quarta-feira, 22 de julho de 2009

Casa Becker 2

CASO BECKER
Cremers rebate acusações de médico
CLÁUDIO FRANZEN, presidente do CremersIndignado com as declarações de Bayard Ollé Fischer Santos contra o Cremers e contra Marco Antonio Becker, ex-dirigente assassinado em dezembro, o presidente da entidade, Cláudio Franzen, procurou Zero Hora ontem para rebater as críticas veiculadas. Abaixo, trechos da entrevista concedida por telefone:

Zero Hora – O Cremers está rebatendo as acusações de Bayard. O que há de verdade nisso?

Cláudio Franzen – Não tem nada de verdade no que se refere ao Cremers. O conselho é um órgão inatacável, que reúne uma representação dos médicos, eleita pelos médicos do Estado.

ZH – Que pontos não são verdadeiros?

Franzen – Ele (Bayard) diz que foi perseguido pelo conselho, pelo doutor Becker. Ele atacou o doutor Becker, dizendo horrores, que no conselho tinha desfalques, tinha outras falcatruas. Isso ele (Bayard) havia dito anteriormente, foi para a Justiça, e o doutor Becker em todos os processos mostrou provas e foram considerados improcedentes. O que ele (Bayard) está tentando é criar é uma situação para depois ir à Justiça e tentar anular a cassação.

ZH – É possível anular a cassação?

Franzen – Na Justiça, tudo é possível. Se um juiz resolver achar que há alguma eiva de irregularidade, pode. O que é preciso levar em consideração é que esse cidadão teve 14 sindicâncias contra ele aqui no Rio Grande do Sul, das quais cinco se transformaram em processo ético profissional, sendo que uma delas resultou na cassação. No Conselho Regional de Medicina de São Paulo, ele teve 10 sindicâncias contra, quatro se transformaram em processos e só estão suspensos porque ele já foi cassado pelo Conselho Federal de Medicina.

ZH – Ele teve direito amplo de defesa?

Franzen – Sim. O processo de cassação começou em 2002 e se encerrou em dezembro de 2008. Logo, foram seis anos, dos quais foi preciso colocar chamamento em jornal, já que ele conseguia sempre fugir das cartas registradas para que não pudesse ser alcançado. O processo tramitou aqui durante seis anos, demorando esse tempo para que pudesse ter o amplo direito de defesa.

ZH – Becker participou do julgamento que gerou a cassação?

Franzen – O doutor Becker, que era presidente, eu, que era vice-presidente, e o doutor Fernando Mattos, que era secretário, não participamos. Nós nos declaramos impedidos. O doutor Becker porque foi colega de turma desse doutor (Bayard), e eu porque, na ocasião, já tinha julgado outro processo dele e achei melhor não participar. Ele foi julgado por 16 médicos, e por 10 a 5 foi cassado (o presidente não votou).

ZH – Não existem irregularidades no Cremers...

Franzen – Não há nenhuma irregularidade do ponto de vista administrativo. O conselho é um órgão federal, como tal é fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União e é fiscalizado também pelo Conselho Federal de Medicina. Essa história de desfalque e irregularidade jamais ocorreu. Ele (Bayard) soltou isso no ar para ver se consegue denegrir a imagem do conselho, e depois, na Justiça, tentar anular o processo de cassação. Essa é a estratégia dele. Só que nós não vamos entrar nessa não, vamos cumprir com nosso trabalho.

ZH – O que dizer sobre a suspeita de que Bayard teria envolvimento na morte de Becker?

Franzen – Oficialmente, a polícia não se manifestou, e eu não tenho nada a dizer. Seria leviano da minha parte fazer qualquer comentário.



Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim