sexta-feira, 8 de maio de 2009

Professores divergem de proposta do Governo

Tamanho do texto: A- A+Professores divergem sobre proposta de agrupamento de displicinas
A reorganização vem sendo planejada como parte da nova proposta de referencial curricular do Estado.

A Secretaria Estadual da Educação trabalha para implementar já no próximo ano uma reorganização da forma como os conhecimentos são trabalhados nas escolas. Segundo a proposta, o ensino teria como base quatro áreas do conhecimento, no lugar da divisão de disciplinas que vigora no ensino médio e nas séries finais do ensino fundamental.
A proposta estabelece quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas em cada série. Com a mudança, a área de linguagens, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, arte e educação física; matemática, área de ciências da natureza, composta pelas disciplinas de biologia, química e física e ciências humanas, com história, geografia, filosofia e sociologia.
A mudança gera divergências entre diretores de escolas. Enquanto alguns acreditam que as alterações possam beneficiar os alunos, pois estas áreas de ensino já estão sendo utilizadas de forma integrada em processos seletivos, como as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e que servirão de modelo para as próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), outros professores acham que a mudança pode prejudicar os estudantes, pois atinge disciplinas distintas em uma mesma área.
Para a diretora da Escola Ione Campos dos Santos, Eda Maria Martins Busin, a comunidade escolar deve ser consultada e as mudanças devem ser mais debatidas antes da implementação.
Já a diretora da Escola Professor José Fernandes de Oliveira, Rejane Vida destaca que a mudança poderá ser significativa em virtude das alterações propostas para o vestibular.
A reorganização vem sendo planejada como parte da nova proposta de referencial curricular do Estado. O próximo concurso para o magistério, que ocorreria ainda neste ano selecionaria professores para as áreas e não mais disciplinas específicas.

Rádio Fátima (Jornalismo), 07/05/2009, 09h31

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