terça-feira, 31 de março de 2009

As Oliveiras

O plantio de oliveiras pode ser mais uma alternativa para o agronegócio no Rio Grande do Sul, especialmente na metade sul do Estado. O aumento do consumo do azeite de oliva devido à recomendação médica e pela opção do biocombustível, que pode usar produtos como milho, canola, girassol, faz com que o país fique mais dependente de importações.

O Rio Grande do Sul e o Brasil não produzem azeite de oliva, mas se isso acontecer pode gerar novos investimentos. A EMBRAPA/Pelotas, que dedica-se às frutas, está trabalhando há alguns anos nesta área.

Neste momento, uma comitiva de técnicos e deputados da Assembleia Legislativa gaúcha encontra-se na Espanha, depois de ter passado pela Itália, onde visitam viveiros, produtores e também produtores de equipamentos para extração do azeite de oliva. A comitiva liderada pela EMBRAPA é constituída por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e três parlamentares: deputados Ronaldo Zülke, que preside uma Comissão da Assembleia Legislativa tratando do assunto, mais os deputados Nélson Härter e Francisco Appio.

Francisco Appio, que juntou-se à comitiva neste fim de semana na Espanha, informa que Vacaria já tem um projeto pioneiro. Trata-se do plantio de mudas na Rasip-5, de propriedade de Raul Randon. Nos próximos dois anos essas mudas estarão produzindo os primeiros frutos.

A alternativa das oliveiras não é novidade no Rio Grande do Sul. Em alguns pomares foram incluídas oliveiras para consumo familiar.

O consumo na mesa não passa de 10% e os restantes 90% da produção destinam-se à extração do azeite de oliva.

Nos Estados Unidos, nos rótulos das embalagens recomenda-se o consumo moderado por sugestão médica. No Brasil e na Europa esta recomendação ainda não foi aprovada nas embalagens do azeite de oliva.

Francisco Appio acrescentou que o plantio das oliveiras é uma alternativa importante para algumas áreas do Estado. “Pode agregar valor à terra dos nossos agricultores, em pequenas propriedades, agricultura familiar ou em grandes projetos”, ressalta.



Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim