terça-feira, 28 de abril de 2009

Atores




ATORES VÃO TRABALHAR GUIMARÃES ROSA NO 1º DE MAIO





O elenco do Núcleo de Investigação Teatral (NIT), formado por bolsistas da ONG Ribeirão Em Cena, não vai ter folga no feriado de 1º de maio. O grupo viaja para Jacuí, sul de Minas Gerais, onde o professor e diretor José Maurício Cagno fará um trabalho de pesquisa e experimentações na natureza, apoiado no texto ‘Grande Sertão: Veredas’, de Guimarães Rosa.



Os atores que vão ficar três dias no retiro artístico, são os mesmos que fugiram do carnaval pra participar da primeira etapa do trabalho. “Foi bastante proveitoso trabalhar nossos textos em contato com a natureza. O ator quando sai do caos urbano consegue vivenciar coisas diferentes, aprimorando e aflorando o processo de criação de personagens e cenas”, comentou Cagno. A relação direta com o ambiente natural faz parte das pesquisas dos elementos terra, água, fogo, ar, luz, humano e divino – conhecidos na Yoga e no Tai Chi Chuan.



Segundo Cagno, a segunda etapa da viagem vai possibilitar aos atores um laboratório ainda mais rico. "Agora vamos trabalhar textos que eles mesmos criaram, poesias e ainda com o texto do Guimarães Rosa. Vamos trabalhar o ar em um lugar aberto, perto de montanhas. Temos um rio à nossa disposição para trabalharmos com o elemento água”, comentou Cagno.



Para o ator Joubert Oliveira, que está indo pela segunda vez, a viagem provoca e sensibiliza o ator a pensar de formas diferentes. “Nós vivemos em uma floresta de cimento. Barulhos de carros e máquinas contrastando com o barulho do vento, o ar puro. Viajar pra um lugar distante, faz com que os elementos fiquem ainda mais aflorados”, declarou Oliveira.



Vivências com Eugênio Barba

O ator José Maurício Cagno participou de um workshop de quatro dias com o diretor Eugênio Barba, nos moldes da viagem programada pelo Núcleo de Investigação Teatral. “A experiência de conviver em grupo é muito importante. Tive essa oportunidade quando participei do workshop com o Eugênio Barba. O relacionamento é inevitável e a gente acaba conhecendo melhor uns aos outros”, lembrou Cagno, que ficou em uma chácara com outros 17 atores, mais o fundador do Odin Teatret – Cia. formada em Oslo, Noruega.


Legenda Foto: Professor José Maurício e bolsistas do NIT no Débora Duboc.



--
ONG Ribeirão Em Cena
Rua Lafaiete, 1084 - Centro
Site: www.ribeiraoemcena.org.br
Telefone: (16) 3610-7770




================================================================================================================================================================
----- Original Message -----
From: Antonio Gilson Brigaghao




Meus caros amigos,
há um ano e meio, minha filha, adquiriu a Rose Ballet School, tradicional escola de ballet de Ribeirão Preto. De lá prá cá, Flávia trabalhou duro para implantar um programa de qualidade total administrativa e pedagógica. Este programa está atingindo agora a primeira fase. Hoje, completamente reestruturada, a Rose Ballet School tem em seu corpo docente professores de altíssimo nível a exemplo de Márcio de Oliveira, Carlos Fonseca, Débora Silva, Fernanda Antolini, Márcia Delmondes, Fernanda Monteiro ,Lizandra Costa e grandes projetos para executar. Oficializada pelo MEC a Rose Ballet oferece ensino do Clássico desde o Baby Class, Contemporâneo, Jazz, Sapateado, Ballet Adulto Para Iniciantes,Flamenco,Danças Urbanas,Folclóricas e entre outras atividades produziu recentemente dois belíssimos espetáculos: O Mágico de Oz e Sylvia A Ninfa de Diana, ambos apresentados com muito sucesso no Teatro Municipal.
Bem, mas para encurtar a conversa, estou comunicando que também vou entrar nesta dança. Atendendo um apelo da Flávia, a partir de agora vou dividir o tempo entre o Ribeirão Em Cena e a Rose. Estou assumindo de corpo e alma a direção de Novos Projetos da Escola.
Espero poder contar com todos vocês na condução deste novo desafio. Mais que isso, vou precisar muito de vocês. De idéias, participação,recomendações...
Sei que posso contar com o apoio.
Recebam um abraço do
Gilson Filho
Foto: Melissa Penteado aluna Rose Wynn Ballet School

-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim