sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Boletim Sindicato dos Jornalistas do RS



Quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Frente Parlamentar em defesa do diploma de Jornalista


Mais de 150 parlamentares, entre deputados federais e senadores, já assinaram a proposta de constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Profissão de Jornalista, mas é preciso mais. São necessárias 191 assinaturas para oficializar a criação, no Congresso Nacional, da frente suprapartidária que deverá dinamizar a tramitação de projetos que restabeleçam a regulamentação da profissão de jornalista.

Chegou o momento de jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo e apoiadores cobrarem de parlamentares o seu posicionamento sobre esta questão. Somente com a adesão do maior número de parlamentares será possível reverter, com a urgência necessária, a decisão do Supremo Tribunal Federal, que acabou com a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo.

Todos aqueles que defendem a formação e a necessidade do diploma para jornalistas devem entrar em contato com os parlamentares que ainda não assinaram a proposta da Frente para buscar o apoio à sua criação.

____________

Pimenta e Fenaj discutem com OAB propostas para restaurar diploma de jornalista

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, juntamente com os diretores José Carlos Torves e Aloísio Lopes, se reuniram na manhã de hoje com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto. Durante a audiência eles examinaram possíveis alternativas à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalista no País. Reiterando o posicionamento da OAB contra o fim do diploma e solidário à categoria, Britto manifestou o apoio da entidade a iniciativas que estão sendo estudadas pelo parlamentar e a Fenaj, como a apresentação de embargos de declaração à decisão do STF. "A decisão estupida do STF está alarmando outras profissões que já se vêem numa situação frágil também", salienta Sérgio Murillo de Andrade.

O incentivo à elaboração de propostas de emendas à Constituição pelo Poder Legislativo, para restabelecer a exigência de curso superior para o exercício da profissão de jornalista, foi outra alternativa discutida na audiência. O presidente nacional da OAB lembrou que a entidade tem mantido contatos com o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), com quem discute a apresentação de uma PEC para restaurar o diploma.

Na audiência, Britto ainda levantou a tese de que a decisão do STF é insustentável se for interpretada do ponto de vista do cumprimento do princípio constitucional do sigilo da fonte - conforme os artigos 5 e 220 da Constituição Federal -, uma prerrogativa exclusiva de jornalista. "Uma vez que a sentença do Supremo acaba com o diploma e diz que qualquer um pode ser jornalista, qualquer um brasileiro que se apresente como jornalista pode invocar o sigilo de fonte na Justiça em sua defesa? Inclusive marginaios e bandidos?", questionou o presidente da OAB. O deputado Paulo Pimenta e o presidente da Fenaj concordaram com Britto quanto à importância de se desenvolver a questão em torno do sigilo da fonte para embasar a campanha pela restauração do diploma de jornalista.

O deputado gaúcho autor da Proposta de Emenda Constituicional (PEC) saiu satisfeito do encontro, e disse que mais do que nunca vai firmar uma trincheira para garantir novamente a obrigatoridade do diploma. ‘’Vamos fazer caravana em todo o Brasil ao lado da Fenaj para mobilizar a sociedade. Na fala do presidente da OAB ficou claro o equivoco do STF, com a não obrigatoriedade do diploma, até mesmo o crime organizado será beneficiado, uma vez, que poderá reivindicar o sigilo da fonte e se negar a prestar depoimento", declara. O Presidente da Fenaj também considerou a agenda extremamente positiva. "Estaremos agora imbuidos em defender uma mesma causa, a de defender a sociedade na busca pela reversão desse ato de grande estupidez do STF", enfatiza Andrade.


Cezar Britto reiterou o posicionamento da OAB contra o fim do diploma de jornalista


Foto | Eugenio Novaes

____________

Capão do Leão apoia luta dos jornalistas contra a decisão do STF
A Câmara Municipal do Capão do Leão realizou audiência pública no dia 03 de agosto para dar conhecimento à população da PEC 386/2009 que restabelece a necesssidade de formação em nível superior em jornalismo para o exercício da profissão. A sessão foi iniciativa do Vereador Mauro Nolasco (PT) e a apresentação detalhada do documento ficou por conta do Deputado Federal Paulo Pimenta (PT), autor da Proposta de Emenda Constitucional. Participaram do ato o Prefeito João Quevedo (PDT), o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul José Nunes, o primeiro secretario Salvador Tadeo e o delegado regional Carlos Machado, além do coordenador do curso de jornalismo da Ucepel Jairo Sanguiné Júnior e o professor doutor em Comunicação Social Antonio Heberlê. Neste mesmo dia a PEC foi apresentada a um outro grupo de jornalistas durante um almoço em Pelotas. Na ocasião foi discutida e encaminhada uma agenda de mobilização dos profissionais do jornalismo e das comunidades da Zona Sul do Estado que também repudiam a atitude do Supremo Tribunal Federal.



Foto | Paulo Azambuja

____________

Sindicato realiza em setembro o 2º Seminário Estadual ‘O Negro na Mídia’
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindijors) realiza, através do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, o 2 Seminário Estadual o Negro na Mídia - a Invisibilidade da Cor, no dia 17 de setembro. A temática escolhida para essa edição, Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.

O encontro vai detalhar os dados estatísticos divulgados pelos órgãos oficiais e institutos de pesquisas. Também será possível uma reflexão sobre o que significa para a mídia a informação de que o Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. Ainda serão objeto do debate os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE onde os auto-declarados negros atingem o índice de 6,3% e os pardos, 43,2% da população brasileira, ou seja, 80 milhões de brasileiros.

A pauta das questões étnicas raciais é uma discussão permanente entre os associados do Sindjors, viabilizadas nas atividades do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros. O 1º Seminário O Negro na Mídia – a Invisibilidade da Cor, em novembro de 2004, foi um marco histórico na trajetória deste Sindicato. As apresentações de teses pelo Sindjors em Congressos da categoria com abordagem e reflexões relacionadas à população afro-brasileira tem sido um instrumento de sensibilização para os jornalistas no enfrentamento da discriminação racial.

Já em sua segunda edição o Seminário será uma ferramenta que possibilitará aos interessados usufruir de informações detalhadas sobre a população afro-brasileira, tais como mercado de trabalho, escolarização, habitação, saúde, mulheres e juventude.

Data: 17 de setembro de 2009
Horário: 18h30min
Local: auditório da ARI - Avenida Borfes de Medeiros, 915
Inscrições pelo e-mail: web@jornalistasrs.brte.com.br (solicite sua ficha de inscrição)

APOIO

____________

Carteira profissional
Durante os próximos dois (2) meses – agosto e setembro - o Sindicato não estará expedindo novas solicitações para a confecção das carteiras profissionais por conta de uma reformulação nacional que estará em andamento. A nova carteira passará a ter um formato de cartão magnético, onde todos os dados dos jornalistas estarão digitalizados, assim como a sua foto. Esta nova verão da carteira terá um prazo maior de validade. Maiores informações estaremos divulgando no site.

____________

Feevale oferece especialização em Jornalismo e Convergência de Mídias
Estão abertas as inscrições para a especialização em Jornalismo e Convergência de Mídias. O curso, inédito no RS, tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e objetiva aprofundar os conhecimentos do jornalismo contemporâneo aplicados aos desafios do atual contexto de convergência de mídias. Os professores são doutores e mestres de diferentes universidades do Brasil, além de alguns que compõem o quadro docente da Feevale.

As aulas, destinadas aos graduados em Jornalismo, acontecem nas sextas-feiras, das 19h10min às 22h45min e aos sábados, das 8h30min às 12h05min e das 13h30min às 17h05min, no Campus II da Feevale. O curso começa em agosto e segue até dezembro de 2009; reinicia em março e segue até julho de 2010; e o trabalho de conclusão será realizado de agosto a novembro de 2010. Jornalistas sindicalizados têm 10% de desconto no curso.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de agosto, no Setor de Atendimento Feevale, no Campus II. Informações no site www.feevale.br/pos ou pelos telefones (51) 3586.8822 ou (51) 3586.8830.

____________

Leitura e Ensino de Língua
Refletir sobre os fundamentos linguísticos e gramaticais da língua portuguesa, para qualificar as práticas profissionais e, por conseguinte, qualificar o ensino da língua portuguesa, da leitura e da escrita, nos diferentes níveis de ensino e áreas da educação, na região de abrangência da Feevale, são os objetivos da especialização em Leitura e Ensino de Língua Portuguesa. O curso é oferecido pela Feevale. As aulas, que acontecem aos sábados, no Campus II, das 8h30min às 11h30min e das 12h30min às 17h15min, ocorrerão de agosto de 2009 a julho de 2010, e a monografia, de agosto a dezembro de 2010. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no Setor de Atendimento Feevale, no Campus II.

____________

Sindicato dos Jornalistas adota medidas para minimizar riscos da gripe A
Pela natureza de seu trabalho, o jornalista é um dos profissionais mais expostos a doenças, especialmente as epidêmicas ou pandêmicas. O advento da gripe A H1N1 trouxe maiores preocupações porque o profissional vai à rua e convive com grupos, especialmente em hospitais. Depois, retorna à redação, onde convivem dezenas de colegas. Como exemplo de atitude para minimizar os riscos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul instalou na entrada de sua sede em Porto Alegre um antiséptico (álcool-gel 70%) e sabonete antisépetico no banheiro, convidando os visitantes a utilizá-los na assepsia das mãos. Ao mesmo tempo, sugere que os veículos de comunicação façam o mesmo em suas redações espalhadas pelo Estado, além de outras medidas sugeridas pela autoridades sanitárias.

(Leia a Carta envia pelo Ministro do Trabalho às entidades de classe do País)

Prezado (a) Senhor (a),

Como é do seu conhecimento, o mundo está diante da Pandemia da Influenza A (H1N1), segundo os critérios técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica o atual momento no nível 6, o mais alto na escala de alerta desta entidade.
Assim, para unir esforços a fim de deixar o cidadão mais seguro tanto no campo da vigilância, quanto na oferta de assistência, encaminho, em anexo, material com informações sobre a nova gripe, solicitando seu fundamental apoio para que essa mensagem seja divulgada para a população.
Por fim, esclareço que outras informações podem ser obtidas na internet, no endereço www.saude.gov.br e também pelo Disque Saúde (0800-61-1997), que recebe chamadas de graça de qualquer ponto do país.

Cordiais saudações,
LUIZ ANTONIO DE MEDEIROS
Secretário de Relações do Trabalho
Ministério do Trabalho e Emprego




____________

Faltam 8 dias para o encerramento das inscrições do Prêmio Imprensa Embratel 2009
Podem concorrer reportagens veiculadas no período de junho de 2008 a maio de 2009
A inscrição deve ser feita pelo próprio autor, até o dia 8 de agosto, com o preenchimento da Ficha de Inscrição disponível nos sites da Embratel, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Arfoc e encaminhada à Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel (Av. 13 de Maio, 23 – 22º andar - Sala 2224 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20031-007). A ficha deve ser acompanhada de cópia do comprovante do registro de jornalista profissional do Ministério do Trabalho. A Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel considerará como válida a inscrição que for postada nos Correios até o dia 8 de agosto de 2009, ou entregue pessoalmente até essa data.

Mais informações: Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel – Luiz Freitas: (02121) 2292 9480 / selecaopremio@arfoc.org.br


____________






--------------------------------------------------------------------------------

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
http://www.jornalistas-rs.org.br/
Assessoria de Comunicação: Kátya Desessards | MTb 9217 (Interina)
web@jornalistasrs.brte.com.br

Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim