terça-feira, 14 de julho de 2009

Marcha de Prefeitos em Brasilia DF

Prefeitos da AMUCSER participam de Marcha em Brasília

Evento acontece nesta terça e quarta-feita e tem como foco o aumento dos repasses federais para os munciípios

A arrecadação em baixa e a queda nos repasses do governo federal afetaram o caixa dos municípios no primeiro semestre. Com a frustração das receitas, muitos tiveram de adiar investimentos, cortar gastos da máquina e até mesmo cancelar aumento de salário do funcionalismo em 2009.
A situação é mais crítica entre os pequenos municípios, que sentiram a queda nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do governo federal. Vinculado à arrecadação do IPI e do Imposto de Renda, o FPM chegou a registrar uma queda de 20% nos primeiros meses do ano nos repasses por conta da decisão do governo federal de reduzir o IPI para alguns setores para reanimar a atividade econômica.
Por isso, nesta segunda e terça-feira, os prefeitos das mais diversas regiões do país fazem mais uma marcha à Brasília para pedir medidas para suprir as necessidades dos municípios.
Representantes da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) também estarão participando da 12ª Marcha. Para a Presidente da entidade, Mara Barcellos este é o momento de reivindicar, principalmente recursos para a área da saúde.
O Prefeito de Esmeralda, Luis Jaime Kramer ressalta que neste ano os municípios terão uma dificuldade para fazer novos investimentos, devido a diminuição de repasses por arte do governo federal.
Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que a desoneração e a isenção fiscal do imposto implicará perda de R$ 728 milhões para os municípios brasileiros. Como o IPI e o Imposto de Renda (IR) formam a base do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o valor do repasse vai diminuir.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 14/07/2009, 09h38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim