quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aniversário do Gate

Brigada Militar comemora 19º aniversário do Gate
01/04/2009 14:38

Nesta sexta-feira (3/4), às 9h, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estará comemorando 19 anos de criação, na sede do 1º Batalhão de Operações Especiais, em Porto Alegre. O Gate foi criado através do decreto estadual de número 33.512, de 3 abril de 1990 e se constitui na alternativa mais especializada que a Brigada Militar possui para atuar em missões de alto risco.

O Gate possui recursos diferenciados nas alternativas de: assalto tático, tiro de precisão, emprego de munições menos letais e recentemente o emprego do cão de assalto. Desde a sua criação realiza suas intervenções policiais nos casos de: ocorrências com tomador de refém; com refém localizado; com psicopata armado; com artefatos explosivos e rebeliões nas casas prisionais.

O Grupamento, nestes 19 anos, já atuou em mais de 2.400 missões diversas, desde resgate de reféns até o atendimento de ocorrências com artefatos explosivos. Não importa qual tipo de local ou terreno, onde for necessário o emprego de táticas, técnicas e equipamentos especiais, em missões convencionais ou não, o GATE está à disposição para apoiar as ações de restabelecimento da ordem pública.
Composto por profissionais formados em cursos realizados pela própria Brigada Militar, o Gate se baseia nas mais modernas técnicas e táticas, seguindo a doutrina internacional inerente aos grupos de operações especiais. O Gate também forma operadores especiais de outros Estados da Federação, além de integrantes das Forças Armadas, como Força Aérea Brasileira, Estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim