terça-feira, 14 de julho de 2009

Prevenção de Abuso Sexual

Polícia Civil forma rede para prevenção de abuso sexual em Santa Cruz do Sul
14/07/2009 09:26


A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Cruz do Sul formou uma rede para prevenção de abuso sexual. Esta foi uma das formas que a DPCA encontrou para ampliar o atendimento às vítimas.

Em três anos de atuação no município, já foram registrados mais de cem ocorrências do tipo. Segundo a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, titular da DPCA, o número de casos tende a ser bem maior, mas o trabalho da polícia esbarra principalmente na falta de denúncias.

Contra as ocorrências, a delegacia promoveu no dia 09/7 (quinta-feira) o Encontro de Capacitação Sobre Abuso Sexual Infanto-Juvenil. O evento foi destinado a profissionais da educação e saúde, que receberam orientações sobre como identificar sintomas e sinais que possam indicar nas crianças um caso de abuso.

De acordo com a delegada Lisandra, isso é fundamental para que, quando se depararem com um possível caso, possam encaminhar e denunciar à polícia e ao Conselho Tutelar. O objetivo é aumentar o volume de denúncias. A DPCA já havia enviado às escolas uma cartilha com orientações sobre o tema, e nessa quinta- feira buscou ampliar a discussão no encontro, realizado na Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes orientadores educacionais dos 18 municípios que compõem a área de abrangência da 6ª CRE. Eles, junto com os demais participantes, aprenderam a definição de abuso sexual. O crime ocorre ao forçar ou incitar uma criança ou jovem a tomar parte em uma atividade sexual, estando ela ciente ou não do que está ocorrendo. Pode envolver contato físico, incluindo penetração, ou apenas a indução de atividades de indução, como levar a vítima a assistir ou produzir material pornográfico.

A delegada aponta que mais de 95% dos casos envolvem parentes, que encontram um ambiente facilitado e a omissão, dentro da própria família, de levar o caso às autoridades. “Quem fica em silêncio está contribuindo para que essa violência se perpetue. É importante que os fatos sejam denunciados para que possamos iniciar uma investigação.” A Polícia Civil garante o anonimato da pessoa. A DPCA fica na Rua João Werlang, no Bairro Belvedere.

Fonte: Ascom/ PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim