segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BM preservas nome de Soldado que atirou em colono


28 de agosto de 2009 | N° 16077AlertaVoltar para a edição de hojeMORTE NO CAMPO
BM preserva nome de PM que atirou
Policial confessou o disparo contra sem-terra em São Gabriel em depoimento no Ministério PúblicoApesar de o policial militar que matou o sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos, ter confessado o disparo fatal, a Brigada Militar manteve ontem o silêncio sobre o nome do PM.

Segundo a promotora Ivana Battaglin, a confissão ocorreu na quarta-feira, após o PM assistir ao vídeo com imagens do confronto, feito pela Brigada Militar. O crime aconteceu há uma semana, em São Gabriel, durante a desocupação da Fazenda Southall.

A promotora evitou dar detalhes sobre a morte. O chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Hildebrando Sanfelice, confirmou que o policial admitiu ter atirado contra o sem-terra, mas preservou o nome do PM. Outros integrantes da cúpula da BM silenciaram. Ontem, o comandante-geral, coronel João Carlos Trindade, e o corregedor-geral, coronel Paulo Rogério Machado Porto, não atenderam a ligações para o celular. Porto é encarregado da investigação da conduta da BM no episódio.

De acordo com o tenente-coronel Valmor Araújo de Melo, chefe da assessoria de comunicação da BM, é possível que hoje Trindade se pronuncie sobre o caso. Para Valmor, o silêncio não pode ser interpretado como uma estratégia para ocultar fatos:

– O trabalho investigativo é sigiloso, técnico e depende de provas concretas e de laudos periciais. O prazo para conclusão do IPM estabelecido em lei é de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20.

Enquanto prosseguiam as apurações, os sem-terra se mobilizaram ontem em todo o Estado em protesto contra o assassinato (veja quadro na página ao lado). Em uma das principais manifestações, centenas de pessoas realizaram uma caminhada pela Capital e deixaram um caixão em frente ao Palácio Piratini, simbolizando a morte de Brum.

bruna.porciuncula@diariosm.com.br
joseluis.costa@zerohora.com.br

BRUNA PORCIÚNCULA E JOSÉ LUÍS COSTA
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim