quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pauta

Porto Alegre, 23 de junho de 2009.


Em apoio à luta do FMDCA estamos divulgando a paralisação desta quinta-feira (25), a partir das 10h, em frente à Prefeitura de Porto Alegre.


Assessoria de Comunicação do Gabinete Vereadora Sofia Cavedon/PT



20 mil crianças e adolescentes ficarão sem atendimento nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira, 25/06, cerca de 20 mil crianças, jovens e famílias, atendidas nas 424 organizações não governamentais vinculadas ao Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conveniadas com a Prefeitura da Capital, ficarão sem atendimento.

As instituições realizarão um ato público em frente à Prefeitura, durante todo o dia, a partir das 10h, para demarcar sua contrariedade ao descaso do Governo Fogaça com o atendimento voltado à Infância e Juventude de Porto Alegre.

Como ocorrem todos os anos, a Coordenação do Fórum Municipal da Criança e do Adolescente negocia com o Executivo Municipal o reajuste a ser pago aos convênios a partir do dissídio dos seus trabalhadores. Neste ano, somente o reajuste dos trabalhadores variou entre 7e 10%. As instituições necessitam de 17% de aumento para dar conta de suas despesas, sem prejudicar o atendimento que é desenvolvido em diferentes modalidades, como a Educação Infantil, Serviços de Apoio Sócio Educativo, Trabalho Educativo, Abrigagem, Atendimento Social de Rua e Programas de Apoio Sócio Familiar. A Prefeitura, no entanto, tem sido intransigente e fixou o reajuste em 5%.

Esta atitude gerou sentimentos de desrespeito e desvalorização ao trabalho que é desenvolvido na Rede de Proteção Social, pois, além do trabalho qualificado dos educadores, que recebem salários baixos (R$ 502,15) a sociedade civil de Porto Alegre é referência nacional de ações sócio-educativas voltadas às crianças e adolescentes.

Salienta-se que as ações realizadas nas comunidades de Porto Alegre somente se efetivam integralmente, através do trabalho voluntário de seus dirigentes e outros membros da comunidade, que nas regiões mais vulneráveis, em razão da pobreza e da violência, substituem ações que deveriam ser realizadas diretamente pelo Poder Público em nome do Compromisso para com os Direitos das Crianças e Adolescentes.



O Governo Municipal tem o mesmo compromisso?

Para sensibilizar e informar a população, inúmeras ações estão sendo realizadas: paralisação geral das Instituições nesta quinta-feira (25/06), juntamente com um ato público em frente à Prefeitura e a manifestação do Fórum da Criança e do Adolescente, na Tribuna Popular da Câmara Municipal no dia 02 de julho (Quinta-feira), ás 13h30min.



Fonte: Nelcinda Aguirre – (51) 9912.2962


Seja responsável com o meio ambiente - só imprima se for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim