sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Desarticulada Quadrilha de Roubo a Banco

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo a banco que agia no Estado
13/08/2009 14:30


A Polícia Civil gaúcha, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desarticularam na madrugada desta quinta-feira (13) uma quadrilha de assalto a bancos que agia em todo o Estado. Em entrevista coletiva, na sede do DEIC, os delegados Ranolfo Vieira Júnior, titular do DEIC, e Juliano Ferreira, da Delegacia de Roubos, explicaram à imprensa como se dava a atuação da quadrilha.

De acordo com os delegados, o grupo agia no interior do Estado assaltando simultaneamente de dois a três bancos no mesmo dia em um município. Cumprindo 15 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária, os policiais – cerca de 80 pessoas, entre agentes e delegados – prenderam onze indivíduos, desde as 7 horas dessa quarta-feira (12), até as 5 horas desta quinta-feira (13). Quatros pessoas - dois homens, considerados os líderes do grupo, e duas mulheres – foram presos ainda na quarta-feira no município de Águas Mornas, em Santa Catarina. O último indivíduo foi preso em São Leopoldo, às 5 horas desta quinta-feira. Outras pessoas foram presas em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Palmeira das Missões. O grupo é suspeito de ter agido, por exemplo, no assalto a uma agência do Banco do Brasil em Boqueirão do Leão, no Vale do Taquari, em julho, no qual morreu o vereador Jandir Bianchini (PMDB), 50 anos. Segundo o delegado Juliano, as investigações, a respeito da quadrilha, iniciaram logo após o assalto a uma agência do Banrisul, em Bento Gonçalves, no final de abril deste ano.

Com o grupo a Polícia apreendeu sete veículos – um Siena, um Stilo, um Astra, um Celta, um Corsa, um Focus e um Audi A4 – a maioria adquirido com dinheiro dos roubos. Com a quarilha também foi encontrada grande quantidade de armas – um fuzil AR 15, um fuzil calibre 7.62, uma carabina calibre 30, um espingarda winchester cal. 44, três espingardas cal.12, uma pistola cal. 9 mm, duas pistolas calibre .40, duas pistolas calibre 380, uma pistola calibre 6.35 e um revólver calibre 38. Além das armas, o que mais chamou a atenção dos policiais foi a grande quantidade de explosivo tipo C 4, uma espécie muito potente. Conforme o delegado Ranolfo, “encontrar este tipo de explosivo com o grupo demonstra que eles provavelmente estavam se articulando para outras ações maiores”. Entre o material apreendido há também quatro coletes à prova de balas, oito rádios comunicadores, algemas, quatro jalecos da Polícia Federal, uma jaqueta da Brigada Militar, toucas ninjas, duas mochilas de sobrevivência, além de farta munição compatível com as armas apreendidas.

De acordo com o delegado Juliano, “o grupo estava preparado para tudo, inclusive para ficar isolado no mato, por exemplo, pois nas mochilas eles tinham remédios variados, suprimentos, rádios comunicadores, entre outras coisas”. Disse ainda que os presos, com prisão temporária, ficarão à disposição da Polícia Civil.

Presente à coletiva, o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, salientou “a qualidade, a dedicação e a competência dos profissionais que integram a Polícia Civil, transmitindo os cumprimentos da governadora Yeda Crusius”. O Chefe de Polícia, delegado João Paulo Martins, assim como o diretor do DEIC, também parabenizaram o trabalho dos policiais. Ranolfo Vieira Júnior elogiou ainda “a agilidade do Poder Judiciário, fundamental para o sucesso da Operação”.

Fonte: Ascom PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim