segunda-feira, 11 de maio de 2009

Abertas Inscrições


Abertas inscrições para o 2º Ciclo de Debates Inclusão Escolar


As inscrições para o 2º Ciclo de Debates Inclusão Escolar: Práticas e Teorias, que este ano terá o tema: “Inclusão Escolar e as interfaces necessárias”, iniciam-se nesta segunda-feira (11/05) e se encerram em 22 de maio. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo e-mail forumpelainclusaoescolar@gmail.com; fones: 51.3220.4265 / 3286.7374; ou pelo fax: 51.3028.8356.

O encontro é promovido pelo Fórum pela Inclusão Escolar, que foi constituído em 2008, a partir da reação da comunidade escolar, a proposta do MEC de extinguir as Escolas Especiais e a precariedade das condições de inclusão na rede regular de ensino.



Este ano os encontros serão realizados em 27 de maio, 17 de junho, 19 de agosto, 30 de setembro, e 21 de outubro, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255) e iniciarão sempre às 19 horas. O enfoque do 2º Ciclo será: “As interfaces necessárias para qualificar a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais, tomando como referencia as áreas: da saúde; da assistência social; do trabalho educativo; do Judiciário; do Ministério Público; dos Conselhos de Direito; e dos programas de atendimento”.



Iniciativa

O Fórum pela Inclusão Escolar e os Ciclos de Debates são iniciativas de um grupo de trabalho formado por representantes das escolas especiais do município, da Sala de Integração e Recursos (SIR), da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa).


1º Ciclo
O primeiro encontro, realizado no ano passado, culminou com o lançamento de dois livros: Inclusão Escolar - Práticas & Teorias é o resultado dos cinco encontros do 1º Ciclo de Debates sobre Inclusão Escolar, que abordou os Desafios do processo de inclusão escolar: SIR e a escola "regular"; Desafios do processo de inclusão escolar: educação infantil e educação de jovens e adultos; Desafios do processo de inclusão escolar: assessorias; Desafios do processo de inclusão escolar: escolas especiais; Inclusão escolar: debates e teorias.

E o Caderno de Artigos A Inclusão em debate na Cidade – uma coletânea dos artigos publicados durante o ano sobre a temática, no jornal Correio do Povo.



O 2º Ciclo conta com o apoio da Atempa, do gabinete da vereadora Sofia Cavedon, e da Câmara Municipal de Porto Alegre. A participação de, no mínimo, quatro encontros receberá certificado.

Porto Alegre, 11 de Maio de 2009.



Jorn. Marta Resing/5405

Ass. Comunicação

Gab. Ver. Sofia Cavedon/PT

51.9677.0941


Seja responsável com o meio ambiente - só imprima se for necessário.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim