja.com.br/destaques-acervo
www.veja.com.br/galerias

Perguntas e respostas
Quando fazer lipoaspiração? Os riscos e as alternativas
www.veja.com.br/perguntas

Blog
O jornalista Denis Russo escreve sobre sustentabilidade
www.veja.com.br/sustentavel

Entrega do Oscar
Em vídeo: as apostas de Isabela Boscov
www.veja.com.br/isabelaboscov

Cinema
Trailer dos filmes Rio Congelado e Quem Quer Ser um Milionário?
www.veja.com.br/videos







Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.



copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Um comentário:

  1. Eu penso que muitos dos Brasileios,e principalmente a imprensa poderiam, aprender a enxergar e a valorizar o que temos de mais precioso em termos de cutura, manifestação popular genuína, criatividade, inovação, educação, inclusão e de auto afirmação do nosso povo, que é um dos mais ricos e encantadores do mundo, e parar de achar que só o que vem de fora e mesmo, os que são de dentro, que vemdem milhões e fazem de tudo para aparecer, visando só o lado comercial do Show Business, sem ao menos mensurar no que sua "obra" colabora para o crescimento e desenvolvimento do senso de um povo que ainda vive ás margens da dignidade para oferecer a sua gente, é que são os melhores e merecem ser festejados e merecedores de grandes destaques no meio da mídia, onde vamos parar com tanta "deseducação" cultural ?? Será mesmo que é Preciso Uma das maiores e mais importantes intelecuais e pensadoras " Camille Páglia " da atualidade, e que é americana, nos fazer olhar-mos pro nosso umbigo, e enfatizar o valor de uma artísta como Daniela Mercury, Que sem sombra de dúvidas é uma das melhores coisas que aconteceram no mercado fonográfico cultural do brasil nos últimos 20 anos, por todos os adjetivos citados anteriormente e que são ignorados pela grande maioria, seja povo ou crítica especializada ?? ou vamos continuar emburrecendo o nosso povo com outras ditas "Divas" q nada fazem para mudar esse quadro e que só querem mesmo erriquecer em cima de trius e mostrar pro povo que tem aviôes e mansões etc ?? nada contra, até porque a própria Daniela foi a precursora desse novo conceito de Cantora, só que de uma maneira bem mais interessante e inovadora e se comprometendo sempre a melhorar a educação do povo levando através da sua música muita criatividade e qualidade, e é possível notar isso até mesmo em seus discursos e entrevistas, Agora precisa-se saber até onde de fato, é importante pra essa ditadura do consumismo potencializada pela mídia, melhorar a educação do nosso povo ??? Será que só mais outros 500 anos brasil ?? E a Música ?? e a Arte ?? e a Educação ??

    ResponderExcluir

Sim