sábado, 14 de fevereiro de 2009

Roda Viva


Miguel Nicolelisneurocientista
reprise
O Roda Viva reapresenta nesta segunda-feira o programa com o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele é formado em medicina e doutorado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em neurofisiologia nos Estados Unidos, onde v ive há vinte anos.
Professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica na Universidade de Duke, ele lidera uma equipe de pesquisadores que desenvolvem pesquisas para integrar cérebro humano e máquinas. Miguel Nicolelis é responsável pelo desenvolvimento de um sistema que possibilita a movimentação de braços robóticos a partir de sinais cerebrais.

Os mais de duzentos estudos de Miguel Nicolelis em neurociência ampliaram o entendimento dos mecanismos cerebrais e a possibilidade de que cérebro e robôs possam trabalhar juntos. Esses estudos estão sendo levados a vários centros de pesquisas do mundo.
No Brasil, ele criou o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Natal, Rio Grande do Norte, destinado a desenvolver a pesquisa científica de ponta.
Participam como convidados entrevistadores:
Ulisses Capozzoli, editor chefe da revista Scientific American Brasil; Herton Escobar, repórter de ciência e meio ambiente do jo rnal O Estado de S. Paulo; Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp" - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo; Eduardo Geraque, repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo.

Apresentação: Lillian Witte Fibe

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim