terça-feira, 7 de abril de 2009

Saúde

COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Saúde forma comissão mista para viabilizar hospital regional de Caxias do Sul






Foto: Antonio Grzybovski



Comissão de Saúde do Parlamento gaúcho, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), esteve em Caxias do Sul para



diagnosticar problemas regionais da saúde pública.



Uma comissão mista irá tratar da viabilização do hospital regional de emergências em Caxias do Sul. O encaminhamento é resultado da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que iniciou nesta segunda-feira (6) um calendário de debates no interior. Ao todo serão oito audiências públicas com a finalidade de diagnosticar a realidade da saúde pública no Estado.



O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella (PDT) afirma que o debate em Caxias do Sul apontou a necessidade da região contar com um hospital específico para o atendimento de emergências. O empreendimento público deverá servir para amenizar os problemas provocados pelo esgotamento da capacidade de leitos no Hospital Geral do município, cujo atendimento na sua maioria é através do Sistema Único de Saúde.



“ O propósito das audiências públicas é diagnosticar as carências da saúde pública nas macorregiões. A presença de lideranças de 15 municípios demonstra que a criação do hospital regional é a principal demanda desta região, composta por uma população superior a 1 milhão de pessoas.”, afirma Sossella.



O coordenador regional de Saúde, Eduardo Yotti, afirma que a discussão é oportuna já que a região da Serra apresenta carência de leitos e hospitais. Apenas duas instituições atendem procedimentos de alta complexidade.



“É pouco, muito pouco para este importante região. Temos déficit na traumatopedia, otorrino, entre outras especialidades. Não é diferente de outros regiões do Estado, mas aqui é carência é maior em virtude de atendermos aos 49 municípios que formam uma grande população regional”, disse o coordenador.



O reitor da Universidade de Caxias do Sul , Isidoro Zorzi, disse que a região da Serra carece de estrutura para atender especialmente as emergências. Conforme o reitor, a UCS quer contribuir com a viabilização deste projeto.



“A Universidade de Caxias do Sul é formadora de recursos humanos na área de saúde. Apoiamos a criação do hospital regional e podemos oferecer inclusive espaço físico para viabilizar esta iniciativa”, destacou o reitor.



Conforme a deputada Marisa Formolo , proponente da realização da audiência pública em conjunto com a apresentação do plano de trabalho dos trabalhos da Comissão de Saúde e Mio Ambiente, o debate foi a primeira ação efetiva para tornar viável a proposta de criação do hospital regional de Caxias do Sul.



Realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul , a audiência pública contou com a presença dos deputados; Gilmar Sossella e Kalil Sehbe (PDT), Alberto Oliveira (PMDB), Jorge Gobbi (PSDB), Marisa Formolo (PT), Pepe Vargas (Federal-PT). Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e de conselhos municipais de saúde, também estavam entre as lideranças presentes



A próxima audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente será realizada no dia 27 de abril, em Passo Fundo, na região do Planalto Médio. Veja o cronograma de datas:



Passo Fundo - 27 abril – segunda - feira -14h - Local: Câmara de Vereadores

( Passo Fundo, Erechim , Palmeira das Missões , Frederico Westphalen )



Santa Maria - 04 de maio – segunda- feira - 14h Local: Câmara de Vereadores



Pelotas - 11 maio – 2ª feira - 14h Local: Câmara de Vereadores

(Pelotas, Bagé)



Ijuí - 18 de maio – 2ª feira - 14h Local: Câmara de Vereadores

(Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Ijuí)



Alegrete - 1º junho– segunda-feira - 14 h Assunto: Debate para diagnosticar situação da saúde e meio ambiente da região.



Santa Cruz do Sul - 08 de junho – segunda-feira - 14 h Local: Câmara de Vereadores

(Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul )

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim