sexta-feira, 20 de março de 2009

Tratamento de usuários de crack em Vacaria RS

Tamanho do texto: A- A+Secretário detalha ações de tratamento aos usuários de crack

Entre as açõe estão capacitação de agentes comunitários de saúde, abertura de novos leitos nos hospitais e ampliação dos centros de atenção psicosociais


O consumo de crack nos últimos três anos cresceu tanto que tornou-se um problema de segurança pública. As autoridades do setor admitem que não estavam preparadas para o enfrentamento da situação. O governo do Estado elaborou um programa que também tem como objetivo a prevenção a violência. Em setembro do ano passado agentes do programa Saúde da Família da maioria dos municípios gaúchos passaram por um treinamento.
O Secretário de Saúde Osmar Terra disse, durante entrevista ao programa Ponto Crítico da Rádio Fátima, que além dessas ações o governo também providenciou a compra de leitos em hospitais para viabilizar a internação de dependentes da droga.

Foram abertos 562 leitos em todo o Estado desde Outubro do ano passado. Foram assinados convênios com seis comunidades terapêuticas com o objetivo de ampliar o número de atendimentos. Os centros de atenção psicossocial deverão ser triplicados.
Em Vacaria, a psicóloga Juliana Lovato do Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes observa que essa problemática tende a piorar caso nada sejam desenvolvidas ações de prevenção especialmente com as crianças.

Sobre a febre amarela o Secretário Osmar Terra alerta que somente as pessoas que precisam se deslocar para as áreas de risco é que providenciem a vacina.


Rádio Fátima (Jornalismo), 20/03/2009, 10h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim