terça-feira, 2 de junho de 2009

Princesa Isabel







http://www.idisabel.org.br/curso



20/06, 27/06, 04/07 e 11/07/2009 – 9h às 12h e 13h às 16h

FACHA – Campus II

Rua da Matriz, 49, Botafogo – Rio de Janeiro







Professor:

Bruno da Silva Antunes de Cerqueira (brunodecerqueira@uol.com.br)





Resumo

Parceria entre o Instituto D. Isabel I (IDII) e as Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA), o Curso de Extensão DESIDERIUS ERASMUS é dividido em 3 módulos temáticos sobre as origens, a abrangência, a prática e a utilização dos conceitos de Etiqueta, Cerimonial e Protocolo pelos profissionais de Relações Públicas, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Diplomacia, Turismo, Hotelaria, Secretaria Executiva e outros, que trabalham com Organização de Eventos.



Os módulos propostos pretendem resumir, em quatro aulas (sábados), os conteúdos programáticos de um livro ensaístico e teórico que está sendo desenvolvido pelo Prof. Bruno de Cerqueira.



O Curso de Extensão DESIDERIUS ERASMUS pretende desmistificar a aura de estranheza e de “esnobismo” que as idéias de etiqueta, cerimonial e protocolo costumam formular nas pessoas alheias ao cotidiano dos organizadores, gestores e agentes de eventos, assessores e funcionários de órgãos governamentais, eclesiais, não-governamentais etc.



O curso tem por objetivo precípuo conscientizar as pessoas da importância dos procedimentos cerimoniais e da linguagem protocolar nas relações inter-pessoais, inter-grupais e inter-governamentais que envolvam profissionalismo e seriedade, sem deixar de realçar características sociológicas e antropológicas dos brasileiros, que aparentemente são refratários à formalidade.



Esmiuçar a necessidade do processo de aprendizado da cultura alheia, naquilo que psicologicamente poderia se denominar “apreensão da alteridade”, conduz o aluno a reformular e reinventar suas posturas no dia-a-dia, ajudando-o a criar ambientes pessoais e profissionais mais salutares. Como já dizia Esopo (c. VI a.C.), filósofo grego da Antiguidade, “Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido”, ou, em tempos mais atuais, por parte do grande filósofo popular carioca, “Gentileza gera gentileza”...



Por outro lado, é necessário informar que o Curso de Extensão DESIDERIUS ERASMUS não é um simpósio de etiqueta, menos ainda, de moda. A abordagem de assuntos relacionados a estes tópicos se dará apenas quando referirmo-nos aos trajes cerimoniais, alijando-se considerações sobre o vestir — contexto em que já incide a subjetividade.



Acesse http://www.idisabel.org.br/curso , conheça os detalhes do programa e se inscreva.







Caso não queira mais receber nossas mensagens,

favor responder a esta com RETIRAR, no campo Assunto (Subject).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim