sexta-feira, 3 de abril de 2009

As Oliveiras chegando no Rio Grande do Sul

AS OLIVEIRAS CHEGAM AO RIO GRANDE DO SUL



Depois de 10 dias de visitas a pomares e plantas industriais da Itália e da Espanha, o Grupo de Trabalho das Oliveiras, coordenado pelo deputado Ronaldo Zulke, cumpre a etapa final de campo em Institutos de Pesquisas e lavouras de Córdoba e Sevilla, ao sul da Espanha. Para o parlamentar, que é técnico agrícola, esta missão aos países da comunidade européia confirma o aumento da demanda de consumo e o avanço das pesquisas com plantas precoces e de maior produtividade.



Acompanhado pelos deputados Francisco Appio e Nelson Harter, da Assembleia Gaúcha, Zulke que presidiu uma Comissão Especial para debater a olivicultura, colhe os bons frutos dos debates realizados no Parlamento. “Estamos convencidos de que com variedades de olivas em solos adequados, bom controle técnico e a quantidade de luz e água indispensáveis, estaremos oferecendo uma nova alternativa para a agricultura familiar¨.



Para o deputado Francisco Appio, “a experiência dos produtores de Caçapava, entre os quais seu conterrâneo Décio Godinho, revelam a preocupação na escolha de áreas apropriadas, com boa drenagem, solos de mais de 80 centímetros e boa quantidade de chuva, o que não é problema tanto na metade Sul, como nos Campos de Cima da Serra”.



Fotos e informações colhidas na área experimental da Rasip 5, com mais de mil mudas implantadas em outubro passado, atestam o ingresso na olivicultura em nossa região, onde por sinal a padroeira é a Nossa Senhora das Oliveiras, pela imagem abandonada nos campos de Vacaria pelos portugueses ou espanhóis em 1750, logo após o Tratado de Madri, que passou o domínio daquela região a Portugal.



O entusiasmo dos deputados Zulke, Appio e Harter é compartilhado pelo pesquisador Waldir Stumpf Júnior, Chefe Geral da Embrapa-Pelotas, pelo Chefe Adjunto de Pesquisas e Desenvolvimento Clenio Nailto Pillon e particularmente pelo agrônomo Enilton Fick Coutinho, que implantou quinze unidades de observação de mudas de oliveiras em solo gaúcho.



A comitiva é integrada ainda por Rogério Oliveira, professores e pesquisadores da UFRGS, Ministério da Agricultura e pelo prefeito de Bagé, interessado em priorizar um projeto pioneiro em seu município.





Clique aqui e leia tudo sobre a viagem de estudos da comitiva gaúcha, a história e a vida das oliveiras para o homem e sua saúde.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim