quinta-feira, 19 de março de 2009

Santa Casa aprova Presidente Sossella

Legenda: Presidente Sossella e Júlio Dornelles de Matos

Foto: Antonio Grzybovski



Santa Casa de Porto Alegre apoia proposta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente



Presidente Sossella esteve reunido com a direção de um dos maiores complexos hospitalares do Estado



A Federação das Santas Casas e o Sindicato dos Hospitais Filantrópicos têm todo o interesse no projeto de reorganização do Sistema Único de Saúde no Estado. A afirmação é do diretor de relações institucionais da Santa casa de Porto Alegre, Júlio Dorneles de Mattos, que recebeu a visita do presidente da Comissão de Saúde e meio Ambiente da assembléia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT). O encontro aconteceu no inicio da noite desta terça-feira (17) e fez parte de um cronograma de atividades da presidência da referida comissão.



O presidente Sossella disse que a visita a direção da Santa Casa teve por objetivo coletar dados relativos as atividades do complexo hospitalar responsável por 750 mil consultas, 57 mil cirurgias e quatro milhões de exames, conforme dados do ano passado. Destas, 62% são pagas pelo Sistema Único de Saúde. Em 2008, a instituição teve um déficit superior a 48 milhões de reais. O Complexo Santa Casa é formado pelos Hospitais, Santa Clara, São Francis co, São José, Santa Rita, Santo Antonio e Dom Vicente Scherer.



Júlio Dornelles de Matos explicou que até 90% de toda estrutura da Santa Casa é ocupada pelo atendimento aos pacientes do SUS. Conforme o diretor, a demanda não corresponde ao financiamento.



“O Sistema Único de Saúde remunera menos de 55% daquilo que representa o custo das instituições pelo atendimento a cada paciente. Com isso, os hospitais públicos acumulam passivos que já provocam o colapso de muitas instituições", alerta o diretor.



Ao final do encontro, o deputado Gilmar Sossella convidou a Santa Casa de Porto Alegre para que a instituição participe das audiências públicas que irão debater as carências do Sistema Único de Saúde. O primeiro debate ocorre em Porto Alegre no dia 1º de abril e vai debater as razões que provocam o transporte de pacientes do interior à Porto Alegre. Dia 06 de abril, a Comissão de Saúde debate as carências regionais do SUS em Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim