quinta-feira, 16 de abril de 2009

Brigada entrega boinas

Brigada Militar entrega boinas aos alunos do Colégio Tiradentes
16/04/2009 13:23


Neste sábado (18/4), serão realizadas solenidades de formatura de incorporação dos novos alunos do Colégio Tiradentes, sendo às 9h, em Porto Alegre e às 10h, em Passo Fundo.

Essa formatura passará para a história do Colégio Tiradentes de Passo Fundo, como a primeira de entrega de boinas aos alunos da primeira turma. Ato que representa a integração dos novos alunos ao corpo de estudantes do Colégio Tiradentes Passo Fundo, firmando assim o seu efetivo ingresso na tropa escolar da Brigada Militar.

O ensino médio regular desenvolvido pela Brigada Militar é realizado pelos colégios Tiradentes com sedes em Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, que seguem à lei de diretrizes e bases da educação nacional e o sistema estadual de ensino desenvolvido pela Brigada Militar, instituído através da lei estadual n.º 12.349 de 26 de outubro de 2005, com a finalidade proporcionar a capacitação de jovens para o exercício de cidadania e de civismo na formação do cidadão pleno.

O Colégio Tiradentes propicia atividades pedagógicas, culturais e sociais, aproximando seus alunos da realidade social do Estado, fortalecendo valores humanos e princípios de cidadania; qualificando o jovem para a escolha profissional, oferecendo referências de militança como forma de preparação para a vida em sociedade. Ações essas que tornam o Colégio Tiradentes, após 29 anos de criação, em referencial enquanto escola pública de ensino médio no estado e no país.
A estrutura administrativa e pedagógica do Colégio Tiradentes é resultante do convênio entre as secretarias estaduais da Segurança e da Educação. O quadro técnico é composto de profissionais integrantes do magistério público estadual, e conta com efetivo de policiais militares e servidores civis da instituição.

O Colégio Tiradentes é unidade integrante do departamento de ensino da Brigada Militar, e o comando é exercido por oficiais superiores da corporação. O Colégio Tiradentes propicia a vivência dos alunos nos princípios de hierarquia e da disciplina nas atividades escolar curricular e extracurricular. Possui mais de 1300 horas aula anual, desenvolvidas em período integral nos turnos da manhã e da tarde, de segundas à sextas-feiras, das 7h15min às 17h30min, preparando os alunos não só para os diversos vestibulares das instituições de ensino superiores em nível regional ou nacional, mas também para os concursos de acesso às carreiras nas policias militares e nas forças armadas.

As vagas para ingresso são selecionadas em concurso público e são distribuídas 70% para a comunidade em geral, e 30% destinadas aos filhos ou dependentes de policiais militares da Brigada Militar. O Colégio Tiradentes de Porto Alegre fica na av. Aparício Borges, 2001, e o de Passo Fundo, na rua Bento de Menezes, 583, bairro Rodrigues.

Fonte: Ascom/BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim