quinta-feira, 9 de julho de 2009

Movimento Negro

Eldorado do Sul, 09 de julho de 2009.

A quem serve um CONNEB sem a participação dos Estados?

Estamos chegando ao momento de realizar uma das mais importantes etapas do Congresso Nacional de Negras e Negros Brasileiros – CONNEB.

Na Assembléia do Rio Grande do Sul iremos discutir temas como:

· As POLÍTICAS Públicas de Superação e Combate ao Racismo no Brasil e no Mundo;

· Saude da População Negra;

· Trabalho;

· Educacao;

· LGBTT; e

· Participação do Povo Negro nos espaços de poder.

Durante todo este período, desde 26 de agosto de 2006 (Reunião na Cidade do Rio de Janeiro/RS onde foi fechado o acordo entre as Entidades Nacionais) até a data de hoje, vários foram os momentos de construção coletiva do grande momento que será a Assembléia Final do CONNEB, que deverá acontecer na cidade de Salvador/BA, com a presença de mais de 1500 delegados, observadores e convidados, tirados nos 26 Estados e no Distrito Federal, para aprovar o Documento Final do CONNEB, que apresentará ao Estado Brasileiro o Projeto do Povo Negro para o Brasil.

A quem serve um CONNEB, sem o verdadeiro debate com as bases do movimento social negro brasileiro?

A pouco tempo atrás, um determinado setor do movimento dizia que o CONNEB não teria resultados e de uma hora para outra quer fazer as coisas a toque de caixa, sem a presença das bases do movimento e querendo impor seu pensamento sobre o conjunto da construção coletiva.

A quem serve um Projeto do Povo Negro para o Brasil, sem a presença do pensamento coletivo?

Porque trabalhar para não deixar vir ao Rio Grande do Sul o conjunto dos 600 delegados a qual a Assembléia deve ser construída?

O que não deixaram acontecer em 02 anos, querem realizar em 02 semanas.

Por tanto, queremos reafirmar que onde tem UNEGRO Tem CONNEB com debate coletivo e participativo.

Por tanto, mantemos nossa posição apresentada na reunião do dia 08 de julho do corrente, de realizarmos um levantamento antes da chegada dos Companheiros da Comissão Executiva Nacional do CONNEB, no próximo dia 13 de julho, no RS, para verificar todas as estruturas para a Assembléia Nacional Etapa Estadual do RS, para que possamos receber com qualidade e oportunizarmos o debate das políticas no plenário e não nas reuniões de organização e mobilização.

Se os representantes deste setor não concordam com a construção coletiva, que tornem publicas suas posições e não tentem transferir seus descompromissos para aqueles que trabalharam e trabalham o CONNEB e defendem a mobilização e a participação de Todos e Todas.

Por tanto, solicito ao pessoal da Comunicação do Estado do RS, que divulgue a convocação de reunião proposta para amanhã, dia 10 de julho, sobre pena de mostrar aquém esta Comunicação está a serviço.

Que sejam chamados para esta conversa, todos os setores consultados como apoiadores para confirmarem ou não as estruturas assumidas.

Queremos SIM um CONNEB em 23 de julho, que possa dar conta da presença e mobilização geral dos Estados, mas se isto não for possível pelo curto tempo de mobilização dos Estados, que realizemos as Assembléias Estaduais ainda no mês de julho e construamos a presença dos 600 delegados no RS.

Sem medo do debate de Plenário e pela construção e pela participação de Todos.

Atenciosamente;

José Antonio dos Santos da Silva – UNEGRO

Membro da Coordenação Política Nacional e Estadual do CONNEB.

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim